Ops! Parece que você
não está cadastrado ainda.

Para assistir aos vídeos do Assista MultiRio, é necessário que você se cadastre. Não se preocupe: o cadastro é rápido e gratuito. Caso você já tenha um cadastro, faça seu login clicando na opção "login" no menu superior.

Clique aqui para fazer seu cadastro

assistindo agora...

Internet e saúde

O impacto das redes sociais, opinião x informação, as potencialidades e riscos do uso da internet e a importância de pautar o tema na família e na escola estão na conversa entre Bel Levy, jornalista, Felipe Fortes, médico hebiatra do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad) na Uerj, e Tatiana Paranaguá, psicóloga e professora de Psicologia na PUC-Rio.

Ciência e Tecnologia
Internet
Saúde
Paternidade cuidadora
O impacto positivo da paternidade cuidadora nos filhos, na parceira, no próprio homem e na sociedade. Marcelo Costa, enfermeiro na Maternidade Carmela Dutra (SMS-Rio), Sancler Corrêa, enfermeiro da Clínica da Família Santa Marta (SMS-Rio), e Milena do Carmo, socióloga no Instituto Promundo, conversam sobre o papel de educadores e da própria sociedade na formação desse pai cuidador.
Gentileza no namoro
O estudante de teatro Marcos Diniz, a assistente social Eliane Gomes, e a pesquisadora da Fiocruz Queiti B. M. Oliveira fazem uma reflexão sobre relacionamentos saudáveis, construtivos e gentis, a prevenção da violência no namoro e os mitos que sustentam os relacionamentos abusivos.
O novo homem
A importância de ampliar o conceito de masculinidade e como formar jovens que sejam aliados na construção da equidade de gênero, na disseminação da cultura de paz e no cuidado com sua saúde, a dos filhos e a dos parceiros. No estúdio, Renan Oliveira, RAP da Saúde (SMS-Rio), Pedro Luís, cantor e compositor, e Marco Aurélio Martins, psicólogo.
Protagonismo juvenil
A participação dos jovens no planejamento e desenvolvimento das ações como recurso para a promoção da saúde e a qualificação das práticas educativas. Vítor da Silva Cândido, estudante de Direito, Lucas Pablo Oliveira, estudante de Comunicação, a assistente social Roberta Sales, e MC Xandy, estudante de Pedagogia, conversam sobre protagonismo juvenil.
Corpo em movimento
Victor Ladeira, diretor do Instituto Bola pra Frente, Lucilia Rugani, facilitadora de Biodanza, e Carmem Marins, professora de Educação Física no programa Academia Carioca da SMS-Rio, são os convidados para debater a relevância do movimento para uma vida integrada e saudável e estratégias para incorporar, no dia a dia, mais atividades físicas que respeitem as singularidades e individualidades.
Meu ambiente
O adolescente como agente de mudanças, o impacto na escola e na comunidade, sobretudo quanto ao descarte e à reciclagem do lixo. No estúdio, Ives Rocha, assessor técnico do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), Roberto Trindade, professor do GEO Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa, e Cris dos Prazeres, coordenadora do projeto ReciclAção – Morro dos Prazeres.
Comida de verdade
Os mitos relacionados às comidas saudáveis, os alimentos naturais e processados e a importância da culinária caseira e das refeições em família são alguns dos assuntos abordados por Jorginete Damião, professora do Instituto de Nutrição da Uerj, Juliana Dias, jornalista e pesquisadora na área de Comunicação, Alimentação e Cultura, e Irma Maria Ferreira, agricultora e comerciante na Feira Agroecológica de Campo Grande.
Avós e netos promotores de saúde
Os benefícios do relacionamento entre avós e netos e os cuidados para que essa troca afetiva promova a saúde são tema da conversa entre a monitora perinatal Stephanie Sapin-Lignieres, o psicanalista José Inácio Parente e a também psicanalista Rosely Lerner em estúdio.
Respiração, meditação e autoconhecimento
O papel da respiração na promoção da saúde física, emocional e mental e a meditação como prática de autorregulação do corpo e da mente. No estúdio, Rogéria Guida, fonoaudióloga e professora de Oratória, Maurício Salem, psicomotricista e professor de Ioga, e Cláudia do Amarante, voluntária do programa Arte de Viver, abordam o autocuidado.
