COMPORTAMENTO
educação infantil

As relações na Educação Infantil

#educa

A professora Andréa Barros, gerente de Educação da 4ª CRE, fala sobre como lidar com a personalidade de cada criança na Educação Infantil.

Parem com isso!

Ensaios sobre a Não Violência

Causas e consequências de episódios de agressividade na Educação Infantil e seus efeitos no desenvolvimento da criança. O significado e a importância da brincadeira nessa fase da vida.

primário

Ser ambientalmente correto

MultiClube

Você conhece os 4 Rs? Reciclar, reutilizar, reduzir e reeducar são ações imperativas quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este episódio mostra iniciativas espalhadas pelo mundo que praticam essas ações e ajudam a proteger a natureza.

MultiClube

Não é só criança que brinca. Adulto também se diverte e com brincadeiras difíceis de imaginar! Tem festival de lama, guerra de travesseiros, esculturas com blocos de montar e muito mais.

Jogos e games

MultiClube

Quando o assunto é diversão, há espaço para jogos de todos os tipos e jogadores de todas as idades. Este episódio mostra vários jogos, desde os antigos, de tabuleiro, até os eletrônicos, desenvolvidos com tecnologia de ponta.

ginásio

Nos esportes

Os Invisíveis

Sumiço lamenta não ter jeito para o futebol, mas vê surgir talentos em outros esportes.

Ser ambientalmente correto

Em família

Os Invisíveis

Entre fugir e encarar suas responsabilidades, Sumiço tem que escolher a melhor opção para manter o bom convívio familiar.

Jogos e games

Nas artes

Os Invisíveis

Enquanto sonha ser um astro da música, Sumiço descobre não estar sozinho em sua invisibilidade.

O mundo em festa

MultiClube

Desde seu início, a humanidade encontrou inúmeras razões para festejar: os deuses, a natureza, os ancestrais, as conquistas... Motivo é o que não falta. Neste episódio, conheça algumas celebrações inusitadas ao redor do mundo, como uma rave no Monte Everest, uma festa viking em uma ilha escocesa e uma festa de 15 anos para 10mil pessoas no México.

Nos relacionamentos

Os Invisíveis

Sumiço utiliza seus conhecimentos para brilhar diante dos olhos da garota mais bonita da escola e conquistá-la.

práticas docentes

Enquadra ou desenquadra?

Ensaios sobre a Não Violência

As diferenças entre atos de indisciplina e atos infracionais no âmbito escolar; a importância de regras de convivência; a normatização excessiva de comportamentos na escola.

Se ela dança, eu danço?

Ensaios sobre a Não Violência

Conflitos como parte inerente à convivência humana; a diversidade de personagens, relações e ambientes presentes em uma escola.

Assista

O que eu faço com o que fazem comigo?

Ensaios sobre a Não Violência

O preconceito como causa primordial de conflitos; o fenômeno do bullying; a importância e a inevitabilidade dos conflitos durante a vida.

Parem com isso!

As relações na Educação Infantil

Sebastião

Gente da Escola

Saiba mais sobre a vida de Sebastião Chuab, agente educador do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa. Além de orientar o comportamento dos alunos, ele cuida do ambiente escolar e da manutenção predial. Sebastião também é instrutor de uma oficina eletiva de artesanato em madeira e estuda História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Dia Mundial do Meio Ambiente

#educa

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

Assista

Cada um no seu quadrado?

Ensaios sobre a Não Violência

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e o papel da escola enquanto parte dessa rede; a articulação com instituições de saúde e assistência social.

comportamento

Como uma onda no mar

Megassaudável

Como lidar com as alternâncias de humor e driblar a timidez na adolescência, medicalização excessiva, o uso de drogas lícitas e ilícitas.

Mente sã em corpo são

Conceito & Ação

Hugo Leonardo Rodrigues Soares, pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental pela Uerj e em Medicina do Esporte pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), e Marcelo Migon, membro da Associação Internacional de Psiquiatria Esportiva, explicam como evitar que pessoas submetidas a intenso estresse tenham seu desempenho profissional comprometido.

Envelhecer bem

Aquela Conversa

A importância dos vínculos afetivos e de hábitos saudáveis, a sexualidade dos idosos e a integração geracional. Para conversar sobre esses temas, as convidadas são a médica e psicanalista da UFRJ e da SBPRJ Cristina Amendoeira, a médica geriatra da SMS-Rio Germana Périssé, e a assistente social e gerontóloga Luiza Machado.

Sebastião

Gente da Escola

Educação financeira

Conceito & Ação

Características da nossa sociedade de consumo como o controle das finanças e a importância da educação financeira nas escolas são alguns dos temas debatidos pelos convidados Adenias Gonçalves Filho, educador e consultor financeiro, e Myrian Lund, planejadora financeira e professora de Finanças na Fundação Getulio Vargas.

Poder

Pensares

As relações entre indivíduos ou grupos visando o poder econômico, militar e político, desde que o mundo é mundo. A trindade ciência, tecnologia e crescimento econômico que rege a atualidade. Paulo D’Ávilla, cientista político da Uerj; Guilherme Castelo Branco, professor de Filosofia; e Mauricio Metri, professor de Economia Política Internacional na UFRJ, discutem por que “empoderar” é a palavra do momento.

Pelo celular

Caçadores de Mico

Cássia e Caio investigam situações do dia a dia que podem ser consideradas inconvenientes socialmente como, por exemplo, o uso do celular em áreas públicas.