EDUCAÇÃO ESPECIAL
educação física

Educação física inclusiva

#educa

O professor de Educação Física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto (1ª CRE), em São Cristóvão, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.

Assista

educação especial

Kely

Gente da Escola

Conheça o trabalho da agente de apoio à Educação Especial Kely Regli. Ela trabalha no EDI Professor Nestor Manoel Pinto (9ª CRE), em Campo Grande, onde garante o acolhimento e o aprendizado dos alunos com deficiência. Formada em Pedagogia, Kelly já foi professora da Rede Pública Municipal de Ensino. Nas horas vagas, participa de um projeto social e faz musculação.

Assista

Deficiência visual

Inclusive Eu

Como tornar os espaços acessíveis para as pessoas com deficiência visual? Confira uma série de depoimentos sobre as preocupações com a segurança e sobre as possibilidades de realização criadas com o acesso à educação e à informação para pessoas cegas.

Assista

Videocast 360° Tatiane Cunha

Dando Ideia

A professora Tatiane Cunha, do Instituto Helena Antipoff, traz mais informações sobre o programa Agentes de Inclusão. O bate-papo ainda conta com as professoras Ana Maria Spinelli, assessora da 11ª CRE, Ana Cristian Veneno, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio e com o radialista e produtor Ricardo Brito, também da MultiRio. Apresentação de Daniel Sant´Anna, da Webrádio Ciranda de Criança. Clique na tela e assista o vídeo sob um novo ponto de vista.

Assista

Material adaptado para alunos com deficiência

#educa

O Instituto Helena Antipoff (IHA) é referência nacional em recursos pedagógicos adaptados a alunos com deficiência. A professora do IHA Maristela Conceição Dias Siqueira fala como escolas e educadores podem encontrar soluções para minimizar limitações funcionais, motoras e sensoriais de alunos.  

Assista

Autismo

#educa

As professoras Catia Silva, do Ciep Adão Pereira Nunes (6ª CRE), em Irajá, e Juliana Cardoso, da E.M. Álvaro Alvim (8ª CRE), em Magalhães Bastos, falam sobre suas experiências na inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista (TEA).

Assista

Altas habilidades

Inclusive Eu

Você sabe o que são altas habilidades? Veja como a escola e a família podem contribuir para o desenvolvimento das crianças com alto potencial de aprendizagem, os chamados superdotados, colaborando para a inclusão social.

Assista

Palestra Educação Especial e o processo de alfabetização

V Semana de Alfabetização

A educadora Márcia Marin Vianna, do Colégio Pedro II, junto com as professoras Maria Cândida Bandeira, da E.M. Claudio Besserman Vianna (7ª CRE), e Luciane Frazão, do Ciep João Batista dos Santos (7ª CRE), conversam sobre propostas inclusivas. E, ainda, sobre as questões específicas da Educação Especial e da inclusão da pessoa com deficiência. Uma educação inclusiva deve ser fundamentalmente de caráter universal e considerar as especificidades dos estudantes. 

Assista

Jurema

Transformando Meu Quadrado

Conheça Jurema Duarte, que, aos 54 anos, aprendeu Libras e começou a ensinar crianças com surdez e respectivos responsáveis. Em 2007, ela criou a Associação Beneficente Jurema Amor nas Mãos para Deficientes e Surdos – JAMDS, ONG com sede em Paciência que oferece atendimento fonoaudiológico, reforço escolar e aulas de jiu-jitsu, informática, balé e Libras.

Assista