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SÉRIES
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
Videoaulas com conteúdos de Língua Portuguesa para o 5º ano do Ensino Fundamental apresentadas pela professora Luciane Almeida. Os episódios aliam as habilidades curriculares a elementos que fazem sucesso nas redes sociais, em especial os memes. O objetivo é estimular o interesse dos alunos e propiciar sua identificação com os temas abordados na série, tornando o aprendizado mais eficiente.
Um Jeito de Ver o Rio
Vídeo sobre a cidade do Rio de Janeiro realizado com base em texto de mesmo nome do cirurgião Ivo Pitanguy. A narrativa serve de fundo para um passeio pelas belezas naturais da cidade – praias, lagoas, montanhas – e também por pontos turísticos famosos, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e o Maracanã, entre outros.
Personalidades
Homens e mulheres que marcaram a cultura, as ciências e a história do Brasil.  
Ideias e Caminhos – Detetives da Ciência
Apresenta aos professores de Ciências do segundo segmento do Ensino Fundamental maneiras de utilização dos programas como material de apoio em sua prática pedagógica.
Rio, Belezas e Afetos
Aspectos culturais, históricos e sociais do Rio de Janeiro nos últimos 50 anos, quando deixou de ser capital do país, ganhando identidade própria. Um retrato da cidade que é bela, cosmopolita, diversa, generosa e resiliente.      
Cidade Inteligente
Um espaço de reflexão sobre a vida nas grandes metrópoles, as relações sociais e as ações para tornar as cidades mais acolhedoras. Em estúdio, a apresentadora Vera Barroso entrevista especialistas sobre os assuntos em destaque; Thiago Gomide atua como coapresentador, e a população participa em entrevistas pré-gravadas.
Coletivamente
Projetos que estimulam a cidadania e promovem transformações sociais, desenvolvidos por escolas e instituições da sociedade civil.
Como É Que É?
Situações do cotidiano e a realização de experimentos mostram, na prática, conceitos de ciências físicas, químicas e biológicas, estimulando, assim, o desenvolvimento do espírito investigativo e científico.            
CONTEÚDOS
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1ª Feira Carioca de Ciências

1ª Feira Carioca de Ciências

20/12/2023

A 1ª Feira Carioca de Ciências ocupou os jardins do Palácio da Cidade com estudantes do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino do Rio apaixonados por Ciências.

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Guillermo Planel - O audiovisual e as causas sociais

Guillermo Planel - O audiovisual e as causas sociais

26/07/2023

Neste episódio, Tela Aberta recebe o jornalista, diretor, roteirista e produtor uruguaio Guillermo Planel para falar sobre produção audiovisual engajada em causas sociais.

Tela Aberta 2023

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Rioeduca na TV traz em destaque videoaulas com redes sociais e Meias Aventuras

Rioeduca na TV traz em destaque videoaulas com redes sociais e Meias Aventuras

05/08/2022

A programação desta semana oferece, entre outras, aulas que trabalham texto nas redes sociais e utilizam recursos lúdicos do projeto Meias Aventuras

Notícias

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Texto nas redes sociais e passeio pelo AquaRio estão nas novas videoaulas de Rioeduca na TV

Texto nas redes sociais e passeio pelo AquaRio estão nas novas videoaulas de Rioeduca na TV

07/03/2022

As videoaulas inéditas da programação trazem temas de Língua Portuguesa e Ciências, entre outros, para estudantes de todos os anos de escolaridade.

Notícias

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Prefeitura lança podcast sobre ciências em coprodução com a UNIRIO

Prefeitura lança podcast sobre ciências em coprodução com a UNIRIO

17/06/2020

Série ‘Ouvi Falar’, que estreia nesta sexta-feira, 19/06, tratará de meio ambiente e outras ciências da natureza com linguagem acessível

Notícias

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BNCC e o ensino de Ciências da Natureza na Rede Municipal

BNCC e o ensino de Ciências da Natureza na Rede Municipal

24/10/2019

Há consenso de que a área de Ciências é a mais impactada pela nova base curricular.

Reportagens

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A importância da vacinação e as postagens nas redes sociais são destaques em #educa

A importância da vacinação e as postagens nas redes sociais são destaques em #educa

02/04/2019

Em debate, nesta terça (2/4), as consequências do movimento antivacinas. E, na quinta (4/4), a autoexposição nas redes sociais .

Notícias

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Experiências de ciências para o Ensino Fundamental

Experiências de ciências para o Ensino Fundamental

26/09/2017

Em oficina sobre alfabetização científica, educadora Sandra Regina dos Santos apresenta experiências que ajudam a despertar o interesse das crianças por ciências.

