EDUCAÇÃO ESPECIAL
educação física

Educação física inclusiva

#educa

O professor de educação física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.

educação especial

Políticas públicas em Educação Especial

Capacitação do Instituto Helena Antipoff

A professora Cláudia Linhares, coordenadora de Educação Especial do IHA, fala sobre a Educação Especial na cidade do Rio de Janeiro.

Deficiência visual

Capacitação do Instituto Helena Antipoff

A professora Vilma Sampaio, do Centro de Transcrição para o Braille do IHA, fala sobre a inclusão escolar de estudantes com cegueira e baixa visão.

Assista

Material adaptado para alunos com deficiência

#educa

O Instituto Helena Antipoff (IHA) é referência nacional em recursos pedagógicos adaptados a alunos com deficiência. A professora do IHA Maristela Conceição Dias Siqueira fala como escolas e educadores podem encontrar soluções para minimizar limitações funcionais, motoras e sensoriais de alunos.

Essencialmente Criança? Inclusão na Educação Infantil

1ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Mônica Pereira dos Santos, mestre e doutora em Psicologia e Educação Especial. Relato de experiências: Somos o que comemos (professora Fernanda Xavier, E.E.M. Rotary Club) e África, mapa do mundo (professoras Márcia Gonçalves e Adriana Crivelari, E.E.M. Doutor Hélio Pellegrino).

Reflexões sobre a surdez

Capacitação do Instituto Helena Antipoff

As professoras Monica Astuto e Laura Jane, do Laboratório de Libras do IHA, apresentam o trabalho feito com alunos surdos sob a perspectiva do bilinguismo.

Autismo

#educa

As professoras Catia Silva, do Ciep Adão Pereira Nunes (6ª CRE), em Irajá, e Juliana Cardoso, da E.M. Álvaro Alvim (8ª CRE), em Magalhães Bastos, falam sobre suas experiências na inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista (TEA).

Altas habilidades

#educa

As professoras Claudia Feijó, da E.M. José de Alencar (2ª CRE), e Cristina Delou, do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF, conversam sobre crianças com altas habilidades e como a escola pode atendê-las e estimulá-las.

Assista

Deficiência intelectual e a escola do século XXI

Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva

Palestra de Maria Antônia Goulart da Silva, coordenadora do Movimento Down.