Ops! Parece que você
não está cadastrado ainda.

Para assistir aos vídeos do Assista MultiRio, é necessário que você se cadastre. Não se preocupe: o cadastro é rápido e gratuito. Caso você já tenha um cadastro, faça seu login clicando na opção "login" no menu superior.

Clique aqui para fazer seu cadastro

assistindo agora...

Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves

A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  

Ginásio
Matemática
Práticas Docentes
Bienal do Livro 2019
A MultiRio esteve presente na Bienal do Livro do Rio 2019 apresentando as suas produções ao público no estande da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A Empresa também lançou o Festival MultiRioFilme durante o evento e fez um registro pelos pavilhões da feira literária.
Lançamento do Festival MultiRioFilme 2019
A MultiRio lançou o Festival MultiRioFilme 2019 em um bate-papo sobre formação de leitores e o papel de outras mídias durante a Bienal do Livro do Rio. O festival vai premiar curtas produzidos por alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas. Saiba mais em: http://multi.rio/multiriofilme
1º Seminário Leituras Cariocas
O 1º Seminário Leituras Cariocas, promovido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, discutiu com os professores os projetos e ações que envolvem as mídias e o audiovisual na educação. A MultiRio participou do evento, apresentando a 3ª temporada da série Escola, Câmera, Ação! e distribuindo declarações de participação a escolas e professores que, ao longo dessas três temporadas, fizeram parte dos episódios.
14ª Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos
Com o tema "As violações de direitos humanos: ontem e hoje", a 14ª edição da Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos, realizada nos dias 20 e 21 de agosto de 2019, ressaltou a importância de se manter viva a memória do holocausto. A Lei Municipal nº 5.267, de 2011, determina que a Rede Municipal de Ensino dê ênfase ao ensino do holocausto como forma de educação, prevenção e combate a todas as formas de discriminação e intolerância.
Projeto Rodando com Tampinhas
O projeto Rodando com Tampinhas ganhou o apoio da Prefeitura do Rio, por meio da Obra Social Abrace o Rio. Com isso, as escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro passam a ser alguns dos pontos de coleta. A iniciativa recolhe tampas de plástico e as vende para reciclagem. O dinheiro é usado na compra de cadeiras de rodas, que são doadas à Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR).
Lançamento do jogo SOS Mar
O evento de lançamento do jogo SOS Mar, realizado no Planetário do Rio, contou com um desafio disputado por alunos de três escolas municipais. Baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e no Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro, o jogo conscientiza crianças e adolescentes sobre a importância da preservação dos oceanos. Para jogar, acesse o Portal MultiRio.  SOS Mar foi produzido pela MultiRio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o Escritório de Planejamento da Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro. Esse e outros conteúdos podem ser encontrados no site do Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) da cidade do Rio de Janeiro: www.participa.rio/pds.
Protocolo de Prevenção contra Incêndio e Pânico nas Escolas
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de janeiro, em parceria com a Defesa Civil da cidade, está lançando o Protocolo de Prevenção Contra Incêndio e Pânico nas Escolas. O objetivo é criar uma cultura da prevenção nos professores e funcionários de cada uma das 1.540 escolas municipais para que todos estejam preparados para reagir de forma equilibrada em caso de um incêndio.
11ª Festa Literária de Santa Teresa
A MultiRio participou pela primeira vez da Festa Literária de Santa Teresa (Flist), que está em sua 11ª edição. O evento celebra a arte e a literatura por meio de atividades que incluem dança, dramaturgia, contação de histórias, artes plásticas, música e arte de rua, além de ações que dialogam com a literatura. A Empresa esteve presente com um stand de livros, além da exibição dos curtas O boto e Hugo, o monstro, seguidos de um debate sobre temas polêmicos na literatura infantil.
Oficina ODS
A Secretaria Municipal de Educação (SME) reuniu mais de mil professores de forma presencial e on-line para uma oficina sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Idealizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), esses objetivos devem ser cumpridos até o ano de 2030. Durante o evento, também foi lançado o concurso que irá escolher o nome do personagem-símbolo das ações da Agenda 2030 na Rede Pública Municipal de Ensino.
Epopeia Nordestina - OSJC
O espetáculo Epopeia Nordestina abriu a temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC), e reuniu música, dança e teatro. Além dos alunos integrantes da orquestra, o evento contou com a participação de mais de mil colaboradores, entre artistas convidados, professores e alunos do Ensino Fundamental e do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Projeto Escola Municipal Olímpica Carioca
O projeto Escola Municipal Olímpica Carioca (Emoc) utiliza a metodologia do Programa Transforma, desenvolvida pelo Comitê Olímpico Brasileiro, para promover valores olímpicos como respeito, excelência, amizade e disciplina entre alunos do 1º ao 5º ano. A iniciativa é uma parceria entre a SME e o COB. A E.M. Emma D'Avila de Camillis (10ª CRE), em Pedra de Guaratiba, é uma das escolas que fazem parte do projeto e recebeu a visita de representantes das duas entidades.
Abertura do Cineclube nas Escolas 2019
O projeto Cineclube nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação, iniciou os trabalhos em 2019 com uma sessão especial. Mais de 250 professores de escolas municipais assistiram à pré-estreia do filme O tradutor. A exibição foi seguida de um debate com os diretores, os irmãos Rodrigo e Sebastián Barriuso, e o ator Rodrigo Santoro, protagonista da produção.
Lançamento da série "Vale a Penha!"
Evento de lançamento da série Vale a Penha!, na E.M. Bernardo de Vasconcellos, com a presença de alunos, professores e moradores da Penha que participaram da produção. A série retrata o processo de roteirização, produção e filmagem de cinco minidocumentários feitos por estudantes das escolas municipais Bernardo de Vasconcellos e Leonor Coelho Pereira, ambas na Penha (4ªCRE). Sob orientação técnica, os estudantes registraram desafios do bairro em que vivem a partir de moradores e localidades.
