CIDADE
fundamental i

O Rio de Janeiro no presente

Mestre do Tempo

A natureza do Rio de Janeiro, as inovações tecnológicas, a economia sustentável, a inclusão digital, o Rio como polo de cinema, a gastronomia carioca e mais sobre a cultura da cidade.

Assista

Um vai e vem de pessoas e de coisas

Mestre do Tempo

A história da fundação do Rio de Janeiro, a missão da expedição de Martim Afonso de Sousa, a França Antártica e as batalhas que culminaram no estabelecimento da cidade.

Assista

Aqui neste mesmo lugar... O tempo dos vice-reis

Mestre do Tempo

A transformação do Rio de Janeiro em centro econômico e administrativo da América portuguesa, como sede do vice-reinado, em 1763. O início da expansão da cidade a partir do centro histórico.

Assista

Rio de Janeiro, capital do Reino

Mestre do Tempo

A chegada da família real portuguesa no Rio de Janeiro em 1808. As mudanças promovidas por D. João VI, o Dia do Fico e as articulações para a independência do Brasil proclamada por D. Pedro I. 

Assista

O Rio de Janeiro novamente corte: Império

Mestre do Tempo

A abdicação de D. Pedro I, os governos regenciais, os “barões do café”, a expansão da cidade do Rio ao longo dos trilhos dos trens e dos bondes, o governo de D. Pedro II e as ideias que culminaram com a proclamação da República.

Assista

Um Rio de muitos janeiros

Mestre do Tempo

As reformas urbanas do estado da Guanabara e a fusão com o estado do Rio. A mudança da capital do país para Brasília, os festejos da comemoração do IV Centenário da cidade em 1965, o surgimento da bossa nova e as obras do Aterro do Flamengo.

Assista

fundamental ii

Chuvas – deslizamentos

Rio Resiliente

A participação e o envolvimento da população, em seus locais de moradia, podem evitar tragédias. A atuação da comunidade do Borel, incluindo alunos de um Ciep, contra as consequências das chuvas torrenciais na região. O sistema de alarme da Prefeitura, que alerta sobre a possibilidade de deslizamentos.

Assista

Urca-Centro, via Aterro

Aventuras Cariocas

No passeio que vai da Pista Cláudio Coutinho até o Cais do Porto, muitas descobertas sobre a história do desenvolvimento urbano da cidade.  

Assista

A Revolta da Vacina

O Mochileiro do Futuro

No Rio de Janeiro de 1904, sem saneamento básico, a população sofria com diversas epidemias. O governo estabeleceu uma vacinação obrigatória, sem uma prévia campanha de esclarecimento sobre a importância da vacina, e a população se revoltou.

Assista

Tijuca-São Cristóvão, via Maracanã

Aventuras Cariocas

Saindo do Alto da Boa Vista até a Feira de São Cristóvão, o grupo recolhe sete amostras de água de pontos diferentes do Rio Maracanã.

Assista

Guaratiba-Santa Cruz, via Campo Grande

Aventuras Cariocas

Na Zona Oeste, o grupo conhece um modelo de agricultura familiar, lugares históricos e até pilota um simulador de caça aéreo.

Assista

Mudanças climáticas

Rio Resiliente

As mudanças climáticas têm uma ligação direta com os desastres naturais que afetam as cidades em todo o mundo. A mobilização do C-40 (grupo internacional reunido em torno desse tema) para criar programas de prevenção e ações que minimizem os impactos das grandes catástrofes.

Assista

Chuvas – enchentes

Rio Resiliente

As tragédias com água são a causa de 95% dos desastres no Brasil. Uma cidade resiliente pode enfrentar melhor os efeitos das chuvas torrenciais. No bairro da Tijuca, o sistema de escoamento de água, que está em construção, vai evitar os alagamentos históricos naquela área.

Assista

Jacarepaguá-Prainha, via Barra

Aventuras Cariocas

Vários caminhos, novos lugares e personagens que podem contar um pouco da história desses bairros.

