CIDADE
fundamental i

Aqui neste mesmo lugar... O tempo dos vice-reis

Mestre do Tempo

A transformação do Rio de Janeiro em centro econômico e administrativo da América portuguesa, como sede do vice-reinado, em 1763. O início da expansão da cidade a partir do centro histórico.

Assista

O Rio de Janeiro novamente corte: Império

Mestre do Tempo

A abdicação de D. Pedro I, os governos regenciais, os “barões do café”, a expansão da cidade do Rio ao longo dos trilhos dos trens e dos bondes, o governo de D. Pedro II e as ideias que culminaram com a proclamação da República.

Assista

Um Rio de muitos janeiros

Mestre do Tempo

As reformas urbanas do estado da Guanabara e a fusão com o estado do Rio. A mudança da capital do país para Brasília, os festejos da comemoração do IV Centenário da cidade em 1965, o surgimento da bossa nova e as obras do Aterro do Flamengo.

Assista

O Rio de Janeiro no presente

Mestre do Tempo

A natureza do Rio de Janeiro, as inovações tecnológicas, a economia sustentável, a inclusão digital, o Rio como polo de cinema, a gastronomia carioca e mais sobre a cultura da cidade.

Assista

Um vai e vem de pessoas e de coisas

Mestre do Tempo

A história da fundação do Rio de Janeiro, a missão da expedição de Martim Afonso de Sousa, a França Antártica e as batalhas que culminaram no estabelecimento da cidade.

Assista

Rio de Janeiro, capital do Reino

Mestre do Tempo

A chegada da família real portuguesa no Rio de Janeiro em 1808. As mudanças promovidas por D. João VI, o Dia do Fico e as articulações para a independência do Brasil proclamada por D. Pedro I. 

Assista

fundamental ii

Cosme Velho-Rocinha, via Copacabana

Aventuras Cariocas

No caminho, informações sobre fatos e personagens que ilustram a história do desenvolvimento urbano do Rio.  

Assista

Tijuca-São Cristóvão, via Maracanã

Aventuras Cariocas

Saindo do Alto da Boa Vista até a Feira de São Cristóvão, o grupo recolhe sete amostras de água de pontos diferentes do Rio Maracanã.

Assista

Gestão de risco

Rio Resiliente

Uma cidade resiliente é, antes de tudo, organizada. Por isso, é fundamental ter um centro de controle que possa reagir de forma ordenada quando ocorre um grande desastre. O Centro de Operações Rio monitora a cidade de forma ininterrupta, com suas 560 câmeras.     

Assista

Prédios antigos também contam histórias

MultiClube

Construções antigas podem representar muito mais do que se pensa. Elas são símbolos de movimentos artísticos, de períodos históricos e de influências sociais e culturais. E marcam a identidade de um povo. O Multiclube visita construções importantes na França, na Itália, na Palestina e no Nepal para revelar história que elas contam.

Assista

Chuvas – deslizamentos

Rio Resiliente

A participação e o envolvimento da população, em seus locais de moradia, podem evitar tragédias. A atuação da comunidade do Borel, incluindo alunos de um Ciep, contra as consequências das chuvas torrenciais na região. O sistema de alarme da Prefeitura, que alerta sobre a possibilidade de deslizamentos.

Assista

Mudanças climáticas

Rio Resiliente

As mudanças climáticas têm uma ligação direta com os desastres naturais que afetam as cidades em todo o mundo. A mobilização do C-40 (grupo internacional reunido em torno desse tema) para criar programas de prevenção e ações que minimizem os impactos das grandes catástrofes.

Assista

Chuvas – enchentes

Rio Resiliente

As tragédias com água são a causa de 95% dos desastres no Brasil. Uma cidade resiliente pode enfrentar melhor os efeitos das chuvas torrenciais. No bairro da Tijuca, o sistema de escoamento de água, que está em construção, vai evitar os alagamentos históricos naquela área.

Assista

Áreas verdes urbanas

Rio Resiliente

Encostas reflorestadas evitam deslizamentos; florestas preservadas ajudam a controlar o regime de chuvas; rios desassoreados são menos suscetíveis a enchentes. Mais árvores e menos asfalto e cimento contribuem para diminuir os alagamentos. Uma cidade resiliente respeita, recupera e conserva seu meio ambiente natural.

