primário

Planeta Água

MultiClube

As águas que cobrem a Terra são essenciais para a vida e abrigam riquezas e mistérios. Neste episódio, conheça alguns desafios relacionados aos recursos hídricos de nosso planeta e a importância de preservá-los.

MultiClube

Você conhece os 4 Rs? Reciclar, reutilizar, reduzir e reeducar são ações imperativas quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este episódio mostra iniciativas espalhadas pelo mundo que praticam essas ações e ajudam a proteger a natureza.

ginásio

O mar não tá pra peixe

Como É Que É?

A poluição ambiental e seus efeitos no planeta e nos seres vivos, a poluição atmosférica e muito mais. Veja uma experiência para verificar a qualidade da água e os efeitos de óleos e detritos industriais na fauna e na flora.

Menos fumaça

Detetives da Ciência

Os biocombustíveis e os conceitos de reduzir, reciclar e reutilizar.

Áreas verdes urbanas

Rio Resiliente

Encostas reflorestadas evitam deslizamentos; florestas preservadas ajudam a controlar o regime de chuvas; rios desassoreados são menos suscetíveis a enchentes. Mais árvores e menos asfalto e cimento contribuem para diminuir os alagamentos. Uma cidade resiliente respeita, recupera e conserva seu meio ambiente natural.

Dando uma força para a natureza

MultiClube

Em tempos tão desfavoráveis para o meio ambiente, este episódio mostra que muitos trabalham para defender e preservar a natureza. Enquanto pesquisadores na Amazônia e no Ártico estudam as causas e os efeitos do aquecimento global, produtores de cacau e até animais nos Alpes e na Antártida tentam se adaptar às mudanças climáticas.

Mobilidade urbana

Rio Resiliente

A sustentabilidade em uma cidade resiliente. A relação das tragédias naturais com as emissões de gases do efeito estufa. Alternativas para o sistema de transportes que reduzam o uso do carro particular e incentivem o transporte coletivo.

Planeta molhado

Detetives da Ciência

A necessidade do uso racional da água, seu ciclo e por que está se tornando cada vez mais rara.

Chuvas – deslizamentos

Rio Resiliente

A participação e o envolvimento da população, em seus locais de moradia, podem evitar tragédias. A atuação da comunidade do Borel, incluindo alunos de um Ciep, contra as consequências das chuvas torrenciais na região. O sistema de alarme da Prefeitura, que alerta sobre a possibilidade de deslizamentos.

práticas docentes

2019 sustentável

#educa

O economista Sergio Besserman e a professora de Ciências Cilene Mara, da E.M. Profª Myrthes Wenzel (10ª CRE), em Guaratiba, falam sobre ações individuais e coletivas que podem ser feitas para melhorar a condição ambiental do planeta.

Firmeza e carinho

Ensinar e Aprender

Nas aulas de Ciências, a professora Taíse Nascimento trabalha preservação ambiental com recursos audiovisuais. Um dos projetos da turma é o terrário, confeccionado pelos alunos do 4º ano da E.M. Leônidas Sobrinho Porto (8ª CRE), em Bangu. Conheça mais sobre o trabalho da educadora!

#educa

O coordenador geral do Escritório de Planejamento da Casa Civil, Daniel Mancebo, e o professor Carlos Henrique de Oliveira, diretor adjunto da E.M. Emma D'avila de Camillis, falam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela ONU, e como o poder público e as escolas devem incorporar esse tema a suas ações.

Dia Mundial do Meio Ambiente

#educa

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

Nas trilhas da preservação

#educa

A cidade do Rio de Janeiro tem diversas opções de trilhas ambientais. O professor de Ciências Luciano Tadeu de Mendonça, da E.M. Charles Dickens (9ª CRE), em Campo Grande, utiliza-as em sua prática pedagógica e aborda conteúdos curriculares a partir das áreas verdes da cidade. Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental, ele fala sobre como explorar o potencial educador das florestas urbanas.

conexão sme

meio ambiente

Meio ambiente e cultura

Como Vivemos

A relação com o ambiente e com os seres que cercam um povo são determinantes na formação de sua cultura. Comunidades de países como México, China,a Marrocos e Dubai mostram como elas lidam com questões que envolvem o meio ambiente e recursos naturais.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Hildon

Transformando Meu Quadrado

Em 2003, Hildon Carrapito começou a agir para realizar seu sonho de ver as praias do Rio de Janeiro e de todo o mundo limpas. Ele é o idealizador e coordenador do projeto Limpeza na Praia, que busca promover a educação ambiental por meio de mutirões de coleta de lixo em praias, lagoas e rios.

Exóticos

Como Vivemos - Reino Animal

A natureza é tão diversa que o exotismo é uma presença constante entre os animais. Conheça leões e tigres brancos, gatos sem pelos, salamandras que vivem mais de cem anos e a única espécie de mamífero com escamas do mundo.

Dando uma força para a natureza

Planeta molhado