EDUCAÇÃO INFANTIL
língua oral e escrita

O Lugar da Linguagem na Educação Infantil: Reflexões e Práticas

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Denise Carvalho, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fala sobre o tema no EDI Neusa Maria Goulart Brizola (11ª CRE).

ciências sociais e naturais

Verdade ou mentira?

UniDuniTV

Brincando e jogando, descobertas são feitas e as explicações que ajudam a entender a vida aparecem.

Assista

Este mundo é grande mesmo

UniDuniTV

A diversidade humana e cultural em nosso planeta Terra.

O tempo vai passando

UniDuniTV

Noções sobre ontem, hoje e amanhã...

Misturar é divertido

UniDuniTV

Mistura de comida, de cores, de sons, de gente.

Corpo e movimento

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.

Brincadeiras

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.

Vamos salvar o planeta!

UniDuniTV

Ações que beneficiam o meio ambiente e geram a consciência da responsabilidade compartilhada.

Eu conheço várias casas

UniDuniTV

O primeiro lugar onde a criança se descobre é dentro de casa: como é o lugar em que ela vive? Quais são as outras casas?

música

Atirei o pau no gato

Cantigas de Roda

Animação sobre a tradicional canção Atirei o pau no gato. Nela, um menino entende a diferença entre brincar com um gato de brinquedo e outro de verdade.

Marcha, soldado

Cantigas de Roda

A história de um menino que vai seguindo uma parada militar e sonha em salvar a Bandeira Nacional durante um incêndio no quartel.

Se esta rua fosse minha

Cantigas de Roda

Sentindo-se rejeitado com o nascimento da irmã, um menino passa por uma situação inesperada que muda esse sentimento.

Casinha de cupim

Cantigas de Roda

Embalada pela cantiga de roda Casinha de cupim, veja a história de uma menina que é perseguida por cupins ao visitar várias casas.

Como pode viver o peixe

Cantigas de Roda

Um menino aprende a lidar com a perda de seu melhor amigo, na animação inspirada pela canção Como pode viver o peixe.

Entrei na roda

Cantigas de Roda

Crianças se divertem em grupo para descobrir o mundo, o multiculturalismo e as interações sociais nas brincadeiras de roda.

A linda rosa juvenil

Cantigas de Roda

Contos de fadas, folclore nordestino e cordel ilustram o despertar de uma menina para os desejos da adolescência.

Seu Lobo

Cantigas de Roda

“Vou passear no bosque, enquanto o Seu lobo não vem”... Cantando a tradicional cantiga infantil, crianças incomodam o lobo, que tenta escapar como pode.

artes visuais

Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Aristeo Leite Filho, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), discute o tema no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE).

educação infantil

Iara

Juro Que Vi

No coração da mata, fugindo do garimpo, Pedro ouve um lindo canto e encontra Iara, a Mãe-d'Água. Nas lendas, Iara é retratada como uma linda mulher que atraía os homens com sua beleza e com sua voz.

Ler, escrever, desenhar

Um Convite ao Prazer da Leitura

Sugestões para que os adultos estimulem as crianças ao hábito da leitura, por exemplo, escrevendo junto com elas.

Novos Paradigmas da Educação Infantil no Mundo Conteporâneo

1ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Eliana Bhering, doutora em Educação. Relato de experiências: As cores do mundo (diretora Marisa Mesquita e professoras Elaine Stuber e Valessa de Carvalho, C.M. Maria da Conceição Silveira de Carvalho) e Viver é contar e vivenciar histórias (coordenadora pedagógica Haila de Lima e professora Lilian Barreto, E.M. Maria das Dores Negrão).

Brincando entre Estrelas

A menina Celeste e seu companheiro de aventuras, o gatinho Mourão, contemplam as estrelas no céu. Juntos, imaginam o que significam as diferentes formas das várias constelações, para eles e para os habitantes de outros países.

Verdade ou mentira?

Gestão na Educação Infantil

Ensinar e Aprender

Estabelecer um forte elo da escola com a comunidade escolar é a base da gestão de Ana Claudia Alencar Portella, diretora do EDI Professora Giovana Bansi, em Bangu. Depois da recepção aos pais, na chegada das crianças, começa uma série de reuniões de planejamento, acompanhamento de projetos e supervisão do funcionamento da unidade. Nas horas de lazer, um dos programas de Ana Claudia é pedalar pelas ciclovias da cidade.

Medo de quê?

UniDuniTV

Desafios sobre o desconhecido e as ansiedades e o encontro da solução.

Como pode viver o peixe