Caravana Carioca de Férias
O lançamento da Caravana Carioca de Férias, no Planetário do Rio (Gávea), levou, no dia 7 de janeiro, animação para dezenas de crianças de 5 a 15 anos. O projeto continua durante todo o mês, em vários pontos da cidade, e é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Sesc e outras instituições vinculadas à Prefeitura.
Mães da Cidade - Uma homenagem às mulheres guardas municipais
Mulheres da Guarda Municipal do Rio de Janeiro recebem homenagem da primeira-dama Sylvia Jane Crivela, em cerimônia na sede da instituição, em São Cristóvão.
Lançamento do jogo Caô Digital
Caô Digital é um jogo eletrônico cujo objetivo é ensinar a identificar boatos e notícias falsas que circulam pela internet. A versão completa do jogo foi lançada na E.M. Joaquim Abílio Borges (2ª CRE), no Humaitá, que participou do desenvolvimento do produto.
Orquestra nas Escolas - Concertos de Natal 2018
Pelo segundo ano consecutivo, o programa Orquestra nas Escolas promoveu uma série de concertos gratuitos pela cidade do Rio de Janeiro. Estudantes apresentaram um repertório de músicas natalinas e brasileiras em locais como a Cinelândia, o Cristo Redentor e a Central do Brasil. Veja como foram as apresentações! 
Prêmio Anísio Teixeira 2018
Em 2018, o Prêmio Anísio Teixeira, organizado pela Escola de Formação Paulo Freire, teve como tema o problema da reprovação escolar. Os professores autores das cinco monografias selecionadas (quatro acadêmicas e uma literária) foram homenageados em cerimônia realizada em 22 de novembro.
Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca no Palácio Itamaraty
A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC) se apresentou no Palácio Itamaraty no dia 12 de dezembro. O evento faz parte da série Concertos de Natal, que marca o fim das atividades de 2018 da OSJC em todas as regiões da cidade. A orquestra é formada por 150 alunos da Rede Pública Municipal de Ensino inscritos no programa Orquestra nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro.
Encerramento dos Jogos Estudantis 2018
As escolas vencedoras de cada categoria ou modalidade esportiva (primeiro, segundo e terceiro lugares) receberam troféus, durante a cerimônia de encerramento da 27ª edição dos Jogos Estudantis, ocorrida no Planetário do Rio (Gávea).
Um Natal no Circo - Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca
O espetáculo Um Natal no Circo, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Unicirco Marcos Frota, contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, representada pelo grupo que ensaia na E.M. Rivadavia Corrêa (1ª CRE). O evento reuniu cerca de 1500 alunos integrantes do programa Orquestra nas Escolas.
A Arte dos Contos - E.M. Ceará e E.M. Aleksander Henryk Laks
Professores, gestores e funcionários das escolas municipais Ceará (3ª CRE) e Aleksander Henryk Laks (7ª CRE) comentam sobre os efeitos do projeto A Arte dos Contos, que promove rodas de conversa sobre contos consagrados da literatura brasileira.
Apresentação 2018 da Orquestra de Vozes Meninos do Rio
A Orquestra de Vozes Meninos do Rio, formada por estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino,  celebrou o encerramento das atividades em 2018 com uma apresentação no Teatro Carlos Gomes. Neste ano, o grupo homenageou duas grandes personalidades: Dona Ivone Lara e Martin Luther King.
1º Festival de Teatro dos Alunos da Rede
Inspirado em uma iniciativa da 2ª CRE, o 1º Festival de Teatro dos Alunos da Rede (Festa da Rede) selecionou textos dramatúrgicos produzidos por professores e alunos. O encerramento do festival reuniu estudantes e educadores em apresentações teatrais e rodas de conversa sobre as próprias produções. Neste ano, a homenageada foi a atriz Ruth de Souza.
Heróis do Tabuleiro 2018
Uma grande confraternização reuniu 2 mil alunos das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro no VIII Encontro Anual de Alunos de Xadrez, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento, realizado em 22 de novembro na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, é parte do projeto Heróis do Tabuleiro, que envolve 96 escolas da Rede nas quais o ensino de xadrez integra a grade curricular.
1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme)
A 1ª edição da Festa Literária da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (Flirme) ocorreu de 16 de outubro a 8 de novembro. O projeto, idealizado pela Gerência de Leitura e Audiovisual da Secretaria Municipal de Educação, teve como homenageado o poeta mato-grossense Manoel de Barros. A cerimônia de encerramento, realizada no Arquivo Nacional, reuniu os trabalhos desenvolvidos nas escolas.
XXXV Mostra Municipal de Dança
O encerramento da 35ª edição da Mostra Municipal de Dança, realizado em 31 de outubro, reuniu 33 coreografias elaboradas por professores e alunos das escolas municipais. Em 2018, novidades como a formação de professores e um documentário realizado em parceria com a MultiRio fizeram parte da programação no Teatro Caixa Nelson Rodrigues.
Lançamento da série "Como É Bom Tocar um Instrumento"
Evento de lançamento da série Como É Bom Tocar um Instrumento, realizado na Escola de Formação Paulo Freire. Estiveram presentes estudantes que participaram da série e seus familiares, além de professores e a equipe responsável pela produção do programa. A série conta a história de alunos da Rede que fazem parte do projeto Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Lançamento do livro "A Arte dos Contos"
O livro, lançado em 29/11/18, reúne contos escritos por grupos formados a partir das rodas de leitura do projeto A Arte dos Contos, que reuniu professores e funcionários de 64 escolas municipais do Rio.
