Ops! Parece que você
não está cadastrado ainda.

Para assistir aos vídeos do Assista MultiRio, é necessário que você se cadastre. Não se preocupe: o cadastro é rápido e gratuito. Caso você já tenha um cadastro, faça seu login clicando na opção "login" no menu superior.

Clique aqui para fazer seu cadastro

assistindo agora...

O lugar escuro

Da experiência de conviver com o mal de Alzheimer, a jornalista Heloísa Seixas, três vezes finalista do Prêmio Jabuti, assinou seu primeiro livro de não ficção: o relato O lugar escuro. André Paes Leme, também convidado do programa, é o diretor da adaptação do livro para o teatro.

Biografia
Cultura
Literatura
No coração do Brasil
A escritora Geny Vilas-Novas, autora de Adeus, Rio Doce, e Victor Lopes, diretor do documentário Betinho – a esperança equilibrista, que retrata a vida do sociólogo Herbert de Souza, são os convidados para falar, respectivamente, sobre as obras.
Romance de formação
Rituais de passagem da adolescência para a idade adulta retratados na literatura. O romance O próximo da fila, de Henrique Rodrigues, descreve a trajetória de um adolescente morador da periferia. Pedro Pires, diretor artístico da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, comenta dois espetáculos de balé inspirados em Sonho de uma noite de verão e Romeu e Julieta, de Shakespeare.
Construções e transformações
O uso da imagem para construir visões de mundo e reconstruir lembranças. O livro de contos Dinamarca, do poeta e escritor Igor Dias, que mescla o banal e o extraordinário. Uma conversa com o autor e diretor de teatro Paulo de Moraes, sobre a peça Inútil a chuva, uma experiência cenográfica de grande impacto visual.
Contos e cantos
As mulheres protagonistas, a produção artística feminina, os temas, tramas e os personagens de dramas femininos. Participam do episódio a cantora e compositora Daúde, a jornalista e escritora Maria Christina Monteiro de Castro, e Thaïs Jacobsen, autora de O aconchego do veludo.
Contos e sonhos
A desenhista e cantora Stella Maris Rezende, escritora vencedora, em 2012, do prêmio Jabuti de melhor romance juvenil, com o livro A mocinha do Mercado Central, e Bianca Mól, roteirista e videocontadora de histórias do canal Garota Desdobrável, no YouTube, em um bate-papo sobre produções voltadas ao público infantil e juvenil.
Memória de família
As questões familiares na literatura e no teatro; a relação entre pais, filhos e irmãos, com seus segredos, alegrias, dores e culpas. Uma conversa com Francisco Azevedo, autor do romance O arroz de Palma, que narra a saga de cem anos de uma família que vem de Portugal para o Rio de Janeiro, e com Artur Ribeiro, ator, diretor e autor da peça Irmãos de sangue.
Rio visual
O Rio de Janeiro do início do século XX e o Rio de Janeiro da atualidade retratados a partir de suas ruas, seus monumentos e espaços populares. Um bate-papo com Aline Novaes, doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, autora de João do Rio e seus cinematographos, e com o poeta e designer gráfico André Vallias, autor de Oratório – encantação pelo Rio.
Amor e relação
Carlos Eduardo Leal, psicanalista e autor do romance A última palavra, e Ivan Sugahara, diretor da peça Beija-me como nos livros, em uma conversa sobre a busca da palavra exata para definir sentimentos. O amor, o desamor, a desilusão, o ciúme, a indiferença e as histórias de grandes clássicos românticos.
Lembranças preciosas
Obras que têm a delicadeza como característica principal, na forma e no conteúdo. O livro Na dobra do dia, de Marcelo Moutinho, aborda o universo carioca em crônicas cheias de lirismo. Na peça Santa, do ator e diretor Guilherme Leme Garcia, a dança é o fio condutor para um casal revisita os encontros e desencontros vividos no passado.
