GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Autoavaliação das Unidades Escolares

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro promoveu um processo de autoavaliação em todas as suas unidades. Esse processo está relacionado à construção da identidade das escolas e propõe uma reflexão conjunta com os diversos atores escolares para identificar potencialidades e dificuldades. A autoavaliação deve estar pautada na razão de existir das unidades: a busca contínua pela garantia do acesso e do aprendizado do aluno.

Gestão escolar

#educa

O educador Henrique Zaremba da Camara fala sobre gestão escolar. Ele dedicou a vida à gestão de escolas e esteve na direção de um colégio por mais de três décadas.

Assista

A importância da formação continuada

#educa

O diretor da Escola de Formação Paulo Freire fala sobre os novos projetos e atribuições da instituição, que completa seis anos em 2018. Os cursos de capacitação e formação foram ampliados e, além dos professores, agora também atendem aos gestores e ao pessoal técnico-administrativo.

Educação em Rede

As educadoras Thereza Penna Firme, consultora na Fundação Cesgranrio, e Simone Macedo, professora do Ciep 1º de Maio (10ª CRE), em Santa Cruz, falam sobre a importância da avaliação para a melhoria da qualidade do ensino e mostram como a gestão escolar pode ajudar o aluno a se sentir parte da escola.

Assista

Gestão pedagógica e planejamento do ambiente escolar

Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas

Os professores Alessandra Santos, Douglas Neves, Ricardo Luiz da Silva Fernandes e Samanta dos Santos Alves, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, participam de uma mesa-redonda sobre gestão pedagógica e planejamento do ambiente escolar, que faz parte da Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas, organizada pela SME, em parceria com a MultiRio, pelo início do ano letivo.

Time de Alfabetizadores

#educa

A gerente de alfabetização da SME, Janaína Cruz, e a assistente da Gerência de Alfabetização Denise Cruz falam sobre o projeto Time de Alfabetizadores, que pretende garantir a plena alfabetização de todas as crianças da rede pública da cidade do Rio de Janeiro até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Protocolo de Prevenção contra Incêndio e Pânico nas Escolas

Curta e Compartilhe

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de janeiro, em parceria com a Defesa Civil da cidade, está lançando o Protocolo de Prevenção Contra Incêndio e Pânico nas Escolas. O objetivo é criar uma cultura da prevenção nos professores e funcionários de cada uma das 1.540 escolas municipais para que todos estejam preparados para reagir de forma equilibrada em caso de um incêndio.

O que é Prova Brasil?

#educa

A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações para o aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades, direcionando recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. O diretor do Núcleo de Informações Educacionais Estratégicas da SME-Rio, Natalino Pontual Filho, fala mais sobre o objetivo da Prova Brasil.