Medalha Carioca de Educação 2018
A 12ª edição da Medalha Carioca de Educação, prêmio concedido pelo Conselho Municipal de Educação, reconheceu os trabalhos do professor de Artes Cênicas Rodrigo Rangel, da E.M. Albert Einstein (7ª CRE), e da professora especialista em avaliação Thereza Penna Firme, da Fundação Cesgranrio. A entrega da premiação foi realizada em 30 de outubro, na Escola de Formação Paulo Freire.
Construindo a Cidadania nas Escolas - Museu Militar
O projeto Construindo a Cidadania nas Escolas, da Defesa Civil carioca, leva a estudantes da Rede Pública Municipal noções de cidadania, trajetórias de vidas bem-sucedidas e atividades culturais. Nesta edição, os alunos foram ao Museu Militar Conde de Linhares e ouviram a palestra do professor Luiz Henrique Rosa, da E.M. Herbert Moses.
O Julgamento da Mãe Natureza - E.M. Mario Claudio
Os alunos da E.M. Mario Claudio (1º CRE), no Rio Comprido, apresentaram a peça "O Julgamento da Mãe Natureza". O espetáculo é resultado de um projeto desenvolvido pela escola em parceria com o EcoViver. O trabalho abordou a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, envolvendo toda a comunidade escolar.
1ª Mostra Pedagógica - Time de Alfabetizadores
Os professores integrantes do Time de Alfabetizadores celebraram o término do primeiro semestre do projeto com uma mostra pedagógica, realizada nas 11 Coordenadorias Regionais de Educação. Educadores e alunos compartilharam práticas e experiências.
MultiRio na Flip 2018
A MultiRio comemora 25 anos participando da Flip - 19ª Festa Literária Internacional de Paraty, realizada de 25 a 29 de julho de 2018. A Casa Libre promoveu, em sua programação, o debate “Mídia e Literatura”, que contou com a presença da MultiRio.
Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca no MAR
A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca fez parte das comemorações pelos cinco anos do Museu de Arte do Rio (MAR) com um concerto realizado no dia 24 de março. Aberta à população, a apresentação reuniu clássicos da música erudita e popular.
Música na alfabetização
Fique por dentro do projeto idealizado pelo professor Fred Moreira que procura contribuir para o processo de alfabetização por meio da educação musical. A iniciativa está sendo implantada em unidades da 11ª CRE e deve se estender a outras escolas da Rede Municipal.
Projeto Teatro em Versos
Realizado nas escolas Jacques Raimundo e Padre Leonel Franca, ambas em Realengo (8ª CRE), o projeto Teatro em Versos une artes cênicas e poesia para trabalhar valores éticos e temas do cotidiano dos alunos. Com encontros semanais, a iniciativa tem auxiliado os participantes a elevar a autoestima e a construir relações de afeto.
Vinte anos da Orquestra de Vozes Meninos do Rio
A Orquestra de Vozes Meninos do Rio, projeto da Secretaria Municipal de Educação (SME), celebrou seu vigésimo aniversário com uma apresentação na Praça do Trem, em Engenho de Dentro. Uma das primeiras iniciativas de educação musical da SME, a ação será incorporada ao projeto Orquestra nas Escolas.
Maratona Escolar dos Grandes Autores 2017
O projeto Maratona Escolar dos Grandes Autores, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Academia Brasileira de Letras (ABL), apresenta a alunos do 8º e 9º ano e do Peja escritores consagrados da literatura brasileira. Em 2017, o homenageado foi Castro Alves. A iniciativa premiou redações de seis alunos que escreveram sobre o poeta.
III Partilha Pedagógica da 11ª CRE
A Partilha Pedagógica é a culminância do trabalho de formação continuada dos professores da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (11ª CRE). Feita em parceria com universidades do Rio de Janeiro, ela é composta de grupos de trabalho que colocam professores e alunos como protagonistas do processo de formação.
Encontro de alunos e responsáveis da E.M. Nicarágua - Construindo a cidadania
Insatisfeitos com alguns problemas enfrentados pela escola, os alunos da E.M. Nicarágua (8ª CRE), em Realengo, organizaram um evento que reuniu estudantes, professores e responsáveis. Os jovens expuseram suas opiniões e apresentaram propostas para a melhoria da unidade.  
Projeto Remição de Pena pela Leitura
O projeto Remição de Pena pela Leitura é fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais de Administração Penitenciária e de Cultura do Rio de Janeiro. A iniciativa permite que presos reduzam suas penas a partir da leitura e da resenha de obras literárias.
1º Encontro de Estudos Pedagógicos
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o Encontro de Estudos Pedagógicos reuniu diretores, coordenadores pedagógicos e professores para avaliar e refletir suas práticas. O evento contou com a participação da diretora da Universidade Internacional da Paz, Maria Glória Sobrinho.
Projeto Orquestra nas Escolas - E.M. Professor Carneiro Felipe
A Escola Municipal Professor Carneiro Felipe (5ª CRE), localizada em Marechal Hermes, recebeu a apresentação do projeto Orquestra nas Escolas, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME), que tem como objetivo formar instrumentistas e criar uma orquestra sinfônica composta pelos alunos da rede.    
Seminário Ginásio Carioca Orsina da Fonseca
Cobertura do evento promovido pelo Ginásio Carioca Orsina da Fonseca sobre a educação para jovens do século XXI. O seminário também resgatou a história da instituição, uma das Escolas do Imperador, e valorizou o trabalho desenvolvido por seus professores.
Mutirão de Combate ao Aedes - Escola Municipal Paraná
A E.M. Paraná (5ª CRE), em Cascadura, zona norte da cidade, mobilizou a comunidade escolar para o combate ao Aedes aegypti. Em parceria com a Clínica da Família Souza Marques, em Madureira, realizou uma reunião de pais sobre as arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Os responsáveis aproveitaram a presença dos profissionais de saúde para tirarem dúvidas sobre as doenças e obterem informações de como evitar a proliferação do mosquito.
