primário

Ser ambientalmente correto

MultiClube

Você conhece os 4 Rs? Reciclar, reutilizar, reduzir e reeducar são ações imperativas quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este episódio mostra iniciativas espalhadas pelo mundo que praticam essas ações e ajudam a proteger a natureza.

Planeta Água

MultiClube

As águas que cobrem a Terra são essenciais para a vida e abrigam riquezas e mistérios. Neste episódio, conheça alguns desafios relacionados aos recursos hídricos de nosso planeta e a importância de preservá-los.

ginásio

Chuvas – enchentes

Rio Resiliente

As tragédias com água são a causa de 95% dos desastres no Brasil. Uma cidade resiliente pode enfrentar melhor os efeitos das chuvas torrenciais. No bairro da Tijuca, o sistema de escoamento de água, que está em construção, vai evitar os alagamentos históricos naquela área.

O mar não tá pra peixe

Como É Que É?

A poluição atmosférica, a poluição ambiental e os efeitos no planeta. Como verificar a qualidade da água e as consequências de óleos e detritos industriais na fauna e na flora.

Pode ser a gota d`água

Como É Que É?

A história da criação da Floresta da Tijuca e a relação dela com os recursos hídricos no Rio de Janeiro. Ações para evitar o desperdício e estimular a preservação da água.

Mobilidade urbana

Rio Resiliente

A sustentabilidade em uma cidade resiliente. A relação das tragédias naturais com as emissões de gases do efeito estufa. Alternativas para o sistema de transportes que reduzam o uso do carro particular e incentivem o transporte coletivo.

Planeta Água

Planeta molhado

Detetives da Ciência

A necessidade do uso racional da água, seu ciclo e por que está se tornando cada vez mais rara.

Áreas verdes urbanas

Rio Resiliente

Encostas reflorestadas evitam deslizamentos; florestas preservadas ajudam a controlar o regime de chuvas; rios desassoreados são menos suscetíveis a enchentes. Mais árvores e menos asfalto e cimento contribuem para diminuir os alagamentos. Uma cidade resiliente respeita, recupera e conserva seu meio ambiente natural.

Meio ambiente e cultura

Como Vivemos

A relação com o ambiente e com os seres que cercam um povo são determinantes na formação de sua cultura. Comunidades de países como México, China,a Marrocos e Dubai mostram como elas lidam com questões que envolvem o meio ambiente e recursos naturais.

práticas docentes

Nas trilhas da preservação

#educa

A cidade do Rio de Janeiro tem diversas opções de trilhas ambientais. O professor de Ciências Luciano Tadeu de Mendonça, da E.M. Charles Dickens (9ª CRE), em Campo Grande, utiliza-as em sua prática pedagógica e aborda conteúdos curriculares a partir das áreas verdes da cidade. Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental, ele fala sobre como explorar o potencial educador das florestas urbanas.

2019 sustentável

#educa

O economista Sergio Besserman e a professora de Ciências Cilene Mara, da E.M. Profª Myrthes Wenzel (10ª CRE), em Guaratiba, falam sobre ações individuais e coletivas que podem ser feitas para melhorar a condição ambiental do planeta.

Dia Mundial do Meio Ambiente

#educa

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

Firmeza e carinho

Ensinar e Aprender

Nas aulas de Ciências, a professora Taíse Nascimento trabalha preservação ambiental com recursos audiovisuais. Um dos projetos da turma é o terrário, confeccionado pelos alunos do 4º ano da E.M. Leônidas Sobrinho Porto (8ª CRE), em Bangu. Conheça mais sobre o trabalho da educadora!

#educa

O coordenador geral do Escritório de Planejamento da Casa Civil, Daniel Mancebo, e o professor Carlos Henrique de Oliveira, diretor adjunto da E.M. Emma D'avila de Camillis, falam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela ONU, e como o poder público e as escolas devem incorporar esse tema a suas ações.

conexão sme

meio ambiente

Animais marinhos

Como Vivemos - Reino Animal

A fauna marinha contém seres curiosos que habitam as áreas costeiras e os oceanos do planeta. Conheça alguns exemplos.

Ameaçados

Como Vivemos - Reino Animal

O ser humano, responsável por desequilíbrios ambientais que colocam em risco a existência de outros animais, também realiza ações para evitar a extinção de espécies. Conheça a situação de algumas delas, como o gorila do oriente e o condor dos Andes, e saiba o que vem sendo feito para preservá-las.

Parceria animal

Como Vivemos - Reino Animal

Domésticos, silvestres ou urbanos, os animais são capazes de influenciar a vida humana em várias áreas: medicina, lazer, alimentação, entre outras. Conheça alguns exemplos dessa parceria na Indonésia, nos Estados Unidos, no Peru, na Tanzânia e nas Filipinas.

Assista

Cenários e impactos do aquecimento global

Precisamos Agir

Negociações visando a um rascunho de compromisso com a luta contra as mudanças climáticas.

Mudanças climáticas

Rio Resiliente

As mudanças climáticas têm uma ligação direta com os desastres naturais que afetam as cidades em todo o mundo. A mobilização do C-40 (grupo internacional reunido em torno desse tema) para criar programas de prevenção e ações que minimizem os impactos das grandes catástrofes.

Exóticos em extinção

Como Vivemos - Reino Animal

Algumas espécies exóticas estão ameaçadas de extinção devido ao comércio ilegal ou à destruição de seus habitats. Conheça iniciativas de preservação de alguns desses animais.

Acordo histórico na COP21

Precisamos Agir

Em Paris, durante a Conferência do Clima, os representantes de 195 países adotaram um acordo mundial sem precedentes para lutar contra o aquecimento do planeta.