Ops! Parece que você
não está cadastrado ainda.

Para assistir aos vídeos do Assista MultiRio, é necessário que você se cadastre. Não se preocupe: o cadastro é rápido e gratuito. Caso você já tenha um cadastro, faça seu login clicando na opção "login" no menu superior.

Clique aqui para fazer seu cadastro

assistindo agora...

Sustentabilidade e lixo eletrônico

A ONU alerta que o crescente volume de lixo eletrônico representa uma séria ameaça ao meio ambiente e à saúde humana. André Trigueiro, jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela Coppe/UFRJ, explica como melhorar a gestão desse tipo de lixo e qual o papel da sociedade no consumo consciente e no descarte.

Ciência e Tecnologia
Meio Ambiente
Sustentabilidade
Quem sou eu?
A pergunta que ocupa a maioria dos questionamentos da filosofia, da religião e da psicologia é o tema deste episódio. Edgar Lyra, professor de Filosofia na PUC-Rio e o rabino e escritor Nilton Bonder discutem se existe uma resposta definitiva.
Da internet à Bienal do Livro
O fenômeno dos youtubers na internet e no mercado editorial, a linguagem dos vlogs e a contribuição dos canais de vídeo para o crescimento da procura dos adolescentes pela leitura são questões abordadas pela pesquisadora da PUC-Rio Lígia Lana e pelo editor Guilherme Sucena.
Novas práticas na resolução de conflitos
A vida é conflito e o ser humano deve estar disposto a enfrentar desavenças. Kátia Rios, pedagoga e assistente de direção do Niap – Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, e Olivia Fürst, especialista em advocacia colaborativa, discutem o papel do mediador e a tolerância e a empatia como aspectos fundamentais para a boa convivência social.
Inovação
Andrea Ramal, educadora, escritora e professora da PUC-Rio, e Fernando Rochinha, diretor de Inovação na Coppe/UFRJ, conversam sobre o conceito de inovação, a diferença entre inovar e inventar, o perfil de um inovador e a tecnologia como instrumento pedagógico inovador.
Educação financeira
Características da nossa sociedade de consumo como o controle das finanças e a importância da educação financeira nas escolas são alguns dos temas debatidos pelos convidados Adenias Gonçalves Filho, educador e consultor financeiro, e Myrian Lund, planejadora financeira e professora de Finanças na Fundação Getulio Vargas.
A descoberta da música de concerto
No Brasil, a música de concerto, clássica ou erudita está atraindo cada vez mais jovens de todas as idades. Anahi Ravagnani, mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Paraná, e Eduardo Lakschevitz, professor do Instituto Villa-Lobos/Unirio, conversam sobre a formação de novos músicos e novas plateias no país.
Mente sã em corpo são
Hugo Leonardo Rodrigues Soares, pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental pela Uerj e em Medicina do Esporte pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), e Marcelo Migon, membro da Associação Internacional de Psiquiatria Esportiva, explicam como evitar que pessoas submetidas a intenso estresse tenham seu desempenho profissional comprometido.
Games: heróis ou vilões?
A influência dos jogos de ação no desenvolvimento e aprendizado de crianças e jovens divide opiniões: uns defendem que eles motivam o aprendizado e estimulam a criatividade, outros acreditam que prejudicam a capacidade de pensar e imaginar dos jovens. O game designer Hélio Sales Júnior fala sobre o assunto.
Paternidade na primeira infância
O perfil do pai contemporâneo compreende uma presença maior na vida dos filhos, por meio do acompanhamento escolar e do convívio social das crianças. A psicóloga Isabel Abelson e Thiago Queiroz, engenheiro e autor do blog Paizinho, Vírgula!, debatem o papel da figura paterna na primeira infância.
Big data
Os dados digitais que produzimos estão disponíveis para a análise de empresas e governos. Quem coleta e a quem pertencem essas informações? Os especialistas Juliana Sodré, pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ, e Daniel Chada, cientista de dados e especialista em tomada de decisões, conversam sobre o tema.
Publicidade infantil
Especialistas dizem que as crianças são sensíveis e vulneráveis às práticas de marketing. Mas as empresas as consideram como parte relevante do mercado. A publicitária, professora e consultora de empresas Nádia Rebouças e a psicóloga Laís Fontenelle conversam sobre a publicidade infantil.
Rituais em família
A importância dos rituais em família para o fortalecimento das relações interpessoais e das ligações afetivas é tema do programa. Juliana Puppin, psicóloga, e Moisés Groisman, psiquiatra, discutem as consequências da falta de diálogo, convívio e encontros no mundo contemporâneo.