Rap da Saúde no combate ao Aedes
Encontro entre adolescentes dinamizadores do programa RAP da Saúde (Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde) e representantes da Secretaria Municipal de Saúde. A reunião teve como objetivo discutir novas estratégias de comunicação do grupo com a população atendida pela rede municipal de saúde e fortalecer o plano de combate às arboviroses: dengue, chikungunya, zika.
Oficina de Realidade Aumentada – Educação 360
Na oficina de realidade aumentada oferecida pela MultiRio durante o encontro internacional Educação 360, professores e educadores conheceram o recurso e suas possibilidades de uso em sala de aula. Marcelo Salerno, assessor de Artes Gráficas e Animação, mostrou como uniu a técnica à coleção de livros infantis Que Medo!, e os participantes fizeram a experiência com seus celulares.
Lançamento da série "Mãos à Ópera"
Uma parceira da MultiRio com a produtora de eventos culturais Bonfilm, a série Mãos à Ópera teve seu lançamento na Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire, em 10 de maio de 2016.
Dia Mundial da Saúde
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde – 07 de abril –, Dayse Guimarães, coordenadora pedagógica da E.M. Madrid, em Vila Isabel (2ª CRE), criou uma feira com estandes temáticos abordando: tratamento de água, sexualidade, nutrição e saúde dental. O projeto foi desenvolvido em parceria com o posto de saúde do bairro, o Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa), da Uerj e a UFRJ.
Pequenos Leitores, Grandes Ideias
Evento na Biblioteca do Leblon, celebrando o lançamento de livros dos alunos do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (Santa Teresa, 1ª CRE), dentro do projeto Pequenos Leitores, Grandes Ideias. A partir de tema livre, os estudantes da turma 1.604 desenvolveram textos que foram reunidos nas publicações. A cerimônia, na qual também houve contação de histórias, teve a presença de pais e familiares. 
Encontro com a escritora Luciana Sandroni
A MultiRio acompanhou a visita da escritora Luciana Sandroni na E.M Castelo Branco. Na sala de leitura, os alunos fizeram uma roda de leitura e depois fizeram perguntas à autora. O livro Ludi na revolta da vacina estava sendo trabalhado em aula, e os alunos aproveitaram para tirar suas dúvidas e ganhar um autógrafo da autora.
Feirinha de alimentação
Pensando na saúde dos alunos e na preservação do meio ambiente, os educadores do Espaço de Desenvolvimento Infantil Vera Lúcia Martins Costa, no Recreio dos Bandeirantes, desenvolveram um projeto para melhorar e diversificar a alimentação das crianças. Entre as ações, o cultivo de uma horta na escola e a organização de uma feirinha interna de legumes e verduras.
E.M. Joaquim Nabuco - Exposição 3D
Professores da E.M. Joaquim Nabuco, em Botafogo, realizaram um projeto multidisciplinar, no qual alunos foram apresentados a processos de impressão de objetos em 3D. O trabalho culminou em uma exposição que englobou conteúdos de História, Matemática e História da Arte.
Tirando a Droga de Cena
A cerimônia de premiação da edição 2014 do concurso Tirando a Droga de Cena, da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a MultiRio. Os alunos e professores responsáveis pelas 15 produções vencedoras foram homenageados no Núcleo de Arte Leblon.
Visita da escritora Luly Trigo - E.M. Manoel Bonfim
A escritora Luly Trigo visitou a E. M. Manoel Bonfim, da 3ª CRE, em Del Castilho. Especializada em literatura infantojuvenil, conversou com alunos do 8º e 9º anos da unidade sobre seus livros Carnaval e Meus 15 anos, que tratam do universo dos adolescentes e destacam temas como melhor amigo, conflitos, estudo e relacionamentos.
BiciRio
Passeio ciclístico em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, realizado no 4º Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicleta Passeio. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente/RJ, com o objetivo de estimular o uso da bicicleta como meio de transporte para deslocamento das pessoas nos grandes centros urbanos.
Cineclube Jorge Furtado
Na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, dentro do projeto Cineclube nas Escolas, o cineasta Jorge Furtado conversou e trocou experiências com professores da Rede. No projeto, os alunos têm acesso a equipamentos de audiovisual e acervo de filmes para pesquisa e produção.
Lançamento dos livros "Ler O Que É?" e "Meio Ambiente... E o Nosso Futuro"
Publicação feita a partir de trabalhos criados pelos alunos do 6º ano da Rede Municipal. Durante o lançamento, a Secretária de Educação, Helena Bomeny, recebeu representantes de diversas escolas.
Megassaudável nas escolas
A 3ª CRE envolveu cinco escolas – E.M. Pernambuco, E.M. Manoel Bonfim, E.M. Benevenuta Ribeiro, E.M. Goiás e E.M. Maranhão – para trabalhar com o kit Megassaudável, da MultiRio, que trata das transformações físicas, emocionais e comportamentais da adolescência. As unidades enviaram coordenadores, tutores e alunos para uma reunião de avaliação e troca de experiências.
Parque Madureira
Uma área de lazer com uma bela paisagem, onde é possível andar de skate, jogar pingue-pongue, passear com a família e ter acesso à Nave do Conhecimento – um local com computadores disponíveis e muita informação. Tudo gratuitamente.
Semana Pedagógica (1)
Professores da Educação Infantil mostraram como instrumentos musicais originais podem ser construídos a partir de objetos que seriam descartados. A oficina aconteceu durante a Semana Pedagógica organizada pela Gerência de Educação da 6ª CRE, em agosto de 2014.
Semana Pedagógica (2)
O passo a passo da construção de materiais e jogos que podem ser utilizados em sala de aula, para motivar a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais.
