
Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia
II Semana do Peja (2020)
Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.


Arqueologia ou bancando o Indiana Jones
MultiClube
A arqueologia não é uma atividade somente de personagens de cinema e de videogame. Neste episódio, conheça alguns profissionais de verdade que estudam o passado da humanidade no Rio de Janeiro, no México e no Egito.
Um vai e vem de pessoas e de coisas
Mestre do Tempo
A história da fundação do Rio de Janeiro, a missão da expedição de Martim Afonso de Sousa, a França Antártica e as batalhas que culminaram no estabelecimento da cidade.
Rio de Janeiro, capital do Reino
Mestre do Tempo
A chegada da família real portuguesa no Rio de Janeiro em 1808. As mudanças promovidas por D. João VI, o Dia do Fico e as articulações para a independência do Brasil proclamada por D. Pedro I.
O Rio antes do Rio
Mestre do Tempo
A chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara. Os rios, o litoral carioca, a Mata Atlântica e as expedições exploradoras para conhecer a geografia da nossa cidade.
Nas trilhas da aventura
Mestre do Tempo
As Grandes Navegações e a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Os modos de contagem do tempo – da natureza e o cronológico –, a convivência entre a cultura europeia e a ameríndia e o Tratado de Tordesilhas.
No mundo dos dinossauros
MultiClube
Tudo o que você sempre quis saber sobre os dinossauros está aqui! Neste episódio, o Multiclube traz muitas informações sobre esses animais que habitaram o planeta há milhões de anos: o maior deles já descoberto, o primeiro a nadar, a origem do nome "dinossauro" e muito mais.
O Rio de Janeiro: vitrine, cartão-postal e capital federal
Mestre do Tempo
A modernização e expansão do Rio de Janeiro como capital da República, a Constituição de 1891 e a criação do Distrito Federal. As reformas de Pereira Passos, a Era Vargas e a fundação de Brasília. A história dos primeiros carnavais, das regatas e das partidas de futebol.
O Rio de Janeiro novamente corte: Império
Mestre do Tempo
A abdicação de D. Pedro I, os governos regenciais, os “barões do café”, a expansão da cidade do Rio ao longo dos trilhos dos trens e dos bondes, o governo de D. Pedro II e as ideias que culminaram com a proclamação da República.


Aula 12 - Independência ou morte? O processo de independência do Brasil
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
A Revolta do Porto; o retorno de D. João VI a Portugal e a permanência de D. Pedro no Brasil; os interesses da elite brasileira na independência; o grito do Ipiranga e os conflitos pós-independência.
A Guerra do Contestado
O Mochileiro do Futuro
Em 1912, a construção de uma ferrovia na região do Contestado, entre Santa Catarina e Paraná, levou à expulsão sumária, sem indenização, dos habitantes do local, conhecidos como sertanejos. Eles não aceitaram a determinação e lutaram durante quase três anos contra as tropas federais. Mas o conflito terminou com a prisão dos rebelados e a destruição do arraial.
Aula 01 – Crise de Roma
Tempo de Estudar – História – 7º Ano
O Império Romano e as principais causas da crise de Roma, que levou à fragmentação e ao posterior surgimento de vários países na Europa e de um novo sistema de governo: o feudalismo.
Aula 11 - A corte portuguesa no Brasil
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
O Bloqueio Continental e a vinda da corte portuguesa para o Brasil; as relações entre Inglaterra e Portugal; as mudanças no Rio de Janeiro devido à presença da Família Real e a abertura dos portos.
Aula 02 – Sociedade feudal
Tempo de Estudar – História – 7º Ano
Nesta aula, revise os conteúdos sobre o feudalismo e as três principais ordens que formaram a sociedade europeia durante a Idade Média: o clero, a nobreza e os camponeses.
Aula 18 – Período pré-colonial
Tempo de Estudar – História – 7º Ano
A chegada dos portugueses ao Brasil, o período pré-colonial e o desinteresse de Portugal pelas novas terras, as expedições guarda-costas e exploradoras e a descoberta e exploração do pau-brasil.
Aula 17 – Imigração no Brasil no Segundo Reinado
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
O estímulo à imigração como forma de suprir a demanda por mão-de-obra após o fim do tráfico negreiro; o desejo de "embranquecimento" da população brasileira; as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes.
Aula 15 – Absolutismo
Tempo de Estudar – História – 7º Ano
O processo de concentração de poder nas mãos dos monarcas; os arranjos políticos entre reis, nobreza, burguesia e igreja que deram origem ao Estado nacional moderno; o simbolismo de Luís XIV.


