CIÊNCIA E TECNOLOGIA
fundamental i

MultiClube

Os robôs estão cada vez mais presentes em nossas vidas. E cada vez mais parecidos conosco! Eles já executam tarefas comuns como cozinhar e são ótima companhia. Este episódio mostra exemplos no Japão, na China, na Espanha e na Alemanha.

fundamental ii

Biotecnologia: modo de usar

MultiClube

Este episódio apresenta algumas das diversas aplicações da biotecnologia: controle de doenças, criação de medicamentos e produção de alimentos, entre outras.

África Diversa

Este episódio apresenta casos em que a tecnologia está sendo usada ade forma eficiente e transformadora em países africanos: na saúde pública, em Ruanda; produção de sal, na Guiné; e na geração de energia limpa no Quênia e no Marrocos.

Novas profissões

Escolher Dá Trabalho!

Novas tecnologias e o talento individual levam à criação de diferentes profissões.

Nanomundo

Detetives da Ciência

A ciência do ultracompacto,  das nanomáquinas, dos nanomotores e nanocomponentes.

Alô, alô! Tem alguém aí?

Detetives da Ciência

Pesquisa espacial: o que pode se tornar realidade, o que é só imaginação. Existe vida em outros planetas?

gestão escolar

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

práticas docentes

Áudio de bolso, mas pode me chamar de podcast

#educa

O jornalista e radialista Ruy Jobim e o professor Damione Damito, fundador e apresentador do Papo de Educador, falam sobre a popularização dos podcasts e sobre a possibilidade de usá-los na escola.

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Ações socioeducativas – Degase

Coletivamente

Oficinas de lego e robótica foram os recursos utilizados pela professora Sandra Caldas em atividades extraclasse no Colégio Estadual Silvia Paim, com jovens internas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase), que ganharam, inclusive, um prêmio internacional com o projeto “cadeira sambista”. O trabalho com o brinquedo, além de divertir, amplia o conhecimento e ajuda no resgate da autoestima.

Curta e Compartilhe

A 1ª FeiraTecnológica da 6ª CRE apresentou aos alunos as inovações tecnológicas que estão acontecendo na sociedade, como drones, impressora 3D e hologramas. Os estudantes puderam experimentar tudo por meio de oficinas e exposições. A MultiRio acompanhou as atividades realizadas na E.M. Coelho Neto, em Ricardo de Albuquerque.

Céu de estrelas

#educa

O diretor da Fundação Planetário do Rio, Alexandre Cherman, e o professor de Ciências José Ricardo Pereira, da E.M. Epitácio Pessoa (2ª CRE), falam sobre como despertar o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral. Em 2018, 54 estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram premiados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

conexão sme

ciência e tecnologia

Nanomundo

Futuro

Pensares

O que deve ser feito hoje para garantir uma vida melhor na cidade, com mobilidade e segurança. A influência do avanço tecnológico. O futuro dos serviços e do turismo. Mauro Osório, doutor em Planejamento Urbano e Regional e presidente do Instituto Pereira Passos, Maria Alice Rezende, doutora em Sociologia e professora na PUC-Rio, e Cunca Bocayuva, doutor em Planejamento Urbano e Regional e professor na UFRJ, debatem o tema.

A revolução das coisas

Cyber Tudo

Das telas do computador para o mundo real. Uma feira realizada em Londres mostra as diversas utilidades para impressão 3D, seja para carros, moda ou gastronomia. Mas em meio à euforia trazida pela novidade, há quem olhe com cuidado para as projeções ilimitadas feitas para a impressão 3D.

Pensares

O conceito de inovação e seus significados no mundo contemporâneo. Os efeitos sociais e econômicos. A participação de cidadãos e consumidores no processo de inovação. Carla Cipolla, professora na Coppe/UFRJ, e Paulo Tigre, professor de Economia na UFRJ, debatem sistemas de inovação em empresas, universidades e governos.

Crianças ensinam robôs

Cyber Tudo

A Feira de Eletrônicos que acontece esta semana em Las Vegas apresentou um robô especialmente desenvolvido para crianças. Elas vão ter de ensinar as máquinas a executar suas funções. Com isso, poderão aprender um pouco de programação.

Sociedade em formação

Em Tempo Real

Avalia a influência das novas tecnologias na educação, de que forma e o quanto elas podem ampliar o acesso ao conhecimento.