
Palestra "A Matemática na alfabetização"
V Semana de Alfabetização
Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.


Direita ou esquerda: vamos nos localizar!
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Localização e referencial; leitura de mapas; pontos cardeais e rosa dos ventos. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D1 – Identificar a localização e a movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
A planta do jardim
Adoro Problemas!
Plantas e mapas, escala numérica ou fracionária, semelhança de figuras e outros conceitos matemáticos relacionados ao estudo da cartografia.
A última do Português pra se dar bem na Matemática!
#educa
Os professores Heitor Oliveira, de Matemática, e Luciane Almeida, de Língua Portuguesa, falam sobre a importante relação entre as duas disciplinas, pois uma parte dos estudantes erra questões simples por falta de atenção na leitura dos enunciados. Heitor e Luciane são os apresentadores das novas temporadas de Tempo de Estudar, dedicadas ao conteúdo do 5º ano.
O tempo não para
Adoro Problemas!
Tempo cronológico, tempo social, tempo histórico. Os vários conceitos de tempo e as unidades de medidas de tempo.
Área de figuras planas em malha quadriculada
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
A definição de área e como calcular a área de figuras planas em malha quadriculada. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Unidades de medida de tempo
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
A origem da contagem de tempo com base no número 60; conversão de horas em minutos e de minutos em segundos. Atividades para os seguintes descritores de Matemática para o 5º ano:D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
A medida da fantasia
Adoro Problemas!
Como calcular o perímetro e a área. As diferentes unidades de medida como quilômetro quadrado e hectare.
Cálculo do perímetro na malha quadriculada
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Definição, cálculo e utilidade do perímetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.


Aula 01 – Números positivos e números negativos
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
Aplicações de números inteiros negativos em saldos bancários, altitude, profundidade, temperatura e outros.
Aula 12 – Operando com variáveis
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Como efetuar operações com variáveis, redução de semelhantes e operações com coeficientes.
Nem oito, nem oitenta
Procura Acha (7° Ano)
O conceito de números racionais e como escrever números decimais em forma de fração.
Aula 32 – Composição da equação do 2º grau com raízes
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Como realizar a composição da equação do 2º grau com raízes. A fórmula x² - Sx + P = 0 e como montar uma equação do 2º grau a partir do resultado, ou seja, a partir do valor de suas raízes, sejam elas números positivos, negativos ou fracionários.
Aula 01 – Teorema de Tales
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Revisão dos conceitos de unidade de medida, razão e proporção, para entender quais são as relações matemáticas estabelecidas entre as retas paralelas e suas diagonais. Resolução do Teorema de Tales.
Aula 17 – Ângulos
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
Os elementos de um ângulo e os diferentes tipos de ângulos – reto, agudo, raso e obtuso. Como medir um ângulo e a aplicação das operações fundamentais da Matemática entre eles.
Aula 22 – Adição algébrica com radicais
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Adição algébrica de radicais, soma e subtração de radicais semelhantes (com fatores externos ou não) e a resolução de expressões com radicais diferentes.
Aula 16 – Notação científica
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
As funções da notação científica e como representar, de forma simples, números muito grandes ou muito pequenos com muitas casas decimais.


Matemática e Ciências
II Semana do Peja (2020)
Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).


Matemática divertida
Ensinar e Aprender
A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura.
Raciocínio lógico
#educa
A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.
Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves
Curta e Compartilhe
A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.
Matemática de ouro
#educa
O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.
Robótica nas escolas
#educa
O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.


Palestra "A Matemática na alfabetização"
V Semana de Alfabetização
Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.


Resolução da equação do 2º grau
Matemática em Flashes
Como resolver equações completas e incompletas do 2º grau, a fórmula de Bháskara e o delta.
Um programa cem por cento
Procura Acha (7° Ano)
Conceito e solução de problemas com porcentagem, como calcular mentalmente valores de 10% e 50% e uso da porcentagem em pesquisas.
Aula 13 – Propriedades das potências
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Quais são as propriedades das potências, multiplicação e divisão de potências de mesma base e como calcular a potência de uma potência e a potência de um produto.
Aula 28 – Equações incompletas do 2º grau – 2ª parte
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Resolução de equações incompletas do 2º grau do tipo ax² + c. Entenda por que, quando admitirem raízes reais, elas sempre serão opostas.
Quem não tem problemas?
Procura Acha (6º Ano)
Solução de problemas matemáticos e etapas para a solução.
Aula 10 – Diagonais de polígonos
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Cálculo do número de diagonais de polígonos com pequenas quantidades de lados e em polígonos com quantidade de lados desconhecida, representada por uma variável.
Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves
Curta e Compartilhe
A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.
Aula 20 – Análise de gráficos e tabelas
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
Construção e análise de gráficos e tabelas. O que são os gráficos e quais as suas utilidades.
