
Mônica Nehrer
Dando Ideia - primeira temporada
A professora Mônica Nehrer, da Creche Municipal Renascer (3ª CRE), em Del Castilho. Ela conta sobre sua prática de criar brinquedos a partir do reaproveitamento de materiais e de, a partir deles, possibilitar às crianças o desenvolvimento de habilidades como coordenação motora, curiosidade e criatividade.
Semana Pedagógica (1)
Curta e Compartilhe
Professores da Educação Infantil mostraram como instrumentos musicais originais podem ser construídos a partir de objetos que seriam descartados. A oficina aconteceu durante a Semana Pedagógica organizada pela Gerência de Educação da 6ª CRE, em agosto de 2014.
Mostra Carioquinha - 6ª CRE
Curta e Compartilhe
Escolas com turmas de Educação Infantil da 6ª Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio se reuniram na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, para a Mostra Carioquinha. As equipes das unidades escolares apresentaram projetos desenvolvidos com os alunos e com toda a comunidade escolar.
Fotografia e identidade
#educa
A professora Isabel de Almeida, diretora da C.M. Margarida Gabinal (7ª CRE), e o fotógrafo Michel Filho, falam sobre como relacionar fotografia e identidade e as possibilidades de uso dessa associação.
Educação infantil e primeira infância
Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas
O professor Marcelo Fernandes, assessor especial de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, fala sobre o tema Educação infantil e primeira infância na palestra que faz parte da Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas, organizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em parceria com a MultiRio, pelo início do ano letivo.


Casas de Alfabetização
Educação em Rede
O projeto Casas de Alfabetização, a reestruturação da Escola Municipal São Domingos (3ª CRE), em Del Castilho, para receber a iniciativa e as aulas de alfabetização disponíveis na Educopédia.
Vozes para nos esperançar, caminhos possíveis para o ato de educar
IX Semana de Alfabetização
Com Orumar Cândido, coordenador pedagógico do Pré-vestibular NICA (Núcleo Independente Comunitário de Aprendizagem); Ricardo Jaheem, professor da Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais; e Nathalia Alho, professora da E.M. Osmar Paiva Camelo (4ª CRE).
Práticas e reflexões com Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos
IX Semana de Alfabetização
Com Ana Paula Simões, professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (6ª CRE); Amanda Rosa, professora do Centro de Referênca de Educação de Jovens e Adultos CREJA; e Diego Leonardo, profesor da Gerência de Educação (10ª CRE).
Processos de aquisição de linguagens
Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas
A psicóloga e professora Alessandra Gotuzo Seabra, do Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano, fala sobre a importância de evidências científicas e a necessidade de instruções fônicas na alfabetização na palestra que faz parte da Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas, organizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em parceria com a MultiRio, pelo início do ano letivo.
O legado de Paulo Freire para quem ousa alfabetizar
IX Semana de Alfabetização
Com Lutgardes Freire, coordenador dos Arquivos de Paulo Freire e do Instituto Paulo Freire; Angela Biz Antunes, diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire; e Luiza Alves, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFRRJ).
Programa de abertura
IX Semana de Alfabetização
Os professores Ricardo Jaheem e Luan Ribeiro apresentam a roda de conversa Pedagogia de favelas: movimentos de passinho para alfabetização.
A práxis para afetar e (re)ssignificar uma cidade alfabetizada
IX Semana de Alfabetização
Com Luciana de Souza, coordenadora pedagógica da E.M. São Domingos (3ª CRE); Jéssica Fernandes, professora Ciep Thomas Jefferson (8ª CRE); e Ana Carolina Cunha, professor Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE).
A importância do ato de ler: desafios e possibilidades da Alfabetização nas diferentes etapas e modalidades da trajetória escolar
IX Semana de Alfabetização
Com Bruna Moraes, professora do EDI Professor Rubem Gonçalves (10ª CRE); Simone Werneck, professora E.M. Paulo Freire (4ª CRE); Claudia Carvalho, professora E.M. Lycio de Souza Carvalho (9ª CRE); e Cyntia Menezes, professora do Ciep Gregório Berreza (4ª CRE).