Arte e memória
Em destaque uma reunião de crônicas que exploram o humor e a ironia no livro A arte de mentir, do jornalista Cicero Sandroni, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). E o documentário Cauby – começaria tudo outra vez, do documentarista, jornalista e produtor Nelson Hoineff, que conta a história de sucesso do cantor Cauby Peixoto.
Rio de todos os tempos
O Rio de Janeiro em diferentes épocas e o que muda na relação do carioca com a cidade. Uma conversa com o escritor e tradutor Alexandre Kostolias, autor de Rio em seis tempos, e com o antropólogo e fotógrafo Milton Guran, curador da exposição O mar de Malta, que revela como o mar transformou a vida do habitante do Rio no início do século XX.
Sobre fatos
Fernando Moreira, jornalista e criador do blog Page Not Found, fala sobre o livro Baseado em fatos reais, com relatos de casos inusitados transformados em ficção. Já o ator e diretor Julio Adrião apresenta o monólogo A descoberta das Américas, que narra as aventuras de um homem rústico que escapa da Inquisição embarcando em uma das caravelas de Cristóvão Colombo.
Movimento jovem
A nova geração de artistas da cena musical carioca e das artes cênicas. Matheus Lima, ator da Companhia de Teatro Manual, bacharel em Artes Cênicas/Interpretação pela Unirio, e Fabiane Pereira, jornalista, autora do livro Som & pausa, falam sobre a diversidade de vozes e olhares de produtores culturais e músicos da cidade.
Ensaios urbanos
Os bens materiais e imateriais do Rio de Janeiro. Luiz Antonio Simas, mestre em História Social pela UFRJ e autor de Pedrinhas miudinhas – ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros; e Henrique Koifman, jornalista e autor do livro Fotodiário, com imagens registradas por telefone celular, conversam sobre a cultura da cidade na Zona Norte, nos subúrbios e, também, na Zona Sul.
O escritor e sua cidade
O carioca João do Rio e o paulistano Mário de Andrade, dois autores profundamente identificados com suas cidades de origem, servem de inspiração para obras contemporâneas. Mini Kerti, cineasta e diretora de filme baseado em livro de João do Rio, e Eduardo Jardim, autor do ensaio biográfico Eu sou trezentos – Mário de Andrade: vida e obra, falam sobre suas inspirações.
Jovens talentos
O romance policial Dias perfeitos, do advogado Raphael Montes, e o terror psicológico da trama. A montagem da peça Consertam-se imóveis, de Keli Freitas, atriz e dramaturga, que discute os limites éticos e filosóficos da verdade e da mentira.
O real e o inverossímil
Uma conversa com a escritora Ronize Aline, autora do livro de contos O ofício de Penélope, que alterna o convincente e o inverossímil, misturando histórias mágicas com o mundo real. Na peça Infância, tiros e plumas, dirigida por Inez Viana, um crime dentro do avião, lançando suspeitas sobre todos os passageiros.
Mitologias e lendas
A África imaginária e ancestral da peça Salina propõe uma reflexão sobre as raízes africanas do Brasil. No livro Sangue azul, o universo da mitologia presente na literatura fantástica traz elementos históricos, paixão, fugas e batalhas. Ana Teixeira, diretora da Companhia Amok de Teatro e codiretora da peça Salina, e Ana Carolina Delmas, doutoranda em História e autora do romance Sangue azul, são as convidadas.
Rio-Arpoador
O Rio de Janeiro em fotos de personalidades e a relação entre homem e natureza na paisagem. Uma conversa com o jornalista Nilo Dante, organizador do livro Gente do Rio – eles iluminaram a história, e com Frederico Mendes, repórter fotográfico, autor de Arpoador, com texto de Gilberto Braga.