Peja
#educa
O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.
Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia
II Semana do Peja (2020)
Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.


Peja
#educa
O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.
Rachaduras sociais
Coletivamente
Professor de História nas redes municipal e estadual, Marcelo Alves Teixeira criou o projeto Rachaduras Sociais para discutir a cidadania a partir da Constituição de 1988. O trabalho se expandiu para um portal colaborativo, alimentado pelos próprios alunos.
Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos
Práticas que Transformam
O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.
Combatendo o preconceito com conhecimento
Ensinar e Aprender
Qual É a Graça é o nome do projeto do professor de Ciências Luiz Henrique de Melo Rosa, da E.M. Herbert Moses, no Jardim América (4ª CRE). Questões ligadas ao preconceito e à escravidão, além da importância dos heróis afro-brasileiros para a construção da identidade nacional, são discutidas em um jardim temático que ele criou na escola. Para garimpar novas plantas, ele frequenta feiras e hortos florestais como o de Guaratiba.
A nova História
#educa
Os professores Diego Knack, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), e Fábio Carvalho, da Escola Municipal Mendes Viana (5ª CRE), apresentadores do Tempo de Estudar - História, falam sobre sobre novas metodologias e interdisciplinaridade no ensino de História.
Podcast de História - Professores Marcelo Santana e Diego Knack
Dando Ideia - segunda temporada
Na E.M. Anísio Teixeira (11ª CRE), o professor de História Marcelo Santana e o professor da Sala de Leitura Diego Knack falam sobre o processo de produção de um podcast de História. Eles orientam os alunos que pesquisam os temas, gravam e editam podcasts sobre conteúdos como Guerra Fria, capitalismo x socialismo e ditadura militar.


14ª Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos
Curta e Compartilhe
Com o tema "As violações de direitos humanos: ontem e hoje", a 14ª edição da Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos ressaltou a importância de se manter viva a memória do holocausto. A Lei Municipal nº 5.267, de 2011, determina que a Rede Municipal de Ensino dê ênfase ao ensino do holocausto como forma de educação, prevenção e combate a todas as formas de discriminação e intolerância.
Peja
#educa
O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.


Mestre Valentim
Heróis e Heroínas do Rio
Valentim da Fonseca e Silva concebeu e projetou o Passeio Público e o rico acervo artístico do parque localizado no centro histórico do Rio de Janeiro. Conhecido como Mestre Valentim, é considerado um dos maiores artistas do nosso país.
Indústria
Um Rio de Histórias
O posto de sede administrativa ocupado pelo Rio de Janeiro em todas as fases do país fez com que a cidade fosse uma das primeiras no Brasil a contar com instalações industriais. Desde os estaleiros criados ainda no século XVIII, até a construção de refinarias de petróleo, o setor industrial do Rio foi de grande importância para o desenvolvimento nacional.
Aula 07 – Heranças africanas
Tempo de Estudar – História – 7º Ano
Ao longo da história, as civilizações do continente africano criaram diversos conhecimentos e tradições que influenciam o mundo inteiro até hoje. Nesta aula, vamos conhecer algumas delas.
Aula 09 – Era napoleônica
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
O terceiro momento da Revolução Francesa: o Diretório. A ascensão de Napoleão Bonaparte e o golpe do 18 Brumário. A coroação de Napoleão como Imperador da França e a expansão do império francês. As guerras contra a Inglaterra, as derrotas do exército francês e o Congresso de Viena.
Aula 15 – Brasil: 388 anos de escravidão
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
A experiência e os efeitos da escravidão no Brasil; características próprias da escravidão praticada nas Américas; a importância dos africanos e afrodescendentes na construção do país.
Cultura e vestuário
Como Vivemos
Formas diversas de se vestir revelam que o vestuário é muito mais que uma questão de estilo, por estar relacionado à cultura de cada lugar.
O Rio antes do Rio
Mestre do Tempo
A chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara. Os rios, o litoral carioca, a Mata Atlântica e as expedições exploradoras para conhecer a geografia da nossa cidade.
Zé Kéti
Pequenos Notáveis
O grande compositor carioca Zé Kéti é autor da marcha-rancho Máscara Negra e um dos precursores da música de protesto dos anos 1960, com sambas sociais como Acender as Velas, O Favelado e Opinião. Foi uma espécie de relações-públicas na convivência entre o samba tradicional e a turma da bossa nova.
