
Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil
9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Aristeo Leite Filho, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), discute o tema no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE).


Vamos brincar?
Caixa Mágica
As brincadeiras infantis são o ponto de partida para a construção de brinquedos com caixas de papelão.
Fantaaaasmaaaassss
Caixa Mágica
Brincadeira de fantasma e a montagem de fantoches com retalhos de pano e papéis.
História sem fim
Caixa Mágica
Aborda a solidariedade entre vizinhos e ensina a forrar caixas para presente, por meio de técnica mista em papel glacê.
A bruxa que desconcertava
Caixa Mágica
Uma bruxa boa, o aprendizado da gravura em carimbeira e a utilização de materiais como lápis de cera, sabão de coco e isopor.
A natureza é coisa séria
Caixa Mágica
A natureza, sua importância e os transtornos que o homem lhe causa. Mostra como preparar aquarela com cascas de vegetais e restos de comida.
Meus amigos
Caixa Mágica
Histórias de amizade entre pessoas e animais; ensina a fazer pinturas com guache e colagens.
Troca-troca, troca tudo
Caixa Mágica
Apresenta um menino que troca e esquece tudo e, por isso, vive em confusão. Ensina a construir mosaico de papel.
À procura do tesouro perdido
Caixa Mágica
A partir da história de um tesouro perdido, são construídas molduras e máscaras com gel colorido e guache.


Tempo de novas mídias
Arte, Artistas e Arteiros
Evolução das tecnologias de pintura. Pintura mural narrativa no século XX. A interação entre arte, ciência, tecnologia e indústria. O rádio e a televisão como veículos de comunicação, lazer, informação e produção artística. O uso do computador para integração entre mídias. Arte e criação tecnológica.
Pensar para brincar
Arte, Artistas e Arteiros
Mímica, a arte dos gestos. Quadrinhos, caricaturas, charges, cartuns e a crítica à sociedade. O papel contestatório da arte em momentos de repressão social e a busca pela liberdade de expressão. Tropicália e a valorização da identidade cultural nacional.
Nossas marcas no mundo
Arte, Artistas e Arteiros
A arte como forma de comunicação. Os efeitos obtidos com o uso de diferentes técnicas e materiais. Da arte das cavernas ao grafite. A pintura corporal como forma de expressão. A importância do desenho na fase infantil.
Artes Visuais
Escolher Dá Trabalho!
O campo para designers, ilustradores, publicitários, animadores e outros.
A Terra gira, o tempo passa
Arte, Artistas e Arteiros
Os fenômenos cíclicos da natureza e suas representações nas obras de arte. A descoberta e o uso do claro-escuro ao longo da história e na pintura renascentista. O Impressionismo e seus principais representantes. A moda e a influência das estações climáticas nos figurinos.
Artes & Carnaval
Escolher Dá Trabalho!
Empregos fixos e temporários movimentam o setor. "Criatividade" é a palavra-chave.
Quem tem arte reparte
Arte, Artistas e Arteiros
Arte como expressão cultural das civilizações, influenciada pelo meio social e carregada de individualidade. Técnicas, temáticas e estilos utilizados na arte popular. Arte Naïf e os autodidatas. A produção artística artesanal brasileira.
Tempo de transformação
Arte, Artistas e Arteiros
Apreciação artística e estética de imagens. Consolidação da linguagem fotográfica. Imagens em movimento: cinema e desenho animado. Do cinema mudo para o sonoro e outras inovações. Transformações na arquitetura, na literatura e na música. Recursos tecnológicos na manipulação e na edição de imagens.


Linguagens Artísticas e Educação Física
II Semana do Peja (2020)
Os professores Valéria Cristina Mofati, da E.M. Almirante Saldanha da Gama (9ª CRE); Simone Santiago, da E.M. Renato Leite (7ª CRE); Cristina Bayer, da E.M. República de El Salvador (3ª CRE); e Andrea Saint Clair da Silveira, do Ciep Nação Rubro Negra (2ª CRE), participam da roda de conversa sobre experiências exitosas em Linguagens Artísticas e Educação Física no Peja.