Casas de Alfabetização
Educação em Rede
O projeto Casas de Alfabetização, a reestruturação da Escola Municipal São Domingos (3ª CRE), em Del Castilho, para receber a iniciativa e as aulas de alfabetização disponíveis na Educopédia.


Visita da escritora Luly Trigo - E.M. Manoel Bonfim
Curta e Compartilhe
A escritora Luly Trigo visitou a E. M. Manoel Bonfim, da 3ª CRE, em Del Castilho. Especializada em literatura infantojuvenil, conversou com alunos do 8º e 9º anos da unidade sobre seus livros Carnaval e Meus 15 anos, que tratam do universo dos adolescentes e destacam temas como melhor amigo, conflitos, estudo e relacionamentos.


Práticas e reflexões com Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos
IX Semana de Alfabetização
Com Ana Paula Simões, professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (6ª CRE); Amanda Rosa, professora do Centro de Referênca de Educação de Jovens e Adultos CREJA; e Diego Leonardo, profesor da Gerência de Educação (10ª CRE).
Abertura da III Semana da EJA Rio
III Semana da EJA 2021
Apresentação: professora Geisi Nicolau (Gerente da GEJA); Convidadas: Teca Pontual (Subsecretária de Ensino da SME) e Michelle Almeida (Coordenadora da CEF na SME).


Avaliação
Educação em Rede
As educadoras Thereza Penna Firme, consultora na Fundação Cesgranrio, e Simone Macedo, professora do Ciep 1º de Maio (10ª CRE), em Santa Cruz, falam sobre a importância da avaliação para a melhoria da qualidade do ensino e mostram como a gestão escolar pode ajudar o aluno a se sentir parte da escola.
Palestra com Silvina Fernández - Interação com os professores I
Semana de Planejamento 2019
Após palestra da doutora em Educação Silvina Fernández, sobre planejamento escolar, os profissionais que acompanharam o evento, presencialmente ou pelas telessalas da Rede, fizeram perguntas para tirar suas dúvidas.
Gestão participativa
Ensinar e Aprender
Os desafios da gestão escolar com a experiência de Jarilda da Fonseca, diretora da E.M. Professora Leocádia Torres (10ª CRE), em Guaratiba. A educadora cria um clima de responsabilidade compartilhada na direção, no qual toda a equipe pensa junto e dialoga, em busca de alternativas e soluções para gerenciar alunos e professores.
Inovação na BNCC
#educa
A diretora do Colégio Estadual Chico Anysio, Cláudia Sosinho, e o doutor em Filosofia Edgar Lyra falam sobre inovação, uma das 10 competências essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral do estudante previstas na Base Nacional Comum Curricular.
Mediação de conflito na escola
#educa
Como sua escola lida com os conflitos? A coordenadora pedagógica Laziene de Mello, da E.M. Juarez Antunes, em Vila Kennedy, fala sobre o projeto Papo Aberto, no qual o grêmio estudantil organiza debates a respeito de assuntos extracurriculares. Entre os temas que mais mobilizam os alunos está o bullying escolar.
Abertura da Jornada e palestra Escola e professores: proteger, transformar, valorizar
Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2022
Apresentação das Metas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação do Rio para 2022 com o secretário de Educação, Renan Ferreirinha; a subsecretária de Ensino, Teca Pontual; e o coordenador da CAGE (Coordenadoria de Apoio à Gestão Escolar), Marcelo Fernandes do Nascimento. Na sequência, a palestra "Escola e Professores: Proteger, transformar, valorizar", com o doutor em Ciências da Educação e Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa.
Desafios da gestão escolar
#educa
A professora Marcela de Oliveira, diretora do Ginásio de Novas Tecnologias (Gente) André Urani (2ª CRE), na Rocinha, fala sobre a importância da gestão e do planejamento escolar e o quanto esses fatores, quando bem feitos, podem contribuir para a melhoria do ensino.
Autoavaliação das Unidades Escolares
Autoavaliação das Unidades Escolares
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro promoveu um processo de autoavaliação em todas as suas unidades. Esse processo está relacionado à construção da identidade das escolas e propõe uma reflexão conjunta com os diversos atores escolares para identificar potencialidades e dificuldades. A autoavaliação deve estar pautada na razão de existir das unidades: a busca contínua pela garantia do acesso e do aprendizado do aluno.


