FILTROS
Ordenado por:
SÉRIES
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
Videoaulas com conteúdos de Língua Portuguesa para o 5º ano do Ensino Fundamental apresentadas pela professora Luciane Almeida. Os episódios aliam as habilidades curriculares a elementos que fazem sucesso nas redes sociais, em especial os memes. O objetivo é estimular o interesse dos alunos e propiciar sua identificação com os temas abordados na série, tornando o aprendizado mais eficiente.
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
Série de videoaulas de revisão dos conteúdos de Língua Portuguesa para alunos do 9º ano com a professora Maria Teresa Tedesco. Nos programas, slides com o passo a passo das explicações e cartelas de exercícios a serem corrigidos nas aulas seguintes.
Morde a Língua
Série de Língua Portuguesa dirigida a alunos do 6º ao 9º ano. No formato dramaturgia e inspirada na linguagem dos vlogs, aborda temas como: linguagem e identidade, variações linguísticas, intertextualidade, estratégias de leitura, poemas, contos, crônicas, histórias em quadrinhos, romances e a multiplicidade de gêneros em jornais e revistas.
Ideias e Caminhos – Palavra Puxa Palavra
Trabalha a formação de leitores e falantes da língua portuguesa, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Ideias e Caminhos – Mar de Palavras
A história da língua portuguesa para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A origem, aspectos regionais e os diferentes “sotaques” do português nos quatro continentes em que é falado.
Mar de Palavras
A série conta, de forma interdisciplinar, a história da língua portuguesa, desde sua origem, na Península Ibérica, até os dias de hoje, no Brasil e no mundo.
Turma da Biblioteca
Fundamenta e orienta a aprendizagem da Língua Portuguesa, enfatizando conteúdos que atendem o domínio da língua escrita, como a ortografia, a acentuação, a concordância e a flexão de nomes e de alguns verbos, entre outros.
Olimpíadas curriculares
Da robótica à astronomia, passando pela matemática e pela língua portuguesa, diversas áreas do conhecimento têm eventos que estimulam o estudo e promovem o aprimoramento dos professores. Saiba mais sobre eles.
CONTEÚDOS
Língua Portuguesa - 9º Ano | 10/10 - 14h - 2ª edição

10/10/2023

Acompanhe o Aulão Carioca de Língua Portuguesa para o 9º ano com a professora Mariana Souza.

Língua Portuguesa - 5º Ano | 06/10 - 9h - 2ª edição

06/10/2023

Acompanhe o Aulão Carioca de Língua Portuguesa para o 5º ano. O professor Felipe Lopes resolve questões com os alunos da Rede.

Língua Portuguesa - 5º Ano | 06/10 - 14h - 2ª edição

06/10/2023

Língua Portuguesa - 5º Ano | 24/08 - 9h

24/08/2023

Acompanhe o Aulão Carioca de Língua Portuguesa para o 5º ano. A professora Mirella Bottino resolve questões com os alunos da Rede.

Língua Portuguesa - 5º Ano | 24/08 - 14h

24/08/2023

Língua Portuguesa - 9º Ano | 23/08 - 9h

23/08/2023

Acompanhe o Aulão Carioca de Língua Portuguesa para o 9º ano com a professora Mariana Souza!

Língua Portuguesa - 9º Ano | 23/08 - 14h

23/08/2023

A professora Mariana Souza, resolve questões e tira dúvidas dos alunos no Aulão Carioca de Língua Portuguesa para o 9º ano.

Língua portuguesa, com certeza

21/12/2015

A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório, na Gávea/2ªCRE, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura. Segmento: Sala de Leitura.

Ensinar e Aprender

A origem da língua portuguesa

10/07/2015

As influências dos povos que visitaram a região da Península Ibérica na formação da língua portuguesa.

Ideias e Caminhos – Mar de Palavras

video
A cultura de língua portuguesa

29/06/2015

Com cerca de 230 milhões de falantes, o português é o quarto idioma mais falado no mundo. Literatura, teatro, música e demais expressões culturais ligam países lusófanos. Convidados: Izabel Margato, professora da Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio; e Tânia Pires, idealizadora e produtora do Festival de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip).

Cidade de Leitores

A origem da língua portuguesa

01/04/2003

Mar de Palavras

texto
Breve história do ensino de Língua Portuguesa no Brasil

19/05/2017

Da alfabetização em latim à busca da formação de leitores autônomos que compreendem os diversos usos da língua.

Reportagens

texto
Língua Portuguesa com leveza e humor

01/04/2016

A nova série Morde a Língua destaca conteúdos curriculares, de forma criativa, para alunos do 6º ao 9º ano.

Releases

Língua Portuguesa - 9º Ano | 10/10 - 9h - 2ª edição

10/10/2023

Material Rioeduca - Língua Portuguesa (Anos Finais) | Primeiro semestre - 2022

09/03/2022

As professoras Gina Paula e Valesca Sobral apresentam o Material Rioeduca de Língua Portuguesa para os Anos Finais com conteúdos do primeiro semestre de 2022, elaborado integralmente por equipes da Rede Municipal do Rio de Janeiro.

Material Rioeduca 2022

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

16/11/2020

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

II Semana do Peja (2020)