Quando o humor não é levado a sério
O programa discute o que é o humor e aponta seus benefícios para a saúde. O psicanalista e professor do Departamento de Psicologia Clínica da USP, Daniel Kupermann, e Claudio Torres Gonzaga, humorista, ator, redator e um dos fundadores do grupo Comédia em Pé, explicam como o texto humorístico reflete o cotidiano.
Adolescentes e álcool
Mais da metade dos adolescentes brasileiros experimentou bebidas alcoólicas antes dos 16 anos de idade. Jairo Werner, psiquiatra da infância e adolescência e professor na UFF e na Uerj, e Érica Canarim, psicóloga formada pela Uerj, discorrem sobre o consumo de álcool na adolescência e seus riscos à saúde.
Arte urbana
Diversas cidades do mundo ocupam o espaço público com murais, esculturas, pequenas e grandes intervenções artísticas. Marcelo Ment, grafiteiro e arte-educador, e Marco Antonio Teobaldo, jornalista e mestre em Curadoria em Exposições de Artes Visuais em Novas Tecnologias, contam como o grafite, nascido na década de 1970, cresceu e ganhou as galerias.
Arqueologia urbana
O programa destaca a relação entre os patrimônios arqueológico, histórico e artístico de uma cidade. Washington Fajardo, arquiteto e urbanista, e Tânia Andrade Lima, arqueóloga e professora da UFRJ, conversam sobre os achados revelados pelas obras na região portuária, no centro e na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Violência contra a mulher
A violência contra a mulher atinge todas as classes sociais e econômicas. A psicóloga Ana Rocha, coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa da União Brasileira de Mulheres (UBM), e a defensora pública Arlanza Maria Rodrigues Rebello discorrem sobre o que alimenta as agressões físicas e psicológicas, a discriminação de gênero, a desigualdade social e o assédio sexual.
Alimentação é saúde
Karina Olbrisch, engenheira de alimentos, mestre e doutora em Ciência da Nutrição pela Unicamp, e Juliana Dias, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município do Rio (Consea-Rio), falam sobre o desafio de organizar o tempo, a vida e o bolso para buscar na mesa os benefícios para a própria saúde.
450 anos do Rio
Em 2015, o Rio de Janeiro completou 450 anos. A cidade nasceu no meio da guerra entre franceses e portugueses e foi, pouco a pouco, traçando a própria identidade. O historiador Milton Teixeira e o economista Carlos Lessa dão detalhes sobre a origem do Rio e buscam definir a carioquice.
Cidades resilientes
A campanha Construindo Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU), orienta governos a criarem estratégias de adaptação e resistência aos impactos causados pelos desastres naturais. Sérgio Besserman, mestre em economia pela PUC-Rio com ênfase em Economia do Meio Ambiente, fala sobre o tema.
Segurança alimentar
Segurança alimentar é a capacidade de um país produzir e dar acesso a alimentos de qualidade à população. Francisco Menezes, pesquisador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), ajuda a entender melhor esse desafio.
A vida após os 60
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil será, até 2025, o sexto país do mundo em número de idosos. A jornalista e autora do livro Novos velhos – viver e envelhecer bem, Léa Maria Reis, e Renato Veras, médico e diretor da Universidade da Terceira Idade (Unati) da Uerj, discutem o tema.
Combate ao trabalho infantil
Claudia Figueiredo, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da SMDS do Rio de Janeiro, e Carmen Maria Raymunda, assistente social do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nessa) da Uerj, discutem os instrumentos utilizados no Brasil para combater o trabalho infantil.
Excelência na Educação
Com mais de 97% das crianças de 6 a 14 anos na escola, alcançar uma educação de qualidade é o grande desafio do nosso país. Ilona Becskeházy, consultora em Educação, fala sobre a importância das avaliações externas de aprendizagem, a autoavaliação das escolas, o currículo único e a formação de professores. 
Conferência Nacional de Educação – Conae
A Conferência Nacional de Educação é o maior fórum de discussão sobre a educação do país e fornece os subsídios para o Plano Nacional de Educação (PNE). Veja um bate-papo com a professora da Faculdade de Educação da Uerj, Bertha do Valle, sobre as reuniões preparatórias para o segundo Conae. 
Gestão escolar
Neste episódio, a pedagoga Débora Dias Gomes fala sobre liderança, elaboração e implantação de um projeto político-pedagógico nas escolas, incentivo à participação da comunidade e dos pais e outros temas relacionados à gestão escolar.
Ficha Técnica

