FUNDAMENTAL II
língua portuguesa

Ideias demais: argumentação

Morde a Língua

O que é argumentação, a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, os diferentes tipos de argumento e as diversas formas de aplicá-los.

Assista

Vladimir, o sapo, e outras histórias: contos

Morde a Língua

A definição de conto e os elementos de um texto de base narrativa. Dos contos de fadas aos contos de terror, passando pelos maiores contistas do Brasil.

Assista

Os vários "Brasis"

Mar de Palavras

As diferenças entre a língua portuguesa falada em Portugal, em outros países e nos diversos "Brasis".

Assista

Um mergulho no espelho: romance

Morde a Língua

O que é um romance, a estrutura desse tipo de texto, os diferentes tipos de narrador, a diferença entre tempo psicológico e cronológico e entre protagonista e antagonista.

Assista

Aula 14 – As pistas do locutor e do interlocutor no texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

Como identificar o locutor e o interlocutor de um texto. As marcas linguísticas que ajudam a reconhecer cada um deles e os diferentes tipos de locutor.

Assista

Aula 18 – Por que fazer parágrafos?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

A definição de parágrafo, seus diferentes tipos e como construir um bom parágrafo.

Assista

A hora de uma estrela: gêneros textuais em jornais e revistas

Morde a Língua

Os diferentes tipos de texto encontrados em jornais e revistas e as características específicas de cada gênero textual. O que são reportagens, artigos de opinião, peças publicitárias e as intenções por trás de cada texto.

Assista

Gota

Poesia Concreta na Escola

Aluna: Janaína Figueira da Costa, da E.M. Venezuela (9ª CRE). Professora: Izabel Cristina de Rezende Rosal.

Assista

matemática

Aula 25 – Reconhecendo uma equação do 2º grau

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como reconhecer uma equação do 2º grau, os conceitos que definem uma equação do 2º grau, seja ela completa ou incompleta.

Assista

Aula 15 – Potência de base dez

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como fazer quando as potências de base dez têm expoente negativo ou positivo, a expressão das potências por meio de um número decimal; a multiplicação, divisão e simplificação das potências de base dez.

Assista

Lado a lado

Procura Acha (6º Ano)

Conceito de polígonos, nomenclatura e classificação. A relação entre lados, vértices e ângulos.

Assista

Aula 13 – Propriedades das potências

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Quais são as propriedades das potências, multiplicação e divisão de potências de mesma base e como calcular a potência de uma potência e a potência de um produto.

Assista

Aula 47 – Construção da parábola

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A elaboração de uma tabela de valores de x e de f(x) de cada função e a representação dos pontos obtidos na tabela no plano cartesiano. Como identificar o padrão parabólico dos pontos de uma função quadrática e determinar os pontos importantes para a construção de um gráfico de uma função quadrática. 

Assista

Aula 17 – Radicais

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Os termos da radiciação: índice, radical, radicando e raiz. A relação entre índice e expoente, o cálculo das raízes de números inteiros e fracionários, positivos e negativos.

Assista

Aula 10 – Diagonais de polígonos

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Cálculo do número de diagonais de polígonos com pequenas quantidades de lados e em polígonos com quantidade de lados desconhecida, representada por uma variável.

Assista

Aula 04 – Arredondamento

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Como fazer o arredondamento de números racionais e irracionais.

Assista

ciências

Nanomundo

Detetives da Ciência

A ciência do ultracompacto,  das nanomáquinas, dos nanomotores e nanocomponentes.

Assista

Stephen Hawking lança programa de busca de vida extraterrestre

Entrando em Órbita

O projeto ambicioso do famoso astrofísico britânico Stephen Hawking.

Assista

Alô, alô! Tem alguém aí?

Detetives da Ciência

Pesquisa espacial: o que pode se tornar realidade, o que é só imaginação. Existe vida em outros planetas?

Assista

Que tempo doido!

