GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

A importância da formação continuada

#educa

O diretor da Escola de Formação Paulo Freire fala sobre os novos projetos e atribuições da instituição, que completa seis anos em 2018. Os cursos de capacitação e formação foram ampliados e, além dos professores, agora também atendem aos gestores e ao pessoal técnico-administrativo.

Gestão participativa

Ensinar e Aprender

Os desafios da gestão escolar com a experiência de Jarilda da Fonseca, diretora da E.M. Professora Leocádia Torres (10ª CRE), em Guaratiba. A educadora cria um clima de responsabilidade compartilhada na direção, no qual toda a equipe pensa junto e dialoga, em busca de alternativas e soluções para gerenciar alunos e professores.

Aplicativos educativos

Inovação na BNCC

#educa

A diretora do Colégio Estadual Chico Anysio, Cláudia Sosinho, e o doutor em Filosofia Edgar Lyra falam sobre inovação, uma das 10 competências essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral do estudante previstas na Base Nacional Comum Curricular.

Conferência Nacional de Educação – Conae

Conceito & Ação

A Conferência Nacional de Educação é o maior fórum de discussão sobre a educação do país e fornece os subsídios para o Plano Nacional de Educação (PNE). Veja um bate-papo com a professora da Faculdade de Educação da Uerj, Bertha do Valle, sobre as reuniões preparatórias para o segundo Conae.

Habilidades socioemocionais

#educa

A vice-diretora da Escola de Formação Paulo Freire, Marisangela Siqueira, e a orientadora educacional da Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro, Adriana Antunes, falam sobre a importância de estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes.

Gestão, desafios e conquistas

Ensinar e Aprender

A E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro (10ª CRE), em Paciência, se tornou referência na cidade. A diretora Patrícia Gomes conta como elevou a nota da escola no Ideb realizando reuniões e avaliações periódicas com a equipe e estabelecendo de metas internas.

Sala 4 – Pontos de partida e retomada nos anos finais

Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2021

Pedro Bárbara, professor na Gerência de Relações Étnico-raciais na Coordenadoria de Ensino Fundamental e Vanessa Jorge de Araujo, professora na Coordenadoria de Ensino Fundamental, falam sobre os pontos de partida e retomada nos anos finais.