Quem cuida da mãe?
Os cuidados com a mulher desde o pré-natal influenciam a forma como ela vivencia a maternidade. As convidadas Maria Luiza de Carvalho, psicóloga e professora no curso de Terapia Ocupacional da UFRJ, Edymara Medina, enfermeira obstétrica e docente na Faculdade de Enfermagem da Uerj, e Cynthia Ozon, pesquisadora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e terapeuta de família, comentam o tema.
Primeira infância saudável
A primeira infância como prioridade para as políticas públicas e “momento ouro” para o desenvolvimento de habilidades para a vida e a saúde. No estúdio, Maria Isabel Abelson, consultora de Primeira Infância e Proteção no Unicef, Maria Lúcia Lara, especialista em Educação Infantil, e Marisa Maia, psicanalista e professora da Maternidade Escola da UFRJ, falam sobre a importância do brincar e da escuta empática das crianças.
Criança e natureza
A importância do contato com os demais elementos da natureza para o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social da criança. Daniel Becker, pediatra e professor da UFRJ, Bernard Carvalho, arte-educador no Instituto Tear, e Aline Lima, professora e mãe de escoteiro, conversam sobre os riscos do afastamento da natureza e seu impacto negativo na saúde.
Crescer sem violência
A importância de todos os membros da família, incluindo crianças e adolescentes, serem reconhecidos como sujeitos de direitos, com voz e vez é tema do debate entre Monica Alegre, pediatra e terapeuta familiar, Ana Paula Rodrigues, coordenadora de projeto na Fundação Xuxa Meneghel, e Kelly Campos, coordenadora de projeto na organização Núcleo de Atenção à Violência-NAV.
Mobilidade urbana
Mauro Ferreira, diretor do Centro de Educação para o Trânsito/CET-Rio, Christian Costa, coordenador de linhas da Auto Viação 1001, e Clarisse Linke, diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (IPTD), debatem a ética do cuidado no trânisto e a importância da participação ativa da sociedade no planejamento da cidade e da mobilidade.
Receite uma história
A leitura e a contação de histórias como alguns dos principais estímulos para o desenvolvimento de habilidades como raciocinar, expressar-se, falar e conviver. Clarisse Lopes, fonoaudióloga do Centro Municipal de Saúde Américo Veloso, Cristina Porto, pesquisadora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi), e Nazareth Salutto, professora do curso de especialização em Educação Infantil da PUC-Rio, conversam sobre a contação de histórias em uma unidade de saúde.
Diversidade e saúde
A diversidade como potência, a garantia de direitos e a dificuldade em lidar com o diferente. No estúdio, José Marmo da Silva, dentista e coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde, Livia Rodrigues Pereira, psicóloga na SMS-Rio, e Lilia Martins, coordenadora de Desenvolvimento Humano do Centro de Vida Independente (CVI-Rio), falam sobre a importância da escuta, da convivência e do encontro.
Meninas empoderadas
A importância do empoderamento das meninas para favorecer o pleno desenvolvimento de seus potenciais, as limitações impostas pela nossa sociedade e a vulnerabilidade das meninas negras. Lia Peixinho, dinamizadora do RAP da Saúde/SMS-RJ, Jaciana Melquiades, historiadora do coletivo Meninas Black Power, e Lisyanne Pereira Ribeiro, educadora do Programa Jovens Urbanos/Cieds, conversam sobre o papel da escola e dos serviços de saúde.
Práticas educativas promotoras de saúde
Promoção de saúde como construção crítica de cidadania e responsabilidade de todos os setores, a educação popular, o Teatro do Oprimido e outras técnicas participativas. No estúdio, Geo Brito, sociólogo e ator colegiado do Centro de Teatro do Oprimido, Dilma Cupti de Medeiros, psicóloga e coordenadora do programa Saúde na Escola da SMS-Rio, e Júlio Wong Un, médico e professor da UFF, são os convidados.
Espiritualidade na saúde
O impacto da espiritualidade na saúde e na qualidade de vida e o respeito à diversidade religiosa são alguns dos assuntos debatidos por Anderson Nunes, psicólogo no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ; Michel Robim, terapeuta comunitário, ator e dançarino; e Alcio Braz, psiquiatra e monge budista.
