ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
FILTROS
ANO/PÚBLICO
COMPONENTE
TEMA
MÍDIA
RESULTADO DE BUSCA PARA
"Comportamento"
Executar nova busca
Ordenado por:
SÉRIES
Como Vivemos
Uma viagem pela cultura de diferentes países revela o modo de viver de cada um, seu comportamento, seus hábitos e suas tradições. Programas produzidos a partir de matérias jornalísticas da agência France-Presse.
Pensares
Promove uma reflexão sobre o mundo atual, refletindo sobre temas como felicidade, amor, sucesso, medo, poder, verdade, entre outros. Em estúdio, debatedores mediados pela apresentadora, trocam ideias e saberes, visando ampliar o repertório de ideias e argumentos, principalmente do público jovem, sobre o tema central de cada programa.
Carioquices
Destaca o lado criativo e descontraído da cidade, que o carioca incorporou ao seu dia a dia.
Momento Cidadão
Dicas e sugestões sobre como colaborar para uma sociedade mais cidadã e harmoniosa. Temas: gentileza, cuidado com o bem público, economia de água e luz, reciclagem, animais de estimação, prevenção à dengue, trânsito.
Os Invisíveis
Animação dirigida a crianças e jovens. Por meio do personagem Sumiço, aborda valores como o trabalho, o estudo, a busca de identidade, a autoestima, a autoafirmação no grupo, a solidariedade e o enfrentamento dos problemas e erros.
Atitude Consciente
No formato entrevista, têm por objetivo contribuir para a conscientização e a mudança de atitude da população em relação a importantes questões socioambientais.
Tempo e Movimento
Trabalha os modos de entender e de lidar com o tempo, sempre incluindo o homem: o tempo passado, presente e futuro; o tempo que ensina; o tempo histórico, cronológico, lógico e afetivo.
Megassaudável
Transformações físicas, emocionais e comportamentais; a busca pela identidade adulta; saúde; sexualidade; e violência são alguns dos temas tratados na série televisiva. Os apresentadores Adassa Martins e Marcos Guian comandam os programas no estúdio e nas escolas. Especialistas respondem às questões levantadas e dão orientações. Consultoria da série: Albertina Duarte, mestre e doutora em Ginecologia e Ginecologia da Adolescência; Viviane Castello Branco, coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ; e Aline Bressan, gerente do Programa de Saúde Escolar da SMSDC.        
CONTEÚDOS
video
Arte e cultura urbana

Arte e cultura urbana

19/09/2016

A cultura se expressa na arte, nos hábitos, nos costumes e no comportamento das pessoas. Complexa e dinâmica, sempre agrega novos elementos e se modifica no tempo e no espaço. A transformação da arte e cultura das cidades em tempos de globalização.

Vozes da Cidade

video
O real x o virtual

O real x o virtual

26/08/2016

A relação entre o real e o virtual. A fronteira difusa, aditivada pelas redes sociais, entre as duas esferas de identidade. A necessidade de existir fora da vida real e a dependência da vida conectada. As consequências da falta de limites entre real e digital na vida dos mais jovens e as principais transformações no comportamento e nas formas de eles se relacionarem. Convidados: Tatiana Paranaguá, professora, mestre em Psicologia pela PUC-Rio e psicóloga clínica; Marcelo Castañeda, cientista social; e Alexandre Cherman, astrônomo e pesquisador.

Pensares

video
A superação dos males urbanos nas grandes cidades

A superação dos males urbanos nas grandes cidades

31/10/2015

Morar em uma cidade desenvolvida nem sempre é sinônimo de conforto e proteção. Com as grandes cidades também surgem as síndromes urbanas, que têm influência direta sobre o comportamento da população. Convidados: João Baptista Ferreira de Mello, geógrafo e professor da Uerj; e Nahman Armony, psicanalista.

Cidade Inteligente

video
 Dia Internacional de Luta Contra a Aids

Dia Internacional de Luta Contra a Aids

23/10/2015

Registra o aumento da infecção por HIV a cada ano. E destaca: não existe grupo de risco, e sim comportamento de risco. Data: 1º de dezembro.

Campanhas

video
A cidade cosmopolita – as muitas tribos que habitam a grande cidade

A cidade cosmopolita – as muitas tribos que habitam a grande cidade

21/10/2015

Comportamento, moda e tribos urbanas. Por que as pessoas se reúnem em tribos? O que essas tribos têm em comum? Convidadas: Sílvia Ramos, cientista social e coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes; e Maria Isabel Mendes de Almeida, socióloga, professora do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio e coordenadora do Núcleo de Estudos da Subjetividade da Universidade Candido Mendes.

Cidade Inteligente

video
Sociedade on-line

Sociedade on-line

10/07/2015

Fala sobre a necessidade de se estar permanentemente conectado e o quanto isso influencia o comportamento das pessoas.

Em Tempo Real

texto
O que eu vou ser quando crescer?

O que eu vou ser quando crescer?

28/11/2016

Pais e professores têm condições de verificar inclinações profissionais espontâneas e devem apresentar o mundo do trabalho às crianças.

Reportagens

texto
Marli Rojas e Elisa Teixeira, mãe e filha, ambas professoras do 2º ano

Marli Rojas e Elisa Teixeira, mãe e filha, ambas professoras do 2º ano

29/07/2016

Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.

Perfil do Professor

texto
Discriminação marcou começo do futebol

Discriminação marcou começo do futebol

11/05/2016

Cobertura jornalística rotulava clubes e torcidas oriundos de fábricas e subúrbios, reproduzindo a rígida estratificação social da época.

História dos Esportes no Rio

texto
Contexto propício marcou início da ginástica no Rio

Contexto propício marcou início da ginástica no Rio

25/04/2016

Esporte se beneficiou do interesse militar e da recomendação médica. Clubes portugueses e programa de rádio foram agentes de disseminação.

História dos Esportes no Rio

texto
A importância dos ritos de passagem

A importância dos ritos de passagem

11/01/2016

As principais mudanças pelas quais passamos na vida pessoal, estudantil ou profissional trazem consigo uma nova configuração de identidade.

Reportagens

texto
Juventude sem fronteiras

Juventude sem fronteiras

28/12/2015

No mundo globalizado, cada vez mais jovens buscam novas experiências e aprendizagens, sejam estudantis ou para a vida, no exterior.

Reportagens

texto
A infância na vida moderna

A infância na vida moderna

20/10/2015

Em palestra no 7º Fórum Pensar a Infância, o pediatra Daniel Becker apontou os sete pecados cometidos nos dias de hoje contra as crianças.

Reportagens

texto
Educação para a política

Educação para a política

31/08/2015

Embora considerado assunto de adultos, a educadora Ana Maria de Andrade defende que o tema deve ser levado para a sala de aula.

Reportagens

texto
<em>Megassaudável</em>: material é usado em escolas da 3ª CRE

Megassaudável: material é usado em escolas da 3ª CRE

25/09/2014

Em cinco escolas da Rede, série televisiva e livros do professor e do aluno orientam debates sobre transformações físicas, emocionais e comportamentais na adolescência.

Reportagens

texto
Pegadas no ciberespaço

Pegadas no ciberespaço

04/04/2014

A crescente utilização dos dispositivos digitais de comunicação e informação implica o risco da violabilidade da vida privada. Todos os dias, circulam pela internet volumes imensos de dados pessoais voluntariamente divulgados, em especial nas redes sociais.

Em Tempo Real