COMPORTAMENTO
educação infantil

#educa

A professora Andréa Barros, gerente de Educação da 4ª CRE, fala sobre como lidar com a personalidade de cada criança na Educação Infantil.

Parem com isso!

Ensaios sobre a Não Violência

Causas e consequências de episódios de agressividade na Educação Infantil e seus efeitos no desenvolvimento da criança. O significado e a importância da brincadeira nessa fase da vida.

fundamental i

Ser ambientalmente correto

MultiClube

Você conhece os 4 Rs? Reciclar, reutilizar, reduzir e reeducar são ações imperativas quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este episódio mostra iniciativas espalhadas pelo mundo que praticam essas ações e ajudam a proteger a natureza.

Jogos e games

MultiClube

Quando o assunto é diversão, há espaço para jogos de todos os tipos e jogadores de todas as idades. Este episódio mostra vários jogos, desde os antigos, de tabuleiro, até os eletrônicos, desenvolvidos com tecnologia de ponta.

Brinquedo não é só coisa de criança

MultiClube

Não é só criança que brinca. Adulto também se diverte e com brincadeiras difíceis de imaginar! Tem festival de lama, guerra de travesseiros, esculturas com blocos de montar e muito mais.

fundamental ii

Brinquedo não é só coisa de criança

Em família

Os Invisíveis

Entre fugir e encarar suas responsabilidades, Sumiço tem que escolher a melhor opção para manter o bom convívio familiar.

Nas artes

Os Invisíveis

Enquanto sonha ser um astro da música, Sumiço descobre não estar sozinho em sua invisibilidade.

Ser ambientalmente correto

Nos relacionamentos

Os Invisíveis

Sumiço utiliza seus conhecimentos para brilhar diante dos olhos da garota mais bonita da escola e conquistá-la.

Na sala de aula

Os Invisíveis

Para aparecer, Sumiço vai mergulhar nos livros e não deixará de responder à pergunta do professor.

Jogos e games

O mundo em festa

MultiClube

Desde seu início, a humanidade encontrou inúmeras razões para festejar: os deuses, a natureza, os ancestrais, as conquistas... Motivo é o que não falta. Neste episódio, conheça algumas celebrações inusitadas ao redor do mundo, como uma rave no Monte Everest, uma festa viking em uma ilha escocesa e uma festa de 15 anos para 10mil pessoas no México.

práticas docentes

Enquadra ou desenquadra?

Ensaios sobre a Não Violência

As diferenças entre atos de indisciplina e atos infracionais no âmbito escolar; a importância de regras de convivência; a normatização excessiva de comportamentos na escola.

Assista

O que eu faço com o que fazem comigo?

Ensaios sobre a Não Violência

O preconceito como causa primordial de conflitos; o fenômeno do bullying; a importância e a inevitabilidade dos conflitos durante a vida.

Assista

Cada um no seu quadrado?

Ensaios sobre a Não Violência

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e o papel da escola enquanto parte dessa rede; a articulação com instituições de saúde e assistência social.

Sebastião

Gente da Escola

Saiba mais sobre a vida de Sebastião Chuab, agente educador do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa. Além de orientar o comportamento dos alunos, ele cuida do ambiente escolar e da manutenção predial. Sebastião também é instrutor de uma oficina eletiva de artesanato em madeira e estuda História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Se ela dança, eu danço?

Ensaios sobre a Não Violência

Conflitos como parte inerente à convivência humana; a diversidade de personagens, relações e ambientes presentes em uma escola.

Dia Mundial do Meio Ambiente

#educa

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

Parem com isso!

comportamento

Afeto

Como Vivemos - Reino Animal

O carinho dos donos por seus animais de estimação alimenta uma indústria que não para de crescer. Mas o afeto humano ajuda até mesmo espécies não domesticáveis, como coalas e orangotangos.

Comida e cultura

Como Vivemos

Do mel a insetos, cada iguaria conta um pouco da história de povos distintos, como árabes, asiáticos e latinos.

Masculino/feminino

Cidade de Leitores

A relação cotidiana entre homens e mulheres na visão de 20 escritoras de variados estilos literários. André Tartarini, escritor e organizador da coletânea Manual literário para amar os homens (ou não), e Regiana Antonini, atriz, dramaturga e autora da peça Tô grávida, falam sobre as diferenças entre o masculino e o feminino na maneira de lidar com os desafios e as alegrias da vida.

A vida após os 60

Conceito & Ação

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil será, até 2025, o sexto país do mundo em número de idosos. A jornalista e autora do livro Novos velhos – viver e envelhecer bem, Léa Maria Reis, e Renato Veras, médico e diretor da Universidade da Terceira Idade (Unati) da Uerj, discutem o tema.

Bullying e Cyberbullying

Aquela Conversa

O professor Wagner Pinheiro, a psicóloga do Núcleo Interdisciplinar de Apoio as Unidades Escolares (Niap/SME) Taís Baía e a também psicóloga Maria Tereza Maldonado debatem a definição e fatores de risco do bullying e do cyberbullying, o papel da escola e da família na prevenção e na abordagem das situações e a necessidade de envolvimento de toda a comunidade escolar.

Envelhecer bem

Aquela Conversa

A importância dos vínculos afetivos e de hábitos saudáveis, a sexualidade dos idosos e a integração geracional. Para conversar sobre esses temas, as convidadas são a médica e psicanalista da UFRJ e da SBPRJ Cristina Amendoeira, a médica geriatra da SMS-Rio Germana Périssé, e a assistente social e gerontóloga Luiza Machado.

Nos relacionamentos