Ecologia
Uma reflexão sobre o desequilíbrio causado no ecossistema pelos excessos da sociedade de consumo. Uma conversa com Felipe Süssekind, doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e autor do livro O rastro da onça: relações entre humanos e animais no Pantanal; e Luiz Felipe Reis, jornalista, cofundador da Polifônica Cia. de Teatro e autor da peça Estamos indo embora...
Amor jovem
A fragilidade das relações afetivas entre as novas gerações está presente nas obras de duas jovens realizadoras: Paula Gicovate, autora do romance Este é um livro sobre o amor, e Julia Rezende, cineasta e roteirista do filme Ponte aérea.
Lampião: bandido ou herói
Como a literatura infantojuvenil trata da figura de Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião. Afinal, ele foi bandido ou herói? Luciana Sandroni, autora do livro Lampião na cabeça, e Braulio Tavares, autor da adaptação para o teatro do livro Lampião e Lancelote, falam sobre o assunto.
Arte e artista
A arte contemporânea e o mercado. A poeta, romancista e artista visual, doutora em Letras pela PUC-Rio Laura Erber, autora do livro Esquilos de Pavlov (2013), e o ator Emílio de Mello, diretor do espetáculo Arte, de Yasmina Reza, falam sobre diferentes pontos de vista sobre a importância e o valor das obras.
Masculino/feminino
A relação cotidiana entre homens e mulheres na visão de 20 escritoras de variados estilos literários. André Tartarini, escritor e organizador da coletânea Manual literário para amar os homens (ou não), e Regiana Antonini, atriz, dramaturga e autora da peça Tô grávida, falam sobre as diferenças entre o masculino e o feminino na maneira de lidar com os desafios e as alegrias da vida.
Musica Brasilis
Do choro ao funk, da Proclamação da República ao governo atual: a música como crônica e retrato da história política e social do país. Uma conversa com André Diniz, historiador e coautor do livro A república cantada – a história do Brasil através da música, e com Rosana Lanzelotte, cravista e curadora da exposição Musica Brasilis – Rio 450 anos de música.
Nova mente
O impacto das novas tecnologias no cotidiano das pessoas. A psicoterapeuta Anna Lucia King, doutora em Saúde Mental pela UFRJ e autora do livro Nomofobia, e Letícia Stallone, linguista e curadora da exposição Virei viral, falam sobre a cultura do século XXI e a presença do mundo digital em nossas ações.
Olhar jovem
O escritor e dramaturgo Ricardo Hofstetter e o ator, diretor e professor de Teatro da UniRio André Paes Leme participam deste episódio sobre a literatura e a dramaturgia que falam diretamente aos adolescentes, utilizando recursos como seres fantásticos e temas como bullying e paquera na escola.
Rio 450
O jornalista Pedro Dória, autor de 1565 – enquanto o Brasil nascia: a aventura de portugueses, franceses, índios e negros na fundação do país, e o fotógrafo Roberto Rosa, autor do livro Rio, são os convidados do programa que aborda a fundação da cidade, a história da família Sá e dos povos tupis, e os primeiros cronistas do Rio.
Notícias da guerra
A participação dos pracinhas brasileiros ao lado dos países aliados, na Segunda Guerra Mundial, registrada em agendas e artigos assinados por combatentes, textos de correspondentes e outros documentos. O historiador Leo Christiano e a atriz Sylvia Bandeira, protagonista da peça Marlene Dietrich, são os convidados.
Suspense legal
Os romances forenses ou de suspense legal são um subgênero do romance policial, cujos personagens e as histórias são inspirados em casos jurídicos reais. Wilson Saad, advogado e escritor, autor dos livros O advogado maldito e Morte na Região dos Lagos, e o diretor Eduardo Tolentino, fundador do grupo Teatro Amador Produções Artísticas (Tapa), participam do programa.
Subúrbio e periferia
As produções artísticas dos subúrbios e periferias da cidade do Rio de Janeiro, com destaque para as coletâneas publicadas pelo projeto Alepa – A Literatura dos Espaços Populares – e para a exposição Do Valongo à favela, no Museu de Arte do Rio (MAR). Conversam sobre o assunto a escritora Adriana Kairos e Clarissa Diniz, curadora-assistente do MAR.
