ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
FILTROS
ANO/PÚBLICO
COMPONENTE
TEMA
MÍDIA
RESULTADO DE BUSCA PARA
"Educação"
Executar nova busca
Ordenado por:
SÉRIES
Rede Educação e Cultura Digital
O objetivo da Rede Educação e Cultura Digital – RECD- é criar um espaço de reflexões, ​discussões e construção coletiva de ​projetos e propostas em torno da ​Cultura Digital, considerando seus impactos na educação pública municipal de ensino do Rio de Janeiro.
14ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (JPEI 2023)
A Jornada Pedagógica da Educação Infantil – JPEI é uma ação formativa dedicada aos profissionais de Educação Infantil atuantes nas Creches Municipais, Epaços de Desenvolvimento Infantil e nas Unidades parceiras da SME-Rio.
Educação em Família
Discute a importância do apoio e da participação da família no desempenho escolar. Esclarece dúvidas sobre o processo de aprendizado dos filhos, estimulando, assim, a parceria família/escola.        
I Seminário EI Carioca na Rede: boas práticas na Educação Infantil
O I Seminário EI Carioca na Rede é uma iniciativa da Gerência de Educação Infantil (GEI) e da Coordenadoria da Primeira Infância (CPI) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que se propõe a ampliar as reflexões sobre temáticas atuais da Educação Infantil, que preveem o currículo a partir das experiências, a centralidade da criança nos processos educativos dessa etapa de educação e a diversidade de nossa rede e de nossa cidade.
II Jornada de Educação das Relações Étnico-Raciais: Educar com os Territórios: Vozes Coletivas da Cidade
A Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer) promove a II Jornada de Educação das Relações Étnico-raciais da Secretaria Municipal de Educação (SME). A proposta do encontro é dar visibilidade não só às ações da gerência, mas discutir a história da própria Rede e abordar novos caminhos para uma educação antirracista.  
13ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2022)
Com o tema “Rio, uma cidade educadora”, a 13ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (JPEI) é voltada para todos os profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. As palestras serão ministradas por professores da Rede e por pesquisadores renomados nas temáticas abordadas.  
Jornada Pedagógica de Educação Inclusiva (2022)
A edição 2022 da Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva traz o tema: "Todo dia é dia de incluir". Os webinários abordam as práticas da Educação Inclusiva na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio, no que diz respeito aos alunos público-alvo da Educação Especial nas unidades escolares (escola/creche/EDI).
Semana de Educação Socioemocional 2022 (Sesem 2022)
A edição 2022 da Semana de Educação Socioemocional (Sesem) traz webinários com o tema "Aprender é se emocionar", com conversas sobre  as habilidades socioemocionais refletidas na prática dos professores. 
CONTEÚDOS
texto
Inscrições abertas para o Prêmio Medalha Carioca de Educação 2018

Inscrições abertas para o Prêmio Medalha Carioca de Educação 2018

16/08/2018

Instituições e órgãos públicos e privados ligados à Educação podem indicar nomes até o dia 3 de setembro. Iniciativa homenageia três educadores por contribuições prestadas.

Reportagens

texto
Divulgado o Relatório de Monitoramento Global da Educação 2016

Divulgado o Relatório de Monitoramento Global da Educação 2016

16/01/2017

Documento aponta que a desigualdade na educação aumenta o risco de conflitos, e formaliza o que pode ser feito para alavancar agenda da ONU.

Reportagens

texto
MultiRio no Educação 360

MultiRio no Educação 360

26/09/2016

A MultiRio marcou presença no Educação 360, evento realizado nos dias 23 e 24 de setembro, na Escola SESC de Ensino Médio.

Reportagens

texto
Ética e educação

Ética e educação

15/08/2016

Se a construção de valores é um dos desafios da educação, a busca por novas ferramentas para formar crianças e jovens é uma necessidade.

Artigos

texto
Educação e formação de um país – questão de civilidade

Educação e formação de um país – questão de civilidade

17/11/2015

A Antropologia ajuda a investigar a formação da nossa sociedade, o perfil do povo brasileiro, o papel da educação nesse processo.

Artigos

texto
Educação cidadã com <em>Conceito & Ação</em>

Educação cidadã com Conceito & Ação

23/09/2015

Saiba mais sobre a série da MultiRio que debate as grandes questões da educação nos tempos atuais.