Indicação: escola e sociedade Formato: jornalístico Redação: Alessandra Sauberman, Eduardo Guedes, Luiz Eduardo Ricon e Patrícia Costa Direção: Tomil Gonçalves Apresentação: Cristina Amaral

Conceito & Ação
2018
Cidadania
Ciência e Tecnologia
Comportamento
Educação
A série promove a reflexão sobre as grandes questões da educação cidadã nos tempos atuais, com seus desafios, estratégias e práticas. Ética, economia criativa, música, meio ambiente, novas mídias e saúde do adolescente estão entre os temas debatidos. 
Episódios
Quem sou eu?
A pergunta que ocupa a maioria dos questionamentos da filosofia, da religião e da psicologia é o tema deste episódio. Edgar Lyra, professor de Filosofia na PUC-Rio e o rabino e escritor Nilton Bonder discutem se existe uma resposta definitiva.
Da internet à Bienal do Livro
O fenômeno dos youtubers na internet e no mercado editorial, a linguagem dos vlogs e a contribuição dos canais de vídeo para o crescimento da procura dos adolescentes pela leitura são questões abordadas pela pesquisadora da PUC-Rio Lígia Lana e pelo editor Guilherme Sucena.
Novas práticas na resolução de conflitos
A vida é conflito e o ser humano deve estar disposto a enfrentar desavenças. Kátia Rios, pedagoga e assistente de direção do Niap – Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, e Olivia Fürst, especialista em advocacia colaborativa, discutem o papel do mediador e a tolerância e a empatia como aspectos fundamentais para a boa convivência social.
Inovação
Andrea Ramal, educadora, escritora e professora da PUC-Rio, e Fernando Rochinha, diretor de Inovação na Coppe/UFRJ, conversam sobre o conceito de inovação, a diferença entre inovar e inventar, o perfil de um inovador e a tecnologia como instrumento pedagógico inovador.
Educação financeira
Características da nossa sociedade de consumo como o controle das finanças e a importância da educação financeira nas escolas são alguns dos temas debatidos pelos convidados Adenias Gonçalves Filho, educador e consultor financeiro, e Myrian Lund, planejadora financeira e professora de Finanças na Fundação Getulio Vargas.
A descoberta da música de concerto
No Brasil, a música de concerto, clássica ou erudita está atraindo cada vez mais jovens de todas as idades. Anahi Ravagnani, mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Paraná, e Eduardo Lakschevitz, professor do Instituto Villa-Lobos/Unirio, conversam sobre a formação de novos músicos e novas plateias no país.
Mente sã em corpo são
Hugo Leonardo Rodrigues Soares, pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental pela Uerj e em Medicina do Esporte pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), e Marcelo Migon, membro da Associação Internacional de Psiquiatria Esportiva, explicam como evitar que pessoas submetidas a intenso estresse tenham seu desempenho profissional comprometido.
Games: heróis ou vilões?
A influência dos jogos de ação no desenvolvimento e aprendizado de crianças e jovens divide opiniões: uns defendem que eles motivam o aprendizado e estimulam a criatividade, outros acreditam que prejudicam a capacidade de pensar e imaginar dos jovens. O game designer Hélio Sales Júnior fala sobre o assunto.
Paternidade na primeira infância
O perfil do pai contemporâneo compreende uma presença maior na vida dos filhos, por meio do acompanhamento escolar e do convívio social das crianças. A psicóloga Isabel Abelson e Thiago Queiroz, engenheiro e autor do blog Paizinho, Vírgula!, debatem o papel da figura paterna na primeira infância.
Big data
Os dados digitais que produzimos estão disponíveis para a análise de empresas e governos. Quem coleta e a quem pertencem essas informações? Os especialistas Juliana Sodré, pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ, e Daniel Chada, cientista de dados e especialista em tomada de decisões, conversam sobre o tema.
Publicidade infantil
Especialistas dizem que as crianças são sensíveis e vulneráveis às práticas de marketing. Mas as empresas as consideram como parte relevante do mercado. A publicitária, professora e consultora de empresas Nádia Rebouças e a psicóloga Laís Fontenelle conversam sobre a publicidade infantil.
Rituais em família
A importância dos rituais em família para o fortalecimento das relações interpessoais e das ligações afetivas é tema do programa. Juliana Puppin, psicóloga, e Moisés Groisman, psiquiatra, discutem as consequências da falta de diálogo, convívio e encontros no mundo contemporâneo.
Quando o humor não é levado a sério
O programa discute o que é o humor e aponta seus benefícios para a saúde. O psicanalista e professor do Departamento de Psicologia Clínica da USP, Daniel Kupermann, e Claudio Torres Gonzaga, humorista, ator, redator e um dos fundadores do grupo Comédia em Pé, explicam como o texto humorístico reflete o cotidiano.
