GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

O que é Prova Brasil?

#educa

A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações para o aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades, direcionando recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. O diretor do Núcleo de Informações Educacionais Estratégicas da SME-Rio, Natalino Pontual Filho, fala mais sobre o objetivo da Prova Brasil.

Gestão, desafios e conquistas

Ensinar e Aprender

A E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro (10ª CRE), em Paciência, se tornou referência na cidade. A diretora Patrícia Gomes conta como elevou a nota da escola no Ideb realizando reuniões e avaliações periódicas com a equipe e estabelecendo de metas internas.

Afeto na escola

#educa

O professor Paulo Souza, diretor da E.M. Rodrigo Otávio Filho (5ª CRE), em Irajá, fala da importância da gestão afetiva e como as escolas podem trabalhar para manter um bom clima ao longo do ano.

Sandra

Gente da Escola

Conheça a vida de Sandra Félix, coordenadora pedagógica da E.M. Maestro Francisco Braga (11ª CRE), na Ilha do Governador. Em sua função, ela oferece condições para que o professor se aprofunde em sua área de atuação e promove a integração de toda a escola. Sandra se destaca por sempre organizar atividades fora de sala de aula e é, também, maratonista.

Gilberto

Gente da Escola

Acompanhe a rotina de Gilberto Baroni, secretário da E.M. Tobias Barreto (3ª CRE), no Encantado. Ele também oferece aulas de reforço aos alunos da escola, voluntariamente. Fora do trabalho, Gilberto se dedica ao carnaval como membro da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

Protocolo de Prevenção contra Incêndio e Pânico nas Escolas

Curta e Compartilhe

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de janeiro, em parceria com a Defesa Civil da cidade, está lançando o Protocolo de Prevenção Contra Incêndio e Pânico nas Escolas. O objetivo é criar uma cultura da prevenção nos professores e funcionários de cada uma das 1.540 escolas municipais para que todos estejam preparados para reagir de forma equilibrada em caso de um incêndio.

Inovação na BNCC

#educa

A diretora do Colégio Estadual Chico Anysio, Cláudia Sosinho, e o doutor em Filosofia Edgar Lyra falam sobre inovação, uma das 10 competências essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral do estudante previstas na Base Nacional Comum Curricular.

Conferência Nacional de Educação – Conae

Conceito & Ação

A Conferência Nacional de Educação é o maior fórum de discussão sobre a educação do país e fornece os subsídios para o Plano Nacional de Educação (PNE). Veja um bate-papo com a professora da Faculdade de Educação da Uerj, Bertha do Valle, sobre as reuniões preparatórias para o segundo Conae.