LÍNGUA PORTUGUESA
alfabetização

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida. 

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE. 

Assista

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Assista

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Assista

fundamental i

Dúvidas

Turma da Biblioteca

Ponto, dois pontos, vírgula, ponto e vírgula; interrogação, exclamação, reticências, aspas; outros sinais de pontuação e os usos no texto.

Assista

Nas entrelinhas: humor e ironia

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Como identificar os efeitos da ironia e do humor em um texto; o uso de trocadilhos, piadas e memes nos textos. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Assista

Charada

Turma da Biblioteca

O que é coerência e coesão textual. Como construir um texto pensando o que escrever, para que e para quem.

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Ler para viver

Turma da Biblioteca

As grandes aventuras que habitam o enredo da literatura infantil: contos de fadas, mitologias, histórias de cavaleiros de capa e espada, marinheiros, náufragos e detetives mirins.

Assista

Do que o texto fala?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Como identificar o tema de um texto; título e palavras-chave, elementos que ajudam a reconhecer o tema de um texto. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D6 - Identificar o tema de um texto.

Assista

Barulhinho bom

Turma da Biblioteca

Acentuação tônica, acentuação gráfica, sílabas tônicas; proparoxítonas, paroxítonas, oxítonas e os diferentes tipos de acentos.

Assista

Descobrindo informações explícitas e implícitas

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Como identificar a ideia central de um texto, demonstrando compreensão global. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D1 – Localizar informações explícitas em um texto; D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

Assista

fundamental ii

A hora de uma estrela: gêneros textuais em jornais e revistas

Morde a Língua

Os diferentes tipos de texto encontrados em jornais e revistas e as características específicas de cada gênero textual. O que são reportagens, artigos de opinião, peças publicitárias e as intenções por trás de cada texto.

Assista

A onda

Poesia Concreta na Escola

Aluna: Thaís Bandeira de Paiva, da E.M. Manoel Cícero (2ª CRE). Professora: Verônica Machado de Oliveira.

Assista

Ideias demais: argumentação

Morde a Língua

O que é argumentação, a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, os diferentes tipos de argumento e as diversas formas de aplicá-los.

Assista

Aula 06 – Elementos que constroem a narrativa

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

As características e os elementos de um texto narrativo como personagem, espaço, tempo, narrador e enredo.

Assista

Bota

Poesia Concreta na Escola

Aluno: João Pedro de Souza Costa, da E.M. Malba Tahan (5ª CRE). Professora: Marina Cardoso Batista.

Assista

Os vários "Brasis"

Mar de Palavras

As diferenças entre a língua portuguesa falada em Portugal, em outros países e nos diversos "Brasis".

Assista

Magias, risos e verdades

Palavra Puxa Palavra

Os contos de fadas, o humor, verdades e fantasias. As origens dos contos de fadas e as adaptações modernas.

Assista

O pulso ainda pulsa: estratégias para ler um texto

Morde a Língua

Os diferentes gêneros textuais e a interpretação de texto. Os componentes de um texto e as etapas do processo de leitura de bulas, cardápios, folhetos de propaganda, matérias de jornais e poemas.

Assista

eja

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Assista

práticas docentes

Língua Portuguesa, com certeza

Ensinar e Aprender

A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório, na Gávea/2ªCRE, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura. 

Assista

Manoel de Barros - Flirme

#educa

A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).

Assista

Projeto Poesia - A Força da Palavra - E.M. Rugendas

Práticas que Transformam

Idealizado pela professora Aline da Costa, o projeto Poesia - A Força da Palavra, realizado na E.M. Rugendas (5ª CRE), em Madureira, reúne alunos, professores, funcionários, responsáveis e ex-alunos em torno da poesia. A partir da declamação de poemas, os participantes trabalham questões pessoais e sociais.

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Todos os caminhos levam à leitura

#educa

A professora Clarice Campos, da Sala de Leitura da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), fala sobre como fazer as novas gerações se apaixonarem pelos livros. Francisco Tadeu, animador da MultiRio e diretor de Aquitã, o indiozinho, da série Que medo!, comenta a produção, lançada, também, em uma coleção de livros infantis com realidade aumentada.

Assista

Sala de Leitura: o coração da escola

Ensinar e Aprender

Os mais de 600 estudantes do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, contam com a iniciativa da professora da Sala de Leitura Edilza de Souza Mello Barboza, em projetos lúdicos e criativos: contação de histórias, com apoio de alunos monitores; montagem de peça teatral; passeio pela Bienal e outras atividades. Fora da escola, a professora aproveita o tempo para fazer caminhadas em locais como o Parque Madureira.

Assista

Onde mora o preconceito?

#educa

A professora Teresa Vitoria Alves, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), e a gestora cultural Graça Gomes, da Alternativa Cultura, falam sobre o Prêmio Literário do Ensino Fundamental cujo tema em 2019 é "Onde mora o preconceito?”. O concurso tem o objetivo de estimular o pensamento crítico nos alunos e de despertar o interesse pela produção escrita.

Assista

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

conexão sme

Manoel de Barros - Flirme

#educa

A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).

Assista

língua portuguesa

Carro

Poesia Concreta na Escola

Aluno: Pablo Matheus Gonçalves Lima, da E.M. Baden Powell (6ª CRE). Professora: Jeane Santiago.

Assista

Aula 16 – Não se escreve como se fala

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

As diferenças entre o texto falado e o texto escrito e a importância do contexto na elaboração de uma redação.

Assista

Lima Barreto

Cidade de Leitores

Os mistérios e a loucura de Lima Barreto, sua visceralidade e literatura são discutidos por Luciana Hidalgo, jornalista e doutora em Literatura Comparada pela UFRJ, e por Luiz Antônio Pilar, diretor da peça Lima Barreto, ao terceiro dia.

Assista

Gota

Poesia Concreta na Escola

Aluna: Janaína Figueira da Costa, da E.M. Venezuela (9ª CRE). Professora: Izabel Cristina de Rezende Rosal.

Assista

Poesia nas escolas

#educa

A professora, escritora e psicanalista Ninfa Parreiras oferece sugestões de como as escolas podem trabalhar a poesia com os alunos, mesmo fora das aulas de Língua Portuguesa, e como incentivá-los a produzirem poemas.

Assista

Linguagem e textos

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

A origem da escrita; textos verbais e não verbais; interpretação de textos; gêneros textuais. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gênerosD15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Assista

Barulhinho bom

Turma da Biblioteca

Acentuação tônica, acentuação gráfica, sílabas tônicas; proparoxítonas, paroxítonas, oxítonas e os diferentes tipos de acentos.

Assista

O poeta é um fingidor: poesia

Morde a Língua

Qual a diferença entre poesia e poema, o que é o eu lírico, as técnicas de declamação e a importância do ritmo e da musicalidade na construção de um poema.

Assista