GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Uma gestão de sucesso

Ensinar e Aprender

A ação de Arinaldo Rocha da Silva, diretor da E.M. Oswaldo Cru (3ª CRE), junto com uma equipe unida e famílias participativas, mudou a realidade de uma escola onde havia indisciplina e evasão.

Gilberto

Gente da Escola

Acompanhe a rotina de Gilberto Baroni, secretário da E.M. Tobias Barreto (3ª CRE), no Encantado. Ele também oferece aulas de reforço aos alunos da escola, voluntariamente. Fora do trabalho, Gilberto se dedica ao carnaval como membro da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

Foco na infância

#educa

A diretora Luzinete Costa dos Santos, do Ciep Maestro Heitor Villa-Lobos, localizado em uma comunidade conflagrada, explica como a escola pode influenciar positivamente a vida de seus alunos. Luzinete e sua equipe buscam oferecer condições para que as crianças possam ter foco na vida escolar e pessoal.

Assista

Mediação de conflito na escola

#educa

Como sua escola lida com os conflitos? A coordenadora pedagógica Laziene de Mello, da E.M. Juarez Antunes, em Vila Kennedy, fala sobre o projeto Papo Aberto, no qual o grêmio estudantil organiza debates a respeito de assuntos extracurriculares. Entre os temas que mais mobilizam os alunos está o bullying escolar.

Avaliação da Qualidade da Educação Infantil

2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Eliana Bhering, doutora em Educação.

Gestão escolar

#educa

O educador Henrique Zaremba da Camara fala sobre gestão escolar. Ele dedicou a vida à gestão de escolas e esteve na direção de um colégio por mais de três décadas.

Assista

Abertura da Jornada e palestra Escola e professores: proteger, transformar, valorizar

Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2022

Apresentação das Metas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação do Rio para 2022 com o secretário de Educação, Renan Ferreirinha; a subsecretária de Ensino, Teca Pontual; e o coordenador da CAGE (Coordenadoria de Apoio à Gestão Escolar), Marcelo Fernandes do Nascimento. Na sequência, a palestra "Escola e Professores: Proteger, transformar, valorizar", com o doutor em Ciências da Educação e Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa.

Gestão, desafios e conquistas

Ensinar e Aprender

A E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro (10ª CRE), em Paciência, se tornou referência na cidade. A diretora Patrícia Gomes conta como elevou a nota da escola no Ideb realizando reuniões e avaliações periódicas com a equipe e estabelecendo de metas internas.