Enfrentando o Aedes
O Liraa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) como orientador das ações de prevenção e a necessidade da ação integrada entre os diferentes agentes. Cristina Lemos, superintendente de Vigilância em Saúde da SMS-Rio, Michael Gomes Correia, líder jovem comunitário do Morro dos Prazeres, e Guilherme Franco Netto, especialista em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da presidência da Fiocruz, debatem a importância do envolvimento de todos na eliminação dos potenciais criadouros do mosquito Aedes.
Enfrentando o Aedes - Versão com Libras
O Liraa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) como orientador das ações de prevenção e a necessidade da ação integrada entre os diferentes agentes. Cristina Lemos, superintendente de Vigilância em Saúde da SMS-Rio, Michael Gomes Correia, líder jovem comunitário do Morro dos Prazeres, e Guilherme Franco Netto, especialista em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Presidência da Fiocruz, debatem a importância do envolvimento de todos na eliminação dos potenciais criadouros do mosquito Aedes.
Bullying e Cyberbullying
O professor Wagner Pinheiro, a psicóloga do Núcleo Interdisciplinar de Apoio as Unidades Escolares (Niap/SME) Taís Baía e a também psicóloga Maria Tereza Maldonado debatem a definição e fatores de risco do bullying e do cyberbullying, o papel da escola e da família na prevenção e na abordagem das situações e a necessidade de envolvimento de toda a comunidade escolar.
ISTs / Aids
A mudança de nome de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) para ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e a importância da prevenção. Kátia Maria Braga Edmundo, diretora executiva do Centro de Promoção de Saúde (Cedaps), Roberto Pereira, psicólogo e coordenador do Centro de Educação Sexual (Cedus), e Luciane Oscar, enfermeira e coordenadora de IST/Aids da SMS-Rio, conversam sobre o tema.
Desmedicalização da infância
As causas e consequências da medicalização da vida e da infância. Helena Rego Monteiro, doutora em Psicologia, Mariana Nogueira Pande, psicóloga e doutora em Saúde Pública, e Camilla Oliveira, psicóloga do Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas, o  Proinape (5ª CRE), conversam sobre o uso inadequado e exagerado de diagnósticos, tratamentos e medicamentos.
Vulnerabilidades e potencialidades
A potencialidade da escola no enfrentamento das situações de vulnerabilidade social na infância e na adolescência. No estúdio, Gisele Martins, assistente social, Kátia Rios, professora e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares da SME-Rio, e Ana Maria Lambert, assessora de Infância e Adolescência da Superintendência de Saúde Mental da SMS-Rio, debatem o tema. 
Comunicação não violenta
Os princípios da comunicação não violenta, que favorece a conexão e o encontro: escuta, diálogo e redes de apoio. Dominic Barter, professor e consultor em comunicação não violenta, Livia de Souza Vidal, pedagoga no Degase e no coletivo Mulheres de Pedra, e Luiza Machado Toschi, jornalista e facilitadora de grupos, falam sobre a importância de ouvir as vozes marginalizadas. 
Aleitamento materno
As vantagens do aleitamento materno e a necessidade de uma rede de apoio para a mulher e sua família. O pediatra e professor da UFRJ Marcus Renato de Carvalho, a professora de Nutrição da UFF Rosane Rito e a enfermeira de saúde da família da SMS-Rio Walquiria Couto debatem fatores que facilitam a amamentação e o papel da escola e da unidade de saúde. 
Parir e nascer
O parto humanizado, as diferenças na abordagem do parto e o protagonismo da mulher, do pai, da família e do bebê. No estúdio, o médico obstetra Wallace Mendes, diretor da Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda (SMS-Rio), a enfermeira obstétrica Leila Gomes de Azevedo, diretora da Casa de Parto David Capistrano Filho (SMS-Rio), e a educadora perinatal Laura Uplinger, da Associação Nacional para Educação Pré-Natal.
Cidade amiga das crianças
Uma cidade amiga das crianças é uma cidade que possibilita sua sobrevivência e seu desenvolvimento saudável. Luciana Phebo, coordenadora do escritório do Unicef no Rio de Janeiro, Claudius Ceccon, diretor do Centro de Criação de Imagem Popular, e a assistente social Lucia de Fátima Cabral, presidente do Educap, debatem o assunto.
