EDUCAÇÃO ESPECIAL
educação física

Educação física inclusiva

#educa

O professor de educação física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.

educação especial

Essencialmente Criança? Inclusão na Educação Infantil

1ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Mônica Pereira dos Santos, mestre e doutora em Psicologia e Educação Especial. Relato de experiências: Somos o que comemos (professora Fernanda Xavier, E.E.M. Rotary Club) e África, mapa do mundo (professoras Márcia Gonçalves e Adriana Crivelari, E.E.M. Doutor Hélio Pellegrino).

Reflexões sobre a surdez

Capacitação do Instituto Helena Antipoff

As professoras Monica Astuto e Laura Jane, do Laboratório de Libras do IHA, apresentam o trabalho feito com alunos surdos sob a perspectiva do bilinguismo.

Deficiência intelectual

Inclusive Eu

A informação como promotora de mudança na percepção sobre a deficiência, na promoção da autonomia, da inserção social e da capacidade de viver com qualidade.

Assista

Palestra "Educação Especial e o processo de alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Uma reflexão sobre propostas inclusivas e sobre as questões específicas da Educação Especial e da inclusão da pessoa com deficiência. Uma educação inclusiva deve ser fundamentalmente de caráter universal e considerar as especificidades dos estudantes. Palestrante: Márcia Marin Vianna (Colégio Pedro II). Professoras convidadas: Maria Cândida Bandeira (E.M. Claudio Besserman Vianna) e Luciane Frazão (Ciep João Batista dos Santos). Palestra proferida na manhã de 21 de setembro.

Autismo e Plano Educacional Individualizado

Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva

Palestra de Izabel Cristina Silva Moura, psicóloga e coordenadora do Núcleo de Orientação Psicopedagógico (Noped) da Faculdade Gama e Souza.

Deficiência visual

Inclusive Eu

As preocupações com a segurança e as possibilidades de realização criadas com o acesso à educação e à informação.

Autismo

#educa

As professoras Catia Silva, do Ciep Adão Pereira Nunes (6ª CRE), em Irajá, e Juliana Cardoso, da E.M. Álvaro Alvim (8ª CRE), em Magalhães Bastos, falam sobre suas experiências na inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista (TEA).

Jurema

Transformando Meu Quadrado

Aos 54 anos, Jurema Duarte aprendeu libras e começou a ensinar crianças com surdez e respectivos responsáveis. Em 2007, criou a Associação Beneficente Jurema Amor nas Mãos para Deficientes e Surdos – JAMDS, ONG com sede em Paciência, que oferece atendimento fonoaudiólogo, reforço escolar e aulas de jiu-jitsu, informática, balé e libras a cerca de 100 crianças e jovens de até 16 anos.