assistindo agora...

As infâncias e as relações étnico-raciais

A professora Joana Oscar, mestre em Educação pela UFRJ, fala sobre as infâncias e as relações étnico-raciais.

Conexão SME
Educação Infantil
Formação Docente
relações étnico-raciais
Arte e psicomotricidade: as várias linguagens da infância
O professor Luis Felipe Perinei, mestre em Artes Cênicas pela UFRJ, em uma conversa sobre arte, psicomotricidade e as várias linguagens da infância.
Corpo - território de saberes, produções e conhecimentos
A professora Bianca de Albuquerque Mathiesen, mestre em Ciências da Atividade Física, fala sobre o corpo como território de saberes, produções e conhecimentos.
Brincar, interagir, construir... as dinâmicas da Educação Infantil
A importância do brincar na Educação Infantil, considerando a brincadeira como uma forma de linguagem e a criança como sujeito que, nas interações, aprende e se constitui. Convidados: Jonathan Aguiar, professor e mestre em Educação pela UFRJ, Lisdalia Vilar da Ascenção, professora e psicóloga, e Marcelo Fernandes, coordenador-geral da Primeira Infância na SME- Rio.
Oralidade e infâncias
A professora e fonoaudióloga Fanni Hamphreis da Silva em uma conversa sobre oralidade e infâncias.
A importância da literatura na construção do sujeito
Uma conversa com a professora Simone Monteiro, assessora de Articulação Pedagógica na MultiRio, sobre a importância da literatura na construção do sujeito.
As artes na infância: crianças e suas relações com música
A professora e compositora Thayssa Menezes fala sobre as artes na infância: crianças e suas relações com música.
A perspectiva do trabalho com bebês
Questões fundamentais que permeiam o trabalho com bebês, compreendendo-os como sujeitos ativos, de linguagem e de direitos que desenvolvem-se e aprendem. Convidadas: Andrea Barros, professora e participante do Grupo de Estudos sobre Profissão e Formação Docente (Geprod/UFRJ), Joana Rosa, professora de Educação Infantil e especialista em Gestão Escolar, e Marcelo Fernandes, coordenador-geral da Primeira Infância na SME- Rio.
Experiências com a Educação Infantil - espaços, práticas e rotinas
Palestra Experiências com a Educação Infantil - espaços, práticas e rotinas com Carolina Maria de Sales, especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio.
Práticas pedagógicas, sujeitos e interações: a Educação Infantil em diálogo
Uma discussão sobre a importância do diálogo e das interações no planejamento e desenvolvimento de propostas pedagógicas que incluam as crianças e suas infâncias. Convidados: Letícia Cruz, professora e doutora em Educação pela UFRJ, Márcia de Oliveira Gomes Gil, psicóloga e doutora em Educação pela Uerj, Cátia Cirlene Gomes de Oliveira, professora e doutora em Educação pela Uerj, e Marcelo Fernandes, coordenador-geral da Primeira Infância na SME- Rio.
Ficha Técnica

Indicação: educadores
Formato: debate

XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
2020
Conexão SME
Educação Infantil
Formação Docente
Séries
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, por meio da Coordenadoria Geral da Primeira Infância, promove a XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil. Com o tema Os desafios da Educação Infantil na contemporaneidade: sujeitos e interfaces, a jornada tem o objetivo de discutir a importância da Educação Infantil no contexto educacional atual, pensando as crianças como sujeitos da aprendizagem.
Episódios
Arte e psicomotricidade: as várias linguagens da infância
O professor Luis Felipe Perinei, mestre em Artes Cênicas pela UFRJ, em uma conversa sobre arte, psicomotricidade e as várias linguagens da infância.
Corpo - território de saberes, produções e conhecimentos
A professora Bianca de Albuquerque Mathiesen, mestre em Ciências da Atividade Física, fala sobre o corpo como território de saberes, produções e conhecimentos.
Brincar, interagir, construir... as dinâmicas da Educação Infantil
A importância do brincar na Educação Infantil, considerando a brincadeira como uma forma de linguagem e a criança como sujeito que, nas interações, aprende e se constitui. Convidados: Jonathan Aguiar, professor e mestre em Educação pela UFRJ, Lisdalia Vilar da Ascenção, professora e psicóloga, e Marcelo Fernandes, coordenador-geral da Primeira Infância na SME- Rio.
Oralidade e infâncias
A professora e fonoaudióloga Fanni Hamphreis da Silva em uma conversa sobre oralidade e infâncias.
A importância da literatura na construção do sujeito
Uma conversa com a professora Simone Monteiro, assessora de Articulação Pedagógica na MultiRio, sobre a importância da literatura na construção do sujeito.
As artes na infância: crianças e suas relações com música
A professora e compositora Thayssa Menezes fala sobre as artes na infância: crianças e suas relações com música.
A perspectiva do trabalho com bebês
Questões fundamentais que permeiam o trabalho com bebês, compreendendo-os como sujeitos ativos, de linguagem e de direitos que desenvolvem-se e aprendem. Convidadas: Andrea Barros, professora e participante do Grupo de Estudos sobre Profissão e Formação Docente (Geprod/UFRJ), Joana Rosa, professora de Educação Infantil e especialista em Gestão Escolar, e Marcelo Fernandes, coordenador-geral da Primeira Infância na SME- Rio.
As infâncias e as relações étnico-raciais
A professora Joana Oscar, mestre em Educação pela UFRJ, fala sobre as infâncias e as relações étnico-raciais.
Experiências com a Educação Infantil - espaços, práticas e rotinas
Palestra Experiências com a Educação Infantil - espaços, práticas e rotinas com Carolina Maria de Sales, especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio.
Práticas pedagógicas, sujeitos e interações: a Educação Infantil em diálogo
Uma discussão sobre a importância do diálogo e das interações no planejamento e desenvolvimento de propostas pedagógicas que incluam as crianças e suas infâncias. Convidados: Letícia Cruz, professora e doutora em Educação pela UFRJ, Márcia de Oliveira Gomes Gil, psicóloga e doutora em Educação pela Uerj, Cátia Cirlene Gomes de Oliveira, professora e doutora em Educação pela Uerj, e Marcelo Fernandes, coordenador-geral da Primeira Infância na SME- Rio.