Saúde do adolescente
A importância de ouvir os jovens, entender seus desejos e necessidades. Matheus Oliveira Simões, promotor de saúde – RAP da Saúde, Daniella Santini Lemos, pediatra e professora da UniRio, e Fernanda Graneiro, assistente social do Nesa/Uerj, discutem estratégias de captação e adesão dos adolescentes aos serviços de saúde. 
O adolescente e o cigarro
As estratégias da indústria para incentivar o uso do cigarro pelos adolescentes e como as leis e a mobilização social combatem essa prática. A médica pneumologista Cristina Cantarino, do Instituto Nacional do Câncer; o dinamizador do RAP da Saúde/SMS-Rio Maurício Pontes e a socióloga Paula Johns, diretora da ACT Promoção da Saúde, falam sobre prevenção e apoio.
Escola promotora de paz
A importância de ouvir os alunos e dar apoio aos professores. A educadora Patrícia Gomes, diretora da E.M. Haydéa Vianna Fiúza de Castro; a psicanalista Paula Ribeiro, do Núcleo de Atenção à Violência (NAV); e o diretor da ONG Redes da Maré, Edson Diniz, discutem as relações escola-família e escola-comunidade. 
Envelhecer bem
A importância dos vínculos afetivos e de hábitos saudáveis, a sexualidade dos idosos e a integração geracional. Para conversar sobre esses temas, as convidadas são a médica e psicanalista da UFRJ e da SBPRJ Cristina Amendoeira, a médica geriatra da SMS-Rio Germana Périssé, e a assistente social e gerontóloga Luiza Machado. 
Saúde da família
A família como centro fundamental de atenção às ações de saúde. Para debater esse assunto, Guilherme Wagner, superintendente de Atenção Primária da SMS-Rio, Sonia Regina, conselheira distrital de saúde, e Vanessa Barcellos, agente comunitária de saúde da SMS-Rio, são os convidados do programa.
Uso e abuso de álcool
Os efeitos do abuso de álcool no cérebro dos adolescentes. O enfermeiro Rogério Ferreira, diretor do CAPSad III Antônio Carlos Mussum (RJ), a psicóloga Cláudia de Paula, diretora do CAPSad III Paulo da Portela (RJ), e a psiquiatra Juliana Copetti debatem os fatores de risco e proteção.
Música, saúde e potência
A música como ferramenta para a promoção e recuperação da saúde. A musicoterapeuta Marly Chagas Oliveira Pinto, vice-presidente da Associação de Musicoterapia do Rio de Janeiro, o músico Marcelo Henrique Pfeil, professor de música da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, e a psicóloga Nathalia Massi, facilitadora de biodanza, debatem o assunto.
Comunicação e saúde
Princípios e desafios da comunicação em saúde nos dias atuais. No estúdio, Nádia Rebouças, consultora de comunicação para transformação, Inesita Soares de Araújo, professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fiocruz, e Eduardo Alves, sociólogo e diretor da Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC) do Observatório de Favelas.
Mulher-sujeito
Mulheres como sujeitos de direitos, donas de seus corpos e de suas escolhas. Ludmila Cavalcanti, professora do curso de Serviço Social da UFRJ, o psicólogo Marcos Nascimento e Tainá Almeida, do Coletivo Meninas Black Power, debatem a educação de meninas e meninos e as questões das mulheres negras.  
Brincadeira, alegria e saúde
A importância do brincar para crianças e adultos, o protagonismo da criança e a brincadeira como estratégia de resgate da memória. A palhaça e psicopedagoga da SMS-Rio Cléo Lima, a musicoterapeuta do CAPSad e palhaça Cristiana Brasil e o geógrafo Antônio Carlos Firmino, articulador cultural do Centro Lúdico da Rocinha, falam sobre o tema.
Pré-natal do homem
O pré-natal do parceiro e o impacto no homem e a prevenção da sífilis congênita. Eduardo Chakora, psicólogo e pesquisador em masculinidade, Téo Cordeiro, coordenador do Grupo de Papais da Casa de Parto David Capistrano/ SMS-Rio, e Melanie Maia, médica de família e comunidade da SMS-Rio. 