Noite carioca
Noite Carioca é um livro que conta a história da noite do Rio de Janeiro, desde a abertura dos salões, com a chegada da família real, até as manifestações da Lapa. Marcus Wagner, co-autor do livro Rio cultura da noite, e o artista plástico Jan Siebert contam como a vida noturna da cidade se tornou uma referência nacional.
Ariano Suassuna
Conheça a vida e a obra do paraibano Ariano Suassuna. O autor de Auto da Compadecida atuou como romancista, dramaturgo, ensaísta, poeta e professor. Juliana Lins, roteirista e autora do livro Ariano Suassuna – Um perfil biográfico, e Glaucia Rodrigues, produtora e diretora da peça Auto da Compadecida, são as convidadas do programa.
A caricatura brasileira
As caricaturas remontam ao século XIX no Brasil. Luciano Magno, escritor e pesquisador da história da caricatura, e Julieta Sobral, curadora da exposição J. Carlos em revista, discutem essa herança cultural tipicamente brasileira.
Vozes dissonantes
O brasileiro Lima Barreto e o russo Fiódor Dostoiévski, ambos jornalistas, foram testemunhas e vozes de seus tempos. A crítica feita por esses dois escritores aos valores predominantes em suas respectivas sociedades é o tema deste episódio. André Dias, escritor e doutor em Letras, e Pedro Emanuel, diretor de peça teatral baseada em romance de Dostoiévski, são os convidados.
A família na literatura
Por enquanto agora, da jornalista e escritora Maria Christina Drummond Monteiro de Castro, trata de relações familiares, sexualidade, religião, política. Também é destaque a peça Silêncio!, da autora e diretora Renata Mizrahi.
Documentários brasileiros
Consuelo Lins, professora, documentarista e escritora, autora dos livros Filmar o real e O documentário de Eduardo Coutinho, e Noilton Nunes, cineasta, diretor de A arte do renascimento – uma cinebiografia de Silvio Tendler, são os convidados para falar sobre a retomada do documentário brasileiro, nos anos 90, e sobre as produções contemporâneas no país.
Encontros e desencontros
O escritor Felipe Pena e o diretor teatral Tárik Puggina participam deste episódio, que aborda as diferentes nuances das crises conjugais na literatura e na dramaturgia.
Paisagem e mistério
Em livros ou filmes, o romance policial é um clássico, seja no Rio de Janeiro do século XVII ou no deserto do Atacama, no Chile. Acompanhe uma conversa com o escritor Alberto Mussa e também um bate-papo com o cineasta Jorge Durán sobre como o apelo à curiosidade é quase irresistível nessas histórias.
Paixão nacional
A trajetória e a mitologia do futebol carioca contadas nas histórias de seus principais times e o futebol como tema de um espetáculo multimídia em um bate-papo com a escritora Cláudia Mattos e, também, com o diretor teatral Gustavo Gasparani.
Cultura árabe
A poesia, a mitologia, as riquezas históricas e literárias que compõem a cultura árabe e como vivem os jovens cariocas que adotaram o islamismo como religião. Paulo Halm, roteirista e diretor do documentário Hijab, e Alberto Mussa, autor do romance O enigma de Qaf, falam sobre o assunto.
A cultura de língua portuguesa
Os países lusófonos, falantes da língua portuguesa, compartilham expressões culturais, como a literatura, a música e o teatro. O programa traz Izabel Margato, professora da pós-graduação em Letras da PUC-Rio, e Tânia Pires, idealizadora e produtora do Festival de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip).
Estação Pernambuco
O tema é Pernambuco, um dos maiores centros de produção cultural do Nordeste. O diplomata Geraldo Holanda Cavalcanti e Clarissa Diniz, curadora da mostra Pernambuco experimental, apresentada no Museu de Arte do Rio/MAR, são os convidados.
