COMPORTAMENTO
educação infantil

Parem com isso!

Ensaios sobre a Não Violência

Causas e consequências de episódios de agressividade na Educação Infantil e seus efeitos no desenvolvimento da criança. O significado e a importância da brincadeira nessa fase da vida.

As relações na Educação Infantil

#educa

A professora Andréa Barros, gerente de Educação da 4ª CRE, fala sobre como lidar com a personalidade de cada criança na Educação Infantil.

fundamental i

MultiClube

Quando o assunto é diversão, há espaço para jogos de todos os tipos e jogadores de todas as idades. Este episódio mostra vários jogos, desde os antigos, de tabuleiro, até os eletrônicos, desenvolvidos com tecnologia de ponta.

Ser ambientalmente correto

MultiClube

Você conhece os 4 Rs? Reciclar, reutilizar, reduzir e reeducar são ações imperativas quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este episódio mostra iniciativas espalhadas pelo mundo que praticam essas ações e ajudam a proteger a natureza.

Brinquedo não é só coisa de criança

MultiClube

Não é só criança que brinca. Adulto também se diverte e com brincadeiras difíceis de imaginar! Tem festival de lama, guerra de travesseiros, esculturas com blocos de montar e muito mais.

fundamental ii

Nos esportes

Os Invisíveis

Sumiço lamenta não ter jeito para o futebol, mas vê surgir talentos em outros esportes.

Nas artes

Os Invisíveis

Enquanto sonha ser um astro da música, Sumiço descobre não estar sozinho em sua invisibilidade.

O mundo em festa

MultiClube

Desde seu início, a humanidade encontrou inúmeras razões para festejar: os deuses, a natureza, os ancestrais, as conquistas... Motivo é o que não falta. Neste episódio, conheça algumas celebrações inusitadas ao redor do mundo, como uma rave no Monte Everest, uma festa viking em uma ilha escocesa e uma festa de 15 anos para 10mil pessoas no México.

Nos relacionamentos

Os Invisíveis

Sumiço utiliza seus conhecimentos para brilhar diante dos olhos da garota mais bonita da escola e conquistá-la.

Na sala de aula

Os Invisíveis

Para aparecer, Sumiço vai mergulhar nos livros e não deixará de responder à pergunta do professor.

Em família

Os Invisíveis

Entre fugir e encarar suas responsabilidades, Sumiço tem que escolher a melhor opção para manter o bom convívio familiar.

Brinquedo não é só coisa de criança

práticas docentes

Dia Mundial do Meio Ambiente

#educa

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

Enquadra ou desenquadra?

Ensaios sobre a Não Violência

As diferenças entre atos de indisciplina e atos infracionais no âmbito escolar; a importância de regras de convivência; a normatização excessiva de comportamentos na escola.

Sebastião

Gente da Escola

Saiba mais sobre a vida de Sebastião Chuab, agente educador do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa. Além de orientar o comportamento dos alunos, ele cuida do ambiente escolar e da manutenção predial. Sebastião também é instrutor de uma oficina eletiva de artesanato em madeira e estuda História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

As relações na Educação Infantil

Assista

O que eu faço com o que fazem comigo?

Ensaios sobre a Não Violência

O preconceito como causa primordial de conflitos; o fenômeno do bullying; a importância e a inevitabilidade dos conflitos durante a vida.

Cada um no seu quadrado?

Ensaios sobre a Não Violência

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e o papel da escola enquanto parte dessa rede; a articulação com instituições de saúde e assistência social.

Parem com isso!

Se ela dança, eu danço?

Ensaios sobre a Não Violência

Conflitos como parte inerente à convivência humana; a diversidade de personagens, relações e ambientes presentes em uma escola.

comportamento

Cada um no seu quadrado?

Estresse

Pensares

Os danos que o estresse causa à saúde. A perda de qualidade de vida e o comprometimento das relações sociais e profissionais. A professora e psicóloga Paula Rui Ventura, o jornalista Ronaldo Rosas e o endocrinologista Clóvis Roberto Rebelo conversam sobre estratégias para combater o estresse.

ISTs: prevenção e atenção

#educa

A psicóloga Dilma Medeiros, do Programa Saúde na Escola (PSE Carioca), e o médico Fernando Ferry, diretor do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, conversam sobre a prevenção e o tratamento da Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis, especialmente entre jovens.

Paternidade na primeira infância

Conceito & Ação

O perfil do pai contemporâneo compreende uma presença maior na vida dos filhos, por meio do acompanhamento escolar e do convívio social das crianças. A psicóloga Isabel Abelson e Thiago Queiroz, engenheiro e autor do blog Paizinho, Vírgula!, debatem o papel da figura paterna na primeira infância.

Na sala de aula

Masculino/feminino

Cidade de Leitores

A relação cotidiana entre homens e mulheres na visão de 20 escritoras de variados estilos literários. André Tartarini, escritor e organizador da coletânea Manual literário para amar os homens (ou não), e Regiana Antonini, atriz, dramaturga e autora da peça Tô grávida, falam sobre as diferenças entre o masculino e o feminino na maneira de lidar com os desafios e as alegrias da vida.

Medo

#educa

A psicanalista Maria Teresa Silva Lopes e a professora de Língua Portuguesa Jenny Fernandez, da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, falam sobre o sentimento do medo e sobre como a escola e os responsáveis podem abordá-lo com crianças e adolescentes.