COMPORTAMENTO
educação infantil

As relações na Educação Infantil

#educa

A professora Andréa Barros, gerente de Educação da 4ª CRE, fala sobre como lidar com a personalidade de cada criança na Educação Infantil.

Parem com isso!

Ensaios sobre a Não Violência

Causas e consequências de episódios de agressividade na Educação Infantil e seus efeitos no desenvolvimento da criança. O significado e a importância da brincadeira nessa fase da vida.

fundamental i

Jogos e games

MultiClube

Quando o assunto é diversão, há espaço para jogos de todos os tipos e jogadores de todas as idades. Este episódio mostra vários jogos, desde os antigos, de tabuleiro, até os eletrônicos, desenvolvidos com tecnologia de ponta.

Ser ambientalmente correto

MultiClube

Você conhece os 4 Rs? Reciclar, reutilizar, reduzir e reeducar são ações imperativas quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este episódio mostra iniciativas espalhadas pelo mundo que praticam essas ações e ajudam a proteger a natureza.

Brinquedo não é só coisa de criança

MultiClube

Não é só criança que brinca. Adulto também se diverte e com brincadeiras difíceis de imaginar! Tem festival de lama, guerra de travesseiros, esculturas com blocos de montar e muito mais.

fundamental ii

Jogos e games

Nos relacionamentos

Os Invisíveis

Sumiço utiliza seus conhecimentos para brilhar diante dos olhos da garota mais bonita da escola e conquistá-la.

Em família

Os Invisíveis

Entre fugir e encarar suas responsabilidades, Sumiço tem que escolher a melhor opção para manter o bom convívio familiar.

Nos esportes

Os Invisíveis

Sumiço lamenta não ter jeito para o futebol, mas vê surgir talentos em outros esportes.

Nas artes

Os Invisíveis

Enquanto sonha ser um astro da música, Sumiço descobre não estar sozinho em sua invisibilidade.

O mundo em festa

MultiClube

Desde seu início, a humanidade encontrou inúmeras razões para festejar: os deuses, a natureza, os ancestrais, as conquistas... Motivo é o que não falta. Neste episódio, conheça algumas celebrações inusitadas ao redor do mundo, como uma rave no Monte Everest, uma festa viking em uma ilha escocesa e uma festa de 15 anos para 10mil pessoas no México.

Brinquedo não é só coisa de criança

Ser ambientalmente correto

práticas docentes

Sebastião

Gente da Escola

Saiba mais sobre a vida de Sebastião Chuab, agente educador do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa. Além de orientar o comportamento dos alunos, ele cuida do ambiente escolar e da manutenção predial. Sebastião também é instrutor de uma oficina eletiva de artesanato em madeira e estuda História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Parem com isso!

Assista

O que eu faço com o que fazem comigo?

Ensaios sobre a Não Violência

O preconceito como causa primordial de conflitos; o fenômeno do bullying; a importância e a inevitabilidade dos conflitos durante a vida.

Cada um no seu quadrado?

Ensaios sobre a Não Violência

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e o papel da escola enquanto parte dessa rede; a articulação com instituições de saúde e assistência social.

Se ela dança, eu danço?

Ensaios sobre a Não Violência

Conflitos como parte inerente à convivência humana; a diversidade de personagens, relações e ambientes presentes em uma escola.

Enquadra ou desenquadra?

Ensaios sobre a Não Violência

As diferenças entre atos de indisciplina e atos infracionais no âmbito escolar; a importância de regras de convivência; a normatização excessiva de comportamentos na escola.

Dia Mundial do Meio Ambiente

#educa

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

As relações na Educação Infantil

comportamento

Alimentação é saúde

Conceito & Ação

Karina Olbrisch, engenheira de alimentos, mestre e doutora em Ciência da Nutrição pela Unicamp, e Juliana Dias, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município do Rio (Consea-Rio), falam sobre o desafio de organizar o tempo, a vida e o bolso para buscar na mesa os benefícios para a própria saúde.

Nos esportes

Eva Coelho

Mães da Cidade

Eva Coelho frequenta o Zoológico do Rio desde criança, já que seu pai era tratador técnico da instituição. Ela seguiu a carreira do pai e há mais de 30 anos se dedica aos animais. Eva fala com orgulho do filho e se recorda com carinho do marido e do pai.

Corpo em movimento

Aquela Conversa

Victor Ladeira, diretor do Instituto Bola pra Frente, Lucilia Rugani, facilitadora de Biodanza, e Carmem Marins, professora de Educação Física no programa Academia Carioca da SMS-Rio, são os convidados para debater a relevância do movimento para uma vida integrada e saudável e estratégias para incorporar, no dia a dia, mais atividades físicas que respeitem as singularidades e individualidades.

Assista

O que eu faço com o que fazem comigo?

Consumo Consciente

Campanhas

Orientações para o consumo consciente, em situações diversas. Campanha realizada para o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, em 15 de março.

Cada um no seu quadrado?

O que é felicidade?

#educa

O professor de Filosofia e de Medicina Preventiva André Martins, da UFRJ, e a oncologista Bianca Amorim, do Insituto Nacional do Câncer, refletem sobre a felicidade: há uma predisposição para ser feliz? Como o cérebro regula nosso senso de felicidade? É possível aprender a ser feliz?