Releases

video
Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil: entrelaçando caminhos

Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil: entrelaçando caminhos

20/12/2021

A professora Paula Martins apresenta a roda de conversa com Maria Isabel Carvalho, professora de Pré-Escola na 5ª CRE; Alexandra Xavier, professora de Pré-Escola na 2ª CRE; Renata Francis, que atua com Literatura na Infância em turmas de E.I na 5ª CRE e na equipe da Gerer; Viviane Maciel, pedagoga e professora articuladora; e Isadora Souza, professora e assistente da Educação Infantil na GEI.

I Jornada de Educação das Relações Étnico-Raciais: Percursos Em Rede

video
Educação antirracista

Educação antirracista

27/11/2020

O antropólogo e jornalista Ernesto Xavier, autor do livro Senti na pele, em uma conversa sobre educação antirracista, a promoção de práticas antirracistas e construção de uma educação mais igualitária.

#educaemcasa

video
Desafios da educação on-line

Desafios da educação on-line

23/07/2020

A professora Ana Cristian Veneno, assessora de Articulação Pedagógica da MultiRio e Luiz Eduardo Ricon, mestre em Educação e assessor da diretoria de Mídia e Educação da MultiRio, falam sobre os desafios da educação on-line.

#educaemcasa

video
Educação inclusiva

Educação inclusiva

09/12/2019

A professora e pedagoga Therezinha Saraiva, coordenadora de Programas Sociais da Fundação Cesgranrio, em uma conversa sobre educação inclusiva. Ela foi a primeira mulher secretária de Educação do Brasil, foi diretora do Sesi-Rio e diretora de Tecnologia Educacional da Fundação Roquette Pinto e da TVE do Rio de Janeiro.

#educa

video
Mídia e Educação

Mídia e Educação

04/11/2019

A educadora e consultora em Educação e Mídia Regina de Assis, fala sobre mídia e educação como política pública. Ela foi professora da PUC-Rio e da Uerj, secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro entre 1993 e 1996, presidente da MultiRio entre 2001 a 2008 e diretora de Educação, Cultura e Comunicação na TV Escola entre 2017 e 2019.

#educa

video
Educação Infantil e Ensino Fundamental: espaços de transição

Educação Infantil e Ensino Fundamental: espaços de transição

13/02/2019

Mesa-redonda com Margarida dos Santos, professora do Colégio de Aplicação da Uerj, Gina Paula, da Gerência de Ensino Fundamental da SME, e Luan Gomes, da Gerência de Educação da 4ª CRE, sobre Educação Infantil e Ensino Fundamental: espaços de transição.

VI Semana de Alfabetização

video
Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e planejamento cooperativo

Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e planejamento cooperativo

13/02/2019

A doutora em Educação pela Uerj Sônia Mendes e a doutora em Linguística Aplicada pela UFRJ Solimar Silva participam da VI Semana de Alfabetização. As duas falam sobre "Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e no planejamento cooperativo", durante o evento organizado pela Gerência de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

VI Semana de Alfabetização

video
Educação para a cidade (8ª CRE)

Educação para a cidade (8ª CRE)

20/09/2018

No oitavo #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o professor de História José Marcos Couto, da E.M. Átila Nunes e um dos dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10, e o assessor da MultiRio Luiz Eduardo Ricon, da Diretoria de Mídia e Educação, falam sobre a relação entre escola e comunidade e o desafio de educar para a cidadania.

#educa

video
Educação

Educação

24/04/2018

O vice-presidente do Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Luiz Otávio Neves de Mattos, fala sobre a educação como direito de todos e sobre a importância da formação inicial e continuada dos professores.

#educa

video
Palestra

Palestra "Educação Especial e o processo de alfabetização"

22/09/2017

Uma reflexão sobre propostas inclusivas e sobre as questões específicas da Educação Especial e da inclusão da pessoa com deficiência. Uma educação inclusiva deve ser fundamentalmente de caráter universal e considerar as especificidades dos estudantes. Palestrante: Márcia Marin Vianna (Colégio Pedro II). Professoras convidadas: Maria Cândida Bandeira (E.M. Claudio Besserman Vianna) e Luciane Frazão (Ciep João Batista dos Santos). Palestra proferida na manhã de 21 de setembro.

V Semana de Alfabetização