ALFABETIZAÇÃO
língua portuguesa

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE).

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014.

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE.

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida.

matemática

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

história e geografia

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

alfabetização

Especial Alfabetização – Leitura

Escrita na alfabetização

#educa

Assista

Leitura e escrita nas diferentes áreas do conhecimento

Formação em Rede

O programa define propostas de trabalho interdisciplinares, tendo em vista os processos de ensino e aprendizagem da língua escrita no contexto da alfabetização. Convidadas: Valeria de Araujo Pereira, professora da E.M. Helton Alvares Veloso de Castro (9ª CRE); Renata Carvalho dos Santos, coordenadora pedagógica da E.M. Helton Alvares Veloso de Castro; e Giselle Nunes Amorim, coordenadora pedagógica da E.M. Medalhista Olímpico Lucas Saatkamp (4ª CRE).

Assista

O trabalho com diferentes linguagens e os modos de aprender na Alfabetização

VII Semana de Alfabetização

As professoras da Rede Municipal Juliana Rebelo Ferreira e Lyvia Teixeira Santos, da E.M. Desembargador Ney Palmeiro (7ª CRE), Suellen da Roche Gomes Junger, da E.M. Artur Azevedo (6ª CRE), Mara Lucia Laranjeira Malheiros, da E.M. Grandjean de Montigny (6ª CRE), e Paula Cid Lopes, doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da Uerj, participam do painel O trabalho com diferentes linguagens e os modos de aprender na Alfabetização.

Assista

Palestra "Educação Especial e o processo de alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Uma reflexão sobre propostas inclusivas e sobre as questões específicas da Educação Especial e da inclusão da pessoa com deficiência. Uma educação inclusiva deve ser fundamentalmente de caráter universal e considerar as especificidades dos estudantes. Palestrante: Márcia Marin Vianna (Colégio Pedro II). Professoras convidadas: Maria Cândida Bandeira (E.M. Claudio Besserman Vianna) e Luciane Frazão (Ciep João Batista dos Santos). Palestra proferida na manhã de 21 de setembro.

O legado de Paulo Freire para quem ousa alfabetizar

IX Semana de Alfabetização

Com Lutgardes Freire, coordenador dos Arquivos de Paulo Freire e do Instituto Paulo Freire; Angela Biz Antunes, diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire; e Luiza Alves, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFRRJ).

Assista

Outros saberes, espaços e linguagens na alfabetização

VIII Semana de Alfabetização

Os professores Douglas Neves (Doug Alvoroçado), Flávio Nascimento, Renan Alcântara (Teacher Ray) e Gustavo Custódio participam da roda de conversa outros saberes, espaços e linguagens na alfabetização

Ler em voz alta

Um Convite ao Prazer da Leitura

Sugestões para que os adultos estimulem as crianças ao hábito da leitura, por exemplo, lendo com elas.