EDUCAÇÃO INFANTIL
língua oral e escrita

O Lugar da Linguagem na Educação Infantil: Reflexões e Práticas

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Denise Carvalho, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fala sobre o tema no EDI Neusa Maria Goulart Brizola (11ª CRE).

ciências sociais e naturais

Misturar é divertido

UniDuniTV

Mistura de comida, de cores, de sons, de gente.

Brincadeiras

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.

Eu conheço várias casas

UniDuniTV

O primeiro lugar onde a criança se descobre é dentro de casa: como é o lugar em que ela vive? Quais são as outras casas?

Assista

Este mundo é grande mesmo

UniDuniTV

A diversidade humana e cultural em nosso planeta Terra.

Geografia da Infância

2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Tânia de Vasconcellos, pedagoga e doutora em Educação.

Vamos salvar o planeta!

UniDuniTV

Ações que beneficiam o meio ambiente e geram a consciência da responsabilidade compartilhada.

Verdade ou mentira?

UniDuniTV

Brincando e jogando, descobertas são feitas e as explicações que ajudam a entender a vida aparecem.

Corpo e movimento

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.

música

Seu Lobo

Cantigas de Roda

“Vou passear no bosque, enquanto o Seu lobo não vem”... Cantando a tradicional cantiga infantil, crianças incomodam o lobo, que tenta escapar como pode.

Atirei o pau no gato

Cantigas de Roda

Animação sobre a tradicional canção Atirei o pau no gato. Nela, um menino entende a diferença entre brincar com um gato de brinquedo e outro de verdade.

A linda rosa juvenil

Cantigas de Roda

Contos de fadas, folclore nordestino e cordel ilustram o despertar de uma menina para os desejos da adolescência.

Casinha de cupim

Cantigas de Roda

Embalada pela cantiga de roda Casinha de cupim, veja a história de uma menina que é perseguida por cupins ao visitar várias casas.

Se esta rua fosse minha

Cantigas de Roda

Sentindo-se rejeitado com o nascimento da irmã, um menino passa por uma situação inesperada que muda esse sentimento.

Marcha, soldado

Cantigas de Roda

A história de um menino que vai seguindo uma parada militar e sonha em salvar a Bandeira Nacional durante um incêndio no quartel.

Como pode viver o peixe

Cantigas de Roda

Um menino aprende a lidar com a perda de seu melhor amigo, na animação inspirada pela canção Como pode viver o peixe.

A velha a fiar

Cantigas de Roda

A cantiga é o pano de fundo da história que evidencia a relação do homem com o meio ambiente e o ciclo da vida no qual estamos incluídos.

artes visuais

Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Aristeo Leite Filho, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), discute o tema no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE).

educação infantil

Hugo, o monstro

Que Medo!

Hugo é um monstro que não assusta ninguém. Para mudar essa situação, ele enfrentará uma criatura maior e mais assustadora.

Lixo

Sapequinha, Se Liga!

O que acontece com o lixo que é jogado no chão.

Meus muitos poderes

UniDuniTV

As habilidades e os talentos de cada um, singularizando as pessoas.

Ler, escrever, desenhar

Um Convite ao Prazer da Leitura

Sugestões para que os adultos estimulem as crianças ao hábito da leitura, por exemplo, escrevendo junto com elas.

Saci

Juro Que Vi

No interior das Minas Gerais, um fazendeiro que busca algo há muito tempo esquecido encontra o Saci-pererê. Quando ele aparece, o caos se instala, toda a ordem é desfeita e ninguém escapa ao seu desconcerto.

Solidariedade

Sapequinha, Se Liga!

O que fazer com os brinquedos que não são mais usados.

Novos Paradigmas da Educação Infantil no Mundo Conteporâneo

1ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Eliana Bhering, doutora em Educação. Relato de experiências: As cores do mundo (diretora Marisa Mesquita e professoras Elaine Stuber e Valessa de Carvalho, C.M. Maria da Conceição Silveira de Carvalho) e Viver é contar e vivenciar histórias (coordenadora pedagógica Haila de Lima e professora Lilian Barreto, E.M. Maria das Dores Negrão).

Espaços e Processos Pedagógicos na Educação Infantil

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Cristina Lima, professora da SME-Rio, fala sobre o tema no EDI Rubem Braga (2ª CRE).