ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
FILTROS
ANO/PÚBLICO
COMPONENTE
TEMA
MÍDIA
RESULTADO DE BUSCA PARA
"Cidade"
Executar nova busca
Ordenado por:
SÉRIES
Mães da Cidade
A série Mães da Cidade revela grandes mulheres que, além de mães, são profissionais que trabalham como servidoras públicas no município do Rio de Janeiro. Cada episódio mostra um pouco do cotidiano e da trajetória profissional de cada uma delas: as conquistas, os desafios enfrentados e os diferentes caminhos que trilharam para chegar aonde chegaram. Além de conhecer a história de mulheres inspiradoras, o espectador também tem a oportunidade de entender um pouco melhor o trabalho dessas profissionais em órgãos da Prefeitura.
Cidade Mundo
Minidocumentários sobre imigrantes de diferentes origens que vivem na cidade do Rio de Janeiro. Representando as etnias e os povos que fazem do Rio um lugar cosmopolita, os personagens falam sobre as diferenças e as semelhanças entre a cultura carioca e a de seus países.
Palácios da Cidade
Uma visita guiada aos palácios da cidade do Rio. História, arquitetura, estilo, acervo, curiosidades, horário de funcionamento e outras informações sobre esses prédios monumentais, que datam, em sua maioria, do Brasil Império.
Símbolos da Cidade
Os principais elementos que representam a cidade. Fatos, curiosidades e o contexto histórico envolvendo os significados desses símbolos.
Vozes da Cidade
Um desdobramento da série Cidade Inteligente, reúne temas como urbanismo, mobilidade, tecnologia, habitação, saúde, meio ambiente, cultura e cidadania, entre outros.
II Jornada de Educação das Relações Étnico-Raciais: Educar com os Territórios: Vozes Coletivas da Cidade
A Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer) promove a II Jornada de Educação das Relações Étnico-raciais da Secretaria Municipal de Educação (SME). A proposta do encontro é dar visibilidade não só às ações da gerência, mas discutir a história da própria Rede e abordar novos caminhos para uma educação antirracista.  
Cidade Olímpica
Informações históricas sobre os Jogos Olímpicos, as primeiras medalhas conquistadas pelo Brasil e curiosidades sobre as competições.
Cidade Inteligente
Um espaço de reflexão sobre a vida nas grandes metrópoles, as relações sociais e as ações para tornar as cidades mais acolhedoras. Em estúdio, a apresentadora Vera Barroso entrevista especialistas sobre os assuntos em destaque; Thiago Gomide atua como coapresentador, e a população participa em entrevistas pré-gravadas.
CONTEÚDOS
video
Cidade amiga das crianças

Cidade amiga das crianças

04/09/2017

Uma cidade amiga das crianças é uma cidade “que sonha criança”, que possibilita sua sobrevivência, seu desenvolvimento saudável e a expressão dos seus potenciais, e oferece espaços de convivência com segurança e participação. Um lugar no qual ela é cuidada por todos e seus direitos são priorizados no orçamento e efetivados. Convidados: Luciana Phebo, coordenadora do escritório do Unicef do Rio de Janeiro; Claudius Ceccon, diretor do Centro de Criação de Imagem Popular; Lucia de Fátima Cabral, assistente social, presidente do Educap. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica da SMS-Rio e consultora da MultiRio.

Aquela Conversa

video
A cidade e o lazer

A cidade e o lazer

30/11/2015

Como as pessoas aproveitam suas horas livres na cidade? O que pode ser considerado lazer? Qual sua importância e seus benefícios? Convidados: Nireu Cavalcanti, historiador e professor de pós-graduação da UFF; e Rosa Maria Barboza de Araújo, historiadora e diretora do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.

Cidade Inteligente

video
A cidade e os sentidos

A cidade e os sentidos

07/11/2015

Olfato, visão, audição, tato e paladar: como cada habitante percebe sua cidade? As sensações relacionadas à cidade produzem uma cultura que deve ser considerada pelos grandes projetos urbanos. Convidadas: Andréa Queiroz Rego e Iazana Guizzo, ambas arquitetas, urbanistas e professoras da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.

Cidade Inteligente

video
A cidade e o patrimônio

A cidade e o patrimônio

21/10/2015

O que constitui patrimônio material e imaterial de uma cidade? Qual a sua contribuição para o desenvolvimento social e como preservá-lo de forma sustentável? Convidados: Magaly de Oliveira Cabral Santos, museóloga e diretora do Museu da República; e Demian Garcia Castro, geógrafo especializado em patrimônio e professor do Colégio Pedro II.

