GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

Conheça duas experiências com aplicativos que auxiliam na gestão escolar e no processo de ensino. O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela já tem mais de dois mil downloads e está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências, acesso ao currículo de diversos cientistas e muito mais.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Vera

Gente da Escola

A diretora adjunta Vera Bastos, da E.M. Cuba (11ª CRE), na Ilha do Governador, leva para o trabalho sua paixão pela leitura. Além de auxiliar na Direção da escola, ela participa de oficinas de escrita e tem poesias publicadas. Um de seus projetos mais bem-sucedidos consiste em, anualmente, montar uma peça escrita por alunos em homenagem a um escritor e apresentá-la na Academia Brasileira de Letras.

Foco na infância

#educa

A diretora Luzinete Costa dos Santos, do Ciep Maestro Heitor Villa-Lobos (10ª CRE), localizado em uma comunidade conflagrada, explica como a escola pode influenciar positivamente a vida de seus alunos. Luzinete e sua equipe buscam oferecer condições para que as crianças possam ter foco na vida escolar e pessoal.

Marise

Gente da Escola

Como os pais e responsáveis podem contribuir para a melhoria das escolas dos filhos? Conheça a maranhense Marise Raposo, presença constante na Escola Municipal República do Peru (3ª CRE), no Méier, Marise contribuiu para a transformação da unidade atuando voluntariamente. Hoje, ela faz parte do Conselho Escola Comunidade e destaca a importância de uma gestão participativa com professores, funcionários, pais e responsáveis.

Afeto na escola

#educa

O professor Paulo Souza, diretor da E.M. Rodrigo Otávio Filho (5ª CRE), em Irajá, fala da importância da gestão afetiva e como as escolas podem trabalhar para manter um bom clima ao longo do ano.

Time de Alfabetizadores

#educa

A gerente de alfabetização da SME, Janaína Cruz, e a assistente da Gerência de Alfabetização Denise Cruz falam sobre o projeto Time de Alfabetizadores, que pretende garantir a plena alfabetização de todas as crianças da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Gilberto

Gente da Escola

Conheça as histórias de vida e de profissão do secretário escolar Gilberto Baroni, que atua na E.M. Tobias Barreto (3ª CRE), no Encantado. Em Gente da Escola, Gilberto conta um pouco sobre a função de secretário, as aulas de reforço escolar que oferece voluntariamente e também sua rotina fora da escola, quando se dedica ao Carnaval como membro da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

Avaliação e resultado

Ensinar e Aprender

A avaliação permanente é um dos segredos do sucesso de Liliane Martins, professora e coordenadora pedagógica da E.M. Eusébio de Queiroz (8ª CRE), em Padre Miguel. Ao estabelecer metas de trabalho e refletir constantemente sobre sua prática, Liliane acumula histórias de superação e conquistas.

Autoavaliação das Unidades Escolares

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro promoveu um processo de autoavaliação em todas as suas unidades. Esse processo está relacionado à construção da identidade das escolas e propõe uma reflexão conjunta com os diversos atores escolares para identificar potencialidades e dificuldades. A autoavaliação deve estar pautada na razão de existir das unidades: a busca contínua pela garantia do acesso e do aprendizado do aluno.