MATEMÁTICA
alfabetização

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

fundamental i

Unidades de medida de tempo

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

A origem da contagem de tempo com base no número 60; conversão de horas em minutos e de minutos em segundos. Atividades para os seguintes descritores de Matemática para o 5º ano:D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

Assista

A medida da fantasia

Adoro Problemas!

Como calcular o perímetro e a área. As diferentes unidades de medida como quilômetro quadrado e hectare.

Assista

A última do Português pra se dar bem na Matemática!

#educa

Os professores Heitor Oliveira, de Matemática, e Luciane Almeida, de Língua Portuguesa, falam sobre a importante relação entre as duas disciplinas, pois uma parte dos estudantes erra questões simples por falta de atenção na leitura dos enunciados. Heitor e Luciane são os apresentadores das novas temporadas de Tempo de Estudar, dedicadas ao conteúdo do 5º ano.

Assista

Decimais na reciclagem

Adoro Problemas!

Conceitos de unidade, dezena, centena, décimo, centésimo, milésimo, parte inteira e parte decimal. Os números decimais no sistema monetário e em outras áreas do nosso cotidiano.

Assista

Problemas com porcentagem

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

Assista

Direita ou esquerda: vamos nos localizar!

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Localização e referencial; leitura de mapas; pontos cardeais e rosa dos ventos. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D1 – Identificar a localização e a movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

Assista

A horta fracionada

Adoro Problemas!

Relação parte-todo, razão, quociente, operador, frações equivalentes e vários outros conceitos para aprender e trabalhar com frações.

Assista

Números racionais na forma decimal

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Como somar números decimais; unidades, décimos e centésimos; a subtração de números decimais. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo diferentes significados de adição ou subtração.

Assista

fundamental ii

Aula 15 – Potência de base dez

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como fazer quando as potências de base dez têm expoente negativo ou positivo, a expressão das potências por meio de um número decimal; a multiplicação, divisão e simplificação das potências de base dez.

Assista

Aula 01 – Números racionais: dízimas periódicas

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

A forma decimal e a forma fracionária de um número racional, as dízimas periódicas e como encontrar a forma fracionária a partir de um número na forma decimal.

Assista

Entre quadrados e cubos

Procura Acha (6º Ano)

Potenciação de números naturais, raízes quadradas exatas e expressões numéricas.

Assista

Aula 06 – Decomposição em fatores primos

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

Quais são os números primos, a decomposição e fatoração com números primos. 

Assista

Gráficos e tabelas

Procura Acha (6º Ano)

A importância das representações gráficas para a compreensão de pesquisas. Gráficos, tabelas e porcentagem.

Assista

Aula 03 – Relações métricas do triângulo retângulo

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A definição de um triângulo retângulo e as relações métricas do triângulo retângulo. Como calcular segmentos desconhecidos do polígono, a partir do conceito de projeção ortogonal e relações de correspondência.

Assista

Segmentos notáveis

Fato Matemático

Medianas de triângulos, diagonais de polígonos, cálculo de número de diagonais.  

Assista

Aula 04 – Multiplicação e divisão de números inteiros

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

Revisão dos conteúdos sobre as operações matemáticas, como multiplicação e divisão de números inteiros, com exercícios de fixação.

Assista

práticas docentes

Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves

Curta e Compartilhe

A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  

Assista

Raciocínio lógico

#educa

A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.

Assista

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Matemática de ouro

#educa

O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.

Assista

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Assista

conexão sme

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

matemática

Direita ou esquerda: vamos nos localizar!

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Localização e referencial; leitura de mapas; pontos cardeais e rosa dos ventos. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D1 – Identificar a localização e a movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

Assista

Multiplicação e divisão com números naturais

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Resolução de problemas com números naturais; exercícios de divisão e multiplicação. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano: D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

Assista

No ângulo

Procura Acha (7° Ano)

O conceito de ângulo, o uso do transferidor e o que são ângulos agudos, obtusos e retos.

Assista

Aula 24 – Potenciação com radicais e racionalização de denominadores

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como calcular as raízes elevadas a alguma potência (com fator externo ou não), aplicando a regra do produto notável ou a propriedade distributiva da multiplicação. Na mesma aula, a racionalização de frações com raízes no denominador.

Assista

Surfando embaixo d`água

Procura Acha (7° Ano)

Números positivos e negativos no nosso dia a dia, como calcular a variação entre eles e como usar a reta numerada.

Assista

Aula 06 – Decomposição em fatores primos

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

Quais são os números primos, a decomposição e fatoração com números primos. 

Assista

Aula 01 – Números em ordens e classes

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

Os conceitos de ordens e classes numéricas, algarismos absolutos e relativos e decomposição de números.

Assista

Aula 30 – O discriminante da equação do 2º grau

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O radical b²4ac, o △ (delta) da fórmula de Bhaskara conhecido como o discriminante da equação do 2º grau. As características das equações que têm △ positivo, negativo ou igual a zero.

Assista