CIÊNCIA E TECNOLOGIA
primário

Um robô pra chamar de seu

MultiClube

Os robôs estão cada vez mais presentes em nossas vidas. E cada vez mais parecidos conosco! Eles já executam tarefas comuns como cozinhar e são ótima companhia. Este episódio mostra exemplos no Japão, na China, na Espanha e na Alemanha.

ginásio

Alô, alô! Tem alguém aí?

Detetives da Ciência

Pesquisa espacial: o que pode se tornar realidade, o que é só imaginação. Existe vida em outros planetas?

Nanomundo

Detetives da Ciência

A ciência do ultracompacto,  das nanomáquinas, dos nanomotores e nanocomponentes.

Biotecnologia: modo de usar

MultiClube

Este episódio apresenta algumas das diversas aplicações da biotecnologia: controle de doenças, criação de medicamentos e produção de alimentos, entre outras.

África Diversa

Este episódio apresenta casos em que a tecnologia está sendo usada ade forma eficiente e transformadora em países africanos: na saúde pública, em Ruanda; produção de sal, na Guiné; e na geração de energia limpa no Quênia e no Marrocos.

Um robô pra chamar de seu

Novas profissões

Escolher Dá Trabalho!

Novas tecnologias e o talento individual levam à criação de diferentes profissões.

gestão escolar

Aplicativos educativos

#educa

Este episódio apresenta duas experiências com aplicativos que auxiliam na gestão escolar e no processo de ensino. O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela já tem mais de dois mil downloads e está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências, acesso ao currículo de diversos cientistas e muito mais.

práticas docentes

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Céu de estrelas

#educa

O diretor da Fundação Planetário do Rio, Alexandre Cherman, e o professor de Ciências José Ricardo Pereira, da E.M. Epitácio Pessoa (2ª CRE), falam sobre como despertar o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral. Em 2018, 54 estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram premiados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Ações socioeducativas – Degase

Coletivamente

Oficinas de lego e robótica foram os recursos utilizados pela professora Sandra Caldas em atividades extraclasse no Colégio Estadual Silvia Paim, com jovens internas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase), que ganharam, inclusive, um prêmio internacional com o projeto “cadeira sambista”. O trabalho com o brinquedo, além de divertir, amplia o conhecimento e ajuda no resgate da autoestima.

Áudio de bolso, mas pode me chamar de podcast

#educa

O jornalista e radiador Ruy Jobim e o professor Damione Damito, fundador e apresentador do Papo de Educador, falam sobre a popularização dos podcasts e sobre a possibilidade de usá-los na escola.

ciência e tecnologia

Fake news

#educa

O crescente fenômeno das fake news preocupa pais e educadores. Os jornalistas Claudio Soares e Creso Soares Júnior, professor da PUC-Rio, falam sobre essa questão e explicam como é possível checar a veracidade de notícias e informações que circulam pela internet e por aplicativos de mensagem.

Tecnologia e cultura

Como Vivemos

Pensar cultura atualmente é pensar também em tecnologia. A presença marcante da tecnologia em nossa rotina a transforma em fator identitário da contemporaneidade. Inovações criadas em rede por campos tecnológicos de vários países. A tecnologia se expande, modificando o modo de vida moderno ao redor do mundo.

Internet e saúde

Aquela Conversa

O impacto das redes sociais, opinião x informação, as potencialidades e riscos do uso da internet e a importância de pautar o tema na família e na escola estão na conversa entre Bel Levy, jornalista, Felipe Fortes, médico hebiatra do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad) na Uerj, e Tatiana Paranaguá, psicóloga e professora de Psicologia na PUC-Rio.

Futuro

Pensares

O que deve ser feito hoje para garantir uma vida melhor na cidade, com mobilidade e segurança. A influência do avanço tecnológico. O futuro dos serviços e do turismo. Mauro Osório, doutor em Planejamento Urbano e Regional e presidente do Instituto Pereira Passos, Maria Alice Rezende, doutora em Sociologia e professora na PUC-Rio, e Cunca Bocayuva, doutor em Planejamento Urbano e Regional e professor na UFRJ, debatem o tema.

Inteligência artificial

Cyber Tudo

Ao derrotar o campeão mundial do jogo Go, o programa de informática AlphaGo, criado pelo grupo Google, confirmou o avanço notável da inteligência artificial “intuitiva”.

Assista

Vida digital: vale o que foi postado!

#educa

Os professores Henrique Antoun, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Luca Belli, da Fundação Getúlio Vargas, refletem sobre a relação entre privacidade e redes sociais. Eles falam sobre os cuidados que se deve ter antes de publicar algo nas redes e como instruir crianças e adolescentes a preservar a privacidade.

Áudio de bolso, mas pode me chamar de podcast

Estratégias para inovação no Rio de Janeiro

#educa

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Leonardo Rodrigues, e o presidente da Faperj, Jerson Lima Silva, falam sobre a importância da inovação para o desenvolvimento socioeconômico. Eles abordam temas como indústria criativa, iniciativas de empreendedorismo nas universidades e startups.