MATEMÁTICA
alfabetização

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

primário

O triângulo das barracas

Adoro Problemas!

Conceitos de triângulos, quadriláteros e polígonos. As diversas classificações de triângulos quanto ao número de lados, ângulos e eixos de simetria.

Assista

A multiplicação dos sanduíches

Adoro Problemas!

Adição de parcelas iguais, multiplicação de números naturais, proporcionalidade, propriedades da multiplicação e tabuada.

Assista

A medida da fantasia

Adoro Problemas!

Como calcular o perímetro e a área. As diferentes unidades de medida como quilômetro quadrado e hectare.

Assista

A planta do jardim

Adoro Problemas!

Plantas e mapas, escala numérica ou fracionária, semelhança de figuras e outros conceitos matemáticos relacionados ao estudo da cartografia.

Assista

Decimais na reciclagem

Adoro Problemas!

Conceitos de unidade, dezena, centena, décimo, centésimo, milésimo, parte inteira e parte decimal. Os números decimais no sistema monetário e em outras áreas do nosso cotidiano.

Assista

Entrando nos eixos

Adoro Problemas!

O que é simetria e como ela está presente na natureza e no nosso cotidiano. Simetria de reflexão e de rotação e eixos da simetria em figuras geométricas.

Assista

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

A horta fracionada

Adoro Problemas!

Relação parte-todo, razão, quociente, operador, frações equivalentes e vários outros conceitos para aprender e trabalhar com frações.

Assista

ginásio

Aula 47 – Construção da parábola

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A elaboração de uma tabela de valores de x e de f(x) de cada função e a representação dos pontos obtidos na tabela no plano cartesiano. Como identificar o padrão parabólico dos pontos de uma função quadrática e determinar os pontos importantes para a construção de um gráfico de uma função quadrática. 

Assista

Aula 15 – Produtos notáveis: quadrado da diferença de dois termos

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Outro tipo de produto notável: o quadrado da diferença de dois termos. Como desenvolver a expressão de forma algébrica e a aplicação para o cálculo de alguns quadrados de números.

Assista

Aula 03 – Problemas com divisão

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

Como resolver problemas com divisão e as diferentes situações e abordagens para o uso da operação.

Assista

Aula 16 – Área de figuras planas

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

O cálculo da área de figuras planas como quadrados, retângulos e triângulos.

Assista

Aula 10 – Expressões algébricas

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

Como realizar o cálculo do valor numérico de expressões algébricas com números, letras e operações.

Assista

Solução gráfica de um sistema

Fato Matemático

Sistema de equações do 1º grau e solução gráfica, interpretação geométrica de um sistema.  

Assista

Aula 11 – Expressões algébricas

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Como achar uma expressão algébrica a partir de uma situação-problema; a representação de quantidades desconhecidas ou variáveis por meio de letras, chamadas de incógnitas ou variáveis.

Assista

Aula 07 – A ideia de área

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Conceitos de área e superfície e as unidades de medida empregadas. Como calcular a área de retângulos, quadrados e de outros polígonos.

Assista

práticas docentes

Matemática de ouro

#educa

O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre essa conquista e sobre o ensino de Matemática no país.

Assista

Raciocínio lógico

#educa

A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.

Assista

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Assista

Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves

Curta e Compartilhe

A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  

Assista

conexão sme

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

matemática

Lado a lado

Procura Acha (6º Ano)

Conceito de polígonos, nomenclatura e classificação. A relação entre lados, vértices e ângulos.

Assista

Aula 15 – Produtos notáveis: quadrado da diferença de dois termos

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Outro tipo de produto notável: o quadrado da diferença de dois termos. Como desenvolver a expressão de forma algébrica e a aplicação para o cálculo de alguns quadrados de números.

Assista

Aula 08 – Números racionais: multiplicação e divisão

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

A multiplicação e a divisão de números racionais, fracionários e decimais.

Assista

Aula 34 – Noções de juros simples

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como calcular o valor do juro, a definição de juros simples e os conceitos de capital, taxa de juros e montante.

Assista

Aula 17 – Fatoração: fator comum em evidência

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

O que é fatoração, a definição do fator de uma expressão algébrica, como aplicar a fatoração dos fatores comuns aos termos de uma expressão e o que é fator comum em evidência.

Assista

Aula 12 – As frações e os números decimais

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

Como transformar uma fração em um número decimal, os números fracionários positivos na forma decimal, números decimais na forma fracionária e como fazer a simplificação de frações.

Assista

Figuras semelhantes

Matemática em Flashes

Razão de semelhança, as aplicações e os conceitos de figuras semelhantes.

Assista

Aula 03 – Relações métricas do triângulo retângulo

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A definição de um triângulo retângulo e as relações métricas do triângulo retângulo. Como calcular segmentos desconhecidos do polígono, a partir do conceito de projeção ortogonal e relações de correspondência.

Assista