GINÁSIO
língua portuguesa

Super-Ruiva: quadrinhos

Morde a Língua

Você gosta de histórias em quadrinhos? Conheça a linguagem dos quadrinhos, com todos os seus recursos e significados, e saiba como construir uma super-heroína: a Super-Ruiva.

Aula 09 – O texto é um tecido I! As narrativas do texto

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

O encadeamento e a costura que formam a coesão entre as partes de um texto; as narrativas do texto; como usar repetições e substituições para tornar um texto coeso.

Aula 01 – Estratégias de leitura: do explícito ao implícito no texto

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

O que é um texto? Descubra as definições de texto e aprenda sobre os níveis e as estratégias de leitura, as informações implícitas e explícitas dentro de um texto.

Aula 19 – Pensando em um texto coerente

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Como escrever um texto coerente? Veja como ordenar frases e ideias para construir uma narrativa com coerência e descubra a importância do título.

Aula 6 – Elementos que constroem a narrativa

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Quais são as características de um texto narrativo? Descubra com essa videoaula, e conheça os elementos da narrativa, como personagem, espaço, tempo, narrador e enredo.

Aula 16 – Não se escreve como se fala

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Você não fala da mesma maneira que escreve, certo? Conheça as diferenças entre o texto falado e o texto escrito, e a importância do contexto na elaboração de um texto.

Aula 05 – Os argumentos sustentam a tese II

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Como construir um argumento? Saiba analisar os argumentos de uma tese, conheça os diferentes tipos e veja como embasar uma argumentação.

Assista

Um vídeo sobre a nossa vida: crônica

Morde a Língua

Quais são os grandes cronistas brasileiros? Descubra as origens e características da crônica e sua inspiração no cotidiano, as formas de construção e conteúdo de uma crônica, sua relação com os vlogs de hoje em dia e muito mais!

matemática

Aula 41 - O zero da função afim

Tempo de Estudar - Matemática - 9º ano

Como determinar o zero da função afim? Veja como fazer o cálculo de alguns valores da função f – valor numérico - e como verificar a existência de um valor de x que faz com que a função y seja zero. Aprenda, também, sobre cálculo de f(x) = 0 e a identificação do zero da função como coordenada (x = 0) do gráfico no plano cartesiano.

Aula 13 – Propriedades das potências

Tempo de Estudar - Matemática - 9º ano

Quais são as propriedades das potências? Aprenda a multiplicar e a dividir potências de mesma base e entenda como calcular a potência de uma potência e a potência de um produto.

Aula 11 - Resolução de equações do 1º grau

Tempo de Estudar - Matemática - 7° ano

O que são equações do 1ª grau? Veja como encontrar o termo desconhecido (a incógnita) de uma expressão algébrica, com a ajuda de exercícios de fixação.

Aula 10 - As frações do dia a dia

Tempo de Estudar - Matemática - 6º ano

Como usar as frações no dia a dia? Descubra o conceito de fração e as diferentes aplicações, com a ajuda de exercícios de fixação.

Aula 13 - Valor numérico de uma expressão algébrica

Tempo de Estudar - Matemática - 8° ano

Como achar o valor numérico de uma expressão algébrica? O professor Clayton Botas ensina a substituir valores em expressões algébricas para encontrar um resultado numérico em cada situação. Aprenda também sobre números negativos e números nas formas decimal e fracionária.

Aula 18 - Medida do tempo

Tempo de Estudar - Matemática - 6º ano

Segundos, horas, minutos... Vamos falar sobre as medidas de tempo. As diferentes possibilidades de leitura e as maneiras de estabelecer intervalos de tempo.

Aula 04 – Relações métricas do triângulo retângulo – Teorema de Pitágoras

Tempo de Estudar - Matemática - 9º ano

Por que, em triângulos retângulos, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos? Aprenda a fórmula a² = b² + c², conhecida como Teorema de Pitágoras. Depois disso, confira a aplicação do teorema em situações da vida prática e um exercício para fixar a matéria.

Aula 02 - Números racionais: A fração geratriz

Tempo de Estudar - Matemática - 8° ano

Como encontrar a fração geratriz? Descubra como encontrar a forma fracionária de um número com forma decimal infinita e saiba mais sobre os números racionais.

ciências

Voyager 1 é o primeiro veículo espacial a deixar o Sistema Solar

Entrando em Órbita

Conheça a sonda Voyager 1. Lançada em 1977, ela foi o primeiro veículo espacial a deixar o Sistema Solar para explorar uma região obscura e fria da galáxia.

A Estação Espacial Internacional

Entrando em Órbita

A Estação Espacial Internacional é uma das maiores construções que o homem já fez até hoje. Veja como ela foi construída ao longo de 13 anos e as características da estação, que gira em torno da Terra com seis astronautas realizando diversos experimentos.