Ficha Técnica

Indicação: escola e sociedade Formato: jornalístico Conteúdo e Apresentação: Viviane Manso Castello Branco, professora e médica/SMS Direção: Pierre Meireles

Aquela Conversa
2018
Cidadania
Comportamento
Saúde
Séries
A série promove a reflexão crítica sobre saúde e qualidade de vida. Em estúdio, a médica e professora Viviane Manso Castello Branco recebe convidados para o debate, que amplia o letramento em saúde e oferece subsídios metodológicos a pessoas que trabalham com promoção da saúde nas escolas.
Episódios
Paternidade cuidadora
O impacto positivo da paternidade cuidadora nos filhos, na parceira, no próprio homem e na sociedade. Marcelo Costa, enfermeiro na Maternidade Carmela Dutra (SMS-Rio), Sancler Corrêa, enfermeiro da Clínica da Família Santa Marta (SMS-Rio), e Milena do Carmo, socióloga no Instituto Promundo, conversam sobre o papel de educadores e da própria sociedade na formação desse pai cuidador.
Gentileza no namoro
O estudante de teatro Marcos Diniz, a assistente social Eliane Gomes, e a pesquisadora da Fiocruz Queiti B. M. Oliveira fazem uma reflexão sobre relacionamentos saudáveis, construtivos e gentis, a prevenção da violência no namoro e os mitos que sustentam os relacionamentos abusivos.
O novo homem
A importância de ampliar o conceito de masculinidade e como formar jovens que sejam aliados na construção da equidade de gênero, na disseminação da cultura de paz e no cuidado com sua saúde, a dos filhos e a dos parceiros. No estúdio, Renan Oliveira, RAP da Saúde (SMS-Rio), Pedro Luís, cantor e compositor, e Marco Aurélio Martins, psicólogo.
Protagonismo juvenil
A participação dos jovens no planejamento e desenvolvimento das ações como recurso para a promoção da saúde e a qualificação das práticas educativas. Vítor da Silva Cândido, estudante de Direito, Lucas Pablo Oliveira, estudante de Comunicação, a assistente social Roberta Sales, e MC Xandy, estudante de Pedagogia, conversam sobre protagonismo juvenil.
Corpo em movimento
Victor Ladeira, diretor do Instituto Bola pra Frente, Lucilia Rugani, facilitadora de Biodanza, e Carmem Marins, professora de Educação Física no programa Academia Carioca da SMS-Rio, são os convidados para debater a relevância do movimento para uma vida integrada e saudável e estratégias para incorporar, no dia a dia, mais atividades físicas que respeitem as singularidades e individualidades.
Meu ambiente
O adolescente como agente de mudanças, o impacto na escola e na comunidade, sobretudo quanto ao descarte e à reciclagem do lixo. No estúdio, Ives Rocha, assessor técnico do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), Roberto Trindade, professor do GEO Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa, e Cris dos Prazeres, coordenadora do projeto ReciclAção – Morro dos Prazeres.
Comida de verdade
Os mitos relacionados às comidas saudáveis, os alimentos naturais e processados e a importância da culinária caseira e das refeições em família são alguns dos assuntos abordados por Jorginete Damião, professora do Instituto de Nutrição da Uerj, Juliana Dias, jornalista e pesquisadora na área de Comunicação, Alimentação e Cultura, e Irma Maria Ferreira, agricultora e comerciante na Feira Agroecológica de Campo Grande.
Avós e netos promotores de saúde
Os benefícios do relacionamento entre avós e netos e os cuidados para que essa troca afetiva promova a saúde são tema da conversa entre a monitora perinatal Stephanie Sapin-Lignieres, o psicanalista José Inácio Parente e a também psicanalista Rosely Lerner em estúdio.
Respiração, meditação e autoconhecimento
O papel da respiração na promoção da saúde física, emocional e mental e a meditação como prática de autorregulação do corpo e da mente. No estúdio, Rogéria Guida, fonoaudióloga e professora de Oratória, Maurício Salem, psicomotricista e professor de Ioga, e Cláudia do Amarante, voluntária do programa Arte de Viver, abordam o autocuidado.
Quem cuida da mãe?