V Semana de Alfabetização

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Rosana Zeitune, professora de Ciências

Rosana Zeitune, professora de Ciências

22/07/2016

Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.

Perfil do Professor

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Romantismo: sua expressão nas diversas artes e nas ciências

Romantismo: sua expressão nas diversas artes e nas ciências

30/03/2016

O sentimento nacionalista se expressou na literatura, na pintura, no teatro, na música e até mesmo na historiografia e nas ciências...

Governo pessoal de D. Pedro II

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Por que estudar Ciências?

Por que estudar Ciências?

11/05/2015

Em seu artigo, o Diretor-adjunto do Instituto Ciência Hoje Franklin Rumjanek aborda a produção do conhecimento científico, o papel da escola e destaca: “no ensino de Ciências, sobretudo, é fundamental deixar portas e janelas abertas para a curiosidade”.

Artigos

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Material Rioeduca - Ciências (Anos Finais) | Primeiro semestre - 2022

Material Rioeduca - Ciências (Anos Finais) | Primeiro semestre - 2022

09/03/2022

A professora Silvane Vechi apresenta o Material Rioeduca de Ciências para os Anos Finais, elaborado integralmente por equipes da Rede Municipal do Rio de Janeiro.

Material Rioeduca 2022

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Políticas educacionais para o antirracismo: das lutas sociais para a institucionais

Políticas educacionais para o antirracismo: das lutas sociais para a institucionais

20/12/2021

A professora Joana Oscar, gerente de Relações Étnico-Raciais da SME-Rio, recebe o professor Amilcar Pereira, da Faculdade de Educação da UFRJ, para a roda de conversa Políticas educacionais para o antirracismo: das lutas sociais para a institucionais.

I Jornada de Educação das Relações Étnico-Raciais: Percursos Em Rede

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Matemática e Ciências

Matemática e Ciências

16/11/2020

Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).

II Semana do Peja (2020)

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Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

Professores aderem à campanha da 6ª CRE e compartilham videoaulas com alunos nas redes sociais

02/04/2020

Yasmin Benedetti, professora de inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue e Lia Braga, em uma videoaula compartilhada nas redes sociais A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que representa a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 13 bairros da Zona Norte da cidade, está convocando os professores a gravarem aulas em vídeo e a compartilharem com seus alunos nas redes sociais. Mais de 500 professores já aderiram à campanha. Batizada de #CompartilheUmaAula pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, a iniciativa pretende minimizar os prejuízos pedagógicos causados pelo fechamento das escolas determinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. Além do grande risco à saúde e à vida das pessoas, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, abalou sistemas educacionais no mundo inteiro. Como em diversos países, no Brasil, governos estaduais e municipais decidiram fechar as escolas para diminuir a velocidade da transmissão da doença, na tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde. Na Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cerca de 640 mil alunos e 40 mil professores estão dentro de suas casas, em afastamento social, seguindo orientações das autoridades sanitárias. Mas as adversidades costumam atiçar a criatividade das pessoas. Seis dias após o início da suspensão das aulas no Rio de Janeiro, ocorrido em 16 de março, o professor Cássio Veloso, responsável pela Assessoria de Informática Técnica e gestor das redes sociais da 6ª CRE, decidiu propor uma ação de compartilhamento voluntário de videoaulas com os alunos pelas redes sociais, durante o período de suspensão das atividades escolares. Cássio conta que a ideia surgiu de uma conversa com sua mãe. “Minha mãe, que é professora alfabetizadora aposentada, demonstrou preocupação com a suspensão das aulas por conta do aprendizado dos alunos. Ali, falando com ela em vídeo, surgiu a ideia: conclamar colegas professores a gravarem aulas e nos enviar para compartilharmos em nossas redes sociais. ” A iniciativa foi prontamente encampada pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, que não demorou a encontrar um nome que traduzisse o potencial de alcance da proposta. “A inspiração se deu pelo desejo de, com a iniciativa, criarmos um movimento colaborativo de produção dessas microaulas, sendo necessário, para isso, criar uma hashtag que não se restringisse aos profissionais da 6ª CRE, mas atingisse a Rede como um todo. Deveria ser também uma hashtag que comunicasse de forma simples e direta com o público que procurasse, na rede social, por esse conteúdo. Fizemos uma pesquisa preliminar e identificamos que essa hashtag não estava em uso no Facebook, o que nos levou a adotá-la”, conta. Letícia Lombone, 12 anos, aluna da Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, assistindo a uma videoaula em casa. FOTO: Patrícia Rodrigues Mello. Hugo gravou um vídeo convocando os professores a participarem da empreitada. A mobilização gerada pela mensagem postada na página da 6ª CRE no Facebook já está gerando resultados. Letícia Lombone, 12 anos, aluna do 8º ano na Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, localizada no bairro de Ricardo de Albuquerque, afirma estar gostando das atividades pedagógicas postadas por seus professores nas redes sociais e relata já ter assumido um compromisso: “as videoaulas me mantêm em uma rotina de exercícios e trabalhos muito importante, que terei que apresentar aos professores no final desse período da quarentena. ” Manter a rotina relacionada à escola é um dos objetivos da iniciativa proposta pela 6ª CRE, segundo a professora Yasmin Benedetti, que leciona inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue, também em Ricardo de Albuquerque, e Lia Braga, em Guadalupe.  “Nessa quarentena que nós estamos vivendo, pensar que os nossos alunos estão afastados da escola, que é a maior referência que eles têm - eles passam mais tempo na escola do que em casa -, poder chegar até eles e fazer com que eles não percam essa rotina e esse contato, e sigam aprendendo, é muito bom”, afirma Yasmin, que já deu a sua contribuição com uma videoaula gravada em seu celular. Segundo Hugo, a intenção não é criar um modelo de ensino a distância para a Rede Municipal, mas manter professores, alunos, pais e responsáveis conectados.  “Não podíamos correr o risco de nossos alunos, nesse período de afastamento social, se desvincularem da escola e perdermos contato. Através desse movimento, temos visto uma verdadeira rede colaborativa se desenvolvendo, com profissionais de diferentes unidades escolares trocando ideias e compartilhando as aulas uns dos outros, levando esse conteúdo aos alunos de suas unidades”, constata. Entre os conteúdos compartilhados, há atividades lúdicas, como brincadeiras e leitura de histórias, consideradas fundamentais por Luana Travassos, mãe de Maria Eduarda, 8 anos, aluna do 3º ano no Ciep Glauber Rocha, na Pavuna. Luana elogia a preocupação dos professores em relacionar os conteúdos das videoaulas com a faixa etária do aluno e conta como utiliza as atividades sugeridas para organizar a rotina da filha: “Eu imprimo algumas, para que ela estude na parte da manhã, que é o horário que nós separamos para os estudos dela. Quando não consigo imprimir, mostro através da tela mesmo. Faço sempre a busca nas redes sociais da 6ª CRE ou através da hashtag.” Cássio explica que as redes sociais da 6ª CRE já contavam com 10 mil seguidores, o que contribuiu para a rápida e grande adesão. Hugo acrescenta um ingrediente: para ele, o sucesso da iniciativa deve-se também à grande penetração da telefonia móvel. “O fato desse material ser de fácil acesso pelas famílias, pois com um celular elas conseguem acessar as aulas, fez com que nós acabássemos democratizando, ainda mais, o alcance desse conteúdo. Afinal, a maioria das famílias hoje acessa a internet por meio do celular e não dos computadores”, relata. As atividades e conteúdos pedagógicos estão sendo compartilhados pela página da 6ª CRE no Facebook , pelo Instagram e em grupos de WhatsApp que reúnem professores, gestores escolares, pais e responsáveis pelos alunos. “Sabemos que não alcançaremos todas as famílias, pois no nosso território tem algumas áreas em que a qualidade do sinal das operadoras é muito limitada ainda, mas cada família que alcançamos já é uma vitória e, de passo em passo, vamos alcançando ainda mais”, comemora Hugo. A iniciativa da 6ª CRE está se espalhando por toda a Rede Municipal de Educação e já conta com contribuições da 2ª, 5ª, 7ª e 8ª CRE, além da Escola de Formação Paulo Freire. Não há exigências complicadas em relação ao formato em que as videoaulas devem ser produzidas. Recomenda-se, no entanto, que os vídeos tenham duração máxima de três minutos, sejam gravados sempre na posição horizontal e que os professores se apresentem e digam a qual escola pertencem. Para garantir a qualidade e o alinhamento dos conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todos os vídeos produzidos pelos professores estão passando pela análise da Gerência de Educação da 6ª CRE, que segue as orientações da Secretaria Municipal de Educação. As aulas e atividades de complementação escolar, gravadas em vídeo e áudio pelos professores, estão disponíveis em #CompartilhaUmaAula. Em breve, muitas delas poderão ser acessadas também na área Material de Complementação Escolar (MCE) do Portal MultiRio.

Material de Complementação Escolar (MCE)

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Multiplicação e divisão com números naturais

Multiplicação e divisão com números naturais

26/11/2019

Resolução de problemas com números naturais; exercícios de divisão e multiplicação. Este episódio apresenta atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano