GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Desafios da gestão escolar

#educa

A professora Marcela de Oliveira, diretora do Ginásio de Novas Tecnologias (Gente) André Urani (2ª CRE), na Rocinha, fala sobre a importância da gestão e do planejamento escolar e o quanto esses fatores, quando bem feitos, podem contribuir para a melhoria do ensino.

Assista

Mediação de conflito na escola

#educa

Como sua escola lida com os conflitos? A coordenadora pedagógica Laziene de Mello, da E.M. Juarez Antunes, em Vila Kennedy, fala sobre o projeto Papo Aberto, no qual o grêmio estudantil organiza debates a respeito de assuntos extracurriculares. Entre os temas que mais mobilizam os alunos está o bullying escolar.

Educação em Rede

As educadoras Thereza Penna Firme, consultora na Fundação Cesgranrio, e Simone Macedo, professora do Ciep 1º de Maio (10ª CRE), em Santa Cruz, falam sobre a importância da avaliação para a melhoria da qualidade do ensino e mostram como a gestão escolar pode ajudar o aluno a se sentir parte da escola.

Gestão escolar

#educa

O educador Henrique Zaremba da Camara fala sobre gestão escolar. Ele dedicou a vida à gestão de escolas e esteve na direção de um colégio por mais de três décadas.

Matrícula na Rede

#educa

A assessora da Subsecretaria de Gestão da SME-Rio, Aline Rezende, explica as novidades e os procedimentos para o período de matrículas nas escolas da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro.

Conferência Nacional de Educação – Conae

Conceito & Ação

A Conferência Nacional de Educação é o maior fórum de discussão sobre a educação do país e fornece os subsídios para o Plano Nacional de Educação (PNE). Veja um bate-papo com a professora da Faculdade de Educação da Uerj, Bertha do Valle, sobre as reuniões preparatórias para o segundo Conae.

Uma gestão de sucesso

Ensinar e Aprender

A ação de Arinaldo Rocha da Silva, diretor da E.M. Oswaldo Cru (3ª CRE), junto com uma equipe unida e famílias participativas, mudou a realidade de uma escola onde havia indisciplina e evasão.

Gilberto

Gente da Escola

Acompanhe a rotina de Gilberto Baroni, secretário da E.M. Tobias Barreto (3ª CRE), no Encantado. Ele também oferece aulas de reforço aos alunos da escola, voluntariamente. Fora do trabalho, Gilberto se dedica ao carnaval como membro da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.