Ops! Parece que você
não está cadastrado ainda.

Para assistir aos vídeos do Assista MultiRio, é necessário que você se cadastre. Não se preocupe: o cadastro é rápido e gratuito. Caso você já tenha um cadastro, faça seu login clicando na opção "login" no menu superior.

Clique aqui para fazer seu cadastro

assistindo agora...

Mente sã em corpo são

Hugo Leonardo Rodrigues Soares, pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental pela Uerj e em Medicina do Esporte pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), e Marcelo Migon, membro da Associação Internacional de Psiquiatria Esportiva, explicam como evitar que pessoas submetidas a intenso estresse tenham seu desempenho profissional comprometido.

Comportamento
Psiquiatria
Saúde
Quem sou eu?
A pergunta que ocupa a maioria dos questionamentos da filosofia, da religião e da psicologia é o tema deste episódio. Edgar Lyra, professor de Filosofia na PUC-Rio e o rabino e escritor Nilton Bonder discutem se existe uma resposta definitiva.
Da internet à Bienal do Livro
O fenômeno dos youtubers na internet e no mercado editorial, a linguagem dos vlogs e a contribuição dos canais de vídeo para o crescimento da procura dos adolescentes pela leitura são questões abordadas pela pesquisadora da PUC-Rio Lígia Lana e pelo editor Guilherme Sucena.
Novas práticas na resolução de conflitos
A vida é conflito e o ser humano deve estar disposto a enfrentar desavenças. Kátia Rios, pedagoga e assistente de direção do Niap – Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, e Olivia Fürst, especialista em advocacia colaborativa, discutem o papel do mediador e a tolerância e a empatia como aspectos fundamentais para a boa convivência social.
Inovação
Andrea Ramal, educadora, escritora e professora da PUC-Rio, e Fernando Rochinha, diretor de Inovação na Coppe/UFRJ, conversam sobre o conceito de inovação, a diferença entre inovar e inventar, o perfil de um inovador e a tecnologia como instrumento pedagógico inovador.
Educação financeira
Características da nossa sociedade de consumo como o controle das finanças e a importância da educação financeira nas escolas são alguns dos temas debatidos pelos convidados Adenias Gonçalves Filho, educador e consultor financeiro, e Myrian Lund, planejadora financeira e professora de Finanças na Fundação Getulio Vargas.
A descoberta da música de concerto
No Brasil, a música de concerto, clássica ou erudita está atraindo cada vez mais jovens de todas as idades. Anahi Ravagnani, mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Paraná, e Eduardo Lakschevitz, professor do Instituto Villa-Lobos/Unirio, conversam sobre a formação de novos músicos e novas plateias no país.
Games: heróis ou vilões?
A influência dos jogos de ação no desenvolvimento e aprendizado de crianças e jovens divide opiniões: uns defendem que eles motivam o aprendizado e estimulam a criatividade, outros acreditam que prejudicam a capacidade de pensar e imaginar dos jovens. O game designer Hélio Sales Júnior fala sobre o assunto.
Paternidade na primeira infância
O perfil do pai contemporâneo compreende uma presença maior na vida dos filhos, por meio do acompanhamento escolar e do convívio social das crianças. A psicóloga Isabel Abelson e Thiago Queiroz, engenheiro e autor do blog Paizinho, Vírgula!, debatem o papel da figura paterna na primeira infância.
Big data
Os dados digitais que produzimos estão disponíveis para a análise de empresas e governos. Quem coleta e a quem pertencem essas informações? Os especialistas Juliana Sodré, pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ, e Daniel Chada, cientista de dados e especialista em tomada de decisões, conversam sobre o tema.
Publicidade infantil
Especialistas dizem que as crianças são sensíveis e vulneráveis às práticas de marketing. Mas as empresas as consideram como parte relevante do mercado. A publicitária, professora e consultora de empresas Nádia Rebouças e a psicóloga Laís Fontenelle conversam sobre a publicidade infantil.
Rituais em família
A importância dos rituais em família para o fortalecimento das relações interpessoais e das ligações afetivas é tema do programa. Juliana Puppin, psicóloga, e Moisés Groisman, psiquiatra, discutem as consequências da falta de diálogo, convívio e encontros no mundo contemporâneo.
Quando o humor não é levado a sério
O programa discute o que é o humor e aponta seus benefícios para a saúde. O psicanalista e professor do Departamento de Psicologia Clínica da USP, Daniel Kupermann, e Claudio Torres Gonzaga, humorista, ator, redator e um dos fundadores do grupo Comédia em Pé, explicam como o texto humorístico reflete o cotidiano.
