ALFABETIZAÇÃO
língua portuguesa

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida. 

Assista

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE. 

Assista

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Assista

matemática

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

alfabetização

Especial Alfabetização – Ludicidade

Ensinar e Aprender

As professoras Liliane Martins Nunes da Silva, da E.M. Euzebio de Queiroz(8ª CRE), e Carla Ferreira Floro, da E.M. Engenheiro Álvaro Sodré (7ª CRE), premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013, falam sobre a importância da ludicidade na alfabetização.

Assista

Palestra "Educação Especial e o processo de alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Uma reflexão sobre propostas inclusivas e sobre as questões específicas da Educação Especial e da inclusão da pessoa com deficiência. Uma educação inclusiva deve ser fundamentalmente de caráter universal e considerar as especificidades dos estudantes. Palestrante: Márcia Marin Vianna (Colégio Pedro II). Professoras convidadas: Maria Cândida Bandeira (E.M. Claudio Besserman Vianna) e Luciane Frazão (Ciep João Batista dos Santos). Palestra proferida na manhã de 21 de setembro.

Assista

Teatro infantil, contação de histórias, mamulengo

Um Convite ao Prazer da Leitura

Sugestões para que os adultos estimulem as crianças ao hábito da leitura, por exemplo, frequentando espetáculos culturais.

Assista

Avaliação da alfabetização

Educação em Rede

Os resultados da Prova ABC que avaliou, pela primeira vez, o desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em todo o país. O programa também destaca a rádio desenvolvida pelo Polo de Educação pelo Trabalho Telêmaco Gonçalves Maia.

Assista

Professores alfabetizadores do Creja na articulação entre saberes e práticas pedagógicas na EJA

VII Semana de Alfabetização

A mesa-redonda Contribuições dos professores alfabetizadores do Creja na articulação entre saberes e práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos, mediada por Hérica Marinate, da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), conta com a participação de Mônica Fajoses, Valéria Pubell e Daniel de Oliveira, professoras e coordenador pedagógico do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens (Creja).

Assista

Oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas orientações curriculares para a alfabetização

VI Semana de Alfabetização

A professora da Uerj Amélia Ribeiro Escotto, a professora da Rede Municipal de Ensino do Rio e do programa de pós-graduação em Educação Básica da Uerj Jonê Baião e a coordenadora de revisão curricular da SME Cristina Lima participam da VI Semana de Alfabetização da SME. Elas conversam sobre oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas orientações curriculares para a alfabetização, no auditório da Escola de Formação Paulo Freire.

Assista

Práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização Carioca

Formação em Rede

O programa discute práticas de leitura e de escrita, destacando o lugar da autoria das crianças na Alfabetização e compreendendo-as como sujeitos que, lendo e escrevendo suas próprias narrativas, aprendem a ler e a escrever. Convidadas: Angela de Almeida Lima e Magali Azeredo Araujo, professoras da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE), em Copacabana; e Simone Werneck, professora da E.M. Professor Paulo Freire (4ª CRE), na Maré.

Assista

Breve histórico da alfabetização na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio

VI Semana de Alfabetização

Uma contextualização histórica da alfabetização na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio, por Teresa Cristina Araújo, supervisora da 3ª CRE, e Ana Cristian Veneno, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio. E uma conversa com a professora Cecilia Goulart, doutora em Letras e coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Cultura e Práticas Educativas, sobre oralidade, leitura e produção de textos.

Assista