HISTÓRIA
alfabetização

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Assista

fundamental i

O Rio de Janeiro novamente corte: Império

Mestre do Tempo

A abdicação de D. Pedro I, os governos regenciais, os “barões do café”, a expansão da cidade do Rio ao longo dos trilhos dos trens e dos bondes, o governo de D. Pedro II e as ideias que culminaram com a proclamação da República.

Assista

Nas trilhas da aventura

Mestre do Tempo

As Grandes Navegações e a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Os modos de contagem do tempo – da natureza e o cronológico –, a convivência entre a cultura europeia e a ameríndia e o Tratado de Tordesilhas.

Assista

Um Rio de muitos janeiros

Mestre do Tempo

As reformas urbanas do estado da Guanabara e a fusão com o estado do Rio. A mudança da capital do país para Brasília, os festejos da comemoração do IV Centenário da cidade em 1965, o surgimento da bossa nova e as obras do Aterro do Flamengo.

Assista

O Rio de Janeiro no presente

Mestre do Tempo

A natureza do Rio de Janeiro, as inovações tecnológicas, a economia sustentável, a inclusão digital, o Rio como polo de cinema, a gastronomia carioca e mais sobre a cultura da cidade.

Assista

Aqui neste mesmo lugar... O tempo dos vice-reis

Mestre do Tempo

A transformação do Rio de Janeiro em centro econômico e administrativo da América portuguesa, como sede do vice-reinado, em 1763. O início da expansão da cidade a partir do centro histórico.

Assista

O Rio antes do Rio

Mestre do Tempo

A chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara. Os rios, o litoral carioca, a Mata Atlântica e as expedições exploradoras para conhecer a geografia da nossa cidade.

Assista

No mundo dos dinossauros

MultiClube

Tudo o que você sempre quis saber sobre os dinossauros está aqui! Neste episódio, o Multiclube traz muitas informações sobre esses animais que habitaram o planeta há milhões de anos: o maior deles já descoberto, o primeiro a nadar, a origem do nome "dinossauro" e muito mais.

Assista

Um vai e vem de pessoas e de coisas

Mestre do Tempo

A história da fundação do Rio de Janeiro, a missão da expedição de Martim Afonso de Sousa, a França Antártica e as batalhas que culminaram no estabelecimento da cidade.

Assista

fundamental ii

Aula 08 – Revolução Francesa

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A França durante a revolução. A Assembleia Nacional Constituinte e a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, quem foram os Girondinos, Jacobinos e Montanha. O segundo momento da Revolução Francesa conhecido como Convenção Nacional.

Assista

Aula 04 – Revoltas anticoloniais

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

Conheça as motivações e inspirações que deram origem a revoltas anticoloniais no Brasil do século XVIII, em especial a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Aprenda também algumas semelhanças e diferenças entre esses dois movimentos.

Assista

Aula 04 – Mudanças no feudalismo

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

Aprenda quais foram os principais fatores que provocaram mudanças importantes na Europa feudal entre os séculos XI e XIII, como o crescimento do comércio e das cidades e o surgimento da burguesia.

Assista

Aula 16 – O lento processo da abolição da escravidão no Brasil

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

Mudanças culturais e econômicas no Brasil e no mundo que tornaram a escravidão questionável; as leis abolicionistas; o interesse das elites na manutenção da escravidão.

Assista

Aula 07 – Pré-revolução francesa

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

O contexto social da França antes da revolução. Os três estados da sociedade francesa, a Guerra dos 7 anos, a Assembleia dos Estados Gerais e muito mais para entender as causas da Revolução Francesa.

Assista

Aula 10 – Independência da América Espanhola

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A relação do iluminismo com os processos de independência na América Espanhola, quem foi Simón Bolívar, a elite criolla e as razões para as guerras de independência.

Assista

Aula 14 – O país do café: a economia cafeeira no Segundo Reinado

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A importância do café na economia brasileira durante o século XIX; as elites cafeicultoras; a Lei Eusébio de Queiróz; o surgimento da mão-de-obra imigrante.

