EDUCAÇÃO INFANTIL
língua oral e escrita

O Lugar da Linguagem na Educação Infantil: Reflexões e Práticas

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Denise Carvalho, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fala sobre o tema no EDI Neusa Maria Goulart Brizola (11ª CRE).

música

Entrei na roda

Cantigas de Roda

Crianças se divertem em grupo para descobrir o mundo, o multiculturalismo e as interações sociais nas brincadeiras de roda.

Atirei o pau no gato

Cantigas de Roda

Animação sobre a tradicional canção Atirei o pau no gato. Nela, um menino entende a diferença entre brincar com um gato de brinquedo e outro de verdade.

A linda rosa juvenil

Cantigas de Roda

Contos de fadas, folclore nordestino e cordel ilustram o despertar de uma menina para os desejos da adolescência.

Seu Lobo

Cantigas de Roda

“Vou passear no bosque, enquanto o Seu lobo não vem”... Cantando a tradicional cantiga infantil, crianças incomodam o lobo, que tenta escapar como pode.

Marcha, soldado

Cantigas de Roda

A história de um menino que vai seguindo uma parada militar e sonha em salvar a Bandeira Nacional durante um incêndio no quartel.

Como pode viver o peixe

Cantigas de Roda

Um menino aprende a lidar com a perda de seu melhor amigo, na animação inspirada pela canção Como pode viver o peixe.

A velha a fiar

Cantigas de Roda

A cantiga é o pano de fundo da história que evidencia a relação do homem com o meio ambiente e o ciclo da vida no qual estamos incluídos.

Se esta rua fosse minha

Cantigas de Roda

Sentindo-se rejeitado com o nascimento da irmã, um menino passa por uma situação inesperada que muda esse sentimento.

artes visuais

Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Aristeo Leite Filho, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), discute o tema no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE).

educação infantil

EDI Professor Dersu Gabriel Bicego

Escolas Cariocas

Professores, agentes de Educação Infantil e responsáveis falam sobre as características do Espaço de Desenvolvimento Infantil Professor Dersu Gabriel Bicego (9ª CRE), em Campo Grande.

Videocast 360º Mônica Nehrer

Dando Ideia

A professora Mônica Nehrer, da Creche Municipal Renascer (3ª CRE), em Del Castilho, detalha o projeto Reaproveitamento de Objetos Descartados, cujo objetivo é trabalhar com a imaginação, as cores e o raciocínio das crianças. Também participam da conversa as professoras Priscila Pereira, diretora da C.M. Renascer, e Ana Cristian Veneno, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio, e o radialista e produtor Ricardo Brito, também da MultiRio. No videocast 360º, você pode usar o cursor do mouse para mudar o ângulo da câmera. Experimente!

Voa, João

Que Medo!

Quem nunca teve medo de ir à escola nos primeiros dias de aula? Conheça João, um pequeno joão-de-barro que ainda mora dentro da casquinha do ovo.

Marcha, soldado

Mônica Nehrer

Dando Ideia

A professora Mônica Nehrer, da Creche Municipal Renascer (3ª CRE), em Del Castilho. Ela conta sobre sua prática de criar brinquedos a partir do reaproveitamento de materiais e de, a partir deles, possibilitar às crianças o desenvolvimento de habilidades como coordenação motora, curiosidade e criatividade.

O Curupira

Juro Que Vi

Você conhece a história do Curupira? Com seus pés para trás e cabelo vermelho, Curupira pune todos aqueles que não respeitam a floresta. Assista a essa história do nosso folclore!

As pintas do Júnior

Que Medo!

Como lidar com o medo de ir ao médico? Junto com o personagem Júnior e as suas pintas, descubra uma nova visão sobre a figura do médico e veja que não há motivos para temores.

Hugo, o monstro

Que Medo!

Hugo é um monstro que não assusta ninguém e sente medo de uma criatura desconhecida!  Acompanhe essa aventura para falar sobre o temor dos “monstros” que vivem embaixo da cama.