ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
FILTROS
ANO/PÚBLICO
COMPONENTE
TEMA
MÍDIA
RESULTADO DE BUSCA PARA
"Ciência e Tecnologia"
Executar nova busca
Ordenado por:
SÉRIES
Digitalmente – segunda temporada
Na segunda temporada de Digitalmente, cada episódio apresenta personagens reais que vivem, na prática, os temas da temporada original. É a jornada do usuário protagonista, problematizando os conceitos, vivenciando e superando os desafios e obstáculos cotidianos em um mundo físico sendo mediado, o tempo todo, pelas tecnologias de comunicação e informação digitais.
Cyber Tudo
Conduz o espectador a uma análise crítica e ao reconhecimento da distinção entre ficção e tecnologia. Comentários do especialista em TI Eduardo Azevedo sobre matérias jornalísticas produzidas pela agência de notícias France-Presse.
Experiências em Holografia
Conteúdos para simulações holográficas.
Ideias e Caminhos – Detetives da Ciência
Apresenta aos professores de Ciências do segundo segmento do Ensino Fundamental maneiras de utilização dos programas como material de apoio em sua prática pedagógica.
Detetives da Ciência
Temas científicos apresentados em uma linguagem que remete à relação entre a ciência e a experiência cotidiana. Incentiva o espírito investigativo de crianças e jovens, e oferece ao professor subsídios para suas aulas. 
Especial Internet Segura
O Dia da Internet Segura é promovido no mês de fevereiro em mais de 200 países anualmente. Em 2024, o evento se desdobrará entre os dias 6 e 7. A intenção é disseminar o uso responsável das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e fazer da rede de computadores um espaço mais ético, seguro e saudável.
Ouvi Falar
Uma coprodução entre MultiRio e UNIRIO, o podcast da série Ouvi Falar aborda temas relacionados à ciência, presentes nas diferentes áreas do conhecimento. A ideia é falar sobre assuntos da atualidade, sob a ótica do conhecimento científico, mas com uma linguagem acessível e atraente para os diversos públicos. .
Digitalmente – primeira temporada
Em um mundo cada vez mais digital, precisamos estudar, entender e aprender como lidar melhor com os desafios e impactos que as tecnologias trazem para a sociedade e, particularmente, para o cotidiano escolar. A ideia da série Digitalmente é contribuir para a qualificação da ação docente, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras em cultura digital na Rede, contribuindo para que as escolas se constituam como polos de reflexão e de ações transformadoras, que propiciem à comunidade escolar o acesso e apropriação crítica de conteúdos e experiências como fator de inserção social e exercício da cidadania global.  
CONTEÚDOS
video
Caminhos da ciência

Caminhos da ciência

05/09/2023

Conheça o projeto que tem o objetivo de percorrer a cidade do Rio a partir de oito instituições de ciência e tecnologia.

#educa

video
Divulgação da ciência e da tecnologia

Divulgação da ciência e da tecnologia

04/08/2014

O brasileiro se interessa por ciência e tecnologia, mas não entende sua aplicação no dia a dia, não sabe como funcionam as instituições de pesquisa nem quem são os nossos cientistas. Mudar esse quadro é um dos objetivos da divulgação da ciência brasileira. Convidada: Luisa Massarani, diretora executiva da RedPop (Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e Caribe).

Conceito & Ação

audio
A construção do conhecimento - T3 EP1

A construção do conhecimento - T3 EP1

06/11/2020

O programa discute como a evolução da humanidade ocorre em paralelo à produção de informações e de conhecimento mais acelerada, ao longo do tempo. Mas será que acumular informação gera conhecimento? Aí entra o papel fundamental da educação, pois o conhecimento requer uma ação constante de formação e aprendizado que envolve ainda questões cognitivas, sociais, econômicas etc. Apresentação: Patrícia CostaConvidados:Gustavo Saldanha – formado em Biblioteconomia, com especialização em Filosofia Medieval, Gustavo tem mestrado e doutorado em Ciência da Informação. É pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e professor-adjunto na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Heloisa Dias Bezerra – bacharel em Ciências Sociais e mestre e doutora em Ciência Política.Professora do Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais da Unirio. Participações por áudios gravados:Eliane Ribeiro Andrade – doutora em Educação, professora da Faculdade de Educação de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Educação aa Unirio. Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom.

Ouvi Falar

video
Mulheres na Ciência

Mulheres na Ciência

02/11/2023

Carolina Valladares, bióloga e pesquisadora na área de Ecologia na Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) fala sobre o interesse de meninas pela Ciência e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na carreira científica.

