CULTURA
educação infantil

Se esta rua fosse minha

Cantigas de Roda

Sentindo-se rejeitado com o nascimento da irmã, um menino passa por uma situação inesperada que muda esse sentimento.

Assista

Marcha, soldado

Cantigas de Roda

A história de um menino que vai seguindo uma parada militar e sonha em salvar a Bandeira Nacional durante um incêndio no quartel.

Assista

Relações Étnico-raciais na Educação Infantil

1ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Palestrante: Maírce Araújo, doutora em Educação. Relato de experiências: Cirandolando pelo folclore e cultura popular (agente auxiliar Gláucia Bispo, C.M. Major José Celestino Rodrigues dos Santos) e Quem disse que eu não sei ler? (coordenadora pedagógica Isabela Costa, EDI Joari).

Assista

A velha a fiar

Cantigas de Roda

A cantiga é o pano de fundo da história que evidencia a relação do homem com o meio ambiente e o ciclo da vida no qual estamos incluídos.

Assista

Entrei na roda

Cantigas de Roda

Crianças se divertem em grupo para descobrir o mundo, o multiculturalismo e as interações sociais nas brincadeiras de roda. 

Assista

Casinha de cupim

Cantigas de Roda

Embalada pela cantiga de roda Casinha de cupim, veja a história de uma menina que é perseguida por cupins ao visitar várias casas. 

Assista

A linda rosa juvenil

Cantigas de Roda

Contos de fadas, folclore nordestino e cordel ilustram o despertar de uma menina para os desejos da adolescência.

Assista

Como pode viver o peixe

Cantigas de Roda

Um menino aprende a lidar com a perda de seu melhor amigo, na animação inspirada pela canção Como pode viver o peixe.

Assista

fundamental i

O Rio de Janeiro no presente

Mestre do Tempo

A natureza do Rio de Janeiro, as inovações tecnológicas, a economia sustentável, a inclusão digital, o Rio como polo de cinema, a gastronomia carioca e mais sobre a cultura da cidade.

Assista

Esporte para todos os gostos

MultiClube

Este episódio mostra diversas modalidades esportivas, como o tiro com arco, o jiu-jitsu, o basquete sobre cadeira de rodas e claro, o futebol. Conheça, também, os jogos indígenas amazônicos.

Assista

Brinquedo não é só coisa de criança

MultiClube

Não é só criança que brinca. Adulto também se diverte e com brincadeiras difíceis de imaginar! Tem festival de lama, guerra de travesseiros, esculturas com blocos de montar e muito mais.

Assista

fundamental ii

Tempo de transformação

Arte, Artistas e Arteiros

Apreciação artística e estética de imagens. Consolidação da linguagem fotográfica. Imagens em movimento: cinema e desenho animado. Do cinema mudo para o sonoro e outras inovações. Transformações na arquitetura, na literatura e na música. Recursos tecnológicos na manipulação e na edição de imagens.

Assista

No giro da Terra, preservar, mudar, transformar

Arte, Artistas e Arteiros

A capacidade humana de sentir, perceber e elaborar uma representação própria do mundo. O papel da arte na busca de sustentabilidade para o planeta a partir da recuperação e utilização de materiais que vêm do lixo.

Assista

Nossas marcas no mundo

Arte, Artistas e Arteiros

A arte como forma de comunicação. Os efeitos obtidos com o uso de diferentes técnicas e materiais. Da arte das cavernas ao grafite. A pintura corporal como forma de expressão. A importância do desenho na fase infantil.

Assista

Pensar para brincar

Arte, Artistas e Arteiros

Mímica, a arte dos gestos. Quadrinhos, caricaturas, charges, cartuns e a crítica à sociedade. O papel contestatório da arte em momentos de repressão social e a busca pela liberdade de expressão. Tropicália e a valorização da identidade cultural nacional.

Assista

O texto

Quadrinhos Guia Prático

O diálogo entre texto e desenho nas histórias em quadrinhos.

Assista

Patrimônio arqueológico

África Diversa

A África é o berço da espécie humana e, como tal, é um campo fértil para estudos arqueológicos. Este episódio apresenta múmias e estátuas recém-descobertas no Egito e o transporte de artefatos do faraó Tutankâmon para um novo museu, próximo às Pirâmides de Gizé.

Assista

O mundo em festa

MultiClube

Desde seu início, a humanidade encontrou inúmeras razões para festejar: os deuses, a natureza, os ancestrais, as conquistas... Motivo é o que não falta. Neste episódio, conheça algumas celebrações inusitadas ao redor do mundo, como uma rave no Monte Everest, uma festa viking em uma ilha escocesa e uma festa de 15 anos para 10mil pessoas no México.

