MATEMÁTICA
alfabetização

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

primário

Multiplicação e divisão com números naturais

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Resolução de problemas com números naturais; exercícios de divisão e multiplicação. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano: D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

Assista

O tempo não para

Adoro Problemas!

Tempo cronológico, tempo social, tempo histórico. Os vários conceitos de tempo e as unidades de medidas de tempo.

Assista

A medida da fantasia

Adoro Problemas!

Como calcular o perímetro e a área. As diferentes unidades de medida como quilômetro quadrado e hectare.

Assista

Entrando nos eixos

Adoro Problemas!

O que é simetria e como ela está presente na natureza e no nosso cotidiano. Simetria de reflexão e de rotação e eixos da simetria em figuras geométricas.

Assista

Números racionais na reta numérica

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Localização de números inteiros e decimais em uma reta numérica; identificação de retas numéricas no cotidiano; leitura de temperatura no termômetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.

Assista

A horta fracionada

Adoro Problemas!

Relação parte-todo, razão, quociente, operador, frações equivalentes e vários outros conceitos para aprender e trabalhar com frações.

Assista

Números racionais na forma decimal

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Como somar números decimais; unidades, décimos e centésimos; a subtração de números decimais. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo diferentes significados de adição ou subtração.

Assista

O que rola e o que não rola

Adoro Problemas!

O que são os poliedros e pirâmides e como distinguir cada figura geométrica plana ou espacial. Conceitos de Geometria.

Assista

ginásio

Aula 05 – Problemas com radiciação

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A radiciação, definição da operação matemática, as aplicações e usos na resolução de problemas.

Assista

Aula 20 – Radicais: aplicação na simplificação

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como realizar a simplificação de radicais aplicando as regras de suas propriedades em raízes perfeitas, imperfeitas e com fatores externos. O que são radicais semelhantes e como calcular o valor do radical que deu origem ao termo simplificado.

Assista

Aula 14 – Produtos notáveis: o quadrado da soma

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

O que são e como calcular produtos notáveis, o que é o quadrado da soma, a propriedade distributiva e o pensamento geométrico que pode ser relacionado.

Assista

Aula 17 – Ângulos

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

Os elementos de um ângulo e os diferentes tipos de ângulos – reto, agudo, raso e obtuso. Como medir um ângulo e a aplicação das operações fundamentais da Matemática entre eles.

Assista

Equacionando problemas

Procura Acha (7° Ano)

O conceito e os elementos das equações do 1º grau, como resolvê-las, e como verificar a solução de uma equação.

Assista

Aula 17 – Fatoração: fator comum em evidência

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

O que é fatoração, a definição do fator de uma expressão algébrica, como aplicar a fatoração dos fatores comuns aos termos de uma expressão e o que é fator comum em evidência.

Assista

Menos com menos dá mais?

Procura Acha (7° Ano)

Multiplicação e divisão de números inteiros positivos e negativos.

Assista

Aula 06 – Unidades métricas

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Unidades de medida de comprimento ou unidades métricas. Múltiplos e submúltiplos das unidades de medida, como metro, centímetro e quilômetro, e as relações entre as três unidades.

Assista

práticas docentes

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Matemática de ouro

#educa

O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre essa conquista e sobre o ensino de Matemática no país.

Assista

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Assista

Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves

Curta e Compartilhe

A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  

Assista

Raciocínio lógico

#educa

A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.

Assista

conexão sme

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

matemática

Adição e subtração com números naturais

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Resolução de problemas com números naturais; exercícios de adição e subtração. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).

Assista

Aula 06 – Unidades métricas

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Unidades de medida de comprimento ou unidades métricas. Múltiplos e submúltiplos das unidades de medida, como metro, centímetro e quilômetro, e as relações entre as três unidades.

Assista

Aula 07 – A ideia de área

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Conceitos de área e superfície e as unidades de medida empregadas. Como calcular a área de retângulos, quadrados e de outros polígonos.

Assista

Números decimais: de dez em dez...

Procura Acha (6º Ano)

As quatro operações com números decimais. Centésimos, décimos e milésimos.

Assista

Aula 01 – Teorema de Tales

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Revisão dos conceitos de unidade de medida, razão e proporção, para entender quais são as relações matemáticas estabelecidas entre as retas paralelas e suas diagonais. Resolução do Teorema de Tales.

Assista

Aula 05 – Comparação de números reais

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Os sinais < e >, a comparação de números reais por meio dos símbolos de “maior que” e “menor que” e como fazer a comparação de dois números racionais.

Assista

Aula 07 – Números racionais: adição e subtração

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

O conceito de números racionais e como resolver exercícios de adição e subtração.

Assista

Localização de pontos e solução gráfica

Fato Matemático

Representações de um ponto no plano cartesiano e solução gráfica de uma equação.  

Assista