CIÊNCIA E TECNOLOGIA
primário

Um robô pra chamar de seu

MultiClube

Os robôs estão cada vez mais presentes em nossas vidas. E cada vez mais parecidos conosco! Eles já executam tarefas comuns como cozinhar e são ótima companhia. Este episódio mostra exemplos no Japão, na China, na Espanha e na Alemanha.

ginásio

Biotecnologia: modo de usar

MultiClube

Este episódio apresenta algumas das diversas aplicações da biotecnologia: controle de doenças, criação de medicamentos e produção de alimentos, entre outras.

África Diversa

Este episódio apresenta casos em que a tecnologia está sendo usada ade forma eficiente e transformadora em países africanos: na saúde pública, em Ruanda; produção de sal, na Guiné; e na geração de energia limpa no Quênia e no Marrocos.

Alô, alô! Tem alguém aí?

Detetives da Ciência

Pesquisa espacial: o que pode se tornar realidade, o que é só imaginação. Existe vida em outros planetas?

Novas profissões

Escolher Dá Trabalho!

Novas tecnologias e o talento individual levam à criação de diferentes profissões.

Nanomundo

Detetives da Ciência

A ciência do ultracompacto,  das nanomáquinas, dos nanomotores e nanocomponentes.

Um robô pra chamar de seu

gestão escolar

Aplicativos educativos

#educa

Este episódio apresenta duas experiências com aplicativos que auxiliam na gestão escolar e no processo de ensino. O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela já tem mais de dois mil downloads e está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências, acesso ao currículo de diversos cientistas e muito mais.

práticas docentes

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Céu de estrelas

#educa

O diretor da Fundação Planetário do Rio, Alexandre Cherman, e o professor de Ciências José Ricardo Pereira, da E.M. Epitácio Pessoa (2ª CRE), falam sobre como despertar o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral. Em 2018, 54 estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram premiados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Ações socioeducativas – Degase

Coletivamente

Oficinas de lego e robótica foram os recursos utilizados pela professora Sandra Caldas em atividades extraclasse no Colégio Estadual Silvia Paim, com jovens internas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase), que ganharam, inclusive, um prêmio internacional com o projeto “cadeira sambista”. O trabalho com o brinquedo, além de divertir, amplia o conhecimento e ajuda no resgate da autoestima.

ciência e tecnologia

Conceito & Ação

Andrea Ramal, educadora, escritora e professora da PUC-Rio, e Fernando Rochinha, diretor de Inovação na Coppe/UFRJ, conversam sobre o conceito de inovação, a diferença entre inovar e inventar, o perfil de um inovador e a tecnologia como instrumento pedagógico inovador.

Nanomundo

Tecnologia ou ficção?

Cyber Tudo

Se antes a ficção científica descrevia os acontecimentos do futuro, hoje ela encurta a fronteira entre “o que seria” e “o que já é”. Utilizando a imaginação de autores do gênero, desenvolvedores de tecnologias transformam fantasia em realidade.

Sociedade em formação

Em Tempo Real

Avalia a influência das novas tecnologias na educação, de que forma e o quanto elas podem ampliar o acesso ao conhecimento.

Assista

Vida real x vida virtual

Como Assim?

A realidade que se vive e o que é postado para o grupo de amigos, os relacionamentos virtuais que se tornam reais, o uso adequado das redes sociais na escola e no trabalho e o “vício” em internet. No estúdio, a psicanalista Lucila Faerchtein, o sociólogo Marcelo Castañeda de Araújo e os estudantes Alexia Gaspari, Hailton Farias e Luísa de Carvalho debatem a relação entre a vida real e a vida virtual.

Assista

Cientistas contra os assassinos robôs

Cyber Tudo

O apelo de milhares de pesquisadores e personalidades do mundo científico para a proibição de armas ofensivas autônomas, os chamados “robôs assassinos”.

Assista

Vida digital: vale o que foi postado!

#educa

Os professores Henrique Antoun, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Luca Belli, da Fundação Getúlio Vargas, refletem sobre a relação entre privacidade e redes sociais. Eles falam sobre os cuidados que se deve ter antes de publicar algo nas redes e como instruir crianças e adolescentes a preservar a privacidade.

O real x o virtual

Pensares

A necessidade de existir fora da vida real e a dependência da vida conectada. A fronteira difusa, aditivada pelas redes sociais, entre as duas esferas de identidade. As consequências da falta de limites entre real e digital na vida dos mais jovens. Tatiana Paranaguá, professora, mestre em Psicologia pela PUC-Rio e psicóloga clínica; Marcelo Castañeda, cientista social; e Alexandre Cherman, astrônomo e pesquisador, falam sobre a relação entre real e virtual.