CIDADE
primário

Aqui neste mesmo lugar... O tempo dos vice-reis

Mestre do Tempo

A transformação do Rio de Janeiro em centro econômico e administrativo da América portuguesa, como sede do vice-reinado, em 1763. O início da expansão da cidade a partir do centro histórico.

Assista

Um Rio de muitos janeiros

Mestre do Tempo

As reformas urbanas do estado da Guanabara e a fusão com o estado do Rio. A mudança da capital do país para Brasília, os festejos da comemoração do IV Centenário da cidade em 1965, o surgimento da bossa nova e as obras do Aterro do Flamengo.

Assista

Rio de Janeiro, capital do Reino

Mestre do Tempo

A chegada da família real portuguesa no Rio de Janeiro em 1808. As mudanças promovidas por D. João VI, o Dia do Fico e as articulações para a independência do Brasil proclamada por D. Pedro I. 

Assista

Um vai e vem de pessoas e de coisas

Mestre do Tempo

A história da fundação do Rio de Janeiro, a missão da expedição de Martim Afonso de Sousa, a França Antártica e as batalhas que culminaram no estabelecimento da cidade.

Assista

O Rio de Janeiro novamente corte: Império

Mestre do Tempo

A abdicação de D. Pedro I, os governos regenciais, os “barões do café”, a expansão da cidade do Rio ao longo dos trilhos dos trens e dos bondes, o governo de D. Pedro II e as ideias que culminaram com a proclamação da República.

Assista

O Rio de Janeiro no presente

Mestre do Tempo

A natureza do Rio de Janeiro, as inovações tecnológicas, a economia sustentável, a inclusão digital, o Rio como polo de cinema, a gastronomia carioca e mais sobre a cultura da cidade.

Assista

ginásio

Chuvas – deslizamentos

Rio Resiliente

A participação e o envolvimento da população, em seus locais de moradia, podem evitar tragédias. A atuação da comunidade do Borel, incluindo alunos de um Ciep, contra as consequências das chuvas torrenciais na região. O sistema de alarme da Prefeitura, que alerta sobre a possibilidade de deslizamentos.

Assista

Gestão de risco

Rio Resiliente

Uma cidade resiliente é, antes de tudo, organizada. Por isso, é fundamental ter um centro de controle que possa reagir de forma ordenada quando ocorre um grande desastre. O Centro de Operações Rio monitora a cidade de forma ininterrupta, com suas 560 câmeras.     

Assista

Mobilidade urbana

Rio Resiliente

A sustentabilidade em uma cidade resiliente. A relação das tragédias naturais com as emissões de gases do efeito estufa. Alternativas para o sistema de transportes que reduzam o uso do carro particular e incentivem o transporte coletivo. 

Assista

Tijuca-São Cristóvão, via Maracanã

Aventuras Cariocas

Saindo do Alto da Boa Vista até a Feira de São Cristóvão, o grupo recolhe sete amostras de água de pontos diferentes do Rio Maracanã.

Assista

Urca-Centro, via Aterro

Aventuras Cariocas

No passeio que vai da Pista Cláudio Coutinho até o Cais do Porto, muitas descobertas sobre a história do desenvolvimento urbano da cidade.  

Assista

Mudanças climáticas

Rio Resiliente

As mudanças climáticas têm uma ligação direta com os desastres naturais que afetam as cidades em todo o mundo. A mobilização do C-40 (grupo internacional reunido em torno desse tema) para criar programas de prevenção e ações que minimizem os impactos das grandes catástrofes.

Assista

Jacarepaguá-Prainha, via Barra

Aventuras Cariocas

Vários caminhos, novos lugares e personagens que podem contar um pouco da história desses bairros.

Assista

Áreas verdes urbanas

Rio Resiliente

Encostas reflorestadas evitam deslizamentos; florestas preservadas ajudam a controlar o regime de chuvas; rios desassoreados são menos suscetíveis a enchentes. Mais árvores e menos asfalto e cimento contribuem para diminuir os alagamentos. Uma cidade resiliente respeita, recupera e conserva seu meio ambiente natural.