Detetives da Ciência

Mudanças climáticas. O efeito estufa e suas consequências sobre a vida em nosso planeta.

Assista

Tudo misturado e em harmonia

Detetives da Ciência

Explora os reinos animal e vegetal para desenvolver uma consciência de preservação.

Assista

Ondas gravitacionais

Entrando em Órbita

Identificadas as ondas gravitacionais previstas na teoria por Albert Einstein há mais de cem anos.

Assista

Paradoxal

Como É Que É?

A teoria da relatividade e como medir a velocidade da luz em um experimento envolvendo uma barra de chocolate e um forno de micro-ondas.

Assista

A Estação Espacial Internacional

Entrando em Órbita

Lançamento da cápsula Cygnus para sua quinta missão de abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS).

Assista

artes

Artes & Carnaval

Escolher Dá Trabalho!

Empregos fixos e temporários movimentam o setor. "Criatividade" é a palavra-chave.

Assista

No giro da Terra, preservar, mudar, transformar

Arte, Artistas e Arteiros

A capacidade humana de sentir, perceber e elaborar uma representação própria do mundo. O papel da arte na busca de sustentabilidade para o planeta a partir da recuperação e utilização de materiais que vêm do lixo.

Assista

Nossas marcas no mundo

Arte, Artistas e Arteiros

A arte como forma de comunicação. Os efeitos obtidos com o uso de diferentes técnicas e materiais. Da arte das cavernas ao grafite. A pintura corporal como forma de expressão. A importância do desenho na fase infantil.

Assista

Tempo de novas mídias

Arte, Artistas e Arteiros

Evolução das tecnologias de pintura. Pintura mural narrativa no século XX. A interação entre arte, ciência, tecnologia e indústria. O rádio e a televisão como veículos de comunicação, lazer, informação e produção artística. O uso do computador para integração entre mídias. Arte e criação tecnológica.

Assista

Pensar para brincar

Arte, Artistas e Arteiros

Mímica, a arte dos gestos. Quadrinhos, caricaturas, charges, cartuns e a crítica à sociedade. O papel contestatório da arte em momentos de repressão social e a busca pela liberdade de expressão. Tropicália e a valorização da identidade cultural nacional.

Assista

Quem tem arte reparte

Arte, Artistas e Arteiros

Arte como expressão cultural das civilizações, influenciada pelo meio social e carregada de individualidade. Técnicas, temáticas e estilos utilizados na arte popular. Arte Naïf e os autodidatas. A produção artística artesanal brasileira.

Assista

Encontro marcado

Arte, Artistas e Arteiros

Barroco e Romantismo. Revolução Industrial: a publicidade como novo "gênero" artístico tipicamente urbano. Art Nouveau, a arte aplicada à indústria e à inovação de materiais. A Pop Art: arte das mídias. Expressionismo. A Semana de Arte Moderna.

Assista

Tempo de transformação

Arte, Artistas e Arteiros

Apreciação artística e estética de imagens. Consolidação da linguagem fotográfica. Imagens em movimento: cinema e desenho animado. Do cinema mudo para o sonoro e outras inovações. Transformações na arquitetura, na literatura e na música. Recursos tecnológicos na manipulação e na edição de imagens.

Assista

história

No mundo dos dinossauros

MultiClube

Tudo o que você sempre quis saber sobre os dinossauros está aqui! Neste episódio, o Multiclube traz muitas informações sobre esses animais que habitaram o planeta há milhões de anos: o maior deles já descoberto, o primeiro a nadar, a origem do nome "dinossauro" e muito mais.

Assista

Aula 04 – Mudanças no feudalismo

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

Aprenda quais foram os principais fatores que provocaram mudanças importantes na Europa feudal entre os séculos XI e XIII, como o crescimento do comércio e das cidades e o surgimento da burguesia.

