Indicação: 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Curriculares
Primário
Séries

Em ritmo de aventura, os personagens Bruno, Luísa e Guto utilizam a Matemática para vencer os desafios de seu movimentado dia a dia. Adoro Problemas oferece aos professores conteúdos a serem trabalhados em sala de aula para aprofundamento dos conceitos matemáticos.

Episódios
Mundo em gráficos

Como transformar diferentes informações em gráficos, os elementos de um gráfico e os diferentes tipos.

Decimais na reciclagem

Conceitos de unidade, dezena, centena, décimo, centésimo, milésimo, parte inteira e parte decimal. Os números decimais no sistema monetário e em outras áreas do nosso cotidiano.

A horta fracionada

Relação parte-todo, razão, quociente, operador, frações equivalentes e vários outros conceitos para aprender e trabalhar com frações.

A multiplicação dos sanduíches

Adição de parcelas iguais, multiplicação de números naturais, proporcionalidade, propriedades da multiplicação e tabuada.

O tempo não para

Tempo cronológico, tempo social, tempo histórico. Os vários conceitos de tempo e as unidades de medidas de tempo.

A medida da fantasia

Como calcular o perímetro e a área. As diferentes unidades de medida como quilômetro quadrado e hectare.

O triângulo das barracas

Conceitos de triângulos, quadriláteros e polígonos. As diversas classificações de triângulos quanto ao número de lados, ângulos e eixos de simetria.

Entrando nos eixos

O que é simetria e como ela está presente na natureza e no nosso cotidiano. Simetria de reflexão e de rotação e eixos da simetria em figuras geométricas.

O que rola e o que não rola

O que são os poliedros e pirâmides e como distinguir cada figura geométrica plana ou espacial. Conceitos de Geometria.

A planta do jardim

Plantas e mapas, escala numérica ou fracionária, semelhança de figuras e outros conceitos matemáticos relacionados ao estudo da cartografia.