CURRICULARES
fundamental i

Marcas linguísticas

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

A linguagem coloquial e a linguagem culta; as diferentes expressões e modos de falar dependendo da região do Brasil. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Assista

Charada

Turma da Biblioteca

O que é coerência e coesão textual. Como construir um texto pensando o que escrever, para que e para quem.

Assista

Linguagem e textos

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

A origem da escrita; textos verbais e não verbais; interpretação de textos; gêneros textuais. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gênerosD15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Assista

Troca-troca, troca tudo

Caixa Mágica

Apresenta um menino que troca e esquece tudo e, por isso, vive em confusão. Ensina a construir mosaico de papel.

Assista

A horta fracionada

Adoro Problemas!

Relação parte-todo, razão, quociente, operador, frações equivalentes e vários outros conceitos para aprender e trabalhar com frações.

Assista

Mistéééérrriiiooo

Caixa Mágica

Da história de terror à construção de esculturas de papel com base de garrafas plásticas e gaze engessada.

Assista

A medida da fantasia

Adoro Problemas!

Como calcular o perímetro e a área. As diferentes unidades de medida como quilômetro quadrado e hectare.

Assista

A narrativa e seus elementos

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

O que é uma narrativa; personagens, espaço e tempo; o conflito gerador, o clímax e o desfecho. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.D8 – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto.

Assista

fundamental ii

Aula 06 – Unidades métricas

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Unidades de medida de comprimento ou unidades métricas. Múltiplos e submúltiplos das unidades de medida, como metro, centímetro e quilômetro, e as relações entre as três unidades.

Assista

Tijuca-São Cristóvão, via Maracanã

Aventuras Cariocas

Saindo do Alto da Boa Vista até a Feira de São Cristóvão, o grupo recolhe sete amostras de água de pontos diferentes do Rio Maracanã.

Assista

Gráficos e tabelas

Procura Acha (6º Ano)

A importância das representações gráficas para a compreensão de pesquisas. Gráficos, tabelas e porcentagem.

Assista

Aula 18 – Plano cartesiano e área das principais figuras planas

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

O conceito de plano cartesiano, o que são coordenadas geográficas, o que é o eixo das ordenadas e o eixo das abscissas. Na mesma aula, o cálculo da área de figuras planas.

Assista

Aula 12 – Potência de base racional

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O cálculo das potências de números fracionários e decimais (negativos e positivos). 

Assista

O espaço da produção

Curiosos por Natureza

Os setores primário, secundário e terciário da economia. As relações trabalhistas, a distribuição espacial dos diferentes tipos de indústrias e as relações comerciais.

Assista

Aula 13 – Razão e proporção

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

O conceito de razão, o que é uma razão inversa, o que é uma escala e a relação entre razão e proporção.

Assista

Área

Matemática em Flashes

Conceito e unidades de medida de área. Como calcular a área do quadrado e do retângulo.

Assista

curriculares

Aula 13 – Valor numérico de uma expressão algébrica

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Como achar o valor numérico de uma expressão algébrica, como substituir valores em expressões algébricas para encontrar um resultado numérico em cada situação. Números negativos e números nas formas decimal e fracionária.

Assista

Aula 14 – Reforma católica

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

A reação da igreja católica à reforma protestante; o Concílio de Trento; o fortalecimento da Inquisição; e o papel dos jesuítas durante o processo de expansão português.

Assista

O que rola e o que não rola

Adoro Problemas!

O que são os poliedros e pirâmides e como distinguir cada figura geométrica plana ou espacial. Conceitos de Geometria.

Assista

Tijuca-São Cristóvão, via Maracanã

Aventuras Cariocas

Saindo do Alto da Boa Vista até a Feira de São Cristóvão, o grupo recolhe sete amostras de água de pontos diferentes do Rio Maracanã.

Assista

Aula 14 – Produtos notáveis: o quadrado da soma

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

O que são e como calcular produtos notáveis, o que é o quadrado da soma, a propriedade distributiva e o pensamento geométrico que pode ser relacionado.

Assista

Planeta verde

Curiosos por Natureza

Os diferentes tipos de vegetação do Brasil e do mundo e a relação entre clima e vegetação nativa. O bioma do Rio de Janeiro, o conceito de biodiversidade e a silvicultura.

Assista

Aula 28 – Equações incompletas do 2º grau – 2ª parte

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Resolução de equações incompletas do 2º grau do tipo ax² + c. Entenda por que, quando admitirem raízes reais, elas sempre serão opostas.

Assista

Aula 26 – Raízes de uma equação do 2º grau

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como determinar as raízes de uma equação do 2º grau. A raiz de uma equação do 2º grau é o valor da incógnita que torna a sentença verdadeira.

Assista