Adolescentes e álcool
Mais da metade dos adolescentes brasileiros experimentou bebidas alcoólicas antes dos 16 anos de idade. Jairo Werner, psiquiatra da infância e adolescência e professor na UFF e na Uerj, e Érica Canarim, psicóloga formada pela Uerj, discorrem sobre o consumo de álcool na adolescência e seus riscos à saúde.
Arte urbana
Diversas cidades do mundo ocupam o espaço público com murais, esculturas, pequenas e grandes intervenções artísticas. Marcelo Ment, grafiteiro e arte-educador, e Marco Antonio Teobaldo, jornalista e mestre em Curadoria em Exposições de Artes Visuais em Novas Tecnologias, contam como o grafite, nascido na década de 1970, cresceu e ganhou as galerias.
Arqueologia urbana
O programa destaca a relação entre os patrimônios arqueológico, histórico e artístico de uma cidade. Washington Fajardo, arquiteto e urbanista, e Tânia Andrade Lima, arqueóloga e professora da UFRJ, conversam sobre os achados revelados pelas obras na região portuária, no centro e na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Violência contra a mulher
A violência contra a mulher atinge todas as classes sociais e econômicas. A psicóloga Ana Rocha, coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa da União Brasileira de Mulheres (UBM), e a defensora pública Arlanza Maria Rodrigues Rebello discorrem sobre o que alimenta as agressões físicas e psicológicas, a discriminação de gênero, a desigualdade social e o assédio sexual.
Alimentação é saúde
Karina Olbrisch, engenheira de alimentos, mestre e doutora em Ciência da Nutrição pela Unicamp, e Juliana Dias, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município do Rio (Consea-Rio), falam sobre o desafio de organizar o tempo, a vida e o bolso para buscar na mesa os benefícios para a própria saúde.
Sustentabilidade e lixo eletrônico
A ONU alerta que o crescente volume de lixo eletrônico representa uma séria ameaça ao meio ambiente e à saúde humana. André Trigueiro, jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela Coppe/UFRJ, explica como melhorar a gestão desse tipo de lixo e qual o papel da sociedade no consumo consciente e no descarte.
450 anos do Rio
Em 2015, o Rio de Janeiro completou 450 anos. A cidade nasceu no meio da guerra entre franceses e portugueses e foi, pouco a pouco, traçando a própria identidade. O historiador Milton Teixeira e o economista Carlos Lessa dão detalhes sobre a origem do Rio e buscam definir a carioquice.
Cidades resilientes
A campanha Construindo Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU), orienta governos a criarem estratégias de adaptação e resistência aos impactos causados pelos desastres naturais. Sérgio Besserman, mestre em economia pela PUC-Rio com ênfase em Economia do Meio Ambiente, fala sobre o tema.
Segurança alimentar
Segurança alimentar é a capacidade de um país produzir e dar acesso a alimentos de qualidade à população. Francisco Menezes, pesquisador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), ajuda a entender melhor esse desafio.
A vida após os 60
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil será, até 2025, o sexto país do mundo em número de idosos. A jornalista e autora do livro Novos velhos – viver e envelhecer bem, Léa Maria Reis, e Renato Veras, médico e diretor da Universidade da Terceira Idade (Unati) da Uerj, discutem o tema.
Combate ao trabalho infantil
Claudia Figueiredo, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da SMDS do Rio de Janeiro, e Carmen Maria Raymunda, assistente social do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nessa) da Uerj, discutem os instrumentos utilizados no Brasil para combater o trabalho infantil.
Excelência na Educação
Com mais de 97% das crianças de 6 a 14 anos na escola, alcançar uma educação de qualidade é o grande desafio do nosso país. Ilona Becskeházy, consultora em Educação, fala sobre a importância das avaliações externas de aprendizagem, a autoavaliação das escolas, o currículo único e a formação de professores. 
Conferência Nacional de Educação – Conae
A Conferência Nacional de Educação é o maior fórum de discussão sobre a educação do país e fornece os subsídios para o Plano Nacional de Educação (PNE). Veja um bate-papo com a professora da Faculdade de Educação da Uerj, Bertha do Valle, sobre as reuniões preparatórias para o segundo Conae. 
Gestão escolar
Neste episódio, a pedagoga Débora Dias Gomes fala sobre liderança, elaboração e implantação de um projeto político-pedagógico nas escolas, incentivo à participação da comunidade e dos pais e outros temas relacionados à gestão escolar.
Ficha Técnica

