LÍNGUA PORTUGUESA
alfabetização

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE. 

Assista

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Assista

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida. 

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

primário

Bibliotecando

Turma da Biblioteca

Como pesquisar corretamente em uma biblioteca ou pela internet. A construção do conhecimento por meio da pesquisa.

Assista

Bons amigos

Turma da Biblioteca

Os diferentes tipos e gêneros textuais. Descrição, narração, dissertação, exposição, injunção, poesia, crônica, conto, prosa e as características de cada um.

Assista

Passado, presente, futuro

Turma da Biblioteca

Os modos indicativo, subjuntivo e imperativo. Os diversos tempos verbais usados para indicar quando ocorreu a ação. Primeira, segunda e terceira pessoas do singular e do plural.

Assista

Sala de Leitura: o coração da escola

Ensinar e Aprender

Os mais de 600 estudantes do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, contam com a iniciativa da professora da Sala de Leitura Edilza de Souza Mello Barboza, em projetos lúdicos e criativos: contação de histórias, com apoio de alunos monitores; montagem de peça teatral; passeio pela Bienal e outras atividades. Fora da escola, a professora aproveita o tempo para fazer caminhadas em locais como o Parque Madureira.

Assista

Dúvidas

Turma da Biblioteca

Ponto, dois pontos, vírgula, ponto e vírgula; interrogação, exclamação, reticências, aspas; outros sinais de pontuação e os usos no texto.

Assista

Ler para viver

Turma da Biblioteca

As grandes aventuras que habitam o enredo da literatura infantil: contos de fadas, mitologias, histórias de cavaleiros de capa e espada, marinheiros, náufragos e detetives mirins.

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

ginásio

Bota

Poesia Concreta na Escola

Aluno: João Pedro de Souza Costa, da E.M. Malba Tahan (5ª CRE). Professora: Marina Cardoso Batista.

Assista

Super-Ruiva: quadrinhos

Morde a Língua

A linguagem das histórias em quadrinhos, com todos os seus recursos e significados e como construir uma personagem super-heroína: a Super-Ruiva.

Assista

Aula 07 – As informações principais e secundárias em um texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

Como identificar e diferenciar as ideias principais e secundárias de um texto, a hierarquia de ideias. 

Assista

O português no Brasil

Mar de Palavras

A contribuição africana e indígena e as transformações sofridas pela língua do século XVI ao XVIII.

Assista

Aula 11 – Como identificar as relações de causa e consequência presentes em um texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

A definição de sintaxe e as relações de causa e consequência presentes entre as palavras e as frases de um texto.

Assista

Aula 15 – Não se escreve sem planejamento

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

O planejamento de um texto, a preparação para a escrita, a pesquisa e ordenação de ideias; o que, para que e para quem escrever.

Assista

Magias, risos e verdades

Palavra Puxa Palavra

Os contos de fadas, o humor, verdades e fantasias. As origens dos contos de fadas e as adaptações modernas.

Assista

Ideias demais: argumentação

Morde a Língua

O que é argumentação, a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, os diferentes tipos de argumento e as diversas formas de aplicá-los.

Assista

práticas docentes

Sala de Leitura: o coração da escola

Ensinar e Aprender

Os mais de 600 estudantes do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, contam com a iniciativa da professora da Sala de Leitura Edilza de Souza Mello Barboza, em projetos lúdicos e criativos: contação de histórias, com apoio de alunos monitores; montagem de peça teatral; passeio pela Bienal e outras atividades. Fora da escola, a professora aproveita o tempo para fazer caminhadas em locais como o Parque Madureira.

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Poesia nas escolas

#educa

A professora, escritora e psicanalista Ninfa Parreiras oferece sugestões de como as escolas podem trabalhar a poesia com os alunos, mesmo fora das aulas de Língua Portuguesa, e como incentivá-los a produzirem poemas.

Assista

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE. 

Assista

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Projeto Poesia - A Força da Palavra - E.M. Rugendas

Práticas que Transformam

Idealizado pela professora Aline da Costa, o projeto Poesia - A Força da Palavra, realizado na E.M. Rugendas (5ª CRE), em Madureira, reúne alunos, professores, funcionários, responsáveis e ex-alunos em torno da poesia. A partir da declamação de poemas, os participantes trabalham questões pessoais e sociais.

Assista

Todos os caminhos levam à leitura

#educa

A leitura em um mundo de redes sociais. A professora Clarice Campos, da Sala de Leitura da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), fala sobre como fazer as novas gerações se apaixonarem pelos livros. Francisco Tadeu, animador da MultiRio e diretor de Aquitã, o indiozinho, da série Que medo!, comenta a produção, lançada, também, em uma coleção de livros infantis com realidade aumentada.

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

conexão sme

Manoel de Barros - Flirme

#educa

A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).

Assista

língua portuguesa

Aula 13 – Pontuação? Pontuação! E seus efeitos de sentido

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

Os efeitos de sentido da pontuação e seu uso estilístico como recurso para reproduzir o discurso oral em textos escritos.

Assista

Aula 17 – O que todo texto tem que ter!

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

As três partes estruturantes de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Assista

Aula 08 – Descobrindo o sentido das palavras e expressões

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

O contexto para interpretar o sentido e o significado de palavras e expressões.

Assista

Aula 06 – Elementos que constroem a narrativa

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

As características e os elementos de um texto narrativo como personagem, espaço, tempo, narrador e enredo.

Assista

Aula 02 – O que você pensa sobre isso? Isso é fato? Isso é opinião?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

Os conceitos e diferenças entre fato e opinião e como diferenciá-los a partir das informações do texto.

Assista

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

A hora de uma estrela: gêneros textuais em jornais e revistas

Morde a Língua

Os diferentes tipos de texto encontrados em jornais e revistas e as características específicas de cada gênero textual. O que são reportagens, artigos de opinião, peças publicitárias e as intenções por trás de cada texto.

Assista

Coração

Poesia Concreta na Escola

Aluno: Cleisson Barbosa da Silva, da E.M. Maria Baptistina Duffles Teixeira Lott (5ª CRE). Professora: Ana Cristina da Silva Teixeira.

Assista