LÍNGUA PORTUGUESA
alfabetização

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

primário

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

ginásio

Tinha uma irmã no meio do caminho: intertextualidade

Morde a Língua

Já leu algum livro que tivesse influência de um filme? Ou, talvez, viu uma pintura relacionada a outra obra de um artista diferente? Descubra diferentes formas de intertextualidade em textos verbais e não verbais, como citação, paráfrases, paródias.

Assista

A hora de uma estrela: gêneros textuais em jornais e revistas

Morde a Língua

Como diferenciar os tipos de texto que encontramos em jornais e revista? Conheça as características específicas de gêneros textuais como reportagens, artigos de opinião, peças publicitárias, e fique ligado nas intenções por trás de cada texto.

Assista

Aipim, castelinha, mandioca, macaxeira: o uso social da língua

Morde a Língua

Qual é a relação entre a linguagem e a construção da identidade de cada um? Vamos falar sobre as variações linguísticas, a comunicação verbal e não verbal, linguagem formal e informal, as diferenças entre oralidade e escrita e muito mais!

Assista

Super-Ruiva: quadrinhos

Morde a Língua

Você gosta de histórias em quadrinhos? Conheça a linguagem dos quadrinhos, com todos os seus recursos e significados, e saiba como construir uma super-heroína: a Super-Ruiva.

Assista

Aula 13 – Pontuação? Pontuação! E seus efeitos de sentido

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Vamos continuar falando sobre pontuação. Descubra os efeitos de sentido da pontuação e seu uso estilístico como recurso para reproduzir o discurso oral em textos escritos.

Assista

Aula 09 – O texto é um tecido I! As narrativas do texto

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

O encadeamento e a costura que formam a coesão entre as partes de um texto; as narrativas do texto; como usar repetições e substituições para tornar um texto coeso.

Assista

Aula 02 – O que você pensa sobre isso? Isso é fato? Isso é opinião?

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

O que é um fato? E o que é opinião? Vamos falar sobre as diferenças entre fato e opinião e como diferenciá-los a partir das informações do texto.

Assista

Aula 15 – Não se escreve sem planejamento

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Como começar a escrever? O planejamento de um texto é tão importante quanto o texto em si. Vamos falar sobre a preparação para a escrita, a pesquisa e ordenação de ideias, o que, para que e para quem escrever.

Assista

práticas docentes

Todos os caminhos levam à leitura

#educa

Como fazer as novas gerações se apaixonarem pelos livros? Conversamos sobre a leitura em um mundo de redes sociais com a professora Clarice Campos, da Sala de Leitura da E.M.Eunice Weaver (7ª CRE), na Taquara, e com Francisco Tadeu, animador da MultiRio e diretor da animação Aquitã, o indiozinho, da série Que Medo!, lançada também em uma coleção de livros infantis com realidade aumentada.

Assista

Ao pé da letra, Ida e volta e Convite

Escola, Câmera, Ação!

Assista a três curtas produzidos por alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio e exibidos no Ciep Presidente Agostinho Neto (2ª CRE), no Humaitá. A garotada confere e dá suas opiniões sobre os filmes Ida e volta e Convite, ambos produzidos pela E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), na Taquara, e Ao pé da letra, curta dos estudantes da E.M. Monteiro Lobato (10ª CRE), em Guaratiba.

Assista

Poesia nas escolas

#educa

A professora, escritora e psicanalista Ninfa Parreiras oferece sugestões de como as escolas podem trabalhar a poesia com os alunos, mesmo fora das aulas de Língua Portuguesa, e como incentivá-los a produzirem poemas.

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

língua portuguesa

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Aula 12 – Pontuação? Pontuação! Recurso sintático do texto

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Você sabe quais são os usos, efeitos e finalidade dos sinais de pontuação? Vamos falar sobre a pontuação como recurso sintático do texto e, também, o seu uso estilístico.

Assista

O pequeno autor

Cidade de Leitores

O sonho de ser escritor está no palco e na literatura. A fantasia, a imaginação e o desejo povoam o horizonte dos dois protagonistas, criados pelo ator, diretor, autor, produtor teatral e fundador da Trupe do Experimento, Marco dos Anjos e pelo escritor e professor de Literatura da Uerj Flávio Carneiro.

Assista

Um mergulho no espelho: romance

Morde a Língua

Qual romance você está lendo no momento? Vamos falar sobre a estrutura do texto, os diferentes tipos de narrador, a diferença entre tempo psicológico e cronológico, entre protagonista e antagonista e outras características de um romance.

Assista

Aula 19 – Pensando em um texto coerente

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Como escrever um texto coerente? Veja como ordenar frases e ideias para construir uma narrativa com coerência e descubra a importância do título.

Assista

Aula 20 – O que revisar em meu texto?

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Descubra a importância de revisar e reescrever o próprio texto. Saiba analisar se o texto está adequado ao leitor, ao contexto e ao objetivo da comunicação.  

Assista

Aula 05 – Os argumentos sustentam a tese II

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Como construir um argumento? Saiba analisar os argumentos de uma tese, conheça os diferentes tipos e veja como embasar uma argumentação.

Assista

Aula 17 – O que todo texto tem que ter!

Tempo de Estudar - Língua Portuguesa - 9° ano

Você sabe como se monta a estrutura de um texto? Aprenda sobre as três partes estruturantes de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Assista