
Palestra "A Matemática na alfabetização"
V Semana de Alfabetização
Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.


A medida da fantasia
Adoro Problemas!
Como calcular o perímetro e a área. As diferentes unidades de medida como quilômetro quadrado e hectare.
Mundo em gráficos
Adoro Problemas!
Como transformar diferentes informações em gráficos, os elementos de um gráfico e os diferentes tipos.
A última do Português pra se dar bem na Matemática!
#educa
Os professores Heitor Oliveira, de Matemática, e Luciane Almeida, de Língua Portuguesa, falam sobre a importante relação entre as duas disciplinas, pois uma parte dos estudantes erra questões simples por falta de atenção na leitura dos enunciados. Heitor e Luciane são os apresentadores das novas temporadas de Tempo de Estudar, dedicadas ao conteúdo do 5º ano.
Números racionais na reta numérica
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Localização de números inteiros e decimais em uma reta numérica; identificação de retas numéricas no cotidiano; leitura de temperatura no termômetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
Direita ou esquerda: vamos nos localizar!
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Localização e referencial; leitura de mapas; pontos cardeais e rosa dos ventos. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D1 – Identificar a localização e a movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
Área de figuras planas em malha quadriculada
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
A definição de área e como calcular a área de figuras planas em malha quadriculada. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Multiplicação e divisão com números naturais
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Resolução de problemas com números naturais; exercícios de divisão e multiplicação. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano: D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
Adição e subtração com números naturais
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Resolução de problemas com números naturais; exercícios de adição e subtração. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).


Aula 20 – Trinômio quadrado perfeito
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Fatoração por agrupamento de um trinômio quadrado perfeito, relação com os produtos notáveis e como reconhecer se um trinômio é um quadrado perfeito.
Aula 18 – Plano cartesiano e área das principais figuras planas
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
O conceito de plano cartesiano, o que são coordenadas geográficas, o que é o eixo das ordenadas e o eixo das abscissas. Na mesma aula, o cálculo da área de figuras planas.
Aula 04 – Operações com números naturais
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
A definição de números naturais, as quatro operações básicas e a potenciação. As relações entre as quatro operações a partir de expressões numéricas.
Aula 31 – Soma e produto das raízes da equação do 2º grau
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Como calcular a soma e o produto das raízes de uma equação do 2º grau, usando apenas as relações de Girard (sem precisar aplicar a fórmula de Bhaskara).
E se não for igual?
Procura Acha (7° Ano)
O que é inequação do 1º grau, quais são os sinais de desigualdade e como resolver uma inequação.
Positivo ou negativo
Procura Acha (7° Ano)
Adição e subtração de números inteiros positivos e negativos.
Aula 11 – Resolução de equações do 1º grau
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
A definição de equação do 1ª grau e como encontrar o termo desconhecido (a incógnita) de uma expressão algébrica.
Triângulo das Bermudas
Procura Acha (7° Ano)
Como reconhecer triângulos e seus elementos, e a classificação de triângulos quanto aos ângulos e lados.


Matemática e Ciências
II Semana do Peja (2020)
Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).


Matemática divertida
Ensinar e Aprender
A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura.
Robótica nas escolas
#educa
O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.
Matemática de ouro
#educa
O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.
Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves
Curta e Compartilhe
A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.
Raciocínio lógico
#educa
A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.


Palestra "A Matemática na alfabetização"
V Semana de Alfabetização
Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.


Aula 14 – Propriedades das potências: expoente zero, um e negativo
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Por que todo número elevado a zero é igual a um. As propriedades das potências e como calcular potências com expoente zero, um e negativo.
Aula 11 – Resolução de equações do 1º grau
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
A definição de equação do 1ª grau e como encontrar o termo desconhecido (a incógnita) de uma expressão algébrica.
Aula 08 – Área de polígonos
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
O cálculo da área de polígonos mais complexos, como triângulos e paralelogramos. A construção das áreas do paralelogramo e do triângulo a partir de retângulos.
Problemas com porcentagem
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
Aula 18 – Radicais: simplificando
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
A simplificação de radicais revisando uma operação fundamental: a fatoração. Os diferentes caminhos para calcular o resultado de uma raiz, desde que se observe a relação entre índice e expoente.
Aula 17 – Fatoração: fator comum em evidência
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
O que é fatoração, a definição do fator de uma expressão algébrica, como aplicar a fatoração dos fatores comuns aos termos de uma expressão e o que é fator comum em evidência.
Aula 12 – Potência de base racional
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
O cálculo das potências de números fracionários e decimais (negativos e positivos).
Matemática e Ciências
II Semana do Peja (2020)
Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).