Assista

O balão

Quadrinhos Guia Prático

O papel do balão na construção das histórias em quadrinhos.

Assista

eja

Spectaculu

Coletivamente

Na escola Fábrica de Espetáculos, jovens entre 17 e 21 anos, de diferentes municípios do Rio de Janeiro, participam de aulas e oficinas de cenografia, iluminação, confecção de adereços e outras atividades ligadas à produção de shows, peças de teatro, etc. O curso completo, com duração de dois anos, é gratuito.

Assista

práticas docentes

Cinema na escola

#educa

Como o cinema pode contribuir para a aprendizagem e ajudar no desenvolvimento de diversas habilidades. Elisabete Bullara, secretária-executiva do Cineduc - Cinema e Educação, e Lidia Santos Arruda, professora de História da E.M. Grécia (4ª CRE), falam sobre a importância de se trabalhar a linguagem audiovisual com os alunos.

Assista

Teatro negro

#educa

O ator e produtor Drayson Menezzes, fundador do Coletivo Preto, e a professora de Artes Cênicas Rennata Feitosa, da E.M. Dorcelina Gomes da Costa, falam sobre a importância e a influência da cultura negra no Brasil e no mundo.

Assista

Virando o jogo

#educa

A Copa do Mundo é uma oportunidade para trabalhar diversos conteúdos curriculares e extracurriculares. Os professores Jorge Pereira, diretor da E.M. Silveira Sampaio, em Curicica, e Denise Acioly, da E.M. Luiz Camilo, em Jacarepaguá, ambas da 7ª CRE, falam sobre as atividades que organizaram em suas unidades a partir do evento esportivo.

Assista

Videocast 360º Pedro Bárbara

Dando Ideia - primeira temporada

Pedro Bárbara, professor de Artes Cênicas da Escola Municipal Mário Paulo de Brito (5ª CRE), em Irajá, conversa a respeito do projeto Companhia Arte In Cena, que desenvolve com os alunos a memória e as relações étnico-raciais. Participam do bate-papo os professores Ana Cristian Veneno e Alexandre Rodrigues, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio, e o radialista e produtor Ricardo Brito, também da MultiRio. No videocast 360º, você pode usar o cursor do mouse para mudar o ângulo da câmera. Experimente!

Assista

Todo o mundo na Rede

#educa

As escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio recebem cada vez mais alunos de diversas partes do mundo, como Haiti, Angola, Síria, entre outros. A professora e pesquisadora da UFRRJ Miriam Santos fala sobre como a comunidade escolar pode aproveitar esse intercâmbio cultural.

Assista

Fabiana

Gente da Escola

Conheça a professora de Educação Infantil Fabiana Rego, do EDI Maria Braz (3ª CRE), no Lins. Nascida na Bahia, ao chegar ao Rio ela percebeu que o negro e a cultura africana não eram devidamente representados dentro das escolas. Passou a confeccionar bonecos em tecido para representar os diferentes tons de pele dos brasileiros e a incluir instrumentos musicais de origem africana em suas aulas. Com esses elementos, e com o auxílio de histórias, Fabiana busca mostrar para seus alunos a influência africana na formação da nossa cultura, fortalecendo a autoestima de seus alunos negros.

Assista

Pedro Bárbara

Dando Ideia - primeira temporada

O professor de Artes Cênicas Pedro Bárbara, do Ginásio Carioca Mário Paulo de Brito (5ª CRE), em Irajá, conta sobre o projeto Companhia Arte In Cena que, entre outra ações, trabalha o protagonismo negro dentro da escola.

Assista

Cineclube Jorge Furtado

Curta e Compartilhe

Na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, dentro do projeto Cineclube nas Escolas, o cineasta Jorge Furtado conversou e trocou experiências com professores da Rede. No projeto, os alunos têm acesso a equipamentos de audiovisual e acervo de filmes para pesquisa e produção.

Assista

conexão sme

Escola de Bamba

#educa

A professora Marilene Monteiro, coordenadora do projeto Escola de Bamba e presidente da Escola de Samba Mirim Corações Unidos do Ciep, e a professora Célia Clemente, diretora do Ciep Gilberto Freyre (8ª CRE), falam sobre o projeto que, desde 1990, exalta os valores culturais do carnaval com ações em diversas escolas da Rede.

