Ficha Técnica

Indicação: 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
Formato: dramaturgia
Roteiro: Júlio César Carvalho
Direção: Eduardo Goldenstein

Mestre do Tempo
2011
Geografia
História
Primário
Séries

Uma viagem pela história do Rio de Janeiro que começa com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, passa pela fundação da cidade, chega aos dias de hoje e continua rumo a um futuro com novos desafios.

Episódios
Um Rio de muitos janeiros

As reformas urbanas do estado da Guanabara e a fusão com o estado do Rio. A mudança da capital do país para Brasília, os festejos da comemoração do IV Centenário da cidade em 1965, o surgimento da bossa nova e as obras do Aterro do Flamengo.

O Rio de Janeiro no presente

A natureza do Rio de Janeiro, as inovações tecnológicas, a economia sustentável, a inclusão digital, o Rio como polo de cinema, a gastronomia carioca e mais sobre a cultura da cidade.

Tempo, tempo, tempo rei

As formas de orientação e localização por meio dos astros, por mapas e a cartografia. Os fenômenos da natureza, dias e noites, estações do ano e o Sistema Solar.

Nas trilhas da aventura

As Grandes Navegações e a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Os modos de contagem do tempo – da natureza e o cronológico –, a convivência entre a cultura europeia e a ameríndia e o Tratado de Tordesilhas.

O Rio antes do Rio

A chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara. Os rios, o litoral carioca, a Mata Atlântica e as expedições exploradoras para conhecer a geografia da nossa cidade.

Um vai e vem de pessoas e de coisas

A história da fundação do Rio de Janeiro, a missão da expedição de Martim Afonso de Sousa, a França Antártica e as batalhas que culminaram no estabelecimento da cidade.

Aqui neste mesmo lugar... O tempo dos vice-reis

A transformação do Rio de Janeiro em centro econômico e administrativo da América portuguesa, como sede do vice-reinado, em 1763. O início da expansão da cidade a partir do centro histórico.

Rio de Janeiro, capital do Reino

A chegada da família real portuguesa no Rio de Janeiro em 1808. As mudanças promovidas por D. João VI, o Dia do Fico e as articulações para a independência do Brasil proclamada por D. Pedro I. 

O Rio de Janeiro novamente corte: Império

A abdicação de D. Pedro I, os governos regenciais, os “barões do café”, a expansão da cidade do Rio ao longo dos trilhos dos trens e dos bondes, o governo de D. Pedro II e as ideias que culminaram com a proclamação da República.

O Rio de Janeiro: vitrine, cartão-postal e capital federal

A modernização e expansão do Rio de Janeiro como capital da República, a Constituição de 1891 e a criação do Distrito Federal. As reformas de Pereira Passos, a Era Vargas e a fundação de Brasília. A história dos primeiros carnavais, das regatas e das partidas de futebol.