Assista

Aula 16 – O lento processo da abolição da escravidão no Brasil

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

Mudanças culturais e econômicas no Brasil e no mundo que tornaram a escravidão questionável; as leis abolicionistas; o interesse das elites na manutenção da escravidão.

Assista

Aula 08 – Revolução Francesa

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A França durante a revolução. A Assembleia Nacional Constituinte e a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, quem foram os Girondinos, Jacobinos e Montanha. O segundo momento da Revolução Francesa conhecido como Convenção Nacional.

Assista

Cultura

África Diversa

Neste episódio, diferentes manifestações artísticas evidenciam a diversidade cultural da África. O semba, ritmo musical típico de Angola, se espalha pelo mundo. No Senegal, uma escola de dança mistura estilos tradicionais e contemporâneos. A artista plástica Kiki Bokassa, filha do ex-ditador da República Centro-Africana, utiliza a arte como forma de lidar com o passado. Estilistas africanos resgatam elementos e trajes típicos do continente para suas novas coleções.

Assista

Combatendo o preconceito com conhecimento

Ensinar e Aprender

Qual É a Graça é o nome do projeto do professor de Ciências Luiz Henrique de Melo Rosa, da E.M. Herbert Moses, no Jardim América (4ª CRE). Questões ligadas ao preconceito e à escravidão, além da importância dos heróis afro-brasileiros para a construção da identidade nacional, são discutidas em um jardim temático que ele criou na escola. Para garimpar novas plantas, ele frequenta feiras e hortos florestais como o de Guaratiba. 

Assista

A Revolta dos Malês

O Mochileiro do Futuro

Em 1835, africanos escravizados e libertos que seguiam o islamismo (malês), revoltaram-se contra a escravidão e a imposição da religião católica. O movimento aconteceu em Salvador e recebeu o nome de Revolta dos Malês.

Assista

A Revolução Pernambucana

O Mochileiro do Futuro

Em 1817, a população pernambucana enfrentava uma série de dificuldades, como seca, fome, recessão e altos impostos, cobrados pela corte portuguesa instalada no Rio de Janeiro. Houve uma revolta, e seus líderes criaram um governo provisório e proclamaram a independência de Pernambuco.

Assista

geografia

Planeta Brasil

Curiosos por Natureza

Os três poderes que constituem o governo brasileiro. O que é democracia representativa, as características do nosso país, as riquezas naturais e a geografia do Brasil em contraste com as desigualdades sociais.

Assista

Guaratiba-Santa Cruz, via Campo Grande

Aventuras Cariocas

Na Zona Oeste, o grupo conhece um modelo de agricultura familiar, lugares históricos e até pilota um simulador de caça aéreo.

Assista

Planeta humano

Curiosos por Natureza

A estrutura da população brasileira, os processos de migração; os conceitos de densidade demográfica, expectativa de vida, população economicamente ativa, pirâmide etária, entre outros.

Assista

Planeta terra

Curiosos por Natureza

A estrutura e composição da Terra, a função das placas tectônicas, as formas e agentes transformadores do relevo terrestre e do relevo oceânico. 

Assista

Floresta

Aventuras Cariocas

Na Floresta da Tijuca, um banho de cachoeira, uma ação de replantio e o aprendizado sobre a importância da água para a vida de todos.

Assista

Madureira, via Central

Aventuras Cariocas

Da Central do Brasil à quadra da Portela, em Oswaldo Cruz, muitas aventuras e novidades.  

Assista

Manguezal

Aventuras Cariocas

Um verdadeiro banho de lama, em que os personagens vão explorar a fauna e a flora dos manguezais.

Assista

Dividindo o mundo

Curiosos por Natureza

Primeiro, segundo e terceiro mundos; a Guerra Fria, as divisões geográficas, a regionalização e a organização do planeta por critérios afetivos, administrativos, econômicos e culturais.

Assista

educação física

Educação Física, valores e atitudes

Quem Disse Que Estou Só Brincando?

