Ficha Técnica

Indicação: escola e sociedade  

Formato: documentário  

Roteiro: Adriana Passos  

Direção: André Glasner

 

Como É Bom Tocar um Instrumento
2018
Educação
Música
Séries

A série mostra o dia a dia e a relação com a música de estudantes integrantes do projeto Orquestra nas Escolas, realizado na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Cada episódio apresenta dois alunos de escolas diferentes e de realidades distintas e acompanha como o projeto e a música estão transformando suas vidas.

Episódios
João Victor e Luan

João Victor Procópio Lima estuda no Ginásio Carioca do Samba – E.M. Chile (4ª CRE), em Olaria. Aprendeu a tocar bateria, flauta transversal, piano e teclado, mas, hoje, dedica-se somente ao piano e à flauta doce, seu instrumento na Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Luan Carvalho Vieira é aluno da E.M. Rubem Berta (8ª CRE), em Bangu. O saxofone tocado por ele na OSJC é fruto de uma doação vinda da Alemanha.

Mariana e Willian

Mariana Eleotério mora em Jacarepaguá e estuda na E.M. Roma (2ª CRE), em Copacabana. Ela integra o Coro Laboratório Orsina da Fonseca e, com o apoio do pai, publica nas redes sociais vídeos nos quais aparece cantando. Willian Teles é aluno da E.M. Leônidas Sobrinho Porto (8ª CRE), em Bangu, onde também mora. Ele toca trombone em uma orquestra regida pelo pai, professor de música, e na Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca.

Márcio e Guilherme

Márcio Valente mora na Abolição e é aluno da E.M. República do Peru (3ª CRE), no Méier. Um dos vencedores do Festival da Canção das Escolas Municipais de 2017, ele toca violão desde os sete anos de idade e tem uma banda com amigos. Guilherme Domingues estuda na E.M. Honduras (7ª CRE), na Praça Seca, mesmo bairro em que mora. Com apenas nove anos, toca flauta, gaita, panderola, violão e cavaquinho. Márcio e Guilherme são amigos e integrantes da Camerata de Choro do programa Orquestra nas Escolas.

Nataly e Deryk

Nataly de Carvalho mora em Japeri e estuda na E.M. Coelho Neto (6ª CRE). Ela procura participar de todas as atividades oferecidas pela unidade e, assim, entrou no programa Orquestra nas Escolas, no qual aprende violoncelo. Deryk Porto, aluno da E.M. Francisco Manoel (2ª CRE), é morador de Vila Isabel. Ele começou a tocar contrabaixo aos 10 anos, como forma de amenizar os sintomas do déficit de atenção, e é apaixonado pela música desde então.

Nicole e Marlon

Nicole Levy, moradora da Ilha do Governador, estuda na E.M. Anita Garibaldi (11ª CRE). Apaixonada pelas artes, ela tem aulas de teatro e canto coral, e integra o coro do programa Orquestra nas Escolas. Marlon Portilho é aluno da E.M. Professor Albert Einstein (7ª CRE) e mora na Barra da Tijuca. Integrante da camerata de choro do Orquestra nas Escolas, ele toca violão desde os 8 anos e tem uma banda de rock com o pai e os irmãos.

Maria Eduarda e Moisés

Maria Eduarda Lima estuda na E.M. Porto Filho (10ª CRE) e mora no bairro de Cosmos. Clarinetista dedicada aos ensaios e apresentações, ela também gosta de tocar com as irmãs nos momentos de lazer. Moisés Oliveira, aluno da E.M. José Clemente Pereira (7ª CRE) e morador da Cidade de Deus, é extrovertido e carismático. Violinista, ele começou na música graças à insistência da mãe. Além da vocação musical, esses dois jovens têm em comum o apoio familiar.

Luis Felipe e Thiago

Luis Felipe Ribeiro, aluno da E.M. Carneiro Felipe (5ª CRE), mora em Marechal Hermes e é trompetista da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC). Tornou-se fã de jazz e de Miles Davis por influência do irmão mais velho, uma referência para ele. Thiago Pereira, morador de Santa Cruz, estuda na E.M. Eulália Rodrigues de Oliveira Vieira (10ª CRE) e também integra a OSJC, como flautista. Na música, inspira-se no pai, músico da Aeronáutica. No futebol, sua outra grande paixão, inspira-se no argentino Lionel Messi.

Margit e os irmãos Lucas e Jossana

Os irmãos Lucas e Jossana dos Santos moram em Guaratiba e estudam na E.M. Professor Alfredo de Pires Flores (9ª CRE). Ambos tocam saxofone desde pequenos, influenciados pelo pai, e integram a Orquestra de Sopros Rivadávia Corrêa. Margit Palinkas mora em Copacabana e é aluna da E.M. Minas Gerais (2ª CRE). Além de tocar viola na Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, ela, que tem altas habilidades, faz aulas de canto, dança, teatro e circo. Esses três adolescentes de múltiplos talentos e realidades distintas têm o amor pela música em comum.

Luan e Kauan

Luan de Souza estuda no Ciep Dr. Adelino de Palma Carlos (7ª CRE), toca flauta transversal e é autista. A música tem influenciado positivamente a vida desse jovem cuja família é budista e ligada à cultura africana. Kauan Oliveira é aluno da E.M. Venezuela (9ª CRE) e percussionista. Ele e o pai, guitarrista, tocam juntos na banda da igreja que frequentam. Saiba mais sobre esses dois adolescentes tão diferentes entre si, mas conectados pela música.

Kaylane e Djalma

Kaylane de Almeida mora em Ricardo de Albquerque e é aluna da E.M. Coelho Neto (6ª CRE). Violinista, ela é integrante da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Djalma dos Santos Júnior também é membro da orquestra e toca violoncelo. Ele mora no Leme e estuda na E.M. São Tomás de Aquino (2ª CRE). Ela é apaixonada por botânica. Ele, pela praia. Ambos amam a música.