ALFABETIZAÇÃO
língua portuguesa

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida.

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014.

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE.

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE).

matemática

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

alfabetização

Práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização Carioca

Formação em Rede

O programa discute práticas de leitura e de escrita, destacando o lugar da autoria das crianças na Alfabetização e compreendendo-as como sujeitos que, lendo e escrevendo suas próprias narrativas, aprendem a ler e a escrever. Convidadas: Angela de Almeida Lima e Magali Azeredo Araujo, professoras da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE), em Copacabana; e Simone Werneck, professora da E.M. Professor Paulo Freire (4ª CRE), na Maré.

Assista

Oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas orientações curriculares para a alfabetização

VI Semana de Alfabetização

A professora da Uerj Amélia Ribeiro Escotto, a professora da Rede Municipal de Ensino do Rio e do programa de pós-graduação em Educação Básica da Uerj Jonê Baião e a coordenadora de revisão curricular da SME Cristina Lima participam da VI Semana de Alfabetização da SME. Elas conversam sobre oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas orientações curriculares para a alfabetização, no auditório da Escola de Formação Paulo Freire.

Mesa de abertura da VI Semana de Alfabetização

VI Semana de Alfabetização

Cerimônia de abertura da VI Semana de Alfabetização – Identidade, saberes e fazeres docentes em Alfabetização. O evento da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro aconteceu na Escola de Formação Paulo Freire.

Casas de Alfabetização

Educação em Rede

O projeto Casas de Alfabetização, a reestruturação da Escola Municipal São Domingos (3ª CRE), em Del Castilho, para receber a iniciativa e as aulas de alfabetização disponíveis na Educopédia.

Ler é tudo!

Ensinar e Aprender

A experiência da professora alfabetizadora Evelin José na E.M. Ministro Plínio Casado (4ª CRE), em Brás de Pina, criando atividades lúdicas que incentivam a leitura. Com pós-graduação em Neurociências, a educadora aguçou a percepção sobre os diferentes ritmos de aprendizado e passou a dar atenção individualizada a seus alunos.

Escrita na alfabetização

#educa

Educação Infantil e Ensino Fundamental: espaços de transição

VI Semana de Alfabetização

Mesa-redonda com Margarida dos Santos, professora do Colégio de Aplicação da Uerj, Gina Paula, da Gerência de Ensino Fundamental da SME, e Luan Gomes, da Gerência de Educação da 4ª CRE, sobre Educação Infantil e Ensino Fundamental: espaços de transição.

Assista

A integração das áreas de conhecimento em alfabetização

VI Semana de Alfabetização

A mesa "A integração das áreas de conhecimento em alfabetização" contou com Renata Surrage, Márcia Dias, Roberto Antunes e Marcellus Silveira, professores coordenadores na SME de Língua Inglesa, Educação Física, História e Geografia, respectivamente. Eles falaram sobre como cada uma dessas áreas pode contribuir no processo de alfabetização.