Assista

Stephen Hawking lança programa de busca de vida extraterrestre

Entrando em Órbita

Você acredita que existe vida em outros planetas? Conheça o ambicioso projeto que o astrofísico britânico Stephen Hawking lançou em busca de vida extraterrestre.

Fotossíntese não é selfie

Como É Que É?

Já ouviu falar em elódea? É uma planta aquática muito usada em aquários. Conheça mais sobre essa planta e aprenda, também, sobre o processo que utiliza luz solar, água e gás carbônico para produzir carboidratos e oxigênio, chamado fotossíntese.

Os 25 anos do Hubble

Entrando em Órbita

Vamos falar de dois telescópios espaciais importantíssimos para a Astronomia: o Hubble e o James Webb. Veja como eles funcionam e a importância do telescópio Hubble, lançado há mais de 25 anos e que será substituído pelo James Webb.

Especial arboviroses

Como Vivemos

Mais de 60 países do mundo estão com riscos de transmissão de arboviroses, as doenças transmitidas por mosquitos. E metade da população mundial está exposta à Dengue. Como os vírus não conhecem fronteiras, precisamos nos proteger.

Herança genética

Detetives da Ciência

Herança genética DNA, RNA, genes, hereditariedade... Saiba tudo sobre a Genética, ramo da Biologia que estuda como as características físicas e biológicas dos seres vivos são transmitidas de geração em geração.

Assista

Vendo às claras com luz negra

Como É Que É?

Aprenda sobre os efeitos dos raios ultravioleta do Sol em uma experiência com prendedores de cabelo e filtro solar. E conheça também os efeitos da luz negra e os usos no dia a dia. A necessidade do uso do filtro solar.

artes

Desenhando o futuro

Ensinar e Aprender

Nas turmas com defasagem entre idade e série do projeto Acelera II, da E.M. Estado da Guanabara (3ª CRE), em Higienópolis, o trabalho do professor Jair Filho soma criatividade e dedicação. Artista plástico nas horas vagas, o educador aproveita seu talento para criar atividades com arte que ajudam os alunos a superar as dificuldades de aprendizado.

história

Aula 1 - Crise de Roma

Tempo de Estudar - História - 7º Ano

O Império Romano e as principais causas da crise de Roma, que levou à fragmentação e ao posterior surgimento de vários países na Europa e de um novo sistema de governo: o feudalismo.

Aula 3 - A cultura na Idade Média

Tempo de Estudar - História - 7º Ano

Será que hoje em dia ainda utilizamos invenções e descobertas da época da Idade Média? Embora também conhecida como Idade das Trevas, a Idade Média foi um período no qual ocorreram avanços em diversas áreas do conhecimento, como a literatura, a pintura, a música e a arquitetura.

Aula 5 - Crise no feudalismo

Tempo de Estudar - História - 7º Ano

O feudalismo, sistema político e econômico vigente na Europa durante séculos, entrou em crise a partir do século XIV. Saiba mais sobre os três principais fatores que levaram à crise do sistema feudal: a fome, a peste negra e as guerras.

A Revolta da Chibata

O Mochileiro do Futuro

Você acredita que, no início do século XX, marinheiros aqui do Rio ainda sofriam com castigos físicos como chibatadas? Em 1910, liderados por João Cândido, conhecido como Almirante Negro, os marinheiros, em grande parte negros, se rebelaram contra as péssimas condições de trabalho e os castigos físicos. Saiba mais sobre a Revolta da Chibata.

Arqueologia ou bancando o Indiana Jones

MultiClube

A arqueologia não é uma atividade somente de personagens de cinema e de videogame. Neste episódio, conheça alguns profissionais de verdade que estudam o passado da humanidade no Rio de Janeiro, no México e no Egito.

A Guerra dos Marimbondos

O Mochileiro do Futuro

Você sabe por que a revolta popular iniciada na antiga província nordestina de Pernambuco, em 1851, ficou conhecida como Guerra dos Marimbondos? Diziam que o barulho da multidão de homens, mulheres e crianças marchando parecia o zumbido de insetos voando. Saiba mais sobre a revolta iniciada contra a determinação do governo para a realização do regulamento do registro de nascimentos e óbitos, uma etapa para se proceder ao Censo Geral do Império.

A Revolução Pernambucana

O Mochileiro do Futuro

Você sabe quais motivos levaram a população pernambucana a se rebelar contra o governo do Brasil em 1817? Os pernambucanos enfrentavam uma série de dificuldades, como seca, fome, recessão e altos impostos, cobrados pela corte portuguesa instalada no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a revolta que ficou conhecida como Revolução Pernambucana, em que os líderes criaram um governo provisório e proclamaram a independência de Pernambuco.

