MATEMÁTICA
alfabetização

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

fundamental i

Cálculo do perímetro na malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Definição, cálculo e utilidade do perímetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Assista

A planta do jardim

Adoro Problemas!

Plantas e mapas, escala numérica ou fracionária, semelhança de figuras e outros conceitos matemáticos relacionados ao estudo da cartografia.

Assista

Multiplicação e divisão com números naturais

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Resolução de problemas com números naturais; exercícios de divisão e multiplicação. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano: D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

Assista

Área de figuras planas em malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

A definição de área e como calcular a área de figuras planas em malha quadriculada. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Assista

A última do Português pra se dar bem na Matemática!

#educa

Os professores Heitor Oliveira, de Matemática, e Luciane Almeida, de Língua Portuguesa, falam sobre a importante relação entre as duas disciplinas, pois uma parte dos estudantes erra questões simples por falta de atenção na leitura dos enunciados. Heitor e Luciane são os apresentadores das novas temporadas de Tempo de Estudar, dedicadas ao conteúdo do 5º ano.

Assista

Mundo em gráficos

Adoro Problemas!

Como transformar diferentes informações em gráficos, os elementos de um gráfico e os diferentes tipos.

Assista

Problemas com porcentagem

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

Assista

Decimais na reciclagem

Adoro Problemas!

Conceitos de unidade, dezena, centena, décimo, centésimo, milésimo, parte inteira e parte decimal. Os números decimais no sistema monetário e em outras áreas do nosso cotidiano.

Assista

fundamental ii

Variou aqui, variou ali

Procura Acha (7° Ano)

A proporcionalidade e o conceito de proporções e grandezas direta e inversamente proporcionais.

Assista

Aula 12 – As frações e os números decimais

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

Como transformar uma fração em um número decimal, os números fracionários positivos na forma decimal, números decimais na forma fracionária e como fazer a simplificação de frações.

Assista

Aula 11 – Potências

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O que é base e expoente, o cálculo das potências de bases positiva e negativa e a resolução rápida das potências de base 10.

Assista

Aula 25 – Reconhecendo uma equação do 2º grau

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como reconhecer uma equação do 2º grau, os conceitos que definem uma equação do 2º grau, seja ela completa ou incompleta.

Assista

Aula 41 – O zero da função afim

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como determinar o zero da função afim, o cálculo de alguns valores da função f – valor numérico – e como verificar a existência de um valor de x que faz com que a função y seja zero. O cálculo de f(x) = 0 e a identificação do zero da função como coordenada (x = 0) do gráfico no plano cartesiano.

Assista

Aula 40 – A função afim

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O que é função afim, de que forma identificar a expressão y = ax + b como uma função do 1º grau, como reconhecer a e b como coeficientes angular e linear de uma função afim.

Assista

Aula 09 – Áreas de figuras planas: trapézio e losango

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A relação existente entre as áreas do trapézio e do losango e o cálculo da área desses polígonos.

Assista

Aula 02 – Problemas com multiplicação

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A multiplicação e seu significado e como resolver problemas com multiplicação.

Assista

práticas docentes

Matemática de ouro

#educa

O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.

Assista

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Raciocínio lógico

#educa

A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.

Assista

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Assista

Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves

Curta e Compartilhe

A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  

Assista

conexão sme

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

matemática

Aula 04 – Operações com números naturais

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A definição de números naturais, as quatro operações básicas e a potenciação. As relações entre as quatro operações a partir de expressões numéricas.

Assista

Feito sob medida

Procura Acha (6º Ano)

Medidas, comparações e as diferentes unidades e instrumentos de medida.

Assista

Aula 11 – Expressões algébricas

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Como achar uma expressão algébrica a partir de uma situação-problema; a representação de quantidades desconhecidas ou variáveis por meio de letras, chamadas de incógnitas ou variáveis.

Assista

Aula 01 – Números positivos e números negativos

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

Aplicações de números inteiros negativos em saldos bancários, altitude, profundidade, temperatura e outros.

Assista

Aula 30 – O discriminante da equação do 2º grau

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O radical b²4ac, o △ (delta) da fórmula de Bhaskara conhecido como o discriminante da equação do 2º grau. As características das equações que têm △ positivo, negativo ou igual a zero.

Assista

Aula 20 – Trinômio quadrado perfeito

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Fatoração por agrupamento de um trinômio quadrado perfeito, relação com os produtos notáveis e como reconhecer se um trinômio é um quadrado perfeito.

Assista

Relações métricas do triângulo retângulo

Matemática em Flashes

As relações métricas em triângulos com um ângulo de 90°, a hipotenusa e os catetos.

Assista

Aula 02 – Números racionais: a fração geratriz

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

O que é a fração geratriz; como encontrar a forma fracionária de um número com forma decimal infinita.

Assista