A tolerância e o respeito à diversidade na escola trabalhados nos conteúdos da Educação Física são temas deste episódio.

Assista

Rúgbi e rúgbi em cadeira de rodas

Tem Jogo!

Duas modalidades de rúgbi estarão nos Jogos de 2016. O rúgbi nasceu na Inglaterra e, da mesma forma que o futebol, é um jogo de invasão do campo adversário com o objetivo de marcar gols.

Assista

Educação Física e lazer

Quem Disse Que Estou Só Brincando?

Estratégias pedagógicas que possibilitam ao aluno se educar pelo e para o lazer.

Assista

Esportes

África Diversa

Neste episódio, conheça a petanca, esporte nacional de Madagascar. Na África do Sul, futebol e balé se unem para beneficiar jovens atletas. Já na Argélia, o futebol é um aliado na luta de mulheres contra a repressão. E se a capoeira é brasileira, ela certamente tem um pé em Angola.

Assista

Golfe e bocha paralímpica

Tem Jogo!

O clássico golfe também é um esporte olímpico, e a bocha adaptada vem conquistando medalhas para o Brasil em competições paralímpicas e pan-americanas.

Assista

Esgrima e esgrima paralímpica

Tem Jogo!

A esgrima faz parte dos jogos desde os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. Praticada com armas brancas e movimentos graciosos e precisos, se insere na modalidade de esporte de combate.  

Assista

Hóquei sobre grama e goalball

Tem Jogo!

O Brasil participará pela primeira vez em uma Olimpíada na modalidade hóquei sobre grama. O goalball, disputado em uma quadra com as mesmas dimensões do vôlei, foi criado especialmente para deficientes visuais.

Assista

Ginástica artística e salto ornamental

Tem Jogo!

Dois esportes de grande beleza visual e que requerem muita força física. Em sua prática, os detalhes fazem a diferença para se conquistar uma medalha olímpica.

Assista

fundamental ii

Aula 15 – Potência de base dez

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como fazer quando as potências de base dez têm expoente negativo ou positivo, a expressão das potências por meio de um número decimal; a multiplicação, divisão e simplificação das potências de base dez.

Assista

Aula 10 – As frações do dia a dia

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

O conceito de fração e as diferentes aplicações cotidianas.

Assista

Animais da savana

Escola, Câmera, Ação!

O episódio traz uma dinâmica sobre efeitos sonoros com os alunos do Núcleo de Arte Grécia (4ª CRE). Eles também assistem e comentam o filme Animais da savana, um documentário animado, da E.M. Roberto Burle Marx (7ªCRE).

Assista

Bombando geral

Escola, Câmera, Ação!

No quadro Cria da Rede!, Renan Martins, ex-aluno da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), fala sobre como começou a se interessar por atuação em aulas de teatro e participando de produções audiovisuais na escola. Alunos da E.M. Dalva de Oliveira (8ª CRE) assistem e comentam o filme Bombando geral, da E.M. Narcisa Amália (10ª CRE).

Assista

Biotecnologia: modo de usar

MultiClube

Este episódio apresenta algumas das diversas aplicações da biotecnologia: controle de doenças, criação de medicamentos e produção de alimentos, entre outras.

Assista

Tecendo e participando da festa

Arte, Artistas e Arteiros

Confecção de tecidos e objetos trançados, como cestos, balaios, bolsas. As técnicas indígenas de entrelaçar fibras vegetais como o capim dourado. A arte da tapeçaria. Festas populares e tradições culturais. Cultura e formação de identidade nacional.

Assista

Em família

Os Invisíveis

Entre fugir e encarar suas responsabilidades, Sumiço tem que escolher a melhor opção para manter o bom convívio familiar.  

Assista

Aula 01 – Números em ordens e classes

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

Os conceitos de ordens e classes numéricas, algarismos absolutos e relativos e decomposição de números.

Assista