CURRICULARES
primário

Bibliotecando

Turma da Biblioteca

Como pesquisar corretamente em uma biblioteca ou pela internet. A construção do conhecimento por meio da pesquisa.

Grafias

Turma da Biblioteca

Estratégias de criação textual. Os objetivos de um texto. Interlocutores, recursos discursivos e linguísticos.

Assista

Cálculo do perímetro na malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Definição, cálculo e utilidade do perímetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Assista

Adição e subtração com números naturais

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Resolução de problemas com números naturais; exercícios de adição e subtração. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).

Assista

Números racionais na reta numérica

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Localização de números inteiros e decimais em uma reta numérica; identificação de retas numéricas no cotidiano; leitura de temperatura no termômetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.

Nas trilhas da aventura

Mestre do Tempo

As Grandes Navegações e a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Os modos de contagem do tempo – da natureza e o cronológico –, a convivência entre a cultura europeia e a ameríndia e o Tratado de Tordesilhas.

Assista

Unidades de medida de tempo

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

A origem da contagem de tempo com base no número 60; conversão de horas em minutos e de minutos em segundos. Atividades para os seguintes descritores de Matemática para o 5º ano:D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

O triângulo das barracas

Adoro Problemas!

Conceitos de triângulos, quadriláteros e polígonos. As diversas classificações de triângulos quanto ao número de lados, ângulos e eixos de simetria.

ginásio

Aula 06 – Elementos que constroem a narrativa

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

As características e os elementos de um texto narrativo como personagem, espaço, tempo, narrador e enredo.

Aula 43 – Construção de gráficos de funções afim

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como construir gráficos de funções afim, análise das coordenadas (x, y) de um ponto como representação geométrica da relação do valor de x com f(x) e a construção de uma tabela de valores de x e de f(x) de cada função.

Ideias demais: argumentação

Morde a Língua

O que é argumentação, a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, os diferentes tipos de argumento e as diversas formas de aplicá-los.

Cálculo de área

Matemática em Flashes

O cálculo da área de figuras planas como retângulos, triângulos e trapézios.

Aula 09 – O texto é um tecido I! As narrativas do texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

O encadeamento e a costura que formam a coesão entre as partes de um texto, as narrativas do texto e como usar repetições e substituições para tornar um texto coeso.

Aula 07 – Área de figuras planas: retângulo, quadrado e paralelogramo

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

As unidades de medida m² e cm², o cálculo da área de figuras planas como retângulo, quadrado e paralelogramo.

Aula 39 – Relações e funções

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Definição e características de relações entre conjuntos numéricos ou não, como criar uma relação entre dois conjuntos e identificar quando essa relação é ou não uma função.

O mar não tá pra peixe

Como É Que É?

A poluição atmosférica, a poluição ambiental e os efeitos no planeta. Como verificar a qualidade da água e as consequências de óleos e detritos industriais na fauna e na flora.

curriculares

Que corpão!

Como É Que É?

Os segredos e as curiosidades do sistema nervoso do corpo humano. Como fazer um estetoscópio caseiro para conferir a eficiência do coração e pulmões.

Problemas com porcentagem

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

Aula 33 – Problemas com porcentagem

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como calcular a porcentagem de um valor, o conceito e as aplicações para a resolução de problemas.

Nas trilhas da aventura

Mestre do Tempo

Planeta Brasil

Curiosos por Natureza

Os três poderes que constituem o governo brasileiro. O que é democracia representativa, as características do nosso país, as riquezas naturais e a geografia do Brasil em contraste com as desigualdades sociais.

Aula 07 – Propriedades de potências

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A definição de potência de números naturais, as propriedades das potências e a aplicação da potenciação.

Bons amigos

Turma da Biblioteca

Os diferentes tipos e gêneros textuais. Descrição, narração, dissertação, exposição, injunção, poesia, crônica, conto, prosa e as características de cada um.

Lado a lado

Procura Acha (6º Ano)

Conceito de polígonos, nomenclatura e classificação. A relação entre lados, vértices e ângulos.