GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Sala 3 – Novos contextos pedagógicos nos anos iniciais

Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2021

Os professores Larissa Manhães e Ricardo Fernandes, ambos da equipe de elaboração de material pedagógico da Coordenadoria de Ensino Fundamental da SME-Rio, conversam sobre novos contextos pedagógicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Evasão x avaliação

#educa

Qual é a relação entre avaliação e evasão escolar? O professor Ruben Klein, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), responde a essa pergunta e explica, também, como uma avaliação em grande escala influencia a vida do aluno e a gestão escolar.

Assista

A importância da formação continuada

#educa

O diretor da Escola de Formação Paulo Freire fala sobre os novos projetos e atribuições da instituição, que completa seis anos em 2018. Os cursos de capacitação e formação foram ampliados e, além dos professores, agora também atendem aos gestores e ao pessoal técnico-administrativo.

A Educação Infantil intersetorial e inclusiva

Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2022

Márcia Gil, doutora em Educação, ministra a palestra "A Educação Infantil intersetorial e inclusiva", destinada aos profissionais da Educação Infantil.

O que é Prova Brasil?

#educa

A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações para o aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades, direcionando recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. O diretor do Núcleo de Informações Educacionais Estratégicas da SME-Rio, Natalino Pontual Filho, fala mais sobre o objetivo da Prova Brasil.

Educação em Rede

As educadoras Thereza Penna Firme, consultora na Fundação Cesgranrio, e Simone Macedo, professora do Ciep 1º de Maio (10ª CRE), em Santa Cruz, falam sobre a importância da avaliação para a melhoria da qualidade do ensino e mostram como a gestão escolar pode ajudar o aluno a se sentir parte da escola.

Assista

Gestão pedagógica e planejamento do ambiente escolar

Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas

Os professores Alessandra Santos, Douglas Neves, Ricardo Luiz da Silva Fernandes e Samanta dos Santos Alves, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, participam de uma mesa-redonda sobre gestão pedagógica e planejamento do ambiente escolar, que faz parte da Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas, organizada pela SME, em parceria com a MultiRio, pelo início do ano letivo.