#educa

texto
A história das mulheres na ciência

A história das mulheres na ciência

11/02/2020

Um panorama da participação de mulheres como Hipátia, Marie Curie, Ada Lovelace, Lise Meitner, Hedy Lamarr e Chien-Shiung Wu na história das ciências.

Reportagens

texto
Os 50 anos da chegada do homem à Lua e a ciência na escola

Os 50 anos da chegada do homem à Lua e a ciência na escola

19/07/2019

Marcos do avanço científico da humanidade colocam a ciência em evidência e servem como estratégias para abordagens em sala de aula.

Reportagens

video
Algoritmo - A vez da tecnologia responsável

Algoritmo - A vez da tecnologia responsável

16/05/2023

Os algoritmos têm um impacto direto sobre como navegamos e consumimos na internet hoje. A pesquisadora Nina Da Hora, cientista da computação, estuda isso sob a ótica da segurança de dados. Ela dedica seu trabalho à promoção de tecnologias responsáveis, aquelas que devem ser pensadas, criadas e espalhadas levando em conta a diversidade, a inclusão e o cuidado com os dados pessoais dos usuários do mundo todo.

Digitalmente – segunda temporada

video
Biotecnologia: modo de usar

Biotecnologia: modo de usar

23/11/2017

Este episódio apresenta algumas das diversas aplicações da biotecnologia: controle de doenças, criação de medicamentos e produção de alimentos, entre outras.

Multiclube (TV)

video
Meninas na ciência

Meninas na ciência

26/09/2017

As mulheres são maioria entre os estudantes universitários no Brasil. Nos cursos ligados às ciências exatas, no entanto, a presença feminina fica em torno dos 30%. A paleontóloga Luciana Carvalho, do Museu Nacional/UFRJ e coordenadora do projeto Meninas com Ciência, fala sobre essa desproporção e sobre como despertar o interesse das alunas para as ciências exatas.

#educa

video
Tecnologia ou ficção?

Tecnologia ou ficção?

17/06/2016

Se antes a ficção científica descrevia os acontecimentos do futuro, hoje ela encurta a fronteira entre “o que seria” e “o que já é”. Utilizando a imaginação de autores do gênero, desenvolvedores de tecnologias transformam fantasia em realidade.

Cyber Tudo

audio
Infância e tecnologia

Infância e tecnologia

06/07/2015

Benefícios e prejuízos do uso da tecnologia por crianças e jovens, que estão crescendo com a popularização da internet, dos computadores, tablets e smartphones. Convidada: Rosália Maria Duarte, coordenadora do curso de Produção e Gestão em Mídias de Educação do Departamento de Educação da PUC-Rio.

Atitude Consciente

video
Mulheres na ciência

Mulheres na ciência

15/09/2014

O mundo da ciência e da tecnologia ainda é predominantemente masculino, mas muitas mulheres têm alcançado destaque mundial nessas áreas. O papel da escola no estímulo às alunas desde o Ensino Básico. Convidadas: Flavia Lima, astrônoma da Fundação Planetário; e Hildete Pereira de Mello, economista do CNPq.

Conceito & Ação

video
Educação e tecnologia

Educação e tecnologia

03/07/2013

Cento e dezoito milhões de computadores estão em uso no país. A inclusão digital se tornou fundamental, e as novas tecnologias também se expandem nas escolas. Convidado: Nelson Pretto, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Conceito & Ação

texto
Como despertar a curiosidade dos jovens para a ciência

Como despertar a curiosidade dos jovens para a ciência

30/03/2016

Há diversos materiais disponíveis para atrair a atenção de crianças e adolescentes em redes sociais, sites, revistas e livros on-line.

Reportagens

texto
 VerCiência 2015

VerCiência 2015

21/10/2015

O festival internacional de programas televisivos de divulgação científica acontece entre 19 e 25 de outubro no Rio, em São Paulo e Brasília.

Reportagens

audio
Mulheres na tecnologia

Mulheres na tecnologia

16/09/2016

A indústria da computação está entre as de mais rápido crescimento no mundo, mas apenas 19% das mulheres optam pelas carreiras ligadas ao setor. A importância da diversidade de gênero para as empresas; informações para auxiliar escolas, responsáveis e estudantes em suas orientações vocacionais. Convidada: Monique Corrêa, co-manager da organização internacional Girls in Tech.

Interconectados