Assista

práticas docentes

Nas trilhas da preservação

#educa

A cidade do Rio de Janeiro tem diversas opções de trilhas ambientais. O professor de Ciências Luciano Tadeu de Mendonça, da E.M. Charles Dickens (9ª CRE), em Campo Grande, utiliza-as em sua prática pedagógica e aborda conteúdos curriculares a partir das áreas verdes da cidade.

Assista

450 anos de cidadania

Ensinar e Aprender

Na E.M. Edmundo Bittencourt (1ª CRE), em São Cristóvão, a experiência da professora Maria Aparecida Gomes Bago com o uso de atividades lúdicas para os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Em conjunto com toda a escola, no desenvolvimento do tema “450 anos do Rio de Janeiro”, Aparecida cria atividades que misturam arte, matemática, música e língua portuguesa. 

Assista

Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos

Práticas que Transformam

O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.

Assista

conexão sme

18ª Primavera Literária do Rio

MultiRio na Rua

Cobertura da 18ª Primavera Literária do Rio, realizada no Museu da República entre os dias 18 e 21 de outubro. Entrevistas com a presidente da Liga Brasileira de Editoras, Raquel Meneses, o diretor do Museu da República, Mário Chagas, e participantes do projeto A Arte dos Contos.

Assista

cidade

Ricardo Lodi

Visões do Rio

Neste programa, o jornalista Sidney Rezende recebe o advogado Ricardo Lodi, atual reitor da Uerj, pesquisador e professor doutor em Direito.

Assista

Noite carioca

Cidade de Leitores

Noite Carioca é um livro que conta a história da noite do Rio de Janeiro, desde a abertura dos salões, com a chegada da família real, até as manifestações da Lapa. Marcus Wagner, co-autor do livro Rio cultura da noite, e o artista plástico Jan Siebert contam como a vida noturna da cidade se tornou uma referência nacional.

Assista

Identidade carioca

Rio, Belezas e Afetos

A rotina de trabalho de Severino, como garçom de um botequim tradicional do Rio de Janeiro, o transforma em um atento observador da vida e dos hábitos do carioca. As conversas que ouve no bar o encorajam a se inscrever em um concurso de crônicas comemorativo dos 450 anos da cidade. Participações especiais: Antonio Edmilson, historiador; Marcus Faustini, escritor; e Rosa Magalhães, carnavalesca e artista plástica.

Assista

Rio e suas escolas-patrimônio

#educa

O professor de História da Rede Pública Municipal de Ensino Washington Kuklinski, doutor pela PUC-SP, e a arquiteta Teresa Rosolem contam um pouco da história do Brasil e do Rio de Janeiro a partir da arquitetura de algumas das escolas da cidade. Saiba como alguns desses prédios influenciaram a cultura e políticas públicas.

Assista

Ensaios urbanos

Cidade de Leitores

Os bens materiais e imateriais do Rio de Janeiro. Luiz Antonio Simas, mestre em História Social pela UFRJ e autor de Pedrinhas miudinhas – ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros; e Henrique Koifman, jornalista e autor do livro Fotodiário, com imagens registradas por telefone celular, conversam sobre a cultura da cidade na Zona Norte, nos subúrbios e, também, na Zona Sul.

Assista

República

Um Rio de Histórias

Da Ilha Fiscal, local do último baile da monarquia, ao Campo de Santana, cenário da Proclamação da República, o Rio de Janeiro, capital do país até 1960, reúne locais e eventos que moldaram o Brasil.

Assista

Os jovens e o mercado de trabalho

Vozes da Cidade

Regina Novaes, antropóloga especialista em estudos sobre jovens e ex-secretária nacional de Juventude, traça um panorama do atual mercado de trabalho: flexibilização das relações no emprego, necessidade constante de  reciclagem profissional, mercado para os iniciantes, formação e contribuição das mídias sociais para o sucesso do novo profissional.

Assista

Férias ao ar livre

#educa

Para aproveitar as férias perto da natureza, este episódio, traz o gerente de Unidades de Conservação da Secretaria de Conservação e Meio Ambiente, James Delzio, que fala sobre os diversos parques do Rio de Janeiro e seus esquemas de visitação.  

Assista