Indicação: escola e sociedade Formato: jornalístico Redação: Alessandra Sauberman, Eduardo Guedes, Luiz Eduardo Ricon e Patrícia Costa Direção: Tomil Gonçalves Apresentação: Cristina Amaral

Conceito & Ação
2018
Cidadania
Ciência e Tecnologia
Comportamento
Educação
A série promove a reflexão sobre as grandes questões da educação cidadã nos tempos atuais, com seus desafios, estratégias e práticas. Ética, economia criativa, música, meio ambiente, novas mídias e saúde do adolescente estão entre os temas debatidos. 
Episódios
Quem sou eu?
A pergunta que ocupa a maioria dos questionamentos da filosofia, da religião e da psicologia é o tema deste episódio. Edgar Lyra, professor de Filosofia na PUC-Rio e o rabino e escritor Nilton Bonder discutem se existe uma resposta definitiva.
Da internet à Bienal do Livro
O fenômeno dos youtubers na internet e no mercado editorial, a linguagem dos vlogs e a contribuição dos canais de vídeo para o crescimento da procura dos adolescentes pela leitura são questões abordadas pela pesquisadora da PUC-Rio Lígia Lana e pelo editor Guilherme Sucena.
Novas práticas na resolução de conflitos
A vida é conflito e o ser humano deve estar disposto a enfrentar desavenças. Kátia Rios, pedagoga e assistente de direção do Niap – Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, e Olivia Fürst, especialista em advocacia colaborativa, discutem o papel do mediador e a tolerância e a empatia como aspectos fundamentais para a boa convivência social.
Inovação
Andrea Ramal, educadora, escritora e professora da PUC-Rio, e Fernando Rochinha, diretor de Inovação na Coppe/UFRJ, conversam sobre o conceito de inovação, a diferença entre inovar e inventar, o perfil de um inovador e a tecnologia como instrumento pedagógico inovador.
Educação financeira
Características da nossa sociedade de consumo como o controle das finanças e a importância da educação financeira nas escolas são alguns dos temas debatidos pelos convidados Adenias Gonçalves Filho, educador e consultor financeiro, e Myrian Lund, planejadora financeira e professora de Finanças na Fundação Getulio Vargas.
A descoberta da música de concerto
No Brasil, a música de concerto, clássica ou erudita está atraindo cada vez mais jovens de todas as idades. Anahi Ravagnani, mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Paraná, e Eduardo Lakschevitz, professor do Instituto Villa-Lobos/Unirio, conversam sobre a formação de novos músicos e novas plateias no país.
Mente sã em corpo são
Hugo Leonardo Rodrigues Soares, pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental pela Uerj e em Medicina do Esporte pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), e Marcelo Migon, membro da Associação Internacional de Psiquiatria Esportiva, explicam como evitar que pessoas submetidas a intenso estresse tenham seu desempenho profissional comprometido.
Games: heróis ou vilões?
A influência dos jogos de ação no desenvolvimento e aprendizado de crianças e jovens divide opiniões: uns defendem que eles motivam o aprendizado e estimulam a criatividade, outros acreditam que prejudicam a capacidade de pensar e imaginar dos jovens. O game designer Hélio Sales Júnior fala sobre o assunto.
Paternidade na primeira infância
O perfil do pai contemporâneo compreende uma presença maior na vida dos filhos, por meio do acompanhamento escolar e do convívio social das crianças. A psicóloga Isabel Abelson e Thiago Queiroz, engenheiro e autor do blog Paizinho, Vírgula!, debatem o papel da figura paterna na primeira infância.
Big data
Os dados digitais que produzimos estão disponíveis para a análise de empresas e governos. Quem coleta e a quem pertencem essas informações? Os especialistas Juliana Sodré, pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ, e Daniel Chada, cientista de dados e especialista em tomada de decisões, conversam sobre o tema.
Publicidade infantil
Especialistas dizem que as crianças são sensíveis e vulneráveis às práticas de marketing. Mas as empresas as consideram como parte relevante do mercado. A publicitária, professora e consultora de empresas Nádia Rebouças e a psicóloga Laís Fontenelle conversam sobre a publicidade infantil.
Rituais em família
A importância dos rituais em família para o fortalecimento das relações interpessoais e das ligações afetivas é tema do programa. Juliana Puppin, psicóloga, e Moisés Groisman, psiquiatra, discutem as consequências da falta de diálogo, convívio e encontros no mundo contemporâneo.
Quando o humor não é levado a sério
O programa discute o que é o humor e aponta seus benefícios para a saúde. O psicanalista e professor do Departamento de Psicologia Clínica da USP, Daniel Kupermann, e Claudio Torres Gonzaga, humorista, ator, redator e um dos fundadores do grupo Comédia em Pé, explicam como o texto humorístico reflete o cotidiano.