Qual é o seu talento?
#EducaEmCasa
O professor Mário Jorge Pereira de Souza, diretor da E.M. Coelho Neto (6ª CRE), em Ricardo de Albuquerque, Adriana Carla Souza, mãe de aluno e representante do Conselho Escola Comunidade, e o aluno Israel de Jesus Alves, falam sobre o show de talentos virtual da unidade escolar.
Varal solidário
#EducaEmCasa
O professor José Couto Junior, diretor da EMOC Professora Ivone Nunes Ferreira (8ª CRE), em Senador Camará, conversa sobre o projeto Varal Solidário, desenvolvido na unidade com o objetivo de fortalecer os vínculos entre a escola e a comunidade.
Sustentabilidade e o verde na escola - Professora Jenny Fernandez
Dando Ideia - segunda temporada
Na E.M. Francisco Cabrita (2ª CRE), na Tijuca, a professora de Sala de Leitura Jenny Fernandez e a equipe da unidade trabalham sustentabilidade de forma interdisciplinar. O projeto envolve cultivo de plantas, pintura de muros com temas relacionados à natureza e debates sobre a relação entre os seres vivos.
Mônica Nehrer
Dando Ideia - primeira temporada
A professora Mônica Nehrer, da Creche Municipal Renascer (3ª CRE), em Del Castilho. Ela conta sobre sua prática de criar brinquedos a partir do reaproveitamento de materiais e de, a partir deles, possibilitar às crianças o desenvolvimento de habilidades como coordenação motora, curiosidade e criatividade.
Poesia nas escolas
#educa
A professora, escritora e psicanalista Ninfa Parreiras oferece sugestões de como as escolas podem trabalhar a poesia com os alunos, mesmo fora das aulas de Língua Portuguesa, e como incentivá-los a produzirem poemas.
Feirinha de alimentação
Curta e Compartilhe
Pensando na saúde dos alunos e na preservação do meio ambiente, os educadores do Espaço de Desenvolvimento Infantil Vera Lúcia Martins Costa, no Recreio dos Bandeirantes, desenvolveram um projeto para melhorar e diversificar a alimentação das crianças. Entre as ações, o cultivo de uma horta na escola e a organização de uma feirinha interna de legumes e verduras.
E.M. Joaquim Nabuco - Exposição 3D
Curta e Compartilhe
Professores da E.M. Joaquim Nabuco, em Botafogo, realizaram um projeto multidisciplinar, no qual alunos foram apresentados a processos de impressão de objetos em 3D. O trabalho culminou em uma exposição que englobou conteúdos de História, Matemática e História da Arte.
Inovação na BNCC
#educa
A diretora do Colégio Estadual Chico Anysio, Cláudia Sosinho, e o doutor em Filosofia Edgar Lyra falam sobre inovação, uma das 10 competências essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral do estudante previstas na Base Nacional Comum Curricular.