Cidade Inteligente

video
<em>City marketing</em>: como vender uma cidade

City marketing: como vender uma cidade

21/10/2015

Investimentos, qualidade de vida, educação, turismo e saúde são fatores que influenciam na criação da marca de uma cidade como o Rio, Cidade Maravilhosa, ou Paris, a Cidade Luz. Convidados: Rodrigo Fonseca e Caio Márcio Silveira, ambos sociólogos e assessores da presidência da Finep/Ministério da Ciência e Tecnologia.

Cidade Inteligente

video
Cidade e cultura

Cidade e cultura

21/10/2015

“Cultura” é uma palavra que pode ser definida de muitas formas, mas certamente ela traz para o centro da discussão o próprio homem. Complexa e dinâmica, continuamente a cultura de um povo agrega novos elementos e se modifica no espaço da cidade. Convidadas: Maria Alice Rezende, historiadora, socióloga e professora da PUC-Rio; e Eleonora Ziller, professora de Literatura da UFRJ.

Cidade Inteligente

texto
As ilhas da cidade do Rio de Janeiro

As ilhas da cidade do Rio de Janeiro

14/02/2022

 Conheça esse patrimônio natural carioca.

Reportagens

texto
<em>Próxima Parada: Rio</em> mostra equipamentos culturais e áreas de lazer da cidade

Próxima Parada: Rio mostra equipamentos culturais e áreas de lazer da cidade

15/03/2023

Programas percorrem locais nos território de todas as 11 CREs da cidade e vão ao ar na TV e pelo YouTube da MultiRio.

Notícias

texto
A cidade do Rio de Janeiro está nas videoaulas desta semana de Rioeduca na TV

A cidade do Rio de Janeiro está nas videoaulas desta semana de Rioeduca na TV

12/08/2022

Entre as videoaulas nesta semana, de 15 a 19 de agosto, estão em destaque as que colocam a cidade do Rio de Janeiro como cenário para trabalhar diferentes temas curriculares com os estudantes.

Notícias

texto
IPP lança Data.Rio no Palácio da Cidade

IPP lança Data.Rio no Palácio da Cidade

30/10/2017

Novo portal do Instituto Pereira Passos traz informações e análise de dados sobre a cidade, abrindo espaço para plataformas participativas.

Reportagens

texto
A vida na corte e as transformações na cidade do Rio de Janeiro

A vida na corte e as transformações na cidade do Rio de Janeiro

04/07/2016

A cidade se expandiu rapidamente, modificou sua aparência e se abriu para a moda europeia. O número de habitantes duplicou...

A corte no Rio de Janeiro

texto
Conheça a história dos personagens que viraram patrimônio da cidade

Conheça a história dos personagens que viraram patrimônio da cidade

29/03/2016

Na cidade do Rio, 1.265 monumentos homenageiam cantores, políticos, escritores e poetas. 

Patrimônio Material do Rio

texto
Portal MultiRio destaca história da cidade

Portal MultiRio destaca história da cidade

29/01/2016

Conteúdos relacionados à história e à geografia da cidade estão na coletânea A História do Rio com Mestre do Tempo. Conheça!

Notícias

video
As cidades dentro da cidade

As cidades dentro da cidade

14/12/2015

As pequenas cidades que vão surgindo dentro dos bairros. A convivência das pessoas, a cultura e a paisagem que diferenciam os bairros. Convidadas: Ana Paula Garcia e Rosane Araújo, arquitetas e urbanistas.

Cidade Inteligente

texto
<em>Cidade de Leitores</em> e a “alma” do Rio

Cidade de Leitores e a “alma” do Rio

04/11/2015

Nesta quinta (5), o programa fala sobre obras que investigam a fundo a essência da cidade, das origens à vida urbana atual. Confira!

Notícias

video
Cidade e festas populares

Cidade e festas populares

21/10/2015

As festas que deixaram de ser somente manifestação cultural ou artística e conquistaram espaço no rendimento econômico das cidades. Como elas influenciam a vida das pessoas no lugar em que acontecem? Convidados: Luís Felipe Ferreira, professor do Instituto de Artes e coordenador do Centro de Referências do Carnaval da Uerj; e Luzimar Paulo Pereira, antropólogo e pesquisador do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.

Cidade Inteligente