
Escrita na alfabetização
#educa
Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.
Professoras alfabetizadoras 2
Ensinar e Aprender
As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE.
Professoras alfabetizadoras 3
Ensinar e Aprender
O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.
Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia
II Semana do Peja (2020)
Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.
Professoras alfabetizadoras 1
Ensinar e Aprender
O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014.
Especial Alfabetização – Leitura
Ensinar e Aprender
A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE).
Especial sobre alfabetização
Ensinar e Aprender
A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida.
Especial Alfabetização – Escrita
Ensinar e Aprender
Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).


O baú misterioso
Turma da Biblioteca
Apropriação e variação vocabular. Expressões e construções da língua. Ambiguidades, figuras de linguagem, aspectos da formação de palavra e estrangeirismos.
Bons amigos
Turma da Biblioteca
Os diferentes tipos e gêneros textuais. Descrição, narração, dissertação, exposição, injunção, poesia, crônica, conto, prosa e as características de cada um.
Marcas linguísticas
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
A linguagem coloquial e a linguagem culta; as diferentes expressões e modos de falar dependendo da região do Brasil. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Dúvidas
Turma da Biblioteca
Ponto, dois pontos, vírgula, ponto e vírgula; interrogação, exclamação, reticências, aspas; outros sinais de pontuação e os usos no texto.
Barulhinho bom
Turma da Biblioteca
Acentuação tônica, acentuação gráfica, sílabas tônicas; proparoxítonas, paroxítonas, oxítonas e os diferentes tipos de acentos.
Do que o texto fala?
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
Como identificar o tema de um texto; título e palavras-chave, elementos que ajudam a reconhecer o tema de um texto. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D6 - Identificar o tema de um texto.
Língua Portuguesa, com certeza
Ensinar e Aprender
A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório, na Gávea/2ªCRE, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura.
Sopa de letrinhas
Turma da Biblioteca
Regras ortográficas. O uso do r e rr, do j ou g, do s ou z, do x e ch e a grafia correta como uma forma de comunicação eficiente.


Nuvem de chuva
Poesia Concreta na Escola
Aluna: Pamela Eduarda Barbosa Teixeira, da E.M. Venezuela (9ª CRE). Professora: Izabel Cristina de Rezende Rosal.
Tinha uma irmã no meio do caminho: intertextualidade
Morde a Língua
As diferentes formas de intertextualidade em textos verbais e não verbais, como citação, paráfrase e paródia.
Contadores, cantadores e encantadores
Palavra Puxa Palavra
O ofício de contar histórias, a literatura popular e de cordel. A poesia e as principais características de um poema.
Bota
Poesia Concreta na Escola
Aluno: João Pedro de Souza Costa, da E.M. Malba Tahan (5ª CRE). Professora: Marina Cardoso Batista.
Aula 15 – Não se escreve sem planejamento
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
O planejamento de um texto, a preparação para a escrita, a pesquisa e ordenação de ideias; o que, para que e para quem escrever.
A origem da língua portuguesa
Mar de Palavras
As influências dos povos que visitaram a região da Península Ibérica na formação da língua portuguesa.
Aula 09 – O texto é um tecido I! As narrativas do texto
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
O encadeamento e a costura que formam a coesão entre as partes de um texto, as narrativas do texto e como usar repetições e substituições para tornar um texto coeso.
Aula 16 – Não se escreve como se fala
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
As diferenças entre o texto falado e o texto escrito e a importância do contexto na elaboração de uma redação.


Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia
II Semana do Peja (2020)
Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.


Especial Alfabetização – Escrita
Ensinar e Aprender
Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).
Manoel de Barros - Flirme
#educa
A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).
Onde mora o preconceito?
#educa
A professora Teresa Vitoria Alves, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), e a gestora cultural Graça Gomes, da Alternativa Cultura, falam sobre o Prêmio Literário do Ensino Fundamental cujo tema em 2019 é "Onde mora o preconceito?”. O concurso tem o objetivo de estimular o pensamento crítico nos alunos e de despertar o interesse pela produção escrita.
Todos os caminhos levam à leitura
#educa
A professora Clarice Campos, da Sala de Leitura da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), fala sobre como fazer as novas gerações se apaixonarem pelos livros. Francisco Tadeu, animador da MultiRio e diretor de Aquitã, o indiozinho, da série Que medo!, comenta a produção, lançada, também, em uma coleção de livros infantis com realidade aumentada.
Da língua padrão aos memes: o que você precisa saber sobre isso?
#educa
A escritora Suzana Vargas, diretora do Instituto Estação das Letras, e a professora Luana Rezende, diretora adjunta do EDI Irmã Margarita Alarcon (2ª CRE), conversam sobre a relação entre a norma padrão da língua portuguesa e a escrita não convencional da internet. Elas sugerem formas de aliar essas práticas.
Língua Portuguesa, com certeza
Ensinar e Aprender
A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório, na Gávea/2ªCRE, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura.
Professoras alfabetizadoras 3
Ensinar e Aprender
O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.
Projeto Poesia - A Força da Palavra - E.M. Rugendas
Práticas que Transformam
Idealizado pela professora Aline da Costa, o projeto Poesia - A Força da Palavra, realizado na E.M. Rugendas (5ª CRE), em Madureira, reúne alunos, professores, funcionários, responsáveis e ex-alunos em torno da poesia. A partir da declamação de poemas, os participantes trabalham questões pessoais e sociais.


Manoel de Barros - Flirme
#educa
A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).


Aula 19 – Pensando em um texto coerente
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
Como escrever um texto coerente, ordenar frases e ideias para construir uma narrativa com coerência. A importância do título.
O poeta é um fingidor: poesia
Morde a Língua
Qual a diferença entre poesia e poema, o que é o eu lírico, as técnicas de declamação e a importância do ritmo e da musicalidade na construção de um poema.
Professoras alfabetizadoras 3
Ensinar e Aprender
O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.
Aula 06 – Elementos que constroem a narrativa
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
As características e os elementos de um texto narrativo como personagem, espaço, tempo, narrador e enredo.
Aula 18 – Por que fazer parágrafos?
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
A definição de parágrafo, seus diferentes tipos e como construir um bom parágrafo.
Professoras alfabetizadoras 2
Ensinar e Aprender
As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE.
De palavras e imagens se faz o mundo
Palavra Puxa Palavra
A linguagem verbal e não verbal, formal e informal; o que é discurso direto e indireto. As características da linguagem dos quadrinhos
Aula 05 – Os argumentos sustentam a tese II
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
Como construir um argumento, a análise dos argumentos de uma tese e como embasar uma argumentação.
