ALFABETIZAÇÃO
língua portuguesa

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE).

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

matemática

Palestra A Matemática na alfabetização

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participaram Flávia Renata Coelho (SME-Caxias) e as professoras convidadas Gizele Gonçalves Posta Lopes, da E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz (7º CRE), e Rafaella Alves Luzia da Silva, do Ciep Gregório Bezerra (4ª CRE).

alfabetização

Casas de Alfabetização

Educação em Rede

Conheça o projeto Casas de Alfabetização, veja como foi a reestruturação da E.M. São Domingos (3ª CRE) para receber o projeto e descubra as aulas de alfabetização disponíveis na Educopédia.

A velha a fiar

Cantigas de Roda

Veja como a canção A velha a fiar pode gerar uma conversa sobre a relação do homem com o meio ambiente e sobre o ciclo da vida no qual estamos todos inclusos.

1ª Mostra Pedagógica - Time de Alfabetizadores

Curta e Compartilhe

Os professores integrantes do Time de Alfabetizadores celebraram o término do primeiro semestre do projeto com uma mostra pedagógica realizada nas 11 Coordenadorias Regionais de Educação. Educadores e alunos compartilharam práticas e experiências.

Especial Alfabetização – Leitura

Aquitã, o indiozinho

Que Medo!

Um dos medos mais comuns na infância é o de ficar sozinho no escuro. Conheça Aquitã, um indiozinho forte e corajoso que também morre de medo do escuro. Mas, com a ajuda de seus amigos da floresta, ele aprende a superar esse temor!

O Boto

Juro Que Vi

Nas margens dos rios da Amazônia, contam histórias sobre um rapaz misterioso que aparece à noite, durante festejos e bailes, para conquistar o coração das moças mais bonitas. Conheça a história surpreendente do amor entre o boto-cor-de-rosa e a jovem filha de um pescador.

Especial Alfabetização – Escrita

Seu Lobo

Cantigas de Roda

“Vou passear no bosque, enquanto o Seu Lobo não vem”... Cantando a tradicional cantiga infantil, crianças incomodam o lobo, que tenta escapar como pode.