
Da língua padrão aos memes: o que você precisa saber sobre isso?
#educa
A escritora Suzana Vargas, diretora do Instituto Estação das Letras, e a professora Luana Rezende, diretora adjunta do EDI Irmã Margarita Alarcon (2ª CRE), conversam sobre a relação entre a norma padrão da língua portuguesa e a escrita não convencional da internet. Elas sugerem formas de aliar essas práticas.
Especial Alfabetização – Escrita
Ensinar e Aprender
Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).
Poesia nas escolas
#educa
A professora, escritora e psicanalista Ninfa Parreiras oferece sugestões de como as escolas podem trabalhar a poesia com os alunos, mesmo fora das aulas de Língua Portuguesa, e como incentivá-los a produzirem poemas.
Professoras alfabetizadoras 1
Ensinar e Aprender
O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014.
Professoras alfabetizadoras 2
Ensinar e Aprender
As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE.
Manoel de Barros - Flirme
#educa
A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).
Língua Portuguesa, com certeza
Ensinar e Aprender
A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório, na Gávea/2ªCRE, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura.
Professoras alfabetizadoras 3
Ensinar e Aprender
O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.


Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves
Curta e Compartilhe
A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.
Matemática de ouro
#educa
O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.
Robótica nas escolas
#educa
O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.
Raciocínio lógico
#educa
A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.
Matemática divertida
Ensinar e Aprender
A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura.


Brincadeiras
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.
Teatro científico
Coletivamente
Ao promover a leitura de textos teatrais nas aulas de Física, Márcio Medina, do Colégio QI, conquistou a adesão de professores de outras disciplinas para a iniciativa. Com isso, além de melhorar o desempenho escolar da turma, motivou o interesse pelo teatro. Seus alunos montaram o Núcleo de Teatro Científico/Nutec, que desde 2007 se apresenta em salas cariocas e já conquistou prêmios em festivais.
Tutoria e monitoria
#educa
A partir da experiência da professora de Ciências Inês Mauad, da E.M. Minas Gerais (2ª CRE), na Urca, o episódio discute a importância de tutores e monitores no ambiente escolar e como eles podem fazer a diferença no desempenho dos alunos. A professora montou com os alunos um clube de ciências no qual desenvolve um projeto em parceria com a Nasa.
Ciência no YouTube
#educa
Para aumentar o interesse por suas aulas, o professor de Ciências Edson Dionisio, da E.M. Finlândia (7ª CRE), em Jacarepaguá, criou com seus alunos um canal no Youtube. As experiências realizadas em sala de aula são gravadas pelos jovens e publicadas na internet.
Planetário na sala de aula
#educa
A professora de Ciências Luana Moura, da E.M. Medalhista Olímpico Robson Donato da Conceição conta como foi a experiência de construir, com os alunos, um planetário em sala de aula. A experiência promoveu mais do que a exploração do universo. Proporcionou, também, a integração entre turmas e a transformação dos estudantes em mediadores do aprendizado.
Céu de estrelas
#educa
O diretor da Fundação Planetário do Rio, Alexandre Cherman, e o professor de Ciências José Ricardo Pereira, da E.M. Epitácio Pessoa (2ª CRE), falam sobre como despertar o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral. Em 2018, 54 estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram premiados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Corpo e movimento
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.
2019 sustentável
#educa
O economista Sergio Besserman e a professora de Ciências Cilene Mara, da E.M. Profª Myrthes Wenzel (10ª CRE), em Guaratiba, falam sobre ações individuais e coletivas que podem ser feitas para melhorar a condição ambiental do planeta.


