EDUCAÇÃO ESPECIAL
educação física

Educação física inclusiva

#educa

O professor de educação física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.

educação especial

Jurema

Transformando Meu Quadrado

Aos 54 anos, Jurema Duarte aprendeu libras e começou a ensinar crianças com surdez e respectivos responsáveis. Em 2007, criou a Associação Beneficente Jurema Amor nas Mãos para Deficientes e Surdos – JAMDS, ONG com sede em Paciência, que oferece atendimento fonoaudiólogo, reforço escolar e aulas de jiu-jitsu, informática, balé e libras a cerca de 100 crianças e jovens de até 16 anos.

Semana Pedagógica (2)

Curta e Compartilhe

O passo a passo da construção de materiais e jogos que podem ser utilizados em sala de aula, para motivar a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais.

Deficiência auditiva

Inclusive Eu

O olhar diferenciado sobre a surdez; o reconhecimento e a afirmação da educação bilíngue na construção de um caminho de comunicação; encontros e realizações.

Assista

Deficiência intelectual e a escola do século XXI

Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva

Palestra de Maria Antônia Goulart da Silva, coordenadora do Movimento Down.

Deficiência visual

Inclusive Eu

As preocupações com a segurança e as possibilidades de realização criadas com o acesso à educação e à informação.

Altas habilidades

Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva

Palestra de Cristina Maria Carvalho Delou, doutora em Educação.

Saberes e práticas inclusivas na Educação Infantil

Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva (2020)

As professoras Fanni Hamphreis da Silva, fonoaudióloga e integrante da equipe do Instituto Municipal Helena Antipoff, e Tereza Cristina Simões de Paiva, fonoaudióloga e integrante da equipe do Instituto Municipal Helena Antipoff, falam sobre práticas inclusivas na Educação Infantil.

A inclusão como direito

Ensinar e Aprender

Por meio de atividades lúdicas e com o apoio da sala de recursos multifuncionais da escola, a professora Claudia Scorza, da E.M. Floriano Peixoto (1ª CRE), em São Cristóvão, alfabetizou e formou uma turma regular com dois alunos especiais. A sala de recursos é uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Helena Antipoff, que implementa as políticas educacionais visando à inclusão dos alunos com deficiência em toda a Rede.