HISTÓRIA
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O Rio de Janeiro no presente

Mestre do Tempo

A natureza do Rio de Janeiro, as inovações tecnológicas, a economia sustentável, a inclusão digital, o Rio como polo de cinema, a gastronomia carioca e mais sobre a cultura da cidade.

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No mundo dos dinossauros

MultiClube

Tudo o que você sempre quis saber sobre os dinossauros está aqui! Neste episódio, o Multiclube traz muitas informações sobre esses animais que habitaram o planeta há milhões de anos: o maior deles já descoberto, o primeiro a nadar, a origem do nome "dinossauro" e muito mais.

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O Rio de Janeiro: vitrine, cartão-postal e capital federal

Mestre do Tempo

A modernização e expansão do Rio de Janeiro como capital da República, a Constituição de 1891 e a criação do Distrito Federal. As reformas de Pereira Passos, a Era Vargas e a fundação de Brasília. A história dos primeiros carnavais, das regatas e das partidas de futebol.

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Rio de Janeiro, capital do Reino

Mestre do Tempo

A chegada da família real portuguesa no Rio de Janeiro em 1808. As mudanças promovidas por D. João VI, o Dia do Fico e as articulações para a independência do Brasil proclamada por D. Pedro I. 

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O Rio antes do Rio

Mestre do Tempo

A chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara. Os rios, o litoral carioca, a Mata Atlântica e as expedições exploradoras para conhecer a geografia da nossa cidade.

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Nas trilhas da aventura

Mestre do Tempo

As Grandes Navegações e a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Os modos de contagem do tempo – da natureza e o cronológico –, a convivência entre a cultura europeia e a ameríndia e o Tratado de Tordesilhas.

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Aqui neste mesmo lugar... O tempo dos vice-reis

Mestre do Tempo

A transformação do Rio de Janeiro em centro econômico e administrativo da América portuguesa, como sede do vice-reinado, em 1763. O início da expansão da cidade a partir do centro histórico.

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O Rio de Janeiro novamente corte: Império

Mestre do Tempo

A abdicação de D. Pedro I, os governos regenciais, os “barões do café”, a expansão da cidade do Rio ao longo dos trilhos dos trens e dos bondes, o governo de D. Pedro II e as ideias que culminaram com a proclamação da República.

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fundamental ii

Aula 01 – Iluminismo

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

Saiba um pouco mais sobre o Iluminismo e conheça os principais pensadores franceses que fizeram parte desse movimento europeu: Montesquieu, Voltaire e Rousseau.

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Aula 16 – O lento processo da abolição da escravidão no Brasil

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

Mudanças culturais e econômicas no Brasil e no mundo que tornaram a escravidão questionável; as leis abolicionistas; o interesse das elites na manutenção da escravidão.

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Aula 01 – Crise de Roma

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

O Império Romano e as principais causas da crise de Roma, que levou à fragmentação e ao posterior surgimento de vários países na Europa e de um novo sistema de governo: o feudalismo.

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Aula 15 – Absolutismo

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

O processo de concentração de poder nas mãos dos monarcas; os arranjos políticos entre reis, nobreza, burguesia e igreja que deram origem ao Estado nacional moderno; o simbolismo de Luís XIV.

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A Revolta dos Malês

O Mochileiro do Futuro

Em 1835, africanos escravizados e libertos que seguiam o islamismo (malês), revoltaram-se contra a escravidão e a imposição da religião católica. O movimento aconteceu em Salvador e recebeu o nome de Revolta dos Malês.

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Aula 04 – Revoltas anticoloniais

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

Conheça as motivações e inspirações que deram origem a revoltas anticoloniais no Brasil do século XVIII, em especial a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Aprenda também algumas semelhanças e diferenças entre esses dois movimentos.

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A Guerra do Contestado

O Mochileiro do Futuro

Em 1912, a construção de uma ferrovia na região do Contestado, entre Santa Catarina e Paraná, levou à expulsão sumária, sem indenização, dos habitantes do local, conhecidos como sertanejos. Eles não aceitaram a determinação e lutaram durante quase três anos contra as tropas federais. Mas o conflito terminou com a prisão dos rebelados e a destruição do arraial.