Adolescentes e álcool
Mais da metade dos adolescentes brasileiros experimentou bebidas alcoólicas antes dos 16 anos de idade. Jairo Werner, psiquiatra da infância e adolescência e professor na UFF e na Uerj, e Érica Canarim, psicóloga formada pela Uerj, discorrem sobre o consumo de álcool na adolescência e seus riscos à saúde.
Arte urbana
Diversas cidades do mundo ocupam o espaço público com murais, esculturas, pequenas e grandes intervenções artísticas. Marcelo Ment, grafiteiro e arte-educador, e Marco Antonio Teobaldo, jornalista e mestre em Curadoria em Exposições de Artes Visuais em Novas Tecnologias, contam como o grafite, nascido na década de 1970, cresceu e ganhou as galerias.
Arqueologia urbana
O programa destaca a relação entre os patrimônios arqueológico, histórico e artístico de uma cidade. Washington Fajardo, arquiteto e urbanista, e Tânia Andrade Lima, arqueóloga e professora da UFRJ, conversam sobre os achados revelados pelas obras na região portuária, no centro e na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Violência contra a mulher
A violência contra a mulher atinge todas as classes sociais e econômicas. A psicóloga Ana Rocha, coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa da União Brasileira de Mulheres (UBM), e a defensora pública Arlanza Maria Rodrigues Rebello discorrem sobre o que alimenta as agressões físicas e psicológicas, a discriminação de gênero, a desigualdade social e o assédio sexual.
Alimentação é saúde
Karina Olbrisch, engenheira de alimentos, mestre e doutora em Ciência da Nutrição pela Unicamp, e Juliana Dias, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município do Rio (Consea-Rio), falam sobre o desafio de organizar o tempo, a vida e o bolso para buscar na mesa os benefícios para a própria saúde.
Sustentabilidade e lixo eletrônico
A ONU alerta que o crescente volume de lixo eletrônico representa uma séria ameaça ao meio ambiente e à saúde humana. André Trigueiro, jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela Coppe/UFRJ, explica como melhorar a gestão desse tipo de lixo e qual o papel da sociedade no consumo consciente e no descarte.
450 anos do Rio
Em 2015, o Rio de Janeiro completou 450 anos. A cidade nasceu no meio da guerra entre franceses e portugueses e foi, pouco a pouco, traçando a própria identidade. O historiador Milton Teixeira e o economista Carlos Lessa dão detalhes sobre a origem do Rio e buscam definir a carioquice.
Cidades resilientes
A campanha Construindo Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU), orienta governos a criarem estratégias de adaptação e resistência aos impactos causados pelos desastres naturais. Sérgio Besserman, mestre em economia pela PUC-Rio com ênfase em Economia do Meio Ambiente, fala sobre o tema.
Segurança alimentar
Segurança alimentar é a capacidade de um país produzir e dar acesso a alimentos de qualidade à população. Francisco Menezes, pesquisador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), ajuda a entender melhor esse desafio.
A vida após os 60
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil será, até 2025, o sexto país do mundo em número de idosos. A jornalista e autora do livro Novos velhos – viver e envelhecer bem, Léa Maria Reis, e Renato Veras, médico e diretor da Universidade da Terceira Idade (Unati) da Uerj, discutem o tema.
Combate ao trabalho infantil
Claudia Figueiredo, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da SMDS do Rio de Janeiro, e Carmen Maria Raymunda, assistente social do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nessa) da Uerj, discutem os instrumentos utilizados no Brasil para combater o trabalho infantil.
Excelência na Educação
Com mais de 97% das crianças de 6 a 14 anos na escola, alcançar uma educação de qualidade é o grande desafio do nosso país. Ilona Becskeházy, consultora em Educação, fala sobre a importância das avaliações externas de aprendizagem, a autoavaliação das escolas, o currículo único e a formação de professores. 
Conferência Nacional de Educação – Conae
A Conferência Nacional de Educação é o maior fórum de discussão sobre a educação do país e fornece os subsídios para o Plano Nacional de Educação (PNE). Veja um bate-papo com a professora da Faculdade de Educação da Uerj, Bertha do Valle, sobre as reuniões preparatórias para o segundo Conae. 
Gestão escolar
Neste episódio, a pedagoga Débora Dias Gomes fala sobre liderança, elaboração e implantação de um projeto político-pedagógico nas escolas, incentivo à participação da comunidade e dos pais e outros temas relacionados à gestão escolar.