Ficha Técnica

Indicação: escola e sociedade Formato: jornalístico

Curta e Compartilhe
2018
Conexão SME
Educação
Eventos
Rio de Janeiro
Divulga eventos, cursos, festivais e atividades que acontecem nas escolas e em outros locais da cidade do Rio de Janeiro.
Episódios
Bienal do Livro 2019
A MultiRio esteve presente na Bienal do Livro do Rio 2019 apresentando as suas produções ao público no estande da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A Empresa também lançou o Festival MultiRioFilme durante o evento e fez um registro pelos pavilhões da feira literária.
Lançamento do Festival MultiRioFilme 2019
A MultiRio lançou o Festival MultiRioFilme 2019 em um bate-papo sobre formação de leitores e o papel de outras mídias durante a Bienal do Livro do Rio. O festival vai premiar curtas produzidos por alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas. Saiba mais em: http://multi.rio/multiriofilme
1º Seminário Leituras Cariocas
O 1º Seminário Leituras Cariocas, promovido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, discutiu com os professores os projetos e ações que envolvem as mídias e o audiovisual na educação. A MultiRio participou do evento, apresentando a 3ª temporada da série Escola, Câmera, Ação! e distribuindo declarações de participação a escolas e professores que, ao longo dessas três temporadas, fizeram parte dos episódios.
14ª Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos
Com o tema "As violações de direitos humanos: ontem e hoje", a 14ª edição da Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos, realizada nos dias 20 e 21 de agosto de 2019, ressaltou a importância de se manter viva a memória do holocausto. A Lei Municipal nº 5.267, de 2011, determina que a Rede Municipal de Ensino dê ênfase ao ensino do holocausto como forma de educação, prevenção e combate a todas as formas de discriminação e intolerância.
Projeto Rodando com Tampinhas
O projeto Rodando com Tampinhas ganhou o apoio da Prefeitura do Rio, por meio da Obra Social Abrace o Rio. Com isso, as escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro passam a ser alguns dos pontos de coleta. A iniciativa recolhe tampas de plástico e as vende para reciclagem. O dinheiro é usado na compra de cadeiras de rodas, que são doadas à Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR).
Lançamento do jogo SOS Mar
O evento de lançamento do jogo SOS Mar, realizado no Planetário do Rio, contou com um desafio disputado por alunos de três escolas municipais. Baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e no Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro, o jogo conscientiza crianças e adolescentes sobre a importância da preservação dos oceanos. Para jogar, acesse o Portal MultiRio.  SOS Mar foi produzido pela MultiRio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o Escritório de Planejamento da Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro. Esse e outros conteúdos podem ser encontrados no site do Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) da cidade do Rio de Janeiro: www.participa.rio/pds.
Protocolo de Prevenção contra Incêndio e Pânico nas Escolas
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de janeiro, em parceria com a Defesa Civil da cidade, está lançando o Protocolo de Prevenção Contra Incêndio e Pânico nas Escolas. O objetivo é criar uma cultura da prevenção nos professores e funcionários de cada uma das 1.540 escolas municipais para que todos estejam preparados para reagir de forma equilibrada em caso de um incêndio.
11ª Festa Literária de Santa Teresa
A MultiRio participou pela primeira vez da Festa Literária de Santa Teresa (Flist), que está em sua 11ª edição. O evento celebra a arte e a literatura por meio de atividades que incluem dança, dramaturgia, contação de histórias, artes plásticas, música e arte de rua, além de ações que dialogam com a literatura. A Empresa esteve presente com um stand de livros, além da exibição dos curtas O boto e Hugo, o monstro, seguidos de um debate sobre temas polêmicos na literatura infantil.
Oficina ODS
A Secretaria Municipal de Educação (SME) reuniu mais de mil professores de forma presencial e on-line para uma oficina sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Idealizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), esses objetivos devem ser cumpridos até o ano de 2030. Durante o evento, também foi lançado o concurso que irá escolher o nome do personagem-símbolo das ações da Agenda 2030 na Rede Pública Municipal de Ensino.
Epopeia Nordestina - OSJC
O espetáculo Epopeia Nordestina abriu a temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC), e reuniu música, dança e teatro. Além dos alunos integrantes da orquestra, o evento contou com a participação de mais de mil colaboradores, entre artistas convidados, professores e alunos do Ensino Fundamental e do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Projeto Escola Municipal Olímpica Carioca
O projeto Escola Municipal Olímpica Carioca (Emoc) utiliza a metodologia do Programa Transforma, desenvolvida pelo Comitê Olímpico Brasileiro, para promover valores olímpicos como respeito, excelência, amizade e disciplina entre alunos do 1º ao 5º ano. A iniciativa é uma parceria entre a SME e o COB. A E.M. Emma D'Avila de Camillis (10ª CRE), em Pedra de Guaratiba, é uma das escolas que fazem parte do projeto e recebeu a visita de representantes das duas entidades.
Abertura do Cineclube nas Escolas 2019
O projeto Cineclube nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação, iniciou os trabalhos em 2019 com uma sessão especial. Mais de 250 professores de escolas municipais assistiram à pré-estreia do filme O tradutor. A exibição foi seguida de um debate com os diretores, os irmãos Rodrigo e Sebastián Barriuso, e o ator Rodrigo Santoro, protagonista da produção.
Lançamento da série "Vale a Penha!"
Evento de lançamento da série Vale a Penha!, na E.M. Bernardo de Vasconcellos, com a presença de alunos, professores e moradores da Penha que participaram da produção. A série retrata o processo de roteirização, produção e filmagem de cinco minidocumentários feitos por estudantes das escolas municipais Bernardo de Vasconcellos e Leonor Coelho Pereira, ambas na Penha (4ªCRE). Sob orientação técnica, os estudantes registraram desafios do bairro em que vivem a partir de moradores e localidades.
