CIÊNCIAS
educação infantil

Geografia da Infância

2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Tânia de Vasconcellos, pedagoga e doutora em Educação.

Assista

Misturar é divertido

UniDuniTV

Mistura de comida, de cores, de sons, de gente.

Assista

Verdade ou mentira?

UniDuniTV

Brincando e jogando, descobertas são feitas e as explicações que ajudam a entender a vida aparecem.

Assista

Corpo e movimento

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.

Assista

Um olhar sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A quinta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil se dedica a promover uma reflexão a respeito da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O objetivo é entender teoricamente como esse movimento é importante para a criança, as famílias e os profissionais envolvidos no processo e refletir a respeito da diferença e das semelhanças entre a pré-escola e o 1° ano do EF. Essa roda abordará práticas e experiências que possibilitem uma transição respeitosa e afetuosa. Convidadas: Georgete de Moura Barboza, doutoranda em Educação na UFRRJ, e Maíra de Oliveira Freitas, professora-assistente no CAp-Uerj.

Assista

Brincadeiras

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.

Assista

Organizações e concepções: a potência de experiências e narrativas no ambiente externo

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A terceira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil propõe promover uma reflexão a respeito da potência que as experiências vividas em espaços externos promovem. O objetivo é realizar uma discussão a respeito de novas possibilidades de trabalho na Educação Infantil (EI) a fim de construir práticas que consideram as ecologias pessoal, social e ambiental. Além disso, dialogar com a importância de tais práticas para o desenvolvimento da criança durante a sua trajetória na EI. Convidadas: Léa Tiriba, professora da Escola de Educação da Unirio, e Katia Schaefer Bizzo, professora do Centro de Referência de Educação Infantil (Creir) do Colégio Pedro II.

Assista

Eu conheço várias casas

UniDuniTV

O primeiro lugar onde a criança se descobre é dentro de casa: como é o lugar em que ela vive? Quais são as outras casas?

Assista

primário

O mundo animal

MultiClube

Quer conhecer alguns animais estranhos da fauna mundial? Então, viaje com o Multiclube por Austrália, Israel, Eslovênia e outros países para saber mais sobre baleias, morcegos, leões, rinocerontes e até mesmo sobre o wallaroo albino!

Assista

ginásio

O tal do Ph

Como É Que É?

A definição de pH, as diferentes medidas da acidez de soluções aquosas e o que é a escala de pH.  

Assista

Pra que me espetar tanto?

Detetives da Ciência

O calendário de vacinas, o desafio de produzir novos compostos para combater os novos vírus.

Assista

Natureza iluminada

Como É Que É?

As ondas eletromagnéticas que nossos olhos podem ver, as diferentes frequências das ondas, os conceitos de ultravioleta e infravermelho.

Assista

Eclipse lunar

Entrando em Órbita

Em seu ponto mais próximo da Terra, a Lua entra em eclipse total. O fenômeno magnífico só voltará a acontecer em 2033.

Assista

É coçando que se aprende

Como É Que É?

A diferença entre bactérias e fungos, as infecções causadas por ambos e o que os micro-organismos têm de bom e de ruim.

Assista

As formas da natureza

Detetives da Ciência

Como as formas dos ambientes influenciam os animais ao escolherem o local onde vão viver.

Assista

Tomatinhos explosivos

Como É Que É?

O conceito de capilaridade, tendência que os líquidos apresentam de subir em tubos capilares ou de fluir através de corpos porosos, causada pela tensão superficial.

Assista

O pão mofou

Como É Que É?

Os fungos nos alimentos, aqueles que nós podemos consumir e os que nos fazem mal. As microtoxinas do mofo e as ações dos conservantes.

Assista

gestão escolar

Aplicativos educativos

#educa

Este episódio apresenta duas experiências com aplicativos que auxiliam na gestão escolar e no processo de ensino. O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela já tem mais de dois mil downloads e está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências, acesso ao currículo de diversos cientistas e muito mais.

Assista

práticas docentes

Tutoria e monitoria

#educa

A partir da experiência da professora de Ciências Inês Mauad, da E.M. Minas Gerais (2ª CRE), na Urca, o episódio discute a importância de tutores e monitores no ambiente escolar e como eles podem fazer a diferença no desempenho dos alunos. A professora montou com os alunos um clube de ciências no qual desenvolve um projeto em parceria com a Nasa.

Assista

Interdisciplinaridade

Ensinar e Aprender

Com sua postura agregadora, Mariangela Longhi, professora de Ciências da E.M. Roma (2ª CRE), transforma a construção do conhecimento em uma aventura prazerosa. 

Assista

Planetário na sala de aula

#educa

A professora de Ciências Luana Moura, da E.M. Medalhista Olímpico Robson Donato da Conceição conta como foi a experiência de construir, com os alunos, um planetário em sala de aula. A experiência promoveu mais do que a exploração do universo. Proporcionou, também, a integração entre turmas e a transformação dos estudantes em mediadores do aprendizado.  

Assista

Corpo e movimento

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.

