
Marcas linguísticas
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
A linguagem coloquial e a linguagem culta; as diferentes expressões e modos de falar dependendo da região do Brasil. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Charada
Turma da Biblioteca
O que é coerência e coesão textual. Como construir um texto pensando o que escrever, para que e para quem.
Linguagem e textos
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
A origem da escrita; textos verbais e não verbais; interpretação de textos; gêneros textuais. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gênerosD15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Troca-troca, troca tudo
Caixa Mágica
Apresenta um menino que troca e esquece tudo e, por isso, vive em confusão. Ensina a construir mosaico de papel.
A horta fracionada
Adoro Problemas!
Relação parte-todo, razão, quociente, operador, frações equivalentes e vários outros conceitos para aprender e trabalhar com frações.
Mistéééérrriiiooo
Caixa Mágica
Da história de terror à construção de esculturas de papel com base de garrafas plásticas e gaze engessada.
A medida da fantasia
Adoro Problemas!
Como calcular o perímetro e a área. As diferentes unidades de medida como quilômetro quadrado e hectare.
A narrativa e seus elementos
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
O que é uma narrativa; personagens, espaço e tempo; o conflito gerador, o clímax e o desfecho. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.D8 – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto.


Aula 06 – Unidades métricas
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Unidades de medida de comprimento ou unidades métricas. Múltiplos e submúltiplos das unidades de medida, como metro, centímetro e quilômetro, e as relações entre as três unidades.
Tijuca-São Cristóvão, via Maracanã
Aventuras Cariocas
Saindo do Alto da Boa Vista até a Feira de São Cristóvão, o grupo recolhe sete amostras de água de pontos diferentes do Rio Maracanã.
Gráficos e tabelas
Procura Acha (6º Ano)
A importância das representações gráficas para a compreensão de pesquisas. Gráficos, tabelas e porcentagem.
Aula 18 – Plano cartesiano e área das principais figuras planas
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
O conceito de plano cartesiano, o que são coordenadas geográficas, o que é o eixo das ordenadas e o eixo das abscissas. Na mesma aula, o cálculo da área de figuras planas.
Aula 12 – Potência de base racional
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
O cálculo das potências de números fracionários e decimais (negativos e positivos).
O espaço da produção
Curiosos por Natureza
Os setores primário, secundário e terciário da economia. As relações trabalhistas, a distribuição espacial dos diferentes tipos de indústrias e as relações comerciais.
Aula 13 – Razão e proporção
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
O conceito de razão, o que é uma razão inversa, o que é uma escala e a relação entre razão e proporção.
Área
Matemática em Flashes
Conceito e unidades de medida de área. Como calcular a área do quadrado e do retângulo.


Aula 13 – Valor numérico de uma expressão algébrica
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Como achar o valor numérico de uma expressão algébrica, como substituir valores em expressões algébricas para encontrar um resultado numérico em cada situação. Números negativos e números nas formas decimal e fracionária.
Aula 14 – Reforma católica
Tempo de Estudar – História – 7º Ano
A reação da igreja católica à reforma protestante; o Concílio de Trento; o fortalecimento da Inquisição; e o papel dos jesuítas durante o processo de expansão português.
O que rola e o que não rola
Adoro Problemas!
O que são os poliedros e pirâmides e como distinguir cada figura geométrica plana ou espacial. Conceitos de Geometria.
Tijuca-São Cristóvão, via Maracanã
Aventuras Cariocas
Saindo do Alto da Boa Vista até a Feira de São Cristóvão, o grupo recolhe sete amostras de água de pontos diferentes do Rio Maracanã.
Aula 14 – Produtos notáveis: o quadrado da soma
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
O que são e como calcular produtos notáveis, o que é o quadrado da soma, a propriedade distributiva e o pensamento geométrico que pode ser relacionado.
Planeta verde
Curiosos por Natureza
Os diferentes tipos de vegetação do Brasil e do mundo e a relação entre clima e vegetação nativa. O bioma do Rio de Janeiro, o conceito de biodiversidade e a silvicultura.
Aula 28 – Equações incompletas do 2º grau – 2ª parte
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Resolução de equações incompletas do 2º grau do tipo ax² + c. Entenda por que, quando admitirem raízes reais, elas sempre serão opostas.
Aula 26 – Raízes de uma equação do 2º grau
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Como determinar as raízes de uma equação do 2º grau. A raiz de uma equação do 2º grau é o valor da incógnita que torna a sentença verdadeira.