Adolescentes e álcool
Mais da metade dos adolescentes brasileiros experimentou bebidas alcoólicas antes dos 16 anos de idade. Jairo Werner, psiquiatra da infância e adolescência e professor na UFF e na Uerj, e Érica Canarim, psicóloga formada pela Uerj, discorrem sobre o consumo de álcool na adolescência e seus riscos à saúde.
Arte urbana
Diversas cidades do mundo ocupam o espaço público com murais, esculturas, pequenas e grandes intervenções artísticas. Marcelo Ment, grafiteiro e arte-educador, e Marco Antonio Teobaldo, jornalista e mestre em Curadoria em Exposições de Artes Visuais em Novas Tecnologias, contam como o grafite, nascido na década de 1970, cresceu e ganhou as galerias.
Arqueologia urbana
O programa destaca a relação entre os patrimônios arqueológico, histórico e artístico de uma cidade. Washington Fajardo, arquiteto e urbanista, e Tânia Andrade Lima, arqueóloga e professora da UFRJ, conversam sobre os achados revelados pelas obras na região portuária, no centro e na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Violência contra a mulher
A violência contra a mulher atinge todas as classes sociais e econômicas. A psicóloga Ana Rocha, coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa da União Brasileira de Mulheres (UBM), e a defensora pública Arlanza Maria Rodrigues Rebello discorrem sobre o que alimenta as agressões físicas e psicológicas, a discriminação de gênero, a desigualdade social e o assédio sexual.
Alimentação é saúde
Karina Olbrisch, engenheira de alimentos, mestre e doutora em Ciência da Nutrição pela Unicamp, e Juliana Dias, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município do Rio (Consea-Rio), falam sobre o desafio de organizar o tempo, a vida e o bolso para buscar na mesa os benefícios para a própria saúde.
Sustentabilidade e lixo eletrônico
A ONU alerta que o crescente volume de lixo eletrônico representa uma séria ameaça ao meio ambiente e à saúde humana. André Trigueiro, jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela Coppe/UFRJ, explica como melhorar a gestão desse tipo de lixo e qual o papel da sociedade no consumo consciente e no descarte.
450 anos do Rio
Em 2015, o Rio de Janeiro completou 450 anos. A cidade nasceu no meio da guerra entre franceses e portugueses e foi, pouco a pouco, traçando a própria identidade. O historiador Milton Teixeira e o economista Carlos Lessa dão detalhes sobre a origem do Rio e buscam definir a carioquice.
Cidades resilientes
A campanha Construindo Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU), orienta governos a criarem estratégias de adaptação e resistência aos impactos causados pelos desastres naturais. Sérgio Besserman, mestre em economia pela PUC-Rio com ênfase em Economia do Meio Ambiente, fala sobre o tema.
Segurança alimentar
Segurança alimentar é a capacidade de um país produzir e dar acesso a alimentos de qualidade à população. Francisco Menezes, pesquisador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), ajuda a entender melhor esse desafio.
A vida após os 60
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil será, até 2025, o sexto país do mundo em número de idosos. A jornalista e autora do livro Novos velhos – viver e envelhecer bem, Léa Maria Reis, e Renato Veras, médico e diretor da Universidade da Terceira Idade (Unati) da Uerj, discutem o tema.
Combate ao trabalho infantil
Claudia Figueiredo, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da SMDS do Rio de Janeiro, e Carmen Maria Raymunda, assistente social do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nessa) da Uerj, discutem os instrumentos utilizados no Brasil para combater o trabalho infantil.
Excelência na Educação
Com mais de 97% das crianças de 6 a 14 anos na escola, alcançar uma educação de qualidade é o grande desafio do nosso país. Ilona Becskeházy, consultora em Educação, fala sobre a importância das avaliações externas de aprendizagem, a autoavaliação das escolas, o currículo único e a formação de professores. 
Conferência Nacional de Educação – Conae
A Conferência Nacional de Educação é o maior fórum de discussão sobre a educação do país e fornece os subsídios para o Plano Nacional de Educação (PNE). Veja um bate-papo com a professora da Faculdade de Educação da Uerj, Bertha do Valle, sobre as reuniões preparatórias para o segundo Conae. 
Gestão escolar
Neste episódio, a pedagoga Débora Dias Gomes fala sobre liderança, elaboração e implantação de um projeto político-pedagógico nas escolas, incentivo à participação da comunidade e dos pais e outros temas relacionados à gestão escolar.