Ficha Técnica

Indicação: educadores

Formato: roda de conversa

IX Semana de Alfabetização
2021
Alfabetização
Conexão SME
Educação
Formação Docente

Com o tema “Diálogos com Paulo Freire: escrevendo histórias alfabetizadoras”, o objetivo do evento é convidar professoras e professores da Rede a (re)viver suas práticas docentes fundamentadas nos conceitos de autonomia, diversidade e liberdade, tão necessários e pertinentes ao contexto atual da educação.

Episódios
A práxis para afetar e (re)ssignificar uma cidade alfabetizada

Com Luciana de Souza, coordenadora pedagógica da E.M. São Domingos (3ª CRE); Jéssica Fernandes, professora Ciep Thomas Jefferson (8ª CRE); e Ana Carolina Cunha, professor Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE).

Vozes para nos esperançar, caminhos possíveis para o ato de educar

Com Orumar Cândido, coordenador pedagógico do Pré-vestibular NICA (Núcleo Independente Comunitário de Aprendizagem); Ricardo Jaheem, professor da Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais; e Nathalia Alho, professora da E.M. Osmar Paiva Camelo (4ª CRE).

Práticas e reflexões com Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos

Com Ana Paula Simões, professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (6ª CRE); Amanda Rosa, professora do Centro de Referênca de Educação de Jovens e Adultos CREJA; e Diego Leonardo, profesor da Gerência de Educação (10ª CRE).

A importância do ato de ler: desafios e possibilidades da Alfabetização nas diferentes etapas e modalidades da trajetória escolar

Com Bruna Moraes, professora do EDI Professor Rubem Gonçalves (10ª CRE); Simone Werneck, professora E.M. Paulo Freire (4ª CRE); Claudia Carvalho, professora E.M. Lycio de Souza Carvalho (9ª CRE); e Cyntia Menezes, professora do Ciep Gregório Berreza (4ª CRE).

O legado de Paulo Freire para quem ousa alfabetizar

Com Lutgardes Freire, coordenador dos Arquivos de Paulo Freire e do Instituto Paulo Freire; Angela Biz Antunes, diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire; e Luiza Alves, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFRRJ).

Programa de abertura

Os professores Ricardo Jaheem e Luan Ribeiro apresentam a roda de conversa Pedagogia de favelas: movimentos de passinho para alfabetização.