Caravana Carioca de Férias
O lançamento da Caravana Carioca de Férias, no Planetário do Rio (Gávea), levou, no dia 7 de janeiro, animação para dezenas de crianças de 5 a 15 anos. O projeto continua durante todo o mês, em vários pontos da cidade, e é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Sesc e outras instituições vinculadas à Prefeitura.
Mães da Cidade - Uma homenagem às mulheres guardas municipais
Mulheres da Guarda Municipal do Rio de Janeiro recebem homenagem da primeira-dama Sylvia Jane Crivela, em cerimônia na sede da instituição, em São Cristóvão.
Lançamento do jogo Caô Digital
Caô Digital é um jogo eletrônico cujo objetivo é ensinar a identificar boatos e notícias falsas que circulam pela internet. A versão completa do jogo foi lançada na E.M. Joaquim Abílio Borges (2ª CRE), no Humaitá, que participou do desenvolvimento do produto.
Orquestra nas Escolas - Concertos de Natal 2018
Pelo segundo ano consecutivo, o programa Orquestra nas Escolas promoveu uma série de concertos gratuitos pela cidade do Rio de Janeiro. Estudantes apresentaram um repertório de músicas natalinas e brasileiras em locais como a Cinelândia, o Cristo Redentor e a Central do Brasil. Veja como foram as apresentações! 
Prêmio Anísio Teixeira 2018
Em 2018, o Prêmio Anísio Teixeira, organizado pela Escola de Formação Paulo Freire, teve como tema o problema da reprovação escolar. Os professores autores das cinco monografias selecionadas (quatro acadêmicas e uma literária) foram homenageados em cerimônia realizada em 22 de novembro.
Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca no Palácio Itamaraty
A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC) se apresentou no Palácio Itamaraty no dia 12 de dezembro. O evento faz parte da série Concertos de Natal, que marca o fim das atividades de 2018 da OSJC em todas as regiões da cidade. A orquestra é formada por 150 alunos da Rede Pública Municipal de Ensino inscritos no programa Orquestra nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro.
Encerramento dos Jogos Estudantis 2018
As escolas vencedoras de cada categoria ou modalidade esportiva (primeiro, segundo e terceiro lugares) receberam troféus, durante a cerimônia de encerramento da 27ª edição dos Jogos Estudantis, ocorrida no Planetário do Rio (Gávea).
Um Natal no Circo - Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca
O espetáculo Um Natal no Circo, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Unicirco Marcos Frota, contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, representada pelo grupo que ensaia na E.M. Rivadavia Corrêa (1ª CRE). O evento reuniu cerca de 1500 alunos integrantes do programa Orquestra nas Escolas.
A Arte dos Contos - E.M. Ceará e E.M. Aleksander Henryk Laks
Professores, gestores e funcionários das escolas municipais Ceará (3ª CRE) e Aleksander Henryk Laks (7ª CRE) comentam sobre os efeitos do projeto A Arte dos Contos, que promove rodas de conversa sobre contos consagrados da literatura brasileira.
Apresentação 2018 da Orquestra de Vozes Meninos do Rio
A Orquestra de Vozes Meninos do Rio, formada por estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino,  celebrou o encerramento das atividades em 2018 com uma apresentação no Teatro Carlos Gomes. Neste ano, o grupo homenageou duas grandes personalidades: Dona Ivone Lara e Martin Luther King.
1º Festival de Teatro dos Alunos da Rede
Inspirado em uma iniciativa da 2ª CRE, o 1º Festival de Teatro dos Alunos da Rede (Festa da Rede) selecionou textos dramatúrgicos produzidos por professores e alunos. O encerramento do festival reuniu estudantes e educadores em apresentações teatrais e rodas de conversa sobre as próprias produções. Neste ano, a homenageada foi a atriz Ruth de Souza.
Heróis do Tabuleiro 2018
Uma grande confraternização reuniu 2 mil alunos das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro no VIII Encontro Anual de Alunos de Xadrez, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento, realizado em 22 de novembro na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, é parte do projeto Heróis do Tabuleiro, que envolve 96 escolas da Rede nas quais o ensino de xadrez integra a grade curricular.
1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme)
A 1ª edição da Festa Literária da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (Flirme) ocorreu de 16 de outubro a 8 de novembro. O projeto, idealizado pela Gerência de Leitura e Audiovisual da Secretaria Municipal de Educação, teve como homenageado o poeta mato-grossense Manoel de Barros. A cerimônia de encerramento, realizada no Arquivo Nacional, reuniu os trabalhos desenvolvidos nas escolas.
XXXV Mostra Municipal de Dança
O encerramento da 35ª edição da Mostra Municipal de Dança, realizado em 31 de outubro, reuniu 33 coreografias elaboradas por professores e alunos das escolas municipais. Em 2018, novidades como a formação de professores e um documentário realizado em parceria com a MultiRio fizeram parte da programação no Teatro Caixa Nelson Rodrigues.
Lançamento da série "Como É Bom Tocar um Instrumento"
Evento de lançamento da série Como É Bom Tocar um Instrumento, realizado na Escola de Formação Paulo Freire. Estiveram presentes estudantes que participaram da série e seus familiares, além de professores e a equipe responsável pela produção do programa. A série conta a história de alunos da Rede que fazem parte do projeto Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Lançamento do livro "A Arte dos Contos"
O livro, lançado em 29/11/18, reúne contos escritos por grupos formados a partir das rodas de leitura do projeto A Arte dos Contos, que reuniu professores e funcionários de 64 escolas municipais do Rio.