Aula 4 - Mudanças no feudalismo

Tempo de Estudar - História - 7º Ano

Entre os séculos XI e XIII, a Europa medieval passou por uma série de mudanças. Veja quais foram os principais fatores que provocaram esse grande fluxo de transformações, como o crescimento do comércio e das cidades e o surgimento da burguesia.

geografia

Planeta verde

Curiosos por Natureza

Você sabia que existem plantações de árvores feitas especialmente para a produção de papel? Descubra o que é a silvicultura, os diferentes tipos de vegetação do Brasil e do mundo, e a relação entre clima e vegetação nativa, a Mata Atlântica no Rio de Janeiro e o conceito de biodiversidade.

O meu lugar

Curiosos por Natureza

Você sabe a diferença entre os conceitos de lugar e espaço geográfico? Na Geografia, quais são as definições de paisagem e de lugar? Descubra as respostas para essas perguntas e muito mais!

Aula 14 - Produtos notáveis: o quadrado da soma

Tempo de Estudar - Matemática - 8° ano

O que são e como calcular produtos notáveis? Saiba o que é o quadrado da soma, a propriedade distributiva, o pensamento geométrico que pode ser relacionado e muito mais.

Oriente-se, rapaz!

Curiosos por Natureza

Como você se localiza na sua cidade? Vamos falar sobre o uso de ferramentas de orientação e localização, como placas, mapas, bússola, GPS e alguns elementos da natureza. Descubra quais são os pontos cardeais e aprenda a construir uma bússola!

Cultura e transportes

Como Vivemos

Pegue carona numa viagem pelos diferentes transportes do planeta - até para decidir se você entraria nos carros sem motoristas, já testados na Europa e nos EUA, ou no trem moscovita todo operado por crianças.

Planeta humano

Curiosos por Natureza

Para nos tornarmos uma sociedade com autoconhecimento, é necessário o estudo da população de diferentes regiões. Aprenda sobre a estrutura da população brasileira, os processos de migração, os conceitos de densidade demográfica, expectativa de vida, população economicamente ativa, pirâmide etária, entre outros.

Dividindo o mundo

Curiosos por Natureza

Como o mundo é divido e organizado nos dias de hoje? Primeiro, segundo e terceiro mundos, a Guerra Fria, as divisões geográficas, a regionalização e a organização do planeta por critérios afetivos, administrativos, econômicos e culturais são o assunto deCuriosos por Natureza.

O espaço da produção

Curiosos por Natureza

O que é a economia? O que são os setores primário, secundário e terciário da economia? Descubra e aproveite para entender, também, as relações trabalhistas, a distribuição espacial dos diferentes tipos de indústrias, as relações comerciais e muito mais.

educação física

Esportes

África Diversa

Descubra o que é a petanca, esporte nacional de Madagascar. Veja como, na África do Sul, futebol e balé se unem para beneficiar jovens atletas; e como, na Argélia, o futebol é um aliado na luta de mulheres contra a repressão. E ainda falando sobre esportes, se a capoeira é brasileira, veja por que ela certamente tem um pé em Angola!

Uma dupla dinâmica

Como É Que É?

Você sabia que é possível estudar Física em um parque de diversões? Em um dia no parque, conheça as leis da dinâmica de Isaac Newton, conceitos de mecânica, a força centrífuga, o princípio da inércia e muito mais.

ginásio

Aula 26 – Raízes de uma equação do 2º grau

Tempo de Estudar - Matemática - 9º ano

Saiba como determinar as raízes de uma equação do 2º grau. A raiz de uma equação do 2º grau é o valor da incógnita que torna a sentença verdadeira.

As formas da natureza

Detetives da Ciência

Você sabia que as formas dos ambientes influenciam os animais ao escolherem o local onde vão viver? Veja como a Matemática e a Ciência andam juntas na classificação dos seres vivos e na relação deles com o meio ambiente.

Aula 01 – Estratégias de leitura: do explícito ao implícito no texto

Assista

Um mergulho no espelho: romance

Morde a Língua

Qual romance você está lendo no momento? Vamos falar sobre a estrutura do texto, os diferentes tipos de narrador, a diferença entre tempo psicológico e cronológico, entre protagonista e antagonista e outras características de um romance.

Como uma onda no mar

Megassaudável

A adolescência é uma explosão de sensações. Como lidar com as alternâncias de humor e driblar a timidez nesse período?  A Dra. Albertina Duarte escuta as questões dos alunos da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE) sobre medicalização excessiva, o uso de drogas lícitas e ilícitas e muito mais.

Assista

Tudo misturado e em harmonia

Detetives da Ciência

A biodiversidade é o conjunto das espécies de plantas, animais, fungos, micro-organismos e ecossistemas em que esses seres vivos estão inseridos. Conheça os biomas e os ecossistemas brasileiros e as espécies que correm risco de extinção.

A Estação Espacial Internacional

Aula 25 – Reconhecendo uma equação do 2º grau

Tempo de Estudar - Matemática - 9º ano

Como reconhecer uma equação do 2º grau? Na aula da professora Gina Pereira, entenda os conceitos que definem uma equação do 2º grau, seja ela completa ou incompleta.