Futebol na literatura
Lances históricos, a literatura e a dramaturgia dedicadas ao tema. Um bate-papo com Sérgio Rodrigues, ficcionista, crítico literário e jornalista, autor de romances como O drible, e com Henrique Tavares, autor e diretor de teatro, que escreveu À sombra das chuteiras imortais, adaptação para o palco da coletânea homônima de crônicas esportivas reunidas em livro de Nelson Rodrigues.
Futebol, paixão nacional
Flávio Carneiro, escritor, roteirista, crítico literário e autor do livro Passe de letra – futebol e literatura, e Renato Terra, diretor do documentário Fla x Flu – 40 minutos antes do nada, em uma conversa sobre as analogias entre futebol e literatura.
O melhor da produção infantojuvenil
A literatura feita para crianças, que trata de temas pouco frequentes no universo infantil. Rosa Amanda Strausz, escritora, especializada em novas configurações familiares, relações sociais entre classes e violência urbana, e Flávia Moretti, jornalista, idealizadora do festival de cinema infantil Superfantástico!, são as convidadas.
O estrangeiro na literatura
O que acontece quando diferentes modos de vida, culturas e línguas se integram na literatura e no cinema? Haron Gamal, professor, doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ e autor do ensaio Estrangeiros – o anfíbio cultural na prosa brasileira de ficção, e o cineasta Jorge Durán são os convidados do programa.
Lima Barreto
Os mistérios e a loucura de Lima Barreto, sua visceralidade e literatura são discutidos por Luciana Hidalgo, jornalista e doutora em Literatura Comparada pela UFRJ, e por Luiz Antônio Pilar, diretor da peça Lima Barreto, ao terceiro dia.
Busca e reencontro
A trajetória de busca, memória e reencontro é uma das fórmulas para a criação de uma manifestação artística. A documentarista Petra Costa e a jornalista e escritora Maria Silvia Camargo falam sobre esse processo.
Freud
Sigmund Freud e a descoberta do inconsciente, pulsões e desejos. O psicanalista e escritor Marco Antônio Coutinho Jorge e Ticiana Studart, diretora da peça Freud – a última sessão, falam sobre a vida e a obra do pai da psicanálise.
Chico Buarque: vida e obra
Chico Buarque é, sem dúvida, uma das figuras mais importantes da música e da cultura brasileiras como compositor, poeta e escritor. Regina Zappa, jornalista e autora da biografia Para seguir minha jornada – Chico Buarque, e Anna Bello, atriz e produtora da peça Na bagunça do seu coração, falam sobre o processo criativo do artista.
História da MPB
O pesquisador Ricardo Cravo Albin, autor do livro MPB, a história de um século, e o ator Diogo Vilela, que encenou a vida de Ary Barroso, falam sobre a evolução da música popular brasileira, traduzida em gêneros como samba, choro, baião, samba-canção, bossa nova e tropicalismo.
A cultura na era da internet
A internet revolucionou as formas de criar, produzir e comercializar uma obra. A professora e doutora em Comunicação Cristiane Costa e o produtor cultural Pedro Seiler discutem como a cultura tem se colocado na era da internet.
Realismo mágico
O realismo mágico foi um dos movimentos literários mais importantes do século XX, unindo o universo mágico e a realidade. Para falar sobre o assunto, o programa traz Karl Erik Schollhammer, escritor e doutor em Semiótica e Literatura Latino-americana, e Eduardo Nunes, cineasta diretor de Sudoeste.
Teatro do Absurdo
O Teatro do Absurdo, que surgiu no pós-guerra, evidencia a situação do sujeito perante a falência da humanidade. André Gardel, escritor, doutor em Letras e pós-doutor em Teoria do Teatro, e Camila Amado, atriz e diretora, junto com Delson Nunes, das peças A lição e A cantora careca, de Eugène Ionesco, falam sobre o tema.