Estrutura curricular
Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas
A professora Priscila Matos Resinentti, gerente na Escola de Formação Paulo Freire, fala sobre a nova estrutura curricular na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, em palestra que faz parte da Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas, organizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em parceria com a MultiRio, pelo início do ano letivo.
Matrícula 2019
Campanhas
Confira as datas para a matrícula de novos alunos e transferências internas na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: - Creche: 22 a 28 de novembro; - Educação Especial: 22 a 28 de novembro; - Transferência interna (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos): 8 a 11 de janeiro; - Alunos novos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos): 17 a 22 de janeiro. Todas as matrículas devem ser feitas pelo site www.matricula.rio.
O que levar de bom de 2020
#EducaEmCasa
O Escola.Rio, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a MultiRio, já conta com mais de 500 videoaulas gravadas com professores da Rede Municipal de Ensino. Para conversar sobre essa iniciativa, Patrícia Costa recebe os professores Daiana Freitas, Marcelo Andriotti, Marion Costa, Pedro Bárbara e Rodolpho Pereira.
Carlos Eduardo Santos
Trajetórias de Sucesso
Carlos Eduardo Moreira Santos, de 21 anos, é ex-aluno da E.M. República do Peru (3ª CRE), no Méier. Hoje, ele cursa licenciatura em Matemática na Universidade Federal Fluminense (UFF).
O ensino remoto na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro
Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2021
Acompanhe a fala de Teresa Pontual, subsecretária de Ensino da SME, no segundo momento, os gestores escolares assistem a uma conversa voltada para eles. No terceiro momento, confira a apresentação do Protocolo Sanitário e de Vigilância em Saúde para as Unidades Escolares e Creches Conveniadas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.
Dificuldades ou distúrbios de aprendizagem?
Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas
A professora Juliana Avellar, do Núcleo de Aprendizagem Estratégica (NAE) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, fala sobre como diferenciar dificuldades e distúrbios de aprendizagem e como o professor pode intervir na palestra que faz parte da Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas, organizada pela SME, em parceria com a MultiRio, pelo início do ano letivo.
Planejamento escolar - Palestra com Silvina Fernández
Semana de Planejamento 2019
A doutora em Educação Silvina Fernández faz palestra sobre planejamento escolar para os professores da Rede Pública Municipal de Ensino.
Processos de aquisição de linguagens
Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas
A psicóloga e professora Alessandra Gotuzo Seabra, do Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano, fala sobre a importância de evidências científicas e a necessidade de instruções fônicas na alfabetização na palestra que faz parte da Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas, organizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em parceria com a MultiRio, pelo início do ano letivo.


Matrícula na Rede 2019
#educa
As professoras Aline Rezende, coordenadora de matrícula da Secretaria Municipal de Educação, e Tatiane Cunha, especialista em Educação Especial, explicam como realizar a matrícula na Rede Pública Municipal de Ensino para o ano letivo de 2019.
Um livro em branco
Conversas Poéticas
A estudante Marília Gabriela apresenta sua professora, Silvia Nara Pires, de Ed. Física, da E.M. Victor Hugo. Silvia narra como a pandemia nos fez repensar planos, desejos e metas que todos nós, tradicionalmente, elaboramos no começo de cada ano. Poema: Um Livro em Branco
Pequenos Leitores, Grandes Ideias
Curta e Compartilhe
Evento na Biblioteca do Leblon, celebrando o lançamento de livros dos alunos do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (Santa Teresa, 1ª CRE), dentro do projeto Pequenos Leitores, Grandes Ideias. A partir de tema livre, os estudantes da turma 1.604 desenvolveram textos que foram reunidos nas publicações. A cerimônia, na qual também houve contação de histórias, teve a presença de pais e familiares.
Feirinha de alimentação
Curta e Compartilhe
Pensando na saúde dos alunos e na preservação do meio ambiente, os educadores do Espaço de Desenvolvimento Infantil Vera Lúcia Martins Costa, no Recreio dos Bandeirantes, desenvolveram um projeto para melhorar e diversificar a alimentação das crianças. Entre as ações, o cultivo de uma horta na escola e a organização de uma feirinha interna de legumes e verduras.
Roberto Boclin
Capítulos da Educação Brasileira
Melhores momentos do depoimento de Roberto Boclin, vice-diretor da Faculdade Cesgranrio, para o Museu Virtual da Educação, em uma série realizada em parceria entre a Associação Brasileira de Educação (ABE) e a MultiRio.
Cores e flores
Conversas Poéticas
Fabiana Bianco Scoralick, professora de Sala de Leitura da E.M. Dilermando Cruz, apresenta a professora de Sala de Leitura Karine Dull, da Escola Municipal Rotary. Karine nos conduz a um passeio pelos ciclos da vida, mantendo a esperança na primavera do ser. Poema: Cores e Flores.
Altas habilidades
#educa
As professoras Claudia Feijó, da E.M. José de Alencar (2ª CRE), e Cristina Delou, do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF, conversam sobre crianças com altas habilidades e como a escola pode atendê-las e estimulá-las.
Gestão participativa
Ensinar e Aprender
Os desafios da gestão escolar com a experiência de Jarilda da Fonseca, diretora da E.M. Professora Leocádia Torres (10ª CRE), em Guaratiba. A educadora cria um clima de responsabilidade compartilhada na direção, no qual toda a equipe pensa junto e dialoga, em busca de alternativas e soluções para gerenciar alunos e professores.
