CURRICULARES
fundamental i

Unidades de medida de tempo

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

A origem da contagem de tempo com base no número 60; conversão de horas em minutos e de minutos em segundos. Atividades para os seguintes descritores de Matemática para o 5º ano:D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

Assista

Nas entrelinhas: humor e ironia

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Como identificar os efeitos da ironia e do humor em um texto; o uso de trocadilhos, piadas e memes nos textos. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Assista

O que rola e o que não rola

Adoro Problemas!

O que são os poliedros e pirâmides e como distinguir cada figura geométrica plana ou espacial. Conceitos de Geometria.

Assista

Troca-troca, troca tudo

Caixa Mágica

Apresenta um menino que troca e esquece tudo e, por isso, vive em confusão. Ensina a construir mosaico de papel.

Assista

A horta fracionada

Adoro Problemas!

Relação parte-todo, razão, quociente, operador, frações equivalentes e vários outros conceitos para aprender e trabalhar com frações.

Assista

Grafias

Turma da Biblioteca

Estratégias de criação textual. Os objetivos de um texto. Interlocutores, recursos discursivos e linguísticos.

Assista

Descobrindo informações explícitas e implícitas

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Como identificar a ideia central de um texto, demonstrando compreensão global. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D1 – Localizar informações explícitas em um texto; D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

Assista

Cálculo do perímetro na malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Definição, cálculo e utilidade do perímetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Assista

fundamental ii

Aula 41 – O zero da função afim

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como determinar o zero da função afim, o cálculo de alguns valores da função f – valor numérico – e como verificar a existência de um valor de x que faz com que a função y seja zero. O cálculo de f(x) = 0 e a identificação do zero da função como coordenada (x = 0) do gráfico no plano cartesiano.

Assista

De palavras e imagens se faz o mundo

Palavra Puxa Palavra

A linguagem verbal e não verbal, formal e informal; o que é discurso direto e indireto. As características da linguagem dos quadrinhos

Assista

Aula 01 – Números racionais: dízimas periódicas

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

A forma decimal e a forma fracionária de um número racional, as dízimas periódicas e como encontrar a forma fracionária a partir de um número na forma decimal.

Assista

Aula 07 – A ideia de área

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Conceitos de área e superfície e as unidades de medida empregadas. Como calcular a área de retângulos, quadrados e de outros polígonos.

Assista

Triângulo das Bermudas

Procura Acha (7° Ano)

Como reconhecer triângulos e seus elementos, e a classificação de triângulos quanto aos ângulos e lados.

Assista

Aula 03 – Relações métricas do triângulo retângulo

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A definição de um triângulo retângulo e as relações métricas do triângulo retângulo. Como calcular segmentos desconhecidos do polígono, a partir do conceito de projeção ortogonal e relações de correspondência.

Assista

A calculadora eletrônica

Fato Matemático

Apresentação e uso da máquina de calcular.  

Assista

Aula 51 – Fatoração de polinômios

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como fatorar polinômios, o conceito de fatoração e os três casos especiais de fatoração de polinômios: 1º caso (fator comum), 2º caso (agrupamento) e 3º caso (diferença de dois quadrados).

Assista

curriculares

Aula 09 – Problemas com MDC

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

Resolução de problemas com o máximo divisor comum (MDC) e o algoritmo de Euclides.

Assista

Sopa de letrinhas

Turma da Biblioteca

Regras ortográficas. O uso do r e rr, do j ou g, do s ou z, do x e ch e a grafia correta como uma forma de comunicação eficiente.

Assista

No ângulo

Procura Acha (7° Ano)

O conceito de ângulo, o uso do transferidor e o que são ângulos agudos, obtusos e retos.

Assista

Adição e subtração com números naturais

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Resolução de problemas com números naturais; exercícios de adição e subtração. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).

Assista

Aula 16 – Notação científica

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

As funções da notação científica e como representar, de forma simples, números muito grandes ou muito pequenos com muitas casas decimais.

Assista

Aula 23 – Multiplicação e divisão com radicais

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Multiplicação e divisão com radicais semelhantes e diferentes (com fatores externos ou não), as regras do produto notável e as propriedades da multiplicação e da divisão.

Assista

Aula 14 – Produtos notáveis: o quadrado da soma

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

O que são e como calcular produtos notáveis, o que é o quadrado da soma, a propriedade distributiva e o pensamento geométrico que pode ser relacionado.

Assista

Aula 14 – O país do café: a economia cafeeira no Segundo Reinado

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A importância do café na economia brasileira durante o século XIX; as elites cafeicultoras; a Lei Eusébio de Queiróz; o surgimento da mão-de-obra imigrante.

Assista