450 anos de cidadania
Ensinar e Aprender
Na E.M. Edmundo Bittencourt (1ª CRE), em São Cristóvão, a experiência da professora Maria Aparecida Gomes Bago com o uso de atividades lúdicas para os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Em conjunto com toda a escola, no desenvolvimento do tema “450 anos do Rio de Janeiro”, Aparecida cria atividades que misturam arte, matemática, música e língua portuguesa.
Sebastião
Gente da Escola
Saiba mais sobre a vida de Sebastião Chuab, agente educador do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa. Além de orientar o comportamento dos alunos, ele cuida do ambiente escolar e da manutenção predial. Sebastião também é instrutor de uma oficina eletiva de artesanato em madeira e estuda História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Arte e mídia (1ª CRE)
#educa
No primeiro #educa itinerante, que faz parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o diretor artístico da MultiRio, Tomil Gonçalves, e o professor de Artes Cênicas Lindomar Araújo, diretor do Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles (1ª CRE), falam sobre o papel das mídias no ensino das artes.
Desenhando o futuro
Ensinar e Aprender
Nas turmas com defasagem entre idade e série do projeto Acelera II, da E.M. Estado da Guanabara, em Higienópolis, o trabalho do professor Jair Filho soma criatividade e dedicação. Artista plástico nas horas vagas, o educador aproveita seu talento para criar atividades com arte que ajudam os alunos a superar as dificuldades de aprendizado.
E.M. Vicente Licínio Cardoso
Escolas Cariocas
Localizado na Praça Mauá, o Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso (1ª CRE) é vocacionado para as artes visuais. Alunos e professores comentam a interação entre as aulas de arte e as outras disciplinas, além de falar sobre o projeto de vida.
Arte nas escolas
#educa
As professoras Jacqueline MacDowella e Lêda Aristides, da equipe de Artes da Secretaria Municipal de Educação, falam sobre a importância do ensino de Artes para o desenvolvimento socioemocional dos alunos.
Consciência negra na escola
#educa
A professora de Artes Pâmela Souza, da E.M. Levy Miranda, na Pavuna, estimulou e orientou suas alunas a discutirem questões ligadas ao machismo e ao racismo dentro e fora da escola. Dessas conversas nasceu o coletivo Solta Esse Black, que busca valorizar a identidade negra. A iniciativa foi uma das premiadas da edição 2016 do Desafio Criativos da Escola.
Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil
9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Aristeo Leite Filho, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), discute o tema no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE).


A nova História
#educa
Os professores Diego Knack, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), e Fábio Carvalho, da Escola Municipal Mendes Viana (5ª CRE), apresentadores do Tempo de Estudar - História, falam sobre sobre novas metodologias e interdisciplinaridade no ensino de História.
Combatendo o preconceito com conhecimento
Ensinar e Aprender
Qual É a Graça é o nome do projeto do professor de Ciências Luiz Henrique de Melo Rosa, da E.M. Herbert Moses, no Jardim América (4ª CRE). Questões ligadas ao preconceito e à escravidão, além da importância dos heróis afro-brasileiros para a construção da identidade nacional, são discutidas em um jardim temático que ele criou na escola. Para garimpar novas plantas, ele frequenta feiras e hortos florestais como o de Guaratiba.
Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos
Práticas que Transformam
O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.
Rachaduras sociais
Coletivamente
Professor de História nas redes municipal e estadual, Marcelo Alves Teixeira criou o projeto Rachaduras Sociais para discutir a cidadania a partir da Constituição de 1988. O trabalho se expandiu para um portal colaborativo, alimentado pelos próprios alunos.
Podcast de História - Professores Marcelo Santana e Diego Knack
Dando Ideia - segunda temporada
Na E.M. Anísio Teixeira (11ª CRE), o professor de História Marcelo Santana e o professor da Sala de Leitura Diego Knack falam sobre o processo de produção de um podcast de História. Eles orientam os alunos que pesquisam os temas, gravam e editam podcasts sobre conteúdos como Guerra Fria, capitalismo x socialismo e ditadura militar.
Peja
#educa
O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.


Vídeo e educação
Ensinar e Aprender
Luiz Claudio Motta Lima é professor de Geografia e da Oficina de Vídeos do Núcleo de Arte Grécia, da E.M. Grécia, 4ª CRE. No trabalho com os alunos, instiga o olhar crítico sobre a produção audiovisual, mostra a influência dessa mídia sobre a sociedade e desperta a valorização do lugar onde se mora. Ele mesmo gosta de frequentar espaços culturais e áreas de lazer na Vila da Penha e arredores, como a Lona Cultural Municipal João Bosco.


