EDUCAÇÃO ESPECIAL
educação física

Educação física inclusiva

#educa

O professor de educação física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.

educação especial

Educação inclusiva

#educa

A professora e pedagoga Therezinha Saraiva, coordenadora de Programas Sociais da Fundação Cesgranrio, em uma conversa sobre educação inclusiva. Ela foi a primeira mulher secretária de Educação do Brasil, foi diretora do Sesi-Rio e diretora de Tecnologia Educacional da Fundação Roquette Pinto e da TVE do Rio de Janeiro.

Assista

Material adaptado para alunos com deficiência

#educa

O Instituto Helena Antipoff (IHA) é referência nacional em recursos pedagógicos adaptados a alunos com deficiência. A professora do IHA Maristela Conceição Dias Siqueira fala como escolas e educadores podem encontrar soluções para minimizar limitações funcionais, motoras e sensoriais de alunos.

Autismo e Plano Educacional Individualizado

Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva

Palestra de Izabel Cristina Silva Moura, psicóloga e coordenadora do Núcleo de Orientação Psicopedagógico (Noped) da Faculdade Gama e Souza.

Síndrome de Down

#educa

A psicopedagoga Valéria Oliveira, do Instituto Helena Antipoff, e a psicóloga Maria Fernanda Borges falam sobre os avanços e os desafios da inclusão de pessoas com síndrome de Down na sociedade.

Assista

Palestra "Educação Especial e o processo de alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Uma reflexão sobre propostas inclusivas e sobre as questões específicas da Educação Especial e da inclusão da pessoa com deficiência. Uma educação inclusiva deve ser fundamentalmente de caráter universal e considerar as especificidades dos estudantes. Palestrante: Márcia Marin Vianna (Colégio Pedro II). Professoras convidadas: Maria Cândida Bandeira (E.M. Claudio Besserman Vianna) e Luciane Frazão (Ciep João Batista dos Santos). Palestra proferida na manhã de 21 de setembro.

III Fórum de Libras

Curta e Compartilhe

A Gerência de Educação da 6ª CRE organizou a terceira edição do Fórum de Libras, na Escola Municipal Maurice Maeterlink, em Guadalupe. O evento tratou da importância da capacitação e do envolvimento de todos os profissionais no processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva. Professores, alunos, responsáveis, instrutores e intérpretes participaram do Fórum.

Autismo

#educa

As professoras Catia Silva, do Ciep Adão Pereira Nunes (6ª CRE), em Irajá, e Juliana Cardoso, da E.M. Álvaro Alvim (8ª CRE), em Magalhães Bastos, falam sobre suas experiências na inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista (TEA).

Essencialmente Criança? Inclusão na Educação Infantil

1ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Mônica Pereira dos Santos, mestre e doutora em Psicologia e Educação Especial. Relato de experiências: Somos o que comemos (professora Fernanda Xavier, E.E.M. Rotary Club) e África, mapa do mundo (professoras Márcia Gonçalves e Adriana Crivelari, E.E.M. Doutor Hélio Pellegrino).