Os cuidados com a mulher desde o pré-natal influenciam a forma como ela vivencia a maternidade. As convidadas Maria Luiza de Carvalho, psicóloga e professora no curso de Terapia Ocupacional da UFRJ, Edymara Medina, enfermeira obstétrica e docente na Faculdade de Enfermagem da Uerj, e Cynthia Ozon, pesquisadora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e terapeuta de família, comentam o tema.
Primeira infância saudável
A primeira infância como prioridade para as políticas públicas e “momento ouro” para o desenvolvimento de habilidades para a vida e a saúde. No estúdio, Maria Isabel Abelson, consultora de Primeira Infância e Proteção no Unicef, Maria Lúcia Lara, especialista em Educação Infantil, e Marisa Maia, psicanalista e professora da Maternidade Escola da UFRJ, falam sobre a importância do brincar e da escuta empática das crianças.
Criança e natureza
A importância do contato com os demais elementos da natureza para o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social da criança. Daniel Becker, pediatra e professor da UFRJ, Bernard Carvalho, arte-educador no Instituto Tear, e Aline Lima, professora e mãe de escoteiro, conversam sobre os riscos do afastamento da natureza e seu impacto negativo na saúde.
Crescer sem violência
A importância de todos os membros da família, incluindo crianças e adolescentes, serem reconhecidos como sujeitos de direitos, com voz e vez é tema do debate entre Monica Alegre, pediatra e terapeuta familiar, Ana Paula Rodrigues, coordenadora de projeto na Fundação Xuxa Meneghel, e Kelly Campos, coordenadora de projeto na organização Núcleo de Atenção à Violência-NAV.
Internet e saúde
O impacto das redes sociais, opinião x informação, as potencialidades e riscos do uso da internet e a importância de pautar o tema na família e na escola estão na conversa entre Bel Levy, jornalista, Felipe Fortes, médico hebiatra do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad) na Uerj, e Tatiana Paranaguá, psicóloga e professora de Psicologia na PUC-Rio.
Mobilidade urbana
Mauro Ferreira, diretor do Centro de Educação para o Trânsito/CET-Rio, Christian Costa, coordenador de linhas da Auto Viação 1001, e Clarisse Linke, diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (IPTD), debatem a ética do cuidado no trânisto e a importância da participação ativa da sociedade no planejamento da cidade e da mobilidade.
Receite uma história
A leitura e a contação de histórias como alguns dos principais estímulos para o desenvolvimento de habilidades como raciocinar, expressar-se, falar e conviver. Clarisse Lopes, fonoaudióloga do Centro Municipal de Saúde Américo Veloso, Cristina Porto, pesquisadora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi), e Nazareth Salutto, professora do curso de especialização em Educação Infantil da PUC-Rio, conversam sobre a contação de histórias em uma unidade de saúde.
Diversidade e saúde
A diversidade como potência, a garantia de direitos e a dificuldade em lidar com o diferente. No estúdio, José Marmo da Silva, dentista e coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde, Livia Rodrigues Pereira, psicóloga na SMS-Rio, e Lilia Martins, coordenadora de Desenvolvimento Humano do Centro de Vida Independente (CVI-Rio), falam sobre a importância da escuta, da convivência e do encontro.
Meninas empoderadas
A importância do empoderamento das meninas para favorecer o pleno desenvolvimento de seus potenciais, as limitações impostas pela nossa sociedade e a vulnerabilidade das meninas negras. Lia Peixinho, dinamizadora do RAP da Saúde/SMS-RJ, Jaciana Melquiades, historiadora do coletivo Meninas Black Power, e Lisyanne Pereira Ribeiro, educadora do Programa Jovens Urbanos/Cieds, conversam sobre o papel da escola e dos serviços de saúde.
Práticas educativas promotoras de saúde
Promoção de saúde como construção crítica de cidadania e responsabilidade de todos os setores, a educação popular, o Teatro do Oprimido e outras técnicas participativas. No estúdio, Geo Brito, sociólogo e ator colegiado do Centro de Teatro do Oprimido, Dilma Cupti de Medeiros, psicóloga e coordenadora do programa Saúde na Escola da SMS-Rio, e Júlio Wong Un, médico e professor da UFF, são os convidados.
Espiritualidade na saúde
O impacto da espiritualidade na saúde e na qualidade de vida e o respeito à diversidade religiosa são alguns dos assuntos debatidos por Anderson Nunes, psicólogo no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ; Michel Robim, terapeuta comunitário, ator e dançarino; e Alcio Braz, psiquiatra e monge budista.
