EDUCAÇÃO ESPECIAL
educação física

Educação física inclusiva

#educa

O professor de educação física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.

educação especial

Material adaptado para alunos com deficiência

#educa

O Instituto Helena Antipoff (IHA) é referência nacional em recursos pedagógicos adaptados a alunos com deficiência. A professora do IHA Maristela Conceição Dias Siqueira fala como escolas e educadores podem encontrar soluções para minimizar limitações funcionais, motoras e sensoriais de alunos.

Assista

Educação precoce para alunos com síndromes congênitas

Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva

Palestra de Edicléa Mascarenhas Fernandes, professora da Uerj.

Altas habilidades

#educa

As professoras Claudia Feijó, da E.M. José de Alencar (2ª CRE), e Cristina Delou, do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF, conversam sobre crianças com altas habilidades e como a escola pode atendê-las e estimulá-las.

Essencialmente Criança? Inclusão na Educação Infantil

1ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Mônica Pereira dos Santos, mestre e doutora em Psicologia e Educação Especial. Relato de experiências: Somos o que comemos (professora Fernanda Xavier, E.E.M. Rotary Club) e África, mapa do mundo (professoras Márcia Gonçalves e Adriana Crivelari, E.E.M. Doutor Hélio Pellegrino).

Deficiência múltipla

Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva

Palestra de Marcia Denise Pletsch, professora da UFRRJ.

Reflexões sobre a surdez

Capacitação do Instituto Helena Antipoff

As professoras Monica Astuto e Laura Jane, do Laboratório de Libras do IHA, apresentam o trabalho feito com alunos surdos sob a perspectiva do bilinguismo.

O movimento é down

#educa

Samanta Quadrado, do Movimento Down, e Ana Paula Baumblatt, pediatra do ambulatório AmbDown do Hospital Pedro Ernesto, falam sobre as conquistas e direitos das pessoas com síndrome de down no mundo.

Deficiência visual

Inclusive Eu

As preocupações com a segurança e as possibilidades de realização criadas com o acesso à educação e à informação.