
Indicação: 5º ano do Ensino Fundamental
Formato: videoaulas
Direção: Denise Moraes
Roteiro: Adriana Passos
Apresentação: Luciane de Assis Almeida, professora de Língua Portuguesa
Videoaulas com conteúdos de Língua Portuguesa para o 5º ano do Ensino Fundamental apresentadas pela professora Luciane Almeida. Os episódios aliam as habilidades curriculares a elementos que fazem sucesso nas redes sociais, em especial os memes. O objetivo é estimular o interesse dos alunos e propiciar sua identificação com os temas abordados na série, tornando o aprendizado mais eficiente.
Como identificar os efeitos da ironia e do humor em um texto; o uso de trocadilhos, piadas e memes nos textos. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
A diferença entre fato e opinião na análise de uma biografia, o uso de adjetivos e outras palavras que qualificam e informações subjetivas. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
A linguagem coloquial e a linguagem culta; as diferentes expressões e modos de falar dependendo da região do Brasil. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Os efeitos da pontuação nos textos, a pontuação nas poesias; o uso da vírgula; o que são os haicais.
Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano:
D14 - Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
As relações presentes nos textos e como elas se articulam; como evitar a repetição de palavras usando pronomes, sinônimos ou verbos.
Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano:
D2 - estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
A descoberta do significado de palavras e expressões a partir do contexto; o uso de glossários e dicionários.
Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano:
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
O que é uma narrativa; personagens, espaço e tempo; o conflito gerador, o clímax e o desfecho.
Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano:
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D8 – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto.
Como identificar o tema de um texto; título e palavras-chave, elementos que ajudam a reconhecer o tema de um texto.
Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano:
D6 - Identificar o tema de um texto.
Como identificar a ideia central de um texto, demonstrando compreensão global.
Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano:
D1 – Localizar informações explícitas em um texto; D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
A origem da escrita; textos verbais e não verbais; interpretação de textos; gêneros textuais. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano:
D5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).
D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.