E.M. Vicente Licínio Cardoso
Escolas Cariocas
Localizado na Praça Mauá, o Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso (1ª CRE) é vocacionado para as artes visuais. Alunos e professores comentam a interação entre as aulas de arte e as outras disciplinas, além de falar sobre o projeto de vida.
Consciência negra na escola
#educa
A professora de Artes Pâmela Souza, da E.M. Levy Miranda, na Pavuna, estimulou e orientou suas alunas a discutirem questões ligadas ao machismo e ao racismo dentro e fora da escola. Dessas conversas nasceu o coletivo Solta Esse Black, que busca valorizar a identidade negra. A iniciativa foi uma das premiadas da edição 2016 do Desafio Criativos da Escola.
Arte moderna e realidade virtual - Professor Rafael Costa
Dando Ideia - segunda temporada
O professor Rafael Costa, da Escola Municipal Dorcelina Gomes da Costa (7ª CRE), no Pechincha, conta sobre o desenvolvimento com os alunos do aplicativo Modern Art, que aborda o tema da Semana de Arte Moderna de 1922 com o recurso da realidade virtual.
450 anos de cidadania
Ensinar e Aprender
Na E.M. Edmundo Bittencourt (1ª CRE), em São Cristóvão, a experiência da professora Maria Aparecida Gomes Bago com o uso de atividades lúdicas para os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Em conjunto com toda a escola, no desenvolvimento do tema “450 anos do Rio de Janeiro”, Aparecida cria atividades que misturam arte, matemática, música e língua portuguesa.
Arte nas escolas
#educa
As professoras Jacqueline MacDowella e Lêda Aristides, da equipe de Artes da Secretaria Municipal de Educação, falam sobre a importância do ensino de Artes para o desenvolvimento socioemocional dos alunos.
Arte e mídia (1ª CRE)
#educa
No primeiro #educa itinerante, que faz parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o diretor artístico da MultiRio, Tomil Gonçalves, e o professor de Artes Cênicas Lindomar Araújo, diretor do Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles (1ª CRE), falam sobre o papel das mídias no ensino das artes.
Desenhando o futuro
Ensinar e Aprender
Nas turmas com defasagem entre idade e série do projeto Acelera II, da E.M. Estado da Guanabara, em Higienópolis, o trabalho do professor Jair Filho soma criatividade e dedicação. Artista plástico nas horas vagas, o educador aproveita seu talento para criar atividades com arte que ajudam os alunos a superar as dificuldades de aprendizado.
Flautistas da Marambaia
Coletivamente
O projeto Flautistas da Pro Arte, da escola de música Pro Arte, em Laranjeiras, se expandiu até a E.M. Vieira Fazenda/10ª CRE. Há mais de dez anos, os alunos, batizados de Flautistas da Marambaia, mergulham na cultura brasileira e descobrem talentos e habilidades musicais.


E.M. Vicente Licínio Cardoso
Escolas Cariocas
Localizado na Praça Mauá, o Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso (1ª CRE) é vocacionado para as artes visuais. Alunos e professores comentam a interação entre as aulas de arte e as outras disciplinas, além de falar sobre o projeto de vida.


Rio de Janeiro
Conversas Poéticas
Neste episódio, apresentado pela professora Vera Bastos, de Língua Portuguesa, da EMOC Nelson Prudêncio, destacamos a poesia da aluna Marília Gabriela, que estuda na E. M. Victor Hugo. Sua poesia revela seu amor pela nossa Cidade Maravilhosa, com versos por meio dos quais todos nós podemos navegar pelo Rio de janeiro a janeiro. Poema: Rio de Janeiro.
A lua
Conversas Poéticas
A professora Aira Bruno, de Sala de Leitura da E.M. Monte Castelo, apresenta o seu aluno Enzo Gabriel. Aluno mais que especial, Enzo quer sempre participar de todas as atividades da escola. E com poesia não poderia ser diferente. Ela convidou e ele topou declamar uma pequena poesia do amigo de turma Felipe de Souza da Silva. Poema: A Lua.
Meus amigos
Caixa Mágica
Histórias de amizade entre pessoas e animais; ensina a fazer pinturas com guache e colagens.
Meus dias
Conversas Poéticas
Cleia Tomaz, professora de Artes Cênicas da E.M. Profa. Lavínia de Oliveira Scragnolle Doria, apresenta a poesia de Cristiane Brandão, professora de Sala de Leitura da EMOC Nelson Prudêncio. Em seu texto, Cristiane mostra como a estrada da vida é sempre um grande desafio. Poema: Meus Dias.
Pilares da África
Conversas Poéticas
Marília Gabriela, aluna da E.M. Victor Hugo, apresenta o psicólogo Jair Dias, que atua no NIAP, o Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, que busca cuidar da saúde mental dos adolescentes cariocas. Em sua poesia, Jair fala sobre a importância de viver de forma empática, destaca lições poéticas do povo africano, e nos oferece um ensinamento atrás do outro em poucos minutos. Poema: Pilares da África.
Tempo de transformação
Arte, Artistas e Arteiros
Apreciação artística e estética de imagens. Consolidação da linguagem fotográfica. Imagens em movimento: cinema e desenho animado. Do cinema mudo para o sonoro e outras inovações. Transformações na arquitetura, na literatura e na música. Recursos tecnológicos na manipulação e na edição de imagens.
Diversão e arte por toda parte
Mãos à Ópera
Ópera como obra dinâmica com histórias que, mesmo criadas há mais de 200 anos, tratam de temas e sentimentos sempre atuais; capacidade do gênero de provocar, transformar e impactar o público; interesse das gerações mais jovens.
Brincar de inventar
Arte, Artistas e Arteiros
Criatividade, construção de brinquedos e formação de conhecimento. Os brinquedos e as brincadeiras de diferentes culturas estimulam a imaginação e a criação. Op-Art: a arte em constante movimento.