Assista

práticas docentes

Nas trilhas da preservação

#educa

A cidade do Rio de Janeiro tem diversas opções de trilhas ambientais. O professor de Ciências Luciano Tadeu de Mendonça, da E.M. Charles Dickens (9ª CRE), em Campo Grande, utiliza-as em sua prática pedagógica e aborda conteúdos curriculares a partir das áreas verdes da cidade.

Assista

Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos

Práticas que Transformam

O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.

Assista

450 anos de cidadania

Ensinar e Aprender

Na E.M. Edmundo Bittencourt (1ª CRE), em São Cristóvão, a experiência da professora Maria Aparecida Gomes Bago com o uso de atividades lúdicas para os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Em conjunto com toda a escola, no desenvolvimento do tema “450 anos do Rio de Janeiro”, Aparecida cria atividades que misturam arte, matemática, música e língua portuguesa. 

Assista

conexão sme

18ª Primavera Literária do Rio

MultiRio na Rua

Cobertura da 18ª Primavera Literária do Rio, realizada no Museu da República entre os dias 18 e 21 de outubro. Entrevistas com a presidente da Liga Brasileira de Editoras, Raquel Meneses, o diretor do Museu da República, Mário Chagas, e participantes do projeto A Arte dos Contos.

Assista

Caravana Carioca de Férias

Curta e Compartilhe

O lançamento da Caravana Carioca de Férias, no Planetário do Rio (Gávea), levou, no dia 7 de janeiro, animação para dezenas de crianças de 5 a 15 anos. O projeto continua durante todo o mês, em vários pontos da cidade, e é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Sesc e outras instituições vinculadas à Prefeitura.

Assista

cidade

Rio e suas escolas-patrimônio

#educa

O professor de História da Rede Pública Municipal de Ensino Washington Kuklinski, doutor pela PUC-SP, e a arquiteta Teresa Rosolem contam um pouco da história do Brasil e do Rio de Janeiro a partir da arquitetura de algumas das escolas da cidade. Saiba como alguns desses prédios influenciaram a cultura e políticas públicas.

Assista

Fortalezas do Rio

#educa

Em clima de férias, o professor, historiador, arquiteto e guia de turismo Milton Teixeira fala sobre as fortalezas do Rio de Janeiro, a importância histórica dessas edificações, a diferença entre forte e fortaleza e as possibilidades de visitação.

Assista

Indústria

Um Rio de Histórias

O posto de sede administrativa ocupado pelo Rio de Janeiro em todas as fases do país fez com que a cidade fosse uma das primeiras no Brasil a contar com instalações industriais. Desde os estaleiros criados ainda no século XVIII, até a construção de refinarias de petróleo, o setor industrial do Rio foi de grande importância para o desenvolvimento nacional.

Assista

Parque das Ruínas

Rio MultiCultural

O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa, funciona na casa que, no início do século XX, recebia saraus com importantes artistas do país e personalidades internacionais.

Assista

Museu Villa-Lobos

Não Custa Nada

O museu dedicado a Heitor Villa-Lobos reúne diversos itens relacionados à vida e à obra do grande maestro brasileiro.

Assista

Biblioteca Machado de Assis

Rio MultiCultural

A Biblioteca Machado de Assis, em Botafogo, oferece leitura e cursos ao público. Com livros de literatura brasileira e estrangeira, o espaço, que fica na Praça Chaim Weizmann, também oferece cursos de idiomas, pintura a óleo, iniciação a aquarela, teatro, piano e violão.

Assista

Basquiat e Athos Bulcão no CCBB

MultiRio na Rua

As exposições dedicadas ao norte-americano Jean-Michel Basquiat e ao brasileiro Athos Bulcão, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, são o assunto dessa edição. Entrevistas com o gerente geral do CCBB, Marcelo Fernandes; um dos curadores da mostra sobre Athos, André Severo; e a coordenadora do CCBB Educativo, Maria Clara Boeing.

Assista

João do Rio

Cronistas do Rio

João Paulo Coelho Barreto, ou Paulo Barreto, jornalista, cronista, romancista, contista e dramaturgo, assinou grande parte de sua obra como João do Rio. Ao fundir reportagem e crônica, criou um gênero que o distinguia. Depoimentos: Julia O'Donnell, professora adjunta do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ; e Aline Novaes, doutora em Estudos de Literatura pela PUC-Rio.

Assista