Enfrentando o Aedes
O Liraa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) como orientador das ações de prevenção e a necessidade da ação integrada entre os diferentes agentes. Cristina Lemos, superintendente de Vigilância em Saúde da SMS-Rio, Michael Gomes Correia, líder jovem comunitário do Morro dos Prazeres, e Guilherme Franco Netto, especialista em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da presidência da Fiocruz, debatem a importância do envolvimento de todos na eliminação dos potenciais criadouros do mosquito Aedes.
Enfrentando o Aedes - Versão com Libras
O Liraa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) como orientador das ações de prevenção e a necessidade da ação integrada entre os diferentes agentes. Cristina Lemos, superintendente de Vigilância em Saúde da SMS-Rio, Michael Gomes Correia, líder jovem comunitário do Morro dos Prazeres, e Guilherme Franco Netto, especialista em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Presidência da Fiocruz, debatem a importância do envolvimento de todos na eliminação dos potenciais criadouros do mosquito Aedes.
Bullying e Cyberbullying
O professor Wagner Pinheiro, a psicóloga do Núcleo Interdisciplinar de Apoio as Unidades Escolares (Niap/SME) Taís Baía e a também psicóloga Maria Tereza Maldonado debatem a definição e fatores de risco do bullying e do cyberbullying, o papel da escola e da família na prevenção e na abordagem das situações e a necessidade de envolvimento de toda a comunidade escolar.
ISTs / Aids
A mudança de nome de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) para ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e a importância da prevenção. Kátia Maria Braga Edmundo, diretora executiva do Centro de Promoção de Saúde (Cedaps), Roberto Pereira, psicólogo e coordenador do Centro de Educação Sexual (Cedus), e Luciane Oscar, enfermeira e coordenadora de IST/Aids da SMS-Rio, conversam sobre o tema.
Desmedicalização da infância
As causas e consequências da medicalização da vida e da infância. Helena Rego Monteiro, doutora em Psicologia, Mariana Nogueira Pande, psicóloga e doutora em Saúde Pública, e Camilla Oliveira, psicóloga do Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas, o  Proinape (5ª CRE), conversam sobre o uso inadequado e exagerado de diagnósticos, tratamentos e medicamentos.
Vulnerabilidades e potencialidades
A potencialidade da escola no enfrentamento das situações de vulnerabilidade social na infância e na adolescência. No estúdio, Gisele Martins, assistente social, Kátia Rios, professora e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares da SME-Rio, e Ana Maria Lambert, assessora de Infância e Adolescência da Superintendência de Saúde Mental da SMS-Rio, debatem o tema. 
Comunicação não violenta
Os princípios da comunicação não violenta, que favorece a conexão e o encontro: escuta, diálogo e redes de apoio. Dominic Barter, professor e consultor em comunicação não violenta, Livia de Souza Vidal, pedagoga no Degase e no coletivo Mulheres de Pedra, e Luiza Machado Toschi, jornalista e facilitadora de grupos, falam sobre a importância de ouvir as vozes marginalizadas. 
Aleitamento materno
As vantagens do aleitamento materno e a necessidade de uma rede de apoio para a mulher e sua família. O pediatra e professor da UFRJ Marcus Renato de Carvalho, a professora de Nutrição da UFF Rosane Rito e a enfermeira de saúde da família da SMS-Rio Walquiria Couto debatem fatores que facilitam a amamentação e o papel da escola e da unidade de saúde. 
Parir e nascer
O parto humanizado, as diferenças na abordagem do parto e o protagonismo da mulher, do pai, da família e do bebê. No estúdio, o médico obstetra Wallace Mendes, diretor da Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda (SMS-Rio), a enfermeira obstétrica Leila Gomes de Azevedo, diretora da Casa de Parto David Capistrano Filho (SMS-Rio), e a educadora perinatal Laura Uplinger, da Associação Nacional para Educação Pré-Natal.
Cidade amiga das crianças
Uma cidade amiga das crianças é uma cidade que possibilita sua sobrevivência e seu desenvolvimento saudável. Luciana Phebo, coordenadora do escritório do Unicef no Rio de Janeiro, Claudius Ceccon, diretor do Centro de Criação de Imagem Popular, e a assistente social Lucia de Fátima Cabral, presidente do Educap, debatem o assunto.
