GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

Conheça duas experiências com aplicativos que auxiliam na gestão escolar e no processo de ensino. O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela já tem mais de dois mil downloads e está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências, acesso ao currículo de diversos cientistas e muito mais.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Gestão, desafios e conquistas

Ensinar e Aprender

A E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro (10ª CRE), em Paciência, se tornou referência na cidade. A diretora Patrícia Gomes conta como elevou a nota da escola no Ideb realizando reuniões e avaliações periódicas com a equipe e estabelecendo de metas internas.

Habilidades socioemocionais

#educa

A vice-diretora da Escola de Formação Paulo Freire, Marisangela Siqueira, e a orientadora educacional da Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro, Adriana Antunes, falam sobre a importância de estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes.

Reunião de pais

#educa

As reuniões de pais são importantes para estabelecer um diálogo produtivo com as famílias e ajudam os responsáveis a entender as propostas de trabalho da creche. A professora e assistente da Gerência de Educação Infantil da SME Alessandra Savaget explica como organizar e realizar uma boa reunião de pais.

Gestão na Educação Infantil

Ensinar e Aprender

Vamos falar sobre os desafios de gestão na Educação Infantil? Para Ana Claudia Alencar Portella, diretora do EDI Professora Giovana Bansi (8ª CRE), em Bangu, a base é estabelecer um forte elo da escola com a comunidade escolar. Depois da recepção aos pais, na chegada das crianças, começa uma série de reuniões de planejamento, acompanhamento de projetos e supervisão do funcionamento da unidade.

Marise

Gente da Escola

Como os pais e responsáveis podem contribuir para a melhoria das escolas dos filhos? Conheça a maranhense Marise Raposo, presença constante na Escola Municipal República do Peru (3ª CRE), no Méier, Marise contribuiu para a transformação da unidade atuando voluntariamente. Hoje, ela faz parte do Conselho Escola Comunidade e destaca a importância de uma gestão participativa com professores, funcionários, pais e responsáveis.

Vera

Gente da Escola

A diretora adjunta Vera Bastos, da E.M. Cuba (11ª CRE), na Ilha do Governador, leva para o trabalho sua paixão pela leitura. Além de auxiliar na Direção da escola, ela participa de oficinas de escrita e tem poesias publicadas. Um de seus projetos mais bem-sucedidos consiste em, anualmente, montar uma peça escrita por alunos em homenagem a um escritor e apresentá-la na Academia Brasileira de Letras.

Uma gestão de sucesso

Ensinar e Aprender

Veja como as ações do educador Arinaldo Rocha da Silva, em conjunto com uma equipe unida e famílias participativas, mudaram a realidade da E.M. Oswaldo Cruz (3ª CRE), em Higienópolis.

Assista

Mediação de conflito na escola

#educa

Como sua escola lida com os conflitos? A coordenadora pedagógica Laziene de Mello, da E.M. Juarez Antunes (8ª CRE), em Vila Kennedy, fala sobre o projeto Papo Aberto, no qual o grêmio estudantil organiza debates a respeito de assuntos extracurriculares. Entre os temas que mais mobilizam os alunos está o bullying escolar.