Assista

Teatro científico

Coletivamente

Ao promover a leitura de textos teatrais nas aulas de Física, Márcio Medina, do Colégio QI, conquistou a adesão de professores de outras disciplinas para a iniciativa. Com isso, além de melhorar o desempenho escolar da turma, motivou o interesse pelo teatro. Seus alunos montaram o Núcleo de Teatro Científico/Nutec, que desde 2007 se apresenta em salas cariocas e já conquistou prêmios em festivais.

Assista

Ciência no YouTube

#educa

Para aumentar o interesse por suas aulas, o professor de Ciências Edson Dionisio, da E.M. Finlândia (7ª CRE), em Jacarepaguá, criou com seus alunos um canal no Youtube. As experiências realizadas em sala de aula são gravadas pelos jovens e publicadas na internet.  

Assista

Céu de estrelas

#educa

O diretor da Fundação Planetário do Rio, Alexandre Cherman, e o professor de Ciências José Ricardo Pereira, da E.M. Epitácio Pessoa (2ª CRE), falam sobre como despertar o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral. Em 2018, 54 estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram premiados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Assista

Brincadeiras

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.

Assista

conexão sme

Estética do corpo e inclusão na Educação Infantil

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão. O objetivo é trazer um panorama teórico desses dois conceitos e relacioná-los com práticas, vivências e experiências que possibilitem ao professor realizar um trabalho que proporcione às crianças pequenas um reconhecimento das suas potencialidades. Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.

Assista

Organizações e concepções: a potência de experiências e narrativas no ambiente externo

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A terceira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil propõe promover uma reflexão a respeito da potência que as experiências vividas em espaços externos promovem. O objetivo é realizar uma discussão a respeito de novas possibilidades de trabalho na Educação Infantil (EI) a fim de construir práticas que consideram as ecologias pessoal, social e ambiental. Além disso, dialogar com a importância de tais práticas para o desenvolvimento da criança durante a sua trajetória na EI. Convidadas: Léa Tiriba, professora da Escola de Educação da Unirio, e Katia Schaefer Bizzo, professora do Centro de Referência de Educação Infantil (Creir) do Colégio Pedro II.

Assista

Um olhar sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A quinta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil se dedica a promover uma reflexão a respeito da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O objetivo é entender teoricamente como esse movimento é importante para a criança, as famílias e os profissionais envolvidos no processo e refletir a respeito da diferença e das semelhanças entre a pré-escola e o 1° ano do EF. Essa roda abordará práticas e experiências que possibilitem uma transição respeitosa e afetuosa. Convidadas: Georgete de Moura Barboza, doutoranda em Educação na UFRRJ, e Maíra de Oliveira Freitas, professora-assistente no CAp-Uerj.

Assista

Geografia da Infância

2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Tânia de Vasconcellos, pedagoga e doutora em Educação.

Assista

Florescendo práticas, contando trajetórias

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta a temática dessa edição através de uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e das possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. O objetivo principal é relacionar a teoria e a prática através de um diálogo entre a criança e a natureza, trazendo um olhar sensível, momentos de reflexão e vivências práticas. Convidadas: Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).  

Assista

ciências

Supertelescópio

Entrando em Órbita

Entre 2016 e 2024, será construído o maior e mais avançado radiotelescópio do mundo, chamado Australian Square Kilometre Array Pathfinder (Askap), com antenas e instalações na Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.

Assista

Stephen Hawking lança programa de busca de vida extraterrestre

Entrando em Órbita

O projeto ambicioso do famoso astrofísico britânico Stephen Hawking.

Assista

O mundo animal

MultiClube

Quer conhecer alguns animais estranhos da fauna mundial? Então, viaje com o Multiclube por Austrália, Israel, Eslovênia e outros países para saber mais sobre baleias, morcegos, leões, rinocerontes e até mesmo sobre o wallaroo albino!

Assista

Organizações e concepções: a potência de experiências e narrativas no ambiente externo

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A terceira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil propõe promover uma reflexão a respeito da potência que as experiências vividas em espaços externos promovem. O objetivo é realizar uma discussão a respeito de novas possibilidades de trabalho na Educação Infantil (EI) a fim de construir práticas que consideram as ecologias pessoal, social e ambiental. Além disso, dialogar com a importância de tais práticas para o desenvolvimento da criança durante a sua trajetória na EI. Convidadas: Léa Tiriba, professora da Escola de Educação da Unirio, e Katia Schaefer Bizzo, professora do Centro de Referência de Educação Infantil (Creir) do Colégio Pedro II.

Assista

Eclipse solar total

Entrando em Órbita

Visão de um eclipse solar total no arquipélago indonésio. Videográfico sobre o fenômeno.

Assista

Natureza iluminada

Como É Que É?

As ondas eletromagnéticas que nossos olhos podem ver, as diferentes frequências das ondas, os conceitos de ultravioleta e infravermelho.

Assista

O tal do Ph

Como É Que É?

A definição de pH, as diferentes medidas da acidez de soluções aquosas e o que é a escala de pH.  

Assista

Fotossíntese não é selfie

Como É Que É?

O processo, chamado de fotossíntese, que utiliza luz solar, água e gás carbônico para produzir carboidratos e oxigênio.

Assista