CURRICULARES
primário

O que rola e o que não rola

Adoro Problemas!

O que são os poliedros e pirâmides e como distinguir cada figura geométrica plana ou espacial. Conceitos de Geometria.

A horta fracionada

Adoro Problemas!

Relação parte-todo, razão, quociente, operador, frações equivalentes e vários outros conceitos para aprender e trabalhar com frações.

Charada

Turma da Biblioteca

O que é coerência e coesão textual. Como construir um texto pensando o que escrever, para que e para quem.

O baú misterioso

Turma da Biblioteca

Apropriação e variação vocabular. Expressões e construções da língua. Ambiguidades, figuras de linguagem, aspectos da formação de palavra e estrangeirismos.

Passado, presente, futuro

Turma da Biblioteca

Os modos indicativo, subjuntivo e imperativo. Os diversos tempos verbais usados para indicar quando ocorreu a ação. Primeira, segunda e terceira pessoas do singular e do plural.

O tempo não para

Adoro Problemas!

Tempo cronológico, tempo social, tempo histórico. Os vários conceitos de tempo e as unidades de medidas de tempo.

Grafias

Turma da Biblioteca

Estratégias de criação textual. Os objetivos de um texto. Interlocutores, recursos discursivos e linguísticos.

Decimais na reciclagem

Adoro Problemas!

Conceitos de unidade, dezena, centena, décimo, centésimo, milésimo, parte inteira e parte decimal. Os números decimais no sistema monetário e em outras áreas do nosso cotidiano.

ginásio

Isso faz sentido

Como É Que É?

Os cinco sentidos do corpo humano. Audição, visão, tato, olfato, paladar e como eles se relacionam.

Herança genética

Detetives da Ciência

O DNA, a sequência de códigos responsável pelas características físicas de todos os seres vivos.

Assista

Menos com menos dá mais?

Procura Acha (7° Ano)

Multiplicação e divisão de números inteiros positivos e negativos.

Aula 19 – Diferença de dois quadrados

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Fatoração da diferença de dois quadrados, pela relação entre esta e o produto notável, como operações inversas. Como reconhecer se um termo é um quadrado perfeito.

Conexão & Cia

Palavra Puxa Palavra

Coerência, coesão e conexão textuais. Ideias de continuidade, a sequência lógica dos fatos e os termos que auxiliam a unidade do texto.

Aula 07 – A ideia de área

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Conceitos de área e superfície e as unidades de medida empregadas. Como calcular a área de retângulos, quadrados e de outros polígonos.

Aula 14 – Produtos notáveis: o quadrado da soma

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

O que são e como calcular produtos notáveis, o que é o quadrado da soma, a propriedade distributiva e o pensamento geométrico que pode ser relacionado.

Gráficos e tabelas

Procura Acha (6º Ano)

A importância das representações gráficas para a compreensão de pesquisas. Gráficos, tabelas e porcentagem.

curriculares

Alô, alô! Tem alguém aí?

Detetives da Ciência

Pesquisa espacial: o que pode se tornar realidade, o que é só imaginação. Existe vida em outros planetas?

Aula 29 – Equações do 2º grau: fórmula de Bhaskara

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A fórmula de Bhaskara em uma explicação com o passo a passo da aplicação da fórmula em equações do 2º grau.

Aula 11 – Indígenas do Brasil

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

Em 1500, quando os portugueses chegaram ao que hoje é o Brasil, havia cerca de três milhões de indígenas de diferentes povos por aqui. Conheça alguns deles e veja as influências que exerceram na formação do país.

Aula 06 – Unidades métricas

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Unidades de medida de comprimento ou unidades métricas. Múltiplos e submúltiplos das unidades de medida, como metro, centímetro e quilômetro, e as relações entre as três unidades.

Afinal de contas

Procura Acha (6º Ano)

Usos e finalidades das operações de adição e subtração com números naturais.

Magias, risos e verdades

Palavra Puxa Palavra

Os contos de fadas, o humor, verdades e fantasias. As origens dos contos de fadas e as adaptações modernas.

Aula 13 – Valor numérico de uma expressão algébrica

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Como achar o valor numérico de uma expressão algébrica, como substituir valores em expressões algébricas para encontrar um resultado numérico em cada situação. Números negativos e números nas formas decimal e fracionária.

Potenciação

Matemática em Flashes

Potências, raízes e propriedades operatórias.