Assista

Aula 02 – Sociedade feudal

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

Nesta aula, revise os conteúdos sobre o feudalismo e as três principais ordens que formaram a sociedade europeia durante a Idade Média: o clero, a nobreza e os camponeses.

Assista

eja

Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

Assista

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Assista

práticas docentes

Podcast de História - Professores Marcelo Santana e Diego Knack

Dando Ideia - segunda temporada

Na E.M. Anísio Teixeira (11ª CRE), o professor de História Marcelo Santana e o professor da Sala de Leitura Diego Knack falam sobre o processo de produção de um podcast de História. Eles orientam os alunos que pesquisam os temas, gravam e editam podcasts sobre conteúdos como Guerra Fria, capitalismo x socialismo e ditadura militar.

Assista

A nova História

#educa

Os professores Diego Knack, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), e Fábio Carvalho, da Escola Municipal Mendes Viana (5ª CRE), apresentadores do Tempo de Estudar - História, falam sobre sobre novas metodologias e interdisciplinaridade no ensino de História.

Assista

Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos

Práticas que Transformam

O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.

Assista

Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

Assista

Combatendo o preconceito com conhecimento

Ensinar e Aprender

Qual É a Graça é o nome do projeto do professor de Ciências Luiz Henrique de Melo Rosa, da E.M. Herbert Moses, no Jardim América (4ª CRE). Questões ligadas ao preconceito e à escravidão, além da importância dos heróis afro-brasileiros para a construção da identidade nacional, são discutidas em um jardim temático que ele criou na escola. Para garimpar novas plantas, ele frequenta feiras e hortos florestais como o de Guaratiba. 

Assista

Rachaduras sociais

Coletivamente

Professor de História nas redes municipal e estadual, Marcelo Alves Teixeira criou o projeto Rachaduras Sociais para discutir a cidadania a partir da Constituição de 1988. O trabalho se expandiu para um portal colaborativo, alimentado pelos próprios alunos. 

Assista

conexão sme

14ª Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos

Curta e Compartilhe

Com o tema "As violações de direitos humanos: ontem e hoje", a 14ª edição da Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos ressaltou a importância de se manter viva a memória do holocausto. A Lei Municipal nº 5.267, de 2011, determina que a Rede Municipal de Ensino dê ênfase ao ensino do holocausto como forma de educação, prevenção e combate a todas as formas de discriminação e intolerância.

Assista

Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

Assista

história

Aula 20 – Tráfico negreiro

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

A tentativa de escravização dos povos nativos das Américas, os jesuítas, o tráfico negreiro e a escravidão no Brasil que durou mais de 300 anos.

Assista

Aula 12 – Renascimento cultural

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

O Renascimento foi um movimento artístico e científico que sucedeu a Idade Média. Confira suas principais características nesse episódio.

Assista

Dia da Independência

Campanhas

Os diferentes significados de independência, para celebrar o 7 de setembro.

Assista

Aula 12 - Independência ou morte? O processo de independência do Brasil

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A Revolta do Porto; o retorno de D. João VI a Portugal e a permanência de D. Pedro no Brasil; os interesses da elite brasileira na independência; o grito do Ipiranga e os conflitos pós-independência.

Assista

Aula 17 – Grandes navegações

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

As causas das grandes navegações, por que Portugal foi o primeiro país a se lançar nas descobertas marítimas, as viagens de Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Cristóvão Colombo, Fernão de Magalhães, Sebastião Elcano e o Tratado de Tordesilhas.

Assista

Monumentos e cultura

Como Vivemos

Presentes em todos os continentes há milênios, os monumentos são testemunhas materiais de personalidades importantes ou situações de grande relevância para uma determinada cultura. O programa visita França, Estados Unidos, Egito e Alemanha e revela a magnitude dessas obras e como elas se relacionam com a cultura local e mundial.

Assista

Aula 08 – Revolução Francesa

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A França durante a revolução. A Assembleia Nacional Constituinte e a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, quem foram os Girondinos, Jacobinos e Montanha. O segundo momento da Revolução Francesa conhecido como Convenção Nacional.

Assista

Cultura e vestuário

Como Vivemos

Formas diversas de se vestir revelam que o vestuário é muito mais que uma questão de estilo, por estar relacionado à cultura de cada lugar.

Assista