Medalha Carioca de Educação 2018
A 12ª edição da Medalha Carioca de Educação, prêmio concedido pelo Conselho Municipal de Educação, reconheceu os trabalhos do professor de Artes Cênicas Rodrigo Rangel, da E.M. Albert Einstein (7ª CRE), e da professora especialista em avaliação Thereza Penna Firme, da Fundação Cesgranrio. A entrega da premiação foi realizada em 30 de outubro, na Escola de Formação Paulo Freire.
Construindo a Cidadania nas Escolas - Museu Militar
O projeto Construindo a Cidadania nas Escolas, da Defesa Civil carioca, leva a estudantes da Rede Pública Municipal noções de cidadania, trajetórias de vidas bem-sucedidas e atividades culturais. Nesta edição, os alunos foram ao Museu Militar Conde de Linhares e ouviram a palestra do professor Luiz Henrique Rosa, da E.M. Herbert Moses.
O Julgamento da Mãe Natureza - E.M. Mario Claudio
Os alunos da E.M. Mario Claudio (1º CRE), no Rio Comprido, apresentaram a peça "O Julgamento da Mãe Natureza". O espetáculo é resultado de um projeto desenvolvido pela escola em parceria com o EcoViver. O trabalho abordou a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, envolvendo toda a comunidade escolar.
1ª Mostra Pedagógica - Time de Alfabetizadores
Os professores integrantes do Time de Alfabetizadores celebraram o término do primeiro semestre do projeto com uma mostra pedagógica, realizada nas 11 Coordenadorias Regionais de Educação. Educadores e alunos compartilharam práticas e experiências.
MultiRio na Flip 2018
A MultiRio comemora 25 anos participando da Flip - 19ª Festa Literária Internacional de Paraty, realizada de 25 a 29 de julho de 2018. A Casa Libre promoveu, em sua programação, o debate “Mídia e Literatura”, que contou com a presença da MultiRio.
Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca no MAR
A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca fez parte das comemorações pelos cinco anos do Museu de Arte do Rio (MAR) com um concerto realizado no dia 24 de março. Aberta à população, a apresentação reuniu clássicos da música erudita e popular.
Música na alfabetização
Fique por dentro do projeto idealizado pelo professor Fred Moreira que procura contribuir para o processo de alfabetização por meio da educação musical. A iniciativa está sendo implantada em unidades da 11ª CRE e deve se estender a outras escolas da Rede Municipal.
Projeto Teatro em Versos
Realizado nas escolas Jacques Raimundo e Padre Leonel Franca, ambas em Realengo (8ª CRE), o projeto Teatro em Versos une artes cênicas e poesia para trabalhar valores éticos e temas do cotidiano dos alunos. Com encontros semanais, a iniciativa tem auxiliado os participantes a elevar a autoestima e a construir relações de afeto.
Vinte anos da Orquestra de Vozes Meninos do Rio
A Orquestra de Vozes Meninos do Rio, projeto da Secretaria Municipal de Educação (SME), celebrou seu vigésimo aniversário com uma apresentação na Praça do Trem, em Engenho de Dentro. Uma das primeiras iniciativas de educação musical da SME, a ação será incorporada ao projeto Orquestra nas Escolas.
Maratona Escolar dos Grandes Autores 2017
O projeto Maratona Escolar dos Grandes Autores, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Academia Brasileira de Letras (ABL), apresenta a alunos do 8º e 9º ano e do Peja escritores consagrados da literatura brasileira. Em 2017, o homenageado foi Castro Alves. A iniciativa premiou redações de seis alunos que escreveram sobre o poeta.
III Partilha Pedagógica da 11ª CRE
A Partilha Pedagógica é a culminância do trabalho de formação continuada dos professores da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (11ª CRE). Feita em parceria com universidades do Rio de Janeiro, ela é composta de grupos de trabalho que colocam professores e alunos como protagonistas do processo de formação.
Encontro de alunos e responsáveis da E.M. Nicarágua - Construindo a cidadania
Insatisfeitos com alguns problemas enfrentados pela escola, os alunos da E.M. Nicarágua (8ª CRE), em Realengo, organizaram um evento que reuniu estudantes, professores e responsáveis. Os jovens expuseram suas opiniões e apresentaram propostas para a melhoria da unidade.  
Projeto Remição de Pena pela Leitura
O projeto Remição de Pena pela Leitura é fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais de Administração Penitenciária e de Cultura do Rio de Janeiro. A iniciativa permite que presos reduzam suas penas a partir da leitura e da resenha de obras literárias.
1º Encontro de Estudos Pedagógicos
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o Encontro de Estudos Pedagógicos reuniu diretores, coordenadores pedagógicos e professores para avaliar e refletir suas práticas. O evento contou com a participação da diretora da Universidade Internacional da Paz, Maria Glória Sobrinho.
Projeto Orquestra nas Escolas - E.M. Professor Carneiro Felipe
A Escola Municipal Professor Carneiro Felipe (5ª CRE), localizada em Marechal Hermes, recebeu a apresentação do projeto Orquestra nas Escolas, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME), que tem como objetivo formar instrumentistas e criar uma orquestra sinfônica composta pelos alunos da rede.    
Seminário Ginásio Carioca Orsina da Fonseca
Cobertura do evento promovido pelo Ginásio Carioca Orsina da Fonseca sobre a educação para jovens do século XXI. O seminário também resgatou a história da instituição, uma das Escolas do Imperador, e valorizou o trabalho desenvolvido por seus professores.
Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves
A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  
Mutirão de Combate ao Aedes - Escola Municipal Paraná
A E.M. Paraná (5ª CRE), em Cascadura, zona norte da cidade, mobilizou a comunidade escolar para o combate ao Aedes aegypti. Em parceria com a Clínica da Família Souza Marques, em Madureira, realizou uma reunião de pais sobre as arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Os responsáveis aproveitaram a presença dos profissionais de saúde para tirarem dúvidas sobre as doenças e obterem informações de como evitar a proliferação do mosquito.
