ALFABETIZAÇÃO
língua portuguesa

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE).

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE.

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida.

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014.

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

matemática

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

alfabetização

O texto literário em alfabetização

Formação em Rede

O programa aborda os textos literários como parte do mundo do imaginário, apresentando sua dimensão lúdica e de encantamento e valorizando sua diversidade cultural e artística. Convidadas: Alba Valéria Saraiva, professora do 2º ano do Ciep Oswald de Andrade (6ª CRE); Laise Pacheco, diretora do Ciep Oswald de Andrade; e Maria Francisca Mendes, doutora em Educação e professora da Sala de Leitura da E.M. Abelardo Chacrinha Barbosa (2ª CRE).

Assista

Teatro infantil, contação de histórias, mamulengo

Um Convite ao Prazer da Leitura

Sugestões para que os adultos estimulem as crianças ao hábito da leitura, por exemplo, frequentando espetáculos culturais.

Assista

A docência e a produção de conhecimentos em alfabetização

VI Semana de Alfabetização

Palestra sobre educação literária com Cintia Barreto, doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ e coordenadora da pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil da Universidade Candido Mendes. As professoras Liliane Marins, da Gerência de Alfabetização, Raquel Moraes, da E.M. São Domingos (3ª CRE), Adriana Afonso, do Ciep Almir Bonfim de Andrade (7ª CRE), e Letícia Santos da Cruz, da Gerência de Educação da 9ª CRE, participam da mesa-redonda.

Assista

Oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas orientações curriculares para a alfabetização

VI Semana de Alfabetização

A professora da Uerj Amélia Ribeiro Escotto, a professora da Rede Municipal de Ensino do Rio e do programa de pós-graduação em Educação Básica da Uerj Jonê Baião e a coordenadora de revisão curricular da SME Cristina Lima participam da VI Semana de Alfabetização da SME. Elas conversam sobre oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas orientações curriculares para a alfabetização, no auditório da Escola de Formação Paulo Freire.

Ler, escrever, desenhar

Um Convite ao Prazer da Leitura

Sugestões para que os adultos estimulem as crianças ao hábito da leitura, por exemplo, escrevendo junto com elas.

A inclusão como direito

Ensinar e Aprender

Por meio de atividades lúdicas e com o apoio da sala de recursos multifuncionais da escola, a professora Claudia Scorza, da E.M. Floriano Peixoto (1ª CRE), em São Cristóvão, alfabetizou e formou uma turma regular com dois alunos especiais. A sala de recursos é uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Helena Antipoff, que implementa as políticas educacionais visando à inclusão dos alunos com deficiência em toda a Rede.

1ª Mostra Pedagógica - Time de Alfabetizadores

Curta e Compartilhe

Os professores integrantes do Time de Alfabetizadores celebraram o término do primeiro semestre do projeto com uma mostra pedagógica, realizada nas 11 Coordenadorias Regionais de Educação. Educadores e alunos compartilharam práticas e experiências.

Especial Alfabetização – Ludicidade

Ensinar e Aprender

As professoras Liliane Martins Nunes da Silva, da E.M. Euzebio de Queiroz(8ª CRE), e Carla Ferreira Floro, da E.M. Engenheiro Álvaro Sodré (7ª CRE), premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013, falam sobre a importância da ludicidade na alfabetização.