
A Educação Física Inclusiva
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
A professora Regina Marques Nunes Rosa, especialista em Altas Habilidades/Superdotação e integrante da equipe IHA; e a professora Ana Beatriz Rodrigues do Lago de Moraes, mestre em Educação Física, especialista em Educação Especial e integrante da equipe do IHA, falam sobre a Educação Física inclusiva.
Educação física inclusiva
#educa
O professor de educação física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.


Semana Pedagógica (2)
Curta e Compartilhe
O passo a passo da construção de materiais e jogos que podem ser utilizados em sala de aula, para motivar a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais.
Deficiência visual
Inclusive Eu
As preocupações com a segurança e as possibilidades de realização criadas com o acesso à educação e à informação.
A contribuição dos profissionais da Rede de Apoio junto aos alunos público-alvo da Educação Especial
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Palestra com a professora e neuropsicopedagoga Claudia Linhares Lucas Ferreira, integrante da equipe do IHA, e com a professora, fonoaudióloga e pedagoga Fanni Hamphreis da Silva, mestre em Ciências da Saúde e integrante da equipe do IHA.
Altas habilidades
#educa
As professoras Claudia Feijó, da E.M. José de Alencar (2ª CRE), e Cristina Delou, do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF, conversam sobre crianças com altas habilidades e como a escola pode atendê-las e estimulá-las.
Deficiência física
Inclusive Eu
A mobilidade urbana e o acesso aos espaços públicos, à escola e ao trabalho. A força e a capacidade dos deficientes além das limitações físicas.
A inclusão como direito
Ensinar e Aprender
Por meio de atividades lúdicas e com o apoio da sala de recursos multifuncionais da escola, a professora Claudia Scorza, da E.M. Floriano Peixoto (1ª CRE), em São Cristóvão, alfabetizou e formou uma turma regular com dois alunos especiais. A sala de recursos é uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Helena Antipoff, que implementa as políticas educacionais visando à inclusão dos alunos com deficiência em toda a Rede.
Altas habilidades
Inclusive Eu
A escola e a família contribuindo para o desenvolvimento das crianças com alto potencial de aprendizagem e colaborando para a inclusão social.
III Fórum de Libras
Curta e Compartilhe
A Gerência de Educação da 6ª CRE organizou a terceira edição do Fórum de Libras, na Escola Municipal Maurice Maeterlink, em Guadalupe. O evento tratou da importância da capacitação e do envolvimento de todos os profissionais no processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva. Professores, alunos, responsáveis, instrutores e intérpretes participaram do Fórum.
