Ficha Técnica

Indicação: escola e sociedade

Formato: dramaturgia

Roteiro: Rosane Lima

Direção: Leila Hipólito

Arte, Artistas e Arteiros
2012
Artes
Cultura
Fundamental II
Séries

Série sobre arte, estruturada sobre cinco grandes temas. Da pura apreciação da obra ao mergulho nos seus segredos; da formação dos jovens artistas ao ateliê do artista reconhecido, a produção aborda diferentes aspectos desse mundo instigante e multifacetado.

Episódios
A Terra gira, o tempo passa

Os fenômenos cíclicos da natureza e suas representações nas obras de arte. A descoberta e o uso do claro-escuro ao longo da história e na pintura renascentista. O Impressionismo e seus principais representantes. A moda e a influência das estações climáticas nos figurinos.

No giro da Terra, preservar, mudar, transformar

A capacidade humana de sentir, perceber e elaborar uma representação própria do mundo. O papel da arte na busca de sustentabilidade para o planeta a partir da recuperação e utilização de materiais que vêm do lixo.

Nossas marcas no mundo

A arte como forma de comunicação. Os efeitos obtidos com o uso de diferentes técnicas e materiais. Da arte das cavernas ao grafite. A pintura corporal como forma de expressão. A importância do desenho na fase infantil.

Encontro marcado

Barroco e Romantismo. Revolução Industrial: a publicidade como novo "gênero" artístico tipicamente urbano. Art Nouveau, a arte aplicada à indústria e à inovação de materiais. A Pop Art: arte das mídias. Expressionismo. A Semana de Arte Moderna.

Quem tem arte reparte

Arte como expressão cultural das civilizações, influenciada pelo meio social e carregada de individualidade. Técnicas, temáticas e estilos utilizados na arte popular. Arte Naïf e os autodidatas. A produção artística artesanal brasileira.

Tecendo e participando da festa

Confecção de tecidos e objetos trançados, como cestos, balaios, bolsas. As técnicas indígenas de entrelaçar fibras vegetais como o capim dourado. A arte da tapeçaria. Festas populares e tradições culturais. Cultura e formação de identidade nacional.

Brincar de inventar

Criatividade, construção de brinquedos e formação de conhecimento. Os brinquedos e as brincadeiras de diferentes culturas estimulam a imaginação e a criação. Op-Art: a arte em constante movimento.

Pensar para brincar

Mímica, a arte dos gestos. Quadrinhos, caricaturas, charges, cartuns e a crítica à sociedade. O papel contestatório da arte em momentos de repressão social e a busca pela liberdade de expressão. Tropicália e a valorização da identidade cultural nacional.

Tempo de transformação

Apreciação artística e estética de imagens. Consolidação da linguagem fotográfica. Imagens em movimento: cinema e desenho animado. Do cinema mudo para o sonoro e outras inovações. Transformações na arquitetura, na literatura e na música. Recursos tecnológicos na manipulação e na edição de imagens.

Tempo de novas mídias

Evolução das tecnologias de pintura. Pintura mural narrativa no século XX. A interação entre arte, ciência, tecnologia e indústria. O rádio e a televisão como veículos de comunicação, lazer, informação e produção artística. O uso do computador para integração entre mídias. Arte e criação tecnológica.