Assista

A Arte dos Contos

Especial A Arte dos Contos

O projeto A Arte dos Contos abrange a realização de rodas de conversas literárias a partir da leitura prévia de contos de autores brasileiros renomados. Participam pais, responsáveis e profissionais da educação (professores, bibliotecários, gestores, coordenadores pedagógicos e funcionários de apoio) que convivem nas escolas de turno único da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. O livro reúne 54 contos escritos pelos participantes do projeto e é direcionado aos públicos juvenil e adulto. Este vídeo mostra os encontros realizados na E.M. Epitácio Pessoa, entre maio e julho de 2017.

Assista

Epopeia Nordestina - OSJC

Curta e Compartilhe

O espetáculo Epopeia Nordestina abriu a temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC), e reuniu música, dança e teatro. Além dos alunos integrantes da orquestra, o evento contou com a participação de mais de mil colaboradores, entre artistas convidados, professores e alunos do Ensino Fundamental e do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Assista

18ª Primavera Literária do Rio

MultiRio na Rua

Cobertura da 18ª Primavera Literária do Rio, realizada no Museu da República entre os dias 18 e 21 de outubro. Entrevistas com a presidente da Liga Brasileira de Editoras, Raquel Meneses, o diretor do Museu da República, Mário Chagas, e participantes do projeto A Arte dos Contos.

Assista

Museu do Samba

Curta e Compartilhe

Crianças de duas creches da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, a Vovó Lucíola e a Homero José dos Santos, ambas da 1ª CRE e localizadas na Mangueira, visitaram o Museu do Samba. Elas puderam conhecer um pouco da história de Cartola e de Dona Zica, em uma "aula especial" que buscou promover a relação com a cultura negra a partir da própria vivência.

Assista

cultura

O lugar escuro

Cidade de Leitores

Da experiência de conviver com o mal de Alzheimer, a jornalista Heloísa Seixas, três vezes finalista do Prêmio Jabuti, assinou seu primeiro livro de não ficção: o relato O lugar escuro. André Paes Leme, também convidado do programa, é o diretor da adaptação do livro para o teatro.

Assista

Lição pra vida toda

Traços Urbanos

O grafite que se aprende dentro da escola e os trabalhos realizados em comunidades do Rio de Janeiro.

Assista

Mario Lago

Pequenos Notáveis

Contar a história de Mário Lago é contar a história da Lapa boêmia, dos cafés do centro da cidade, da era de ouro do rádio, do teatro, do cinema, da literatura e da telenovela brasileira. Comunista e ativista político, era também exímio frasista. Compôs a marchinha Aurora, o fox Nada Além e os sambas Ai, Que Saudades da Amélia e Atire a Primeira Pedra. Ator, escritor, produtor, diretor e radialista, é considerado um dos primeiros artistas multimídia do Brasil.

Assista

Amor jovem

Cidade de Leitores

A fragilidade das relações afetivas entre as novas gerações está presente nas obras de duas jovens realizadoras: Paula Gicovate, autora do romance Este é um livro sobre o amor, e Julia Rezende, cineasta e roteirista do filme Ponte aérea.

Assista

Noite carioca

Cidade de Leitores

Noite Carioca é um livro que conta a história da noite do Rio de Janeiro, desde a abertura dos salões, com a chegada da família real, até as manifestações da Lapa. Marcus Wagner, co-autor do livro Rio cultura da noite, e o artista plástico Jan Siebert contam como a vida noturna da cidade se tornou uma referência nacional.

Assista

Bateria inclusiva – Centro da Música Carioca Artur da Távola

Rio MultiCultural

O Centro da Música Carioca Artur da Távola, localizado na Tijuca, oferece diversos cursos livres e gratuitos. Um dos projetos é uma bateria de escola de samba inclusiva em que os 50 integrantes de todas as idades, com e sem deficiência, aprendem a desenvolver a linguagem musical.

Assista

Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

Rio MultiCultural

Criado em 2004 e localizado na Tijuca, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro conta com 34 companhias de dança que oferecem oficinas gratuitas ao público. Além disso, o espaço também recebe espetáculos de dança durante a semana.

Assista

Rubem Braga

Cronistas do Rio

Chamado de mestre da palavra, Rubem Braga popularizou a crônica como gênero literário. Um lírico, sem deixar de ser crítico social combativo, escreveu sobre quase todas as questões relevantes do século XX. Depoimentos: Eduardo Coutinho, professor titular de Literatura Comparada, da UFRJ; e Ângela Maria Dias, professora titular de Literatura Brasileira, da UFF.

Assista