Assista

práticas docentes

Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos

Práticas que Transformam

O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.

Assista

Nas trilhas da preservação

#educa

A cidade do Rio de Janeiro tem diversas opções de trilhas ambientais. O professor de Ciências Luciano Tadeu de Mendonça, da E.M. Charles Dickens (9ª CRE), em Campo Grande, utiliza-as em sua prática pedagógica e aborda conteúdos curriculares a partir das áreas verdes da cidade.

Assista

450 anos de cidadania

Ensinar e Aprender

Na E.M. Edmundo Bittencourt (1ª CRE), em São Cristóvão, a experiência da professora Maria Aparecida Gomes Bago com o uso de atividades lúdicas para os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Em conjunto com toda a escola, no desenvolvimento do tema “450 anos do Rio de Janeiro”, Aparecida cria atividades que misturam arte, matemática, música e língua portuguesa. 

Assista

conexão sme

18ª Primavera Literária do Rio

MultiRio na Rua

Cobertura da 18ª Primavera Literária do Rio, realizada no Museu da República entre os dias 18 e 21 de outubro. Entrevistas com a presidente da Liga Brasileira de Editoras, Raquel Meneses, o diretor do Museu da República, Mário Chagas, e participantes do projeto A Arte dos Contos.

Assista

cidade

D. Pedro II

Um Rio de Histórias

O carioca de São Cristóvão Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádia Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Habsburg e Bragança marcou época. Mais conhecido como D. Pedro II, foi imperador do Brasil durante quase meio século e se destacou como grande incentivador das artes e das ciências no país. Seu legado inclui a criação de instituições que influenciaram para sempre o Rio e o Brasil.

Assista

Subúrbio e periferia

Cidade de Leitores

As produções artísticas dos subúrbios e periferias da cidade do Rio de Janeiro, com destaque para as coletâneas publicadas pelo projeto Alepa – A Literatura dos Espaços Populares – e para a exposição Do Valongo à favela, no Museu de Arte do Rio (MAR). Conversam sobre o assunto a escritora Adriana Kairos e Clarissa Diniz, curadora-assistente do MAR.

Assista

Rio visual

Cidade de Leitores

O Rio de Janeiro do início do século XX e o Rio de Janeiro da atualidade retratados a partir de suas ruas, seus monumentos e espaços populares. Um bate-papo com Aline Novaes, doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, autora de João do Rio e seus cinematographos, e com o poeta e designer gráfico André Vallias, autor de Oratório – encantação pelo Rio.

Assista

18ª Primavera Literária do Rio

MultiRio na Rua

Cobertura da 18ª Primavera Literária do Rio, realizada no Museu da República entre os dias 18 e 21 de outubro. Entrevistas com a presidente da Liga Brasileira de Editoras, Raquel Meneses, o diretor do Museu da República, Mário Chagas, e participantes do projeto A Arte dos Contos.

Assista

Mestre Valentim

Heróis e Heroínas do Rio

Valentim da Fonseca e Silva concebeu e projetou o Passeio Público e o rico acervo artístico do parque localizado no centro histórico do Rio de Janeiro. Conhecido como Mestre Valentim, é considerado um dos maiores artistas do nosso país.

Assista

Bondinho nos anos 1920

Rio Raro

Detalhes do Bondinho do Pão de Açúcar, por dentro e por fora, na década de 1920. A vista da Urca e da Praia Vermelha na época.

Assista

Rio de Janeiro – ponto de encontro entre o homem e a natureza

Contrastes

Como o convívio entre a natureza e os elementos urbanos efervescentes e dinâmicos influencia os hábitos e o estilo de vida de nossa cidade.

Assista

Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá

Rio MultiCultural

As cantoras da Era do Rádio, Dilma Gomes e Deise Vieira, idealizaram o projeto Lero-leros e Boleros no Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, na Praça Seca, em Jacarepaguá. Seresta, samba, rock e baião são alguns dos ritmos que embalam os encontros toda terça-feira, a partir das 15h.

Assista