Shakespeare
A grandeza poética e a linguagem teatral de Shakespeare estão em foco neste episódio, que conta com a participação de dois especialistas: a crítica teatral Barbara Heliodora e o diretor da peça R&J de Shakespeare – juventude interrompida, Joe Calarco.
Impressionismo
O contexto e as características do movimento artístico que surgiu na pintura e influenciou todas as outras artes. Vítor Hugo Adler Pereira, professor de Teoria da Literatura na Uerj, e Marcelo Mendonça, diretor executivo do Centro Cultural Banco do Brasil, são os convidados do programa.
Ficha Técnica

Indicação: escola e sociedade Formato: entrevista/documentário Roteiro: Leila Richers e Roberta Saboya Direção: André Glasner

Cidade de Leitores
2018
Cultura
Literatura
Séries
A literatura, os grandes escritores e as obras inesquecíveis estão em Cidade de Leitores. Com uma linguagem dinâmica e criativa, a série apresenta entrevistas que retratam alguma expressão artística em diálogo com a literatura e com especialistas que se aprofundam no tema.
Episódios
No coração do Brasil
A escritora Geny Vilas-Novas, autora de Adeus, Rio Doce, e Victor Lopes, diretor do documentário Betinho – a esperança equilibrista, que retrata a vida do sociólogo Herbert de Souza, são os convidados para falar, respectivamente, sobre as obras.
Romance de formação
Rituais de passagem da adolescência para a idade adulta retratados na literatura. O romance O próximo da fila, de Henrique Rodrigues, descreve a trajetória de um adolescente morador da periferia. Pedro Pires, diretor artístico da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, comenta dois espetáculos de balé inspirados em Sonho de uma noite de verão e Romeu e Julieta, de Shakespeare.
Construções e transformações
O uso da imagem para construir visões de mundo e reconstruir lembranças. O livro de contos Dinamarca, do poeta e escritor Igor Dias, que mescla o banal e o extraordinário. Uma conversa com o autor e diretor de teatro Paulo de Moraes, sobre a peça Inútil a chuva, uma experiência cenográfica de grande impacto visual.
Contos e cantos
As mulheres protagonistas, a produção artística feminina, os temas, tramas e os personagens de dramas femininos. Participam do episódio a cantora e compositora Daúde, a jornalista e escritora Maria Christina Monteiro de Castro, e Thaïs Jacobsen, autora de O aconchego do veludo.
Contos e sonhos
A desenhista e cantora Stella Maris Rezende, escritora vencedora, em 2012, do prêmio Jabuti de melhor romance juvenil, com o livro A mocinha do Mercado Central, e Bianca Mól, roteirista e videocontadora de histórias do canal Garota Desdobrável, no YouTube, em um bate-papo sobre produções voltadas ao público infantil e juvenil.
Memória de família
As questões familiares na literatura e no teatro; a relação entre pais, filhos e irmãos, com seus segredos, alegrias, dores e culpas. Uma conversa com Francisco Azevedo, autor do romance O arroz de Palma, que narra a saga de cem anos de uma família que vem de Portugal para o Rio de Janeiro, e com Artur Ribeiro, ator, diretor e autor da peça Irmãos de sangue.
Rio visual
O Rio de Janeiro do início do século XX e o Rio de Janeiro da atualidade retratados a partir de suas ruas, seus monumentos e espaços populares. Um bate-papo com Aline Novaes, doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, autora de João do Rio e seus cinematographos, e com o poeta e designer gráfico André Vallias, autor de Oratório – encantação pelo Rio.
Amor e relação
Carlos Eduardo Leal, psicanalista e autor do romance A última palavra, e Ivan Sugahara, diretor da peça Beija-me como nos livros, em uma conversa sobre a busca da palavra exata para definir sentimentos. O amor, o desamor, a desilusão, o ciúme, a indiferença e as histórias de grandