GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

Este episódio apresenta duas experiências com aplicativos que auxiliam na gestão escolar e no processo de ensino. O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela já tem mais de dois mil downloads e está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências, acesso ao currículo de diversos cientistas e muito mais.

Assista

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

Assista

gestão escolar

A importância da formação continuada

#educa

O diretor da Escola de Formação Paulo Freire fala sobre os novos projetos e atribuições da instituição, que completa seis anos em 2018. Os cursos de capacitação e formação foram ampliados e, além dos professores, agora também atendem aos gestores e ao pessoal técnico-administrativo.

Assista

Uma gestão de sucesso

Ensinar e Aprender

A ação de Arinaldo Rocha da Silva, diretor da E.M. Oswaldo Cru (3ª CRE), junto com uma equipe unida e famílias participativas, mudou a realidade de uma escola onde havia indisciplina e evasão.

Assista

Design thinking na escola

#educa

A especialista Bruna Nunes, do Instituto Educadigital, explica o que é o design thinking, uma maneira inovadora de abordar problemas que pode ajudar os educadores a encontrar soluções para os desafios surgidos nas escolas.

Assista

Gestão escolar

Conceito & Ação

Neste episódio, a pedagoga Débora Dias Gomes fala sobre liderança, elaboração e implantação de um projeto político-pedagógico nas escolas, incentivo à participação da comunidade e dos pais e outros temas relacionados à gestão escolar.

Assista

Time de Alfabetizadores

#educa

A gerente de alfabetização da SME, Janaína Cruz, e a assistente da Gerência de Alfabetização Denise Cruz falam sobre o projeto Time de Alfabetizadores, que pretende garantir a plena alfabetização de todas as crianças da rede pública da cidade do Rio de Janeiro até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Assista

Reunião de pais

#educa

As reuniões de pais são importantes para estabelecer um diálogo produtivo com as famílias e ajudam os responsáveis a entender as propostas de trabalho da creche. A professora e assistente da Gerência de Educação Infantil da SME Alessandra Savaget explica como organizar e realizar uma boa reunião de pais.

Assista

Palestra “Os espaços da leitura e da escrita nas escolas cariocas: o trabalho com as várias áreas do conhecimento”

V Semana de Alfabetização

Uma reflexão sobre as relações entre ensinar e aprender, com o objetivo de avançar na produção de propostas que busquem novos parâmetros para um trabalho com a leitura e a escrita na escola pública carioca, e concomitantemente deem continuidade ao processo de alfabetização comprometido com a apropriação de conhecimentos das diferentes áreas do conhecimento como base para a produção de novos saberes. Palestrante: Cecilia Goulart (UFF).

Assista

Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e planejamento cooperativo

VI Semana de Alfabetização

A doutora em Educação pela Uerj Sônia Mendes e a doutora em Linguística Aplicada pela UFRJ Solimar Silva participam da VI Semana de Alfabetização. As duas falam sobre "Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e no planejamento cooperativo", durante o evento organizado pela Gerência de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação.

Assista