
A narrativa e seus elementos
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
O que é uma narrativa; personagens, espaço e tempo; o conflito gerador, o clímax e o desfecho. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.D8 – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto.
Bons amigos
Turma da Biblioteca
Os diferentes tipos e gêneros textuais. Descrição, narração, dissertação, exposição, injunção, poesia, crônica, conto, prosa e as características de cada um.
Números racionais na reta numérica
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Localização de números inteiros e decimais em uma reta numérica; identificação de retas numéricas no cotidiano; leitura de temperatura no termômetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
Relações coesivas e lógico-discursivas
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
As relações presentes nos textos e como elas se articulam; como evitar a repetição de palavras usando pronomes, sinônimos ou verbos. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D2 - estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
Fantaaaasmaaaassss
Caixa Mágica
Brincadeira de fantasma e a montagem de fantoches com retalhos de pano e papéis.
O tempo não para
Adoro Problemas!
Tempo cronológico, tempo social, tempo histórico. Os vários conceitos de tempo e as unidades de medidas de tempo.
Vamos brincar?
Caixa Mágica
As brincadeiras infantis são o ponto de partida para a construção de brinquedos com caixas de papelão.
Sopa de letrinhas
Turma da Biblioteca
Regras ortográficas. O uso do r e rr, do j ou g, do s ou z, do x e ch e a grafia correta como uma forma de comunicação eficiente.


Aula 22 – Adição algébrica com radicais
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Adição algébrica de radicais, soma e subtração de radicais semelhantes (com fatores externos ou não) e a resolução de expressões com radicais diferentes.
O meu lugar
Curiosos por Natureza
A diferença entre os conceitos de lugar e espaço geográfico e as definições de paisagem e de lugar na Geografia.
Aula 18 – Medida do tempo
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
As diferentes possibilidades de leitura das medidas de tempo e as maneiras de estabelecer intervalos de tempo.
Aula 15 – Absolutismo
Tempo de Estudar – História – 7º Ano
O processo de concentração de poder nas mãos dos monarcas; os arranjos políticos entre reis, nobreza, burguesia e igreja que deram origem ao Estado nacional moderno; o simbolismo de Luís XIV.
Aula 09 – Potenciação e expressões com os números racionais
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
Potenciação como o produto de fatores iguais. A potenciação e expressões com números racionais em situações-problema.
Aula 01 – Estratégias de leitura: do explícito ao implícito no texto
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
As definições de texto, os níveis e as estratégias de leitura. As informações implícitas e explícitas dentro de um texto.
De ponto em ponto, se faz um conto
Palavra Puxa Palavra
A estrutura e as características do conto e da crônica, a dramaturgia e grandes autores brasileiros.
Aula 04 – Relações métricas do triângulo retângulo – Teorema de Pitágoras
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
A fórmula a² = b² + c², conhecida como Teorema de Pitágoras. A aplicação do teorema em situações práticas e duas demonstrações para entender por que, em triângulos retângulos, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.


A narrativa e seus elementos
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
O que é uma narrativa; personagens, espaço e tempo; o conflito gerador, o clímax e o desfecho. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.D8 – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto.
Aula 14 – Propriedades das potências: expoente zero, um e negativo
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Por que todo número elevado a zero é igual a um. As propriedades das potências e como calcular potências com expoente zero, um e negativo.
Aula 10 – Expressões algébricas
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
Como realizar o cálculo do valor numérico de expressões algébricas com números, letras e operações.
Aula 12 – As frações e os números decimais
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
Como transformar uma fração em um número decimal, os números fracionários positivos na forma decimal, números decimais na forma fracionária e como fazer a simplificação de frações.
Pode ser a gota d`água
Como É Que É?
A história da criação da Floresta da Tijuca e a relação dela com os recursos hídricos no Rio de Janeiro. Ações para evitar o desperdício e estimular a preservação da água.
Aula 31 – Soma e produto das raízes da equação do 2º grau
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Como calcular a soma e o produto das raízes de uma equação do 2º grau, usando apenas as relações de Girard (sem precisar aplicar a fórmula de Bhaskara).
O português no Brasil
Mar de Palavras
A contribuição africana e indígena e as transformações sofridas pela língua do século XVI ao XVIII.
Nas entrelinhas: humor e ironia
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
Como identificar os efeitos da ironia e do humor em um texto; o uso de trocadilhos, piadas e memes nos textos. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