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A Revolta da Vacina

O Mochileiro do Futuro

No Rio de Janeiro de 1904, sem saneamento básico, a população sofria com diversas epidemias. O governo estabeleceu uma vacinação obrigatória, sem uma prévia campanha de esclarecimento sobre a importância da vacina, e a população se revoltou.

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eja

Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

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práticas docentes

Podcast de História - Professores Marcelo Santana e Diego Knack

Dando Ideia - segunda temporada

Na E.M. Anísio Teixeira (11ª CRE), o professor de História Marcelo Santana e o professor da Sala de Leitura Diego Knack falam sobre o processo de produção de um podcast de História. Eles orientam os alunos que pesquisam os temas, gravam e editam podcasts sobre conteúdos como Guerra Fria, capitalismo x socialismo e ditadura militar.

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Combatendo o preconceito com conhecimento

Ensinar e Aprender

Qual É a Graça é o nome do projeto do professor de Ciências Luiz Henrique de Melo Rosa, da E.M. Herbert Moses, no Jardim América (4ª CRE). Questões ligadas ao preconceito e à escravidão, além da importância dos heróis afro-brasileiros para a construção da identidade nacional, são discutidas em um jardim temático que ele criou na escola. Para garimpar novas plantas, ele frequenta feiras e hortos florestais como o de Guaratiba. 

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A nova História

#educa

Os professores Diego Knack, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), e Fábio Carvalho, da Escola Municipal Mendes Viana (5ª CRE), apresentadores do Tempo de Estudar - História, falam sobre sobre novas metodologias e interdisciplinaridade no ensino de História.

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Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

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Rachaduras sociais

Coletivamente

Professor de História nas redes municipal e estadual, Marcelo Alves Teixeira criou o projeto Rachaduras Sociais para discutir a cidadania a partir da Constituição de 1988. O trabalho se expandiu para um portal colaborativo, alimentado pelos próprios alunos. 

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Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos

Práticas que Transformam

O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.

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14ª Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos

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Com o tema "As violações de direitos humanos: ontem e hoje", a 14ª edição da Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos ressaltou a importância de se manter viva a memória do holocausto. A Lei Municipal nº 5.267, de 2011, determina que a Rede Municipal de Ensino dê ênfase ao ensino do holocausto como forma de educação, prevenção e combate a todas as formas de discriminação e intolerância.

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Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

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história

Aula 07 – Pré-revolução francesa

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

O contexto social da França antes da revolução. Os três estados da sociedade francesa, a Guerra dos 7 anos, a Assembleia dos Estados Gerais e muito mais para entender as causas da Revolução Francesa.

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Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos

Práticas que Transformam

O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.

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República

Um Rio de Histórias

Da Ilha Fiscal, local do último baile da monarquia, ao Campo de Santana, cenário da Proclamação da República, o Rio de Janeiro, capital do país até 1960, reúne locais e eventos que moldaram o Brasil.

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Aula 04 – Mudanças no feudalismo

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

Aprenda quais foram os principais fatores que provocaram mudanças importantes na Europa feudal entre os séculos XI e XIII, como o crescimento do comércio e das cidades e o surgimento da burguesia.

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Aula 14 – O país do café: a economia cafeeira no Segundo Reinado

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A importância do café na economia brasileira durante o século XIX; as elites cafeicultoras; a Lei Eusébio de Queiróz; o surgimento da mão-de-obra imigrante.

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Aula 13 – Reforma protestante

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

De que maneira as críticas à Igreja Católica feitas há 500 anos influenciaram o surgimento de outras igrejas cristãs que existem no Brasil até hoje? O que foi a reforma protestante, quem foi Martinho Lutero, João Calvino, Henrique VIII e muito mais.

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O Rio de Janeiro: vitrine, cartão-postal e capital federal

Mestre do Tempo

A modernização e expansão do Rio de Janeiro como capital da República, a Constituição de 1891 e a criação do Distrito Federal. As reformas de Pereira Passos, a Era Vargas e a fundação de Brasília. A história dos primeiros carnavais, das regatas e das partidas de futebol.

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A Revolta da Vacina

O Mochileiro do Futuro

No Rio de Janeiro de 1904, sem saneamento básico, a população sofria com diversas epidemias. O governo estabeleceu uma vacinação obrigatória, sem uma prévia campanha de esclarecimento sobre a importância da vacina, e a população se revoltou.

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