Educação física inclusiva
#educa
O professor de educação física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.
E.M. Doutor Sócrates
Escolas Cariocas
Alunos e professores falam sobre as características do Ginásio Experimental Olímpico Doutor Sócrates, em Pedra de Guaratiba (10ª CRE), que oferece uma educação vocacionada para os esportes, e sobre outras particularidades do projeto Ginásio Carioca.
Videocast 360º Mônica Nehrer
Dando Ideia - primeira temporada
A professora Mônica Nehrer, da Creche Municipal Renascer (3ª CRE), em Del Castilho, detalha o projeto Reaproveitamento de Objetos Descartados, cujo objetivo é trabalhar com a imaginação, as cores e o raciocínio das crianças. Também participam da conversa as professoras Priscila Pereira, diretora da C.M. Renascer, e Ana Cristian Veneno, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio, e o radialista e produtor Ricardo Brito, também da MultiRio. No videocast 360º, você pode usar o cursor do mouse para mudar o ângulo da câmera. Experimente!
Heróis do Tabuleiro
#educa
A professora de Educação Física Fátima Bispo iniciou o projeto Heróis do Tabuleiro em 2005, em escolas da 7ª CRE. Hoje, a ação, que utiliza o potencial pedagógico do xadrez, se espalha por toda a Rede Municipal. Ela fala sobre o projeto e os benefícios do tradicional jogo de tabuleiro.
Dançar para construir laços
Ensinar e Aprender
A dança como parceira do aprendizado. A professora Rita Alves, que leciona Educação Física na E.M. Pará (5ª CRE), em Rocha Miranda, leva para seus alunos a história de diversas manifestações artísticas e brincadeiras infantis. A iniciativa faz parte do projeto pedagógico da escola e já rendeu prêmios na Mostra Municipal de Dança, promovida pela SME.
Movimento e cidadania
Ensinar e Aprender
Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.


Peja
#educa
O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.
Videocast 360° Tatiane Cunha
Dando Ideia - primeira temporada
A professora Tatiane Cunha, especialista em Educação Especial, traz mais informações sobre o programa Agentes de Inclusão. O bate-papo ainda conta com as professoras Ana Maria Spinelli, assessora da 11ª CRE, e Ana Cristian Veneno, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio, e o radialista e produtor Ricardo Brito, também da MultiRio. No videocast 360º, você pode usar o cursor do mouse para mudar o ângulo da câmera. Experimente!
Desafios da gestão escolar
#educa
A professora Marcela de Oliveira, diretora do Ginásio de Novas Tecnologias (Gente) André Urani (2ª CRE), na Rocinha, fala sobre a importância da gestão e do planejamento escolar e o quanto esses fatores, quando bem feitos, podem contribuir para a melhoria do ensino.
Dia do Professor
#educa
Para homenagear os professores, a professora Vanessa Lima, responsável pela Sala de Leitura da E.M. Félix Mielli Venerando, no Caju, fala sobre os desafios da profissão nos dias de hoje. Por meio da leitura, ela tenta superar com os alunos a rotina violenta e carente do entorno da escola. Apesar das dificuldades, ela não desiste do trabalho em áreas conflagradas.
Videocast 360º Wander Pinto
Dando Ideia - primeira temporada
O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), apresenta mais detalhes do projeto Rolé na Penha. Também participam da conversa os professores Ana Cristian Veneno e Alexandre Rodrigues, ambos da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio, além do radialista e produtor Ricardo Brito, assessor da MultiRio. No videocast 360º, você pode usar o cursor do mouse para mudar o ângulo da câmera. Experimente!
Sala de Leitura: o coração da escola
Ensinar e Aprender
Os mais de 600 estudantes do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, contam com a iniciativa da professora da Sala de Leitura Edilza de Souza Mello Barboza, em projetos lúdicos e criativos: contação de histórias, com apoio de alunos monitores; montagem de peça teatral; passeio pela Bienal e outras atividades. Fora da escola, a professora aproveita o tempo para fazer caminhadas em locais como o Parque Madureira.
Videocast 360º Pedro Bárbara
Dando Ideia - primeira temporada
Pedro Bárbara, professor de Artes Cênicas da Escola Municipal Mário Paulo de Brito (5ª CRE), em Irajá, conversa a respeito do projeto Companhia Arte In Cena, que desenvolve com os alunos a memória e as relações étnico-raciais. Participam do bate-papo os professores Ana Cristian Veneno e Alexandre Rodrigues, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio, e o radialista e produtor Ricardo Brito, também da MultiRio. No videocast 360º, você pode usar o cursor do mouse para mudar o ângulo da câmera. Experimente!
Professor Produtor - Daniele Rodrigues
Escola, Câmera, Ação!
A professora Daniele Rodrigues, coordenadora pedagógica do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE), em Padre Miguel, fala sobre como começou a produzir animações com os alunos do Ciep, a escolha por abordar a temática indígena e o processo de produção desde a pesquisa com diferentes povos indígenas.
