COMPORTAMENTO
educação infantil

As relações na Educação Infantil

#educa

A professora Andréa Barros, gerente de Educação da 4ª CRE, fala sobre como lidar com a personalidade de cada criança na Educação Infantil.

Parem com isso!

Ensaios sobre a Não Violência

Causas e consequências de episódios de agressividade na Educação Infantil e seus efeitos no desenvolvimento da criança. O significado e a importância da brincadeira nessa fase da vida.

primário

Jogos e games

MultiClube

Quando o assunto é diversão, há espaço para jogos de todos os tipos e jogadores de todas as idades. Este episódio mostra vários jogos, desde os antigos, de tabuleiro, até os eletrônicos, desenvolvidos com tecnologia de ponta.

Brinquedo não é só coisa de criança

MultiClube

Não é só criança que brinca. Adulto também se diverte e com brincadeiras difíceis de imaginar! Tem festival de lama, guerra de travesseiros, esculturas com blocos de montar e muito mais.

Ser ambientalmente correto

MultiClube

Você conhece os 4 Rs? Reciclar, reutilizar, reduzir e reeducar são ações imperativas quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este episódio mostra iniciativas espalhadas pelo mundo que praticam essas ações e ajudam a proteger a natureza.

ginásio

O mundo em festa

MultiClube

Desde seu início, a humanidade encontrou inúmeras razões para festejar: os deuses, a natureza, os ancestrais, as conquistas... Motivo é o que não falta. Neste episódio, conheça algumas celebrações inusitadas ao redor do mundo, como uma rave no Monte Everest, uma festa viking em uma ilha escocesa e uma festa de 15 anos para 10mil pessoas no México.

Ser ambientalmente correto

Brinquedo não é só coisa de criança

Nos esportes

Os Invisíveis

Sumiço lamenta não ter jeito para o futebol, mas vê surgir talentos em outros esportes.

Nas artes

Os Invisíveis

Enquanto sonha ser um astro da música, Sumiço descobre não estar sozinho em sua invisibilidade.

Nos relacionamentos

Os Invisíveis

Sumiço utiliza seus conhecimentos para brilhar diante dos olhos da garota mais bonita da escola e conquistá-la.

Em família

Os Invisíveis

Entre fugir e encarar suas responsabilidades, Sumiço tem que escolher a melhor opção para manter o bom convívio familiar.

Na sala de aula

Os Invisíveis

Para aparecer, Sumiço vai mergulhar nos livros e não deixará de responder à pergunta do professor.

práticas docentes

Dia Mundial do Meio Ambiente

#educa

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

Parem com isso!

Assista

Cada um no seu quadrado?

Ensaios sobre a Não Violência

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e o papel da escola enquanto parte dessa rede; a articulação com instituições de saúde e assistência social.

Enquadra ou desenquadra?

Ensaios sobre a Não Violência

As diferenças entre atos de indisciplina e atos infracionais no âmbito escolar; a importância de regras de convivência; a normatização excessiva de comportamentos na escola.

Sebastião

Gente da Escola

Saiba mais sobre a vida de Sebastião Chuab, agente educador do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa. Além de orientar o comportamento dos alunos, ele cuida do ambiente escolar e da manutenção predial. Sebastião também é instrutor de uma oficina eletiva de artesanato em madeira e estuda História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Se ela dança, eu danço?

Ensaios sobre a Não Violência

Conflitos como parte inerente à convivência humana; a diversidade de personagens, relações e ambientes presentes em uma escola.

Assista

O que eu faço com o que fazem comigo?

Ensaios sobre a Não Violência

O preconceito como causa primordial de conflitos; o fenômeno do bullying; a importância e a inevitabilidade dos conflitos durante a vida.

As relações na Educação Infantil

comportamento

Dia Mundial do Meio Ambiente

ISTs: prevenção e atenção

#educa

A psicóloga Dilma Medeiros, do Programa Saúde na Escola (PSE Carioca), e o médico Fernando Ferry, diretor do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, conversam sobre a prevenção e o tratamento da Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis, especialmente entre jovens.

Assista

O que o bullying fez com você?

#educa

O bullying pode provocar consequências por toda a vida. A neuropsicopedagoga Neide Barros explica como lidar, dentro e fora de sala de aula, com crianças e jovens que sofrem violência física e psicológica.

Quem sou eu?

Conceito & Ação

A pergunta que ocupa a maioria dos questionamentos da filosofia, da religião e da psicologia é o tema deste episódio. Edgar Lyra, professor de Filosofia na PUC-Rio e o rabino e escritor Nilton Bonder discutem se existe uma resposta definitiva.

Envelhecer bem

Aquela Conversa

A importância dos vínculos afetivos e de hábitos saudáveis, a sexualidade dos idosos e a integração geracional. Para conversar sobre esses temas, as convidadas são a médica e psicanalista da UFRJ e da SBPRJ Cristina Amendoeira, a médica geriatra da SMS-Rio Germana Périssé, e a assistente social e gerontóloga Luiza Machado.

Solidariedade

#educa

O psiquiatra e monge budista Alcio Braz e a professora Francisca Mendes, da E.M. Abelardo Chacrinha Barbosa (2ª CRE), na Rocinha, conversam sobre solidariedade e a importância de ser altruísta.

Consumo Consciente

Campanhas

Orientações para o consumo consciente, em situações diversas. Campanha realizada para o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, em 15 de março.

Rituais em família

Conceito & Ação

A importância dos rituais em família para o fortalecimento das relações interpessoais e das ligações afetivas é tema do programa. Juliana Puppin, psicóloga, e Moisés Groisman, psiquiatra, discutem as consequências da falta de diálogo, convívio e encontros no mundo contemporâneo.