GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

Este episódio apresenta duas experiências com aplicativos que auxiliam na gestão escolar e no processo de ensino. O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela já tem mais de dois mil downloads e está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências, acesso ao currículo de diversos cientistas e muito mais.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Matrícula na Rede

#educa

A assessora da Subsecretaria de Gestão da SME-Rio, Aline Rezende, explica as novidades e os procedimentos para o período de matrículas nas escolas da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro.

Excelência na Educação

Conceito & Ação

Com mais de 97% das crianças de 6 a 14 anos na escola, alcançar uma educação de qualidade é o grande desafio do nosso país. Ilona Becskeházy, consultora em Educação, fala sobre a importância das avaliações externas de aprendizagem, a autoavaliação das escolas, o currículo único e a formação de professores.

Vera

Gente da Escola

A diretora-adjunta Vera Bastos, da E.M. Cuba (11ª CRE), na Ilha do Governador, leva sua paixão pela leitura e pela escrita para o trabalho. Além de auxiliar na direção da escola, ela participa de oficinas de escrita e tem poesias publicadas. Um de seus projetos mais bem sucedidos consiste em, anualmente, montar uma peça escrita por alunos em homenagem a um escritor e apresentá-la na Academia Brasileira de Letras.

Gestão, desafios e conquistas

Ensinar e Aprender

A E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro (10ª CRE), em Paciência, se tornou referência na cidade. A diretora Patrícia Gomes conta como elevou a nota da escola no Ideb realizando reuniões e avaliações periódicas com a equipe e estabelecendo de metas internas.

Aplicativos educativos

Desafios da Gestão da Sala de Aula

Gestão da Sala de Aula

O professor Eduardo Maluf, mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, ministrou a palestra Desafios da Gestão da Sala de Aula no auditório da Escola de Formação Paulo Freire. O evento marcou o lançamento do Programa de Formação Continuada do Professor Regente do Município do Rio de Janeiro.

Inovação na BNCC

#educa

A diretora do Colégio Estadual Chico Anysio, Cláudia Sosinho, e o doutor em Filosofia Edgar Lyra falam sobre inovação, uma das 10 competências essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral do estudante previstas na Base Nacional Comum Curricular.

Uma gestão de sucesso

Ensinar e Aprender

A ação de Arinaldo Rocha da Silva, diretor da E.M. Oswaldo Cru (3ª CRE), junto com uma equipe unida e famílias participativas, mudou a realidade de uma escola onde havia indisciplina e evasão.