Rap da Saúde no combate ao Aedes
Encontro entre adolescentes dinamizadores do programa RAP da Saúde (Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde) e representantes da Secretaria Municipal de Saúde. A reunião teve como objetivo discutir novas estratégias de comunicação do grupo com a população atendida pela rede municipal de saúde e fortalecer o plano de combate às arboviroses: dengue, chikungunya, zika.
Oficina de Realidade Aumentada – Educação 360
Na oficina de realidade aumentada oferecida pela MultiRio durante o encontro internacional Educação 360, professores e educadores conheceram o recurso e suas possibilidades de uso em sala de aula. Marcelo Salerno, assessor de Artes Gráficas e Animação, mostrou como uniu a técnica à coleção de livros infantis Que Medo!, e os participantes fizeram a experiência com seus celulares.
Lançamento da série "Mãos à Ópera"
Uma parceira da MultiRio com a produtora de eventos culturais Bonfilm, a série Mãos à Ópera teve seu lançamento na Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire, em 10 de maio de 2016.
Dia Mundial da Saúde
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde – 07 de abril –, Dayse Guimarães, coordenadora pedagógica da E.M. Madrid, em Vila Isabel (2ª CRE), criou uma feira com estandes temáticos abordando: tratamento de água, sexualidade, nutrição e saúde dental. O projeto foi desenvolvido em parceria com o posto de saúde do bairro, o Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa), da Uerj e a UFRJ.
Pequenos Leitores, Grandes Ideias
Evento na Biblioteca do Leblon, celebrando o lançamento de livros dos alunos do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (Santa Teresa, 1ª CRE), dentro do projeto Pequenos Leitores, Grandes Ideias. A partir de tema livre, os estudantes da turma 1.604 desenvolveram textos que foram reunidos nas publicações. A cerimônia, na qual também houve contação de histórias, teve a presença de pais e familiares. 
Encontro com a escritora Luciana Sandroni
A MultiRio acompanhou a visita da escritora Luciana Sandroni na E.M Castelo Branco. Na sala de leitura, os alunos fizeram uma roda de leitura e depois fizeram perguntas à autora. O livro Ludi na revolta da vacina estava sendo trabalhado em aula, e os alunos aproveitaram para tirar suas dúvidas e ganhar um autógrafo da autora.
Feirinha de alimentação
Pensando na saúde dos alunos e na preservação do meio ambiente, os educadores do Espaço de Desenvolvimento Infantil Vera Lúcia Martins Costa, no Recreio dos Bandeirantes, desenvolveram um projeto para melhorar e diversificar a alimentação das crianças. Entre as ações, o cultivo de uma horta na escola e a organização de uma feirinha interna de legumes e verduras.
E.M. Joaquim Nabuco - Exposição 3D
Professores da E.M. Joaquim Nabuco, em Botafogo, realizaram um projeto multidisciplinar, no qual alunos foram apresentados a processos de impressão de objetos em 3D. O trabalho culminou em uma exposição que englobou conteúdos de História, Matemática e História da Arte.
Tirando a Droga de Cena
A cerimônia de premiação da edição 2014 do concurso Tirando a Droga de Cena, da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a MultiRio. Os alunos e professores responsáveis pelas 15 produções vencedoras foram homenageados no Núcleo de Arte Leblon.
Visita da escritora Luly Trigo - E.M. Manoel Bonfim
A escritora Luly Trigo visitou a E. M. Manoel Bonfim, da 3ª CRE, em Del Castilho. Especializada em literatura infantojuvenil, conversou com alunos do 8º e 9º anos da unidade sobre seus livros Carnaval e Meus 15 anos, que tratam do universo dos adolescentes e destacam temas como melhor amigo, conflitos, estudo e relacionamentos.
BiciRio
Passeio ciclístico em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, realizado no 4º Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicleta Passeio. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente/RJ, com o objetivo de estimular o uso da bicicleta como meio de transporte para deslocamento das pessoas nos grandes centros urbanos.
Cineclube Jorge Furtado
Na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, dentro do projeto Cineclube nas Escolas, o cineasta Jorge Furtado conversou e trocou experiências com professores da Rede. No projeto, os alunos têm acesso a equipamentos de audiovisual e acervo de filmes para pesquisa e produção.
Lançamento dos livros "Ler O Que É?" e "Meio Ambiente... E o Nosso Futuro"
Publicação feita a partir de trabalhos criados pelos alunos do 6º ano da Rede Municipal. Durante o lançamento, a Secretária de Educação, Helena Bomeny, recebeu representantes de diversas escolas.
Megassaudável nas escolas
A 3ª CRE envolveu cinco escolas – E.M. Pernambuco, E.M. Manoel Bonfim, E.M. Benevenuta Ribeiro, E.M. Goiás e E.M. Maranhão – para trabalhar com o kit Megassaudável, da MultiRio, que trata das transformações físicas, emocionais e comportamentais da adolescência. As unidades enviaram coordenadores, tutores e alunos para uma reunião de avaliação e troca de experiências.
Parque Madureira
Uma área de lazer com uma bela paisagem, onde é possível andar de skate, jogar pingue-pongue, passear com a família e ter acesso à Nave do Conhecimento – um local com computadores disponíveis e muita informação. Tudo gratuitamente.
Semana Pedagógica (1)
Professores da Educação Infantil mostraram como instrumentos musicais originais podem ser construídos a partir de objetos que seriam descartados. A oficina aconteceu durante a Semana Pedagógica organizada pela Gerência de Educação da 6ª CRE, em agosto de 2014.
Semana Pedagógica (2)
O passo a passo da construção de materiais e jogos que podem ser utilizados em sala de aula, para motivar a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais.