GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Mediação de conflito na escola

#educa

Como sua escola lida com os conflitos? A coordenadora pedagógica Laziene de Mello, da E.M. Juarez Antunes, em Vila Kennedy, fala sobre o projeto Papo Aberto, no qual o grêmio estudantil organiza debates a respeito de assuntos extracurriculares. Entre os temas que mais mobilizam os alunos está o bullying escolar.

O que é Prova Brasil?

#educa

A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações para o aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades, direcionando recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. O diretor do Núcleo de Informações Educacionais Estratégicas da SME-Rio, Natalino Pontual Filho, fala mais sobre o objetivo da Prova Brasil.

Time de Alfabetizadores

#educa

A gerente de alfabetização da SME, Janaína Cruz, e a assistente da Gerência de Alfabetização Denise Cruz falam sobre o projeto Time de Alfabetizadores, que pretende garantir a plena alfabetização de todas as crianças da rede pública da cidade do Rio de Janeiro até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Foco na infância

#educa

A diretora Luzinete Costa dos Santos, do Ciep Maestro Heitor Villa-Lobos, localizado em uma comunidade conflagrada, explica como a escola pode influenciar positivamente a vida de seus alunos. Luzinete e sua equipe buscam oferecer condições para que as crianças possam ter foco na vida escolar e pessoal.

Inovação na BNCC

#educa

A diretora do Colégio Estadual Chico Anysio, Cláudia Sosinho, e o doutor em Filosofia Edgar Lyra falam sobre inovação, uma das 10 competências essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral do estudante previstas na Base Nacional Comum Curricular.

Aplicativos educativos

Uma gestão de sucesso

Ensinar e Aprender

A ação de Arinaldo Rocha da Silva, diretor da E.M. Oswaldo Cru (3ª CRE), junto com uma equipe unida e famílias participativas, mudou a realidade de uma escola onde havia indisciplina e evasão.

Avaliação e resultado

Ensinar e Aprender

A avaliação permanente é um dos segredos do sucesso de Liliane Martins, professora e coordenadora pedagógica da E.M. Eusébio de Queiroz (8ª CRE), em Padre Miguel. Ao estabelecer metas de trabalho e refletir constantemente sobre sua prática, Liliane acumula histórias de superação e conquistas.