Saúde do adolescente
A importância de ouvir os jovens, entender seus desejos e necessidades. Matheus Oliveira Simões, promotor de saúde – RAP da Saúde, Daniella Santini Lemos, pediatra e professora da UniRio, e Fernanda Graneiro, assistente social do Nesa/Uerj, discutem estratégias de captação e adesão dos adolescentes aos serviços de saúde. 
O adolescente e o cigarro
As estratégias da indústria para incentivar o uso do cigarro pelos adolescentes e como as leis e a mobilização social combatem essa prática. A médica pneumologista Cristina Cantarino, do Instituto Nacional do Câncer; o dinamizador do RAP da Saúde/SMS-Rio Maurício Pontes e a socióloga Paula Johns, diretora da ACT Promoção da Saúde, falam sobre prevenção e apoio.
Escola promotora de paz
A importância de ouvir os alunos e dar apoio aos professores. A educadora Patrícia Gomes, diretora da E.M. Haydéa Vianna Fiúza de Castro; a psicanalista Paula Ribeiro, do Núcleo de Atenção à Violência (NAV); e o diretor da ONG Redes da Maré, Edson Diniz, discutem as relações escola-família e escola-comunidade. 
Envelhecer bem
A importância dos vínculos afetivos e de hábitos saudáveis, a sexualidade dos idosos e a integração geracional. Para conversar sobre esses temas, as convidadas são a médica e psicanalista da UFRJ e da SBPRJ Cristina Amendoeira, a médica geriatra da SMS-Rio Germana Périssé, e a assistente social e gerontóloga Luiza Machado. 
Saúde da família
A família como centro fundamental de atenção às ações de saúde. Para debater esse assunto, Guilherme Wagner, superintendente de Atenção Primária da SMS-Rio, Sonia Regina, conselheira distrital de saúde, e Vanessa Barcellos, agente comunitária de saúde da SMS-Rio, são os convidados do programa.
Uso e abuso de álcool
Os efeitos do abuso de álcool no cérebro dos adolescentes. O enfermeiro Rogério Ferreira, diretor do CAPSad III Antônio Carlos Mussum (RJ), a psicóloga Cláudia de Paula, diretora do CAPSad III Paulo da Portela (RJ), e a psiquiatra Juliana Copetti debatem os fatores de risco e proteção.
Música, saúde e potência
A música como ferramenta para a promoção e recuperação da saúde. A musicoterapeuta Marly Chagas Oliveira Pinto, vice-presidente da Associação de Musicoterapia do Rio de Janeiro, o músico Marcelo Henrique Pfeil, professor de música da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, e a psicóloga Nathalia Massi, facilitadora de biodanza, debatem o assunto.
Comunicação e saúde
Princípios e desafios da comunicação em saúde nos dias atuais. No estúdio, Nádia Rebouças, consultora de comunicação para transformação, Inesita Soares de Araújo, professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fiocruz, e Eduardo Alves, sociólogo e diretor da Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC) do Observatório de Favelas.
Mulher-sujeito
Mulheres como sujeitos de direitos, donas de seus corpos e de suas escolhas. Ludmila Cavalcanti, professora do curso de Serviço Social da UFRJ, o psicólogo Marcos Nascimento e Tainá Almeida, do Coletivo Meninas Black Power, debatem a educação de meninas e meninos e as questões das mulheres negras.  
Brincadeira, alegria e saúde
A importância do brincar para crianças e adultos, o protagonismo da criança e a brincadeira como estratégia de resgate da memória. A palhaça e psicopedagoga da SMS-Rio Cléo Lima, a musicoterapeuta do CAPSad e palhaça Cristiana Brasil e o geógrafo Antônio Carlos Firmino, articulador cultural do Centro Lúdico da Rocinha, falam sobre o tema.
Pré-natal do homem
O pré-natal do parceiro e o impacto no homem e a prevenção da sífilis congênita. Eduardo Chakora, psicólogo e pesquisador em masculinidade, Téo Cordeiro, coordenador do Grupo de Papais da Casa de Parto David Capistrano/ SMS-Rio, e Melanie Maia, médica de família e comunidade da SMS-Rio.