ALFABETIZAÇÃO
língua portuguesa

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE).

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida.

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014.

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE.

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

matemática

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

história e geografia

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

alfabetização

Ler em voz alta

Um Convite ao Prazer da Leitura

Sugestões para que os adultos estimulem as crianças ao hábito da leitura, por exemplo, lendo com elas.

Assista

A docência e a produção de conhecimentos em alfabetização

VI Semana de Alfabetização

Palestra sobre educação literária com Cintia Barreto, doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ e coordenadora da pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil da Universidade Candido Mendes. As professoras Liliane Marins, da Gerência de Alfabetização, Raquel Moraes, da E.M. São Domingos (3ª CRE), Adriana Afonso, do Ciep Almir Bonfim de Andrade (7ª CRE), e Letícia Santos da Cruz, da Gerência de Educação da 9ª CRE, participam da mesa-redonda.

Assista

Processos de aquisição de linguagens

Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas

A psicóloga e professora Alessandra Gotuzo Seabra, do Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano, fala sobre a importância de evidências científicas e a necessidade de instruções fônicas na alfabetização na palestra que faz parte da Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas, organizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em parceria com a MultiRio, pelo início do ano letivo.

Assista

3º ano: e a leitura, como vai?

#educa

A gerente de Afabetização da SME, Cristina Lima, faz um panorama sobre a alfabetização na Rede e fala sobre a Ação 3º Ano, iniciativa da secretaria que visa garantir o aprendizado dos alunos.

Assista

A descoberta dos textos: a literatura em suas muitas direções

VIII Semana de Alfabetização

A professora e escritora Sonia Rosa, o escritor Otávio Júnior e a professora Ana Soares conversam sobre a relação entre leitura, literatura e escola.

Assista

A importância da leitura na alfabetização

Educação em Rede

A importância de despertar o interesse pelos livros entre os alunos e o estímulo aos pais para que leiam com seus filhos. A leitura como aspecto fundamental para o desenvolvimento da vida escolar e o espaço na alfabetização para além do ensino sistematizado.

1ª Mostra Pedagógica - Time de Alfabetizadores

Curta e Compartilhe

Os professores integrantes do Time de Alfabetizadores celebraram o término do primeiro semestre do projeto com uma mostra pedagógica, realizada nas 11 Coordenadorias Regionais de Educação. Educadores e alunos compartilharam práticas e experiências.

Assista

Teatro infantil, contação de histórias, mamulengo

Um Convite ao Prazer da Leitura

Sugestões para que os adultos estimulem as crianças ao hábito da leitura, por exemplo, frequentando espetáculos culturais.