CONEXÃO SME
língua portuguesa

Manoel de Barros - Flirme

#educa

A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).

Assista

matemática

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

ciências

Um olhar sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A quinta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil se dedica a promover uma reflexão a respeito da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O objetivo é entender teoricamente como esse movimento é importante para a criança, as famílias e os profissionais envolvidos no processo e refletir a respeito da diferença e das semelhanças entre a pré-escola e o 1° ano do EF. Essa roda abordará práticas e experiências que possibilitem uma transição respeitosa e afetuosa. Convidadas: Georgete de Moura Barboza, doutoranda em Educação na UFRRJ, e Maíra de Oliveira Freitas, professora-assistente no CAp-Uerj.

Assista

Geografia da Infância

2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Tânia de Vasconcellos, pedagoga e doutora em Educação.

Assista

Estética do corpo e inclusão na Educação Infantil

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão. O objetivo é trazer um panorama teórico desses dois conceitos e relacioná-los com práticas, vivências e experiências que possibilitem ao professor realizar um trabalho que proporcione às crianças pequenas um reconhecimento das suas potencialidades. Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.

Assista

Organizações e concepções: a potência de experiências e narrativas no ambiente externo

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A terceira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil propõe promover uma reflexão a respeito da potência que as experiências vividas em espaços externos promovem. O objetivo é realizar uma discussão a respeito de novas possibilidades de trabalho na Educação Infantil (EI) a fim de construir práticas que consideram as ecologias pessoal, social e ambiental. Além disso, dialogar com a importância de tais práticas para o desenvolvimento da criança durante a sua trajetória na EI. Convidadas: Léa Tiriba, professora da Escola de Educação da Unirio, e Katia Schaefer Bizzo, professora do Centro de Referência de Educação Infantil (Creir) do Colégio Pedro II.

Assista

Florescendo práticas, contando trajetórias

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta a temática dessa edição através de uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e das possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. O objetivo principal é relacionar a teoria e a prática através de um diálogo entre a criança e a natureza, trazendo um olhar sensível, momentos de reflexão e vivências práticas. Convidadas: Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).  

Assista

artes

E.M. Vicente Licínio Cardoso

Escolas Cariocas

Localizado na Praça Mauá, o Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso (1ª CRE) é vocacionado para as artes visuais. Alunos e professores comentam a interação entre as aulas de arte e as outras disciplinas, além de falar sobre o projeto de vida.

Assista

história

14ª Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos

Curta e Compartilhe

Com o tema "As violações de direitos humanos: ontem e hoje", a 14ª edição da Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos, realizada nos dias 20 e 21 de agosto de 2019, ressaltou a importância de se manter viva a memória do holocausto. A Lei Municipal nº 5.267, de 2011, determina que a Rede Municipal de Ensino dê ênfase ao ensino do holocausto como forma de educação, prevenção e combate a todas as formas de discriminação e intolerância.

Assista

Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

Assista

educação física

7ª CRE – Ciep Almir Bonfim de Andrade

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

Alunos do Ciep Almir Bonfim de Andrade (7ª CRE), em Vila Valqueire, apresentam a música Amor e liberdade, de Marcella Moura, sob orientação da professora Nathália Martins.

Assista

Heróis do Tabuleiro 2018

Curta e Compartilhe

Uma grande confraternização reuniu 2 mil alunos das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro no VIII Encontro Anual de Alunos de Xadrez, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento, realizado em 22 de novembro na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, é parte do projeto Heróis do Tabuleiro, que envolve 96 escolas da Rede nas quais o ensino de xadrez integra a grade curricular.

Assista

E.M. Doutor Sócrates

Escolas Cariocas

Alunos e professores falam sobre as características do Ginásio Experimental Olímpico Doutor Sócrates, em Pedra de Guaratiba (10ª CRE), que oferece uma educação vocacionada para os esportes, e sobre outras particularidades do projeto Ginásio Carioca.

Assista

Encerramento dos Jogos Estudantis 2018

Curta e Compartilhe

As escolas vencedoras de cada categoria ou modalidade esportiva (primeiro, segundo e terceiro lugares) receberam troféus, durante a cerimônia de encerramento da 27ª edição dos Jogos Estudantis, ocorrida no Planetário do Rio (Gávea).

Assista

conexão sme

Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e planejamento cooperativo

VI Semana de Alfabetização

A doutora em Educação pela Uerj Sônia Mendes e a doutora em Linguística Aplicada pela UFRJ Solimar Silva participam da VI Semana de Alfabetização. As duas falam sobre "Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e no planejamento cooperativo", durante o evento organizado pela Gerência de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação.

Assista

Por que e para que uma Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil?

7ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Mediadora: Zilma Ramos de Oliveira – doutora em Psicologia e especialista em Educação Infantil Convidada: Rita Coelho – Coordenadora-Geral da Educação Infantil do MEC Participantes: Alex da Silva Cardoso, Ana Carolina C. Salles, Andréia Araújo Santos, Cátia Cirlene Oliveira, Cristina Fialho da Silva, Fabiana de Jesus Rego, Giselly Aguiar Pires da Cruz, Heveny Mattos, Letícia de Souza Cabral, Ruth França da Silva Veloso, Sheila de Oliveira Lima, Tassia Marques Boldrini e Vanessa Coutinho Fagundes.

Assista

Essencialmente Criança? Inclusão na Educação Infantil

1ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Mônica Pereira dos Santos, mestre e doutora em Psicologia e Educação Especial. Relato de experiências: Somos o que comemos (professora Fernanda Xavier, E.E.M. Rotary Club) e África, mapa do mundo (professoras Márcia Gonçalves e Adriana Crivelari, E.E.M. Doutor Hélio Pellegrino).

Assista

Planejamento escolar - Palestra com Silvina Fernández

Semana de Planejamento 2019

A doutora em Educação Silvina Fernández faz palestra sobre planejamento escolar para os professores da Rede Pública Municipal de Ensino.

Assista

Crianças como leitoras e escritoras - Parte II

8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A relação entre crianças de 4 e 5 anos e a linguagem escrita. Práticas que facilitam a apropriação da cultura escrita e proporcionam às crianças oportunidades de reflexão. Possibilidades de trabalho da escrita com crianças dessa faixa de idade. Convidada: Cecília Maria Goulart, doutora em Letras e professora da UFF.

Assista

18ª Primavera Literária do Rio

MultiRio na Rua

Cobertura da 18ª Primavera Literária do Rio, realizada no Museu da República entre os dias 18 e 21 de outubro. Entrevistas com a presidente da Liga Brasileira de Editoras, Raquel Meneses, o diretor do Museu da República, Mário Chagas, e participantes do projeto A Arte dos Contos.

Assista

Estética do corpo e inclusão na Educação Infantil

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão. O objetivo é trazer um panorama teórico desses dois conceitos e relacioná-los com práticas, vivências e experiências que possibilitem ao professor realizar um trabalho que proporcione às crianças pequenas um reconhecimento das suas potencialidades. Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.

Assista

O pedagógico de tudo e de todos nas descobertas

5ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Mediador: Aristeo Leite Filho – Professor da Uerj Participantes: Andréa Relva – Gerência de Educação InfantilMarcele da Silva Rangel – EDI Rafael Pereira da SilvaMarisa Mesquita – C.M. Maria da Conceição Silveira de CarvalhoTatiana Cristina da Costa e Silva Pereira Siqueira – EDI Cremilda da Silva dos Santos

Assista