primário

Ser ambientalmente correto

MultiClube

Você conhece os 4 Rs? Reciclar, reutilizar, reduzir e reeducar são ações imperativas quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este episódio mostra iniciativas espalhadas pelo mundo que praticam essas ações e ajudam a proteger a natureza.

Planeta Água

MultiClube

As águas que cobrem a Terra são essenciais para a vida e abrigam riquezas e mistérios. Neste episódio, conheça alguns desafios relacionados aos recursos hídricos de nosso planeta e a importância de preservá-los.

ginásio

Tudo misturado e em harmonia

Detetives da Ciência

Explora os reinos animal e vegetal para desenvolver uma consciência de preservação.

Áreas verdes urbanas

Rio Resiliente

Encostas reflorestadas evitam deslizamentos; florestas preservadas ajudam a controlar o regime de chuvas; rios desassoreados são menos suscetíveis a enchentes. Mais árvores e menos asfalto e cimento contribuem para diminuir os alagamentos. Uma cidade resiliente respeita, recupera e conserva seu meio ambiente natural.

Planeta água

Curiosos por Natureza

O que é a hidrosfera, as reservas de água brasileiras, as bacias hidrográficas, o Aquífero Guarani e modos de fazer uso sustentável da água.

O mar não tá pra peixe

Como É Que É?

A poluição atmosférica, a poluição ambiental e os efeitos no planeta. Como verificar a qualidade da água e as consequências de óleos e detritos industriais na fauna e na flora.

Que tempo doido!

Detetives da Ciência

Mudanças climáticas. O efeito estufa e suas consequências sobre a vida em nosso planeta.

Ser ambientalmente correto

Chuvas – deslizamentos

Rio Resiliente

A participação e o envolvimento da população, em seus locais de moradia, podem evitar tragédias. A atuação da comunidade do Borel, incluindo alunos de um Ciep, contra as consequências das chuvas torrenciais na região. O sistema de alarme da Prefeitura, que alerta sobre a possibilidade de deslizamentos.

Mobilidade urbana

Rio Resiliente

A sustentabilidade em uma cidade resiliente. A relação das tragédias naturais com as emissões de gases do efeito estufa. Alternativas para o sistema de transportes que reduzam o uso do carro particular e incentivem o transporte coletivo.

práticas docentes

Curta e Compartilhe

Os alunos da E.M. Mario Claudio (1º CRE), no Rio Comprido, apresentaram a peça "O Julgamento da Mãe Natureza". O espetáculo é resultado de um projeto desenvolvido pela escola em parceria com o EcoViver. O trabalho abordou a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, envolvendo toda a comunidade escolar.

Assista

Agricultura familiar orgânica e urbana

#educa

A agricultora familiar Vanessa Dacinger, criadora do projeto Quintal da Vanessa, e o professor de Ciências Luciano Tadeu de Mendonça, da E.M. Charles Dickens (9ª CRE), falam sobre os benefícios da agricultura familiar orgânica e urbana para a saúde, o meio ambiente e a sociedade.

#educa

O coordenador geral do Escritório de Planejamento da Casa Civil, Daniel Mancebo, e o professor Carlos Henrique de Oliveira, diretor adjunto da E.M. Emma D'avila de Camillis, falam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela ONU, e como o poder público e as escolas devem incorporar esse tema a suas ações.

2019 sustentável

#educa

O economista Sergio Besserman e a professora de Ciências Cilene Mara, da E.M. Profª Myrthes Wenzel (10ª CRE), em Guaratiba, falam sobre ações individuais e coletivas que podem ser feitas para melhorar a condição ambiental do planeta.

Firmeza e carinho

Ensinar e Aprender

Nas aulas de Ciências, a professora Taíse Nascimento trabalha preservação ambiental com recursos audiovisuais. Um dos projetos da turma é o terrário, confeccionado pelos alunos do 4º ano da E.M. Leônidas Sobrinho Porto (8ª CRE), em Bangu. Conheça mais sobre o trabalho da educadora!

Nas trilhas da preservação

#educa

A cidade do Rio de Janeiro tem diversas opções de trilhas ambientais. O professor de Ciências Luciano Tadeu de Mendonça, da E.M. Charles Dickens (9ª CRE), em Campo Grande, utiliza-as em sua prática pedagógica e aborda conteúdos curriculares a partir das áreas verdes da cidade. Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental, ele fala sobre como explorar o potencial educador das florestas urbanas.

Dia Mundial do Meio Ambiente

#educa

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

Rios: preservar é fundamental

#educa

O secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Marcelo Queiroz, e a professora de Geografia Yasmin Ribeiro, da E.M. Frei Gaspar (7ª CRE), falam sobre a importância dos recursos hídricos. Entre outros pontos, eles abordam o projeto Esse Rio É Meu, criado pela Lei Municipal nº 6.535, que visa conscientizar a comunidade escolar para a preservação dos rios e lagoas da cidade.

conexão sme

meio ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

Pacto de Milão

#educa

O subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Planejamento do Rio de Janeiro, Epitácio Brunet, e a diretora do Instituto de Nutrição Annes Dias, Mônica Teixeira, falam sobre agricultura urbana e alimentação saudável. Esses e outros temas relacionados à alimentação nas cidades serão discutidos no 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão, que ocorre no Rio de Janeiro de 29 a 31 de maio.

Mobilidade urbana

Planeta Água