MÚSICA E ARTES VISUAIS
educação infantil

Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Aristeo Leite Filho, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), discute o tema no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE).

primário

Ensinar e Aprender

Professora do programa Acelera, que atende alunos com alguma defasagem idade-série, Luciene Firmo leciona na E.M. Isaías Alves (6ª CRE), em Guadalupe. Lá, criou o projeto Padrinhos Mágicos, em que funcionários e professores da escola apadrinham os alunos e acompanham o desenvolvimento escolar de cada um. Uma das atividades é debater e escrever sobre letras de músicas; outra, dentro do projeto Vai e Vem, é ler um livro por semana e comentar.

práticas docentes

Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil

9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

E.M. Vicente Licínio Cardoso

Escolas Cariocas

Localizado na Praça Mauá, o Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso (1ª CRE) é vocacionado para as artes visuais. Alunos e professores comentam a interação entre as aulas de arte e as outras disciplinas, além de falar sobre o projeto de vida.

Meninos do Mangue - E.M. Professor Vieira Fazenda

Práticas que Transformam

Estimula importantes vivências da realidade local para um grupo de alunos da E.M. Professor Vieira Fazenda, na Restinga da Marambaia (10ª CRE). O objetivo é valorizar os saberes locais e a atividade econômica desenvolvida ali. Depoimentos dos meninos da região e músicas sobre o tema, em parceria com o grupo Flautistas da Pro-Arte, ilustram o programa.

conexão sme

4ª CRE – E.M. Zélia Braune

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

Apresentação da canção Só você, de Marcele Jesus, Guilherme Gonçalves, Kailane Vitória, Tamiris Monteiro e Lavínia Vitória, da E.M. Zélia Braune (4ª CRE), no Jardim América. Os jovens tiveram a orientação dos professores Allan de Souza e José Bruno.

Dança e identidade

#educa

A coordenadora da Mostra Municipal de Dança da SME, Cláudia Petrina, e a professora Vanessa Ramos, do Ciep José Pedro Varela (1ª CRE), falam sobre a dança como aliada na construção de conhecimento.

9ª CRE – E.M. Dulce Araújo

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

A E.M. Dulce Araújo (9ª CRE), em Campo Grande, apresenta a canção O Brasil que eu quero, de Cindy Ohana, Isabela de Oliveira, Paloma Silvestre e Anna Gabriella. A professora orientadora foi Andressa Ribeiro.

E.M. Vicente Licínio Cardoso

Escolas Cariocas

1ª CRE – E.M. Canadá

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

Os alunos da E.M. Canadá (1ª CRE), no Estácio, apresentaram a música A fábula das frutas, de Kayan de Jesus e Biatriz de Oliveira, com a orientação do professor Marcelo Bruno.

3ª CRE – E.M. São Domingos

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

Os alunos da E.M. São Domingos (3ª CRE), em Del Castilho, cantam a música Rei da brincadeira, de Alyne Ferreira Terto de Castro, Maria Eduarda Peçanha Ramos, Yasmim Freitas de Oliveira e Milena Gonçalves Negreiros, orientados pelo professor Dalmo Mota.

10ª CRE – E.M. Leocádia Torres

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

A música Apelo à paz, de Thaíssa Ferreira, Cristiano Dias e Pedro Henrique Ramos, foi a escolhida pelos alunos da E.M. Leocádia Torres (10ª CRE), em Guaratiba, com orientação da professora Elaine Cristina da Fonseca.

8ª CRE – E.M. Áttila Nunes

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

Estudantes da E.M. Áttila Nunes (8ª CRE), em Realengo, cantam a música Seus batimentos, de Luan Carlos Domingos, Thalita Ferreira e Eliazer Otávio, com orientação do professor José Marcos de Assis Couto Júnior.

música e artes visuais

2ª CRE – E.M. Roma

XXX Fecem – Festival da Canção das Escolas Municipais

Apresentação da canção Juntas somo fortes, de Alane de Souza Barreto, Juliana da Silva, Ana Beatriz Ferreira Macedo, Luanna de Queiroz e Ferreira e Sarah Chagas, da E.M. Roma (2ª CRE), em Copacabana, com orientação do professor Jerônimo Nascimento.

8ª CRE – E.M. Áttila Nunes

O que é ópera

Mãos à Ópera

Como surgiu; transformações ao longo do tempo; principais compositores e cantores líricos; subgêneros; diferentes estilos de representação; ópera moderna e sua crescente popularização; aproximação com o público jovem.

Basquiat e Athos Bulcão no CCBB

MultiRio na Rua

As exposições dedicadas ao norte-americano Jean-Michel Basquiat e ao brasileiro Athos Bulcão, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, são o assunto dessa edição. Entrevistas com o gerente geral do CCBB, Marcelo Fernandes; um dos curadores da mostra sobre Athos, André Severo; e a coordenadora do CCBB Educativo, Maria Clara Boeing.

XXXV Mostra Municipal de Dança

Curta e Compartilhe

O encerramento da 35ª edição da Mostra Municipal de Dança, realizado em 31 de outubro, reuniu 33 coreografias elaboradas por professores e alunos das escolas municipais. Em 2018, novidades como a formação de professores e um documentário realizado em parceria com a MultiRio fizeram parte da programação no Teatro Caixa Nelson Rodrigues.

Meninos do Mangue - E.M. Professor Vieira Fazenda

Práticas que Transformam

Assista

Diversão e arte por toda parte

Mãos à Ópera

Ópera como obra dinâmica com histórias que, mesmo criadas há mais de 200 anos, tratam de temas e sentimentos sempre atuais; capacidade do gênero de provocar, transformar e impactar o público; interesse das gerações mais jovens.