MATEMÁTICA
alfabetização

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

fundamental i

O que é fração?

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

O que são frações; como uma fração pode representar porcentagem, números decimais e figuras divididas em partes iguais. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D24 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

Assista

Mundo em gráficos

Adoro Problemas!

Como transformar diferentes informações em gráficos, os elementos de um gráfico e os diferentes tipos.

Assista

A última do Português pra se dar bem na Matemática!

#educa

Os professores Heitor Oliveira, de Matemática, e Luciane Almeida, de Língua Portuguesa, falam sobre a importante relação entre as duas disciplinas, pois uma parte dos estudantes erra questões simples por falta de atenção na leitura dos enunciados. Heitor e Luciane são os apresentadores das novas temporadas de Tempo de Estudar, dedicadas ao conteúdo do 5º ano.

Assista

A medida da fantasia

Adoro Problemas!

Como calcular o perímetro e a área. As diferentes unidades de medida como quilômetro quadrado e hectare.

Assista

Multiplicação e divisão com números naturais

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Resolução de problemas com números naturais; exercícios de divisão e multiplicação. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano: D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

Assista

Problemas com porcentagem

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

Assista

Cálculo do perímetro na malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Definição, cálculo e utilidade do perímetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Assista

Entrando nos eixos

Adoro Problemas!

O que é simetria e como ela está presente na natureza e no nosso cotidiano. Simetria de reflexão e de rotação e eixos da simetria em figuras geométricas.

Assista

fundamental ii

Aula 03 – Relações métricas do triângulo retângulo

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A definição de um triângulo retângulo e as relações métricas do triângulo retângulo. Como calcular segmentos desconhecidos do polígono, a partir do conceito de projeção ortogonal e relações de correspondência.

Assista

Localização de pontos e solução gráfica

Fato Matemático

Representações de um ponto no plano cartesiano e solução gráfica de uma equação.  

Assista

Aula 38 – Números reais na reta numérica

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A definição e localização de números reais na reta numérica, os usos e as aplicações na vida cotidiana. Como construir uma reta numérica com números reais e racionais.

Assista

Produtos notáveis

Fato Matemático

Aplicação dos produtos notáveis na Aritmética, na Geometria e no cálculo mental.  

Assista

Decompondo um número

Procura Acha (6º Ano)

Múltiplos e divisores de um número natural, fatoração, números primos e critérios de divisibilidade.

Assista

Aula 10 – Diagonais de polígonos

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Cálculo do número de diagonais de polígonos com pequenas quantidades de lados e em polígonos com quantidade de lados desconhecida, representada por uma variável.

Assista

Aula 14 – Produtos notáveis: o quadrado da soma

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

O que são e como calcular produtos notáveis, o que é o quadrado da soma, a propriedade distributiva e o pensamento geométrico que pode ser relacionado.

Assista

Aula 17 – Ângulos

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

Os elementos de um ângulo e os diferentes tipos de ângulos – reto, agudo, raso e obtuso. Como medir um ângulo e a aplicação das operações fundamentais da Matemática entre eles.

Assista

eja

Matemática e Ciências

II Semana do Peja (2020)

Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).

Assista

práticas docentes

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Matemática de ouro

#educa

O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.

Assista

Raciocínio lógico

#educa

A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.

Assista

Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves

Curta e Compartilhe

A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  

Assista

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Assista

conexão sme

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

matemática

Área de figuras planas em malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

A definição de área e como calcular a área de figuras planas em malha quadriculada. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Assista

Aula 09 – Potenciação e expressões com os números racionais

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

Potenciação como o produto de fatores iguais. A potenciação e expressões com números racionais em situações-problema.

Assista

Unidades de medida de tempo

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

A origem da contagem de tempo com base no número 60; conversão de horas em minutos e de minutos em segundos. Atividades para os seguintes descritores de Matemática para o 5º ano:D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

Assista

Aula 07 – Números racionais: adição e subtração

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

O conceito de números racionais e como resolver exercícios de adição e subtração.

Assista

Afinal, qual é o problema?

Procura Acha (7° Ano)

Solução de problemas matemáticos no nosso dia a dia com soluções aritméticas, algébricas e gráficas.

Assista

Aula 06 – Decomposição em fatores primos

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

Quais são os números primos, a decomposição e fatoração com números primos. 

Assista

Aula 24 – Potenciação com radicais e racionalização de denominadores

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como calcular as raízes elevadas a alguma potência (com fator externo ou não), aplicando a regra do produto notável ou a propriedade distributiva da multiplicação. Na mesma aula, a racionalização de frações com raízes no denominador.

Assista

Números racionais na reta numérica

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Localização de números inteiros e decimais em uma reta numérica; identificação de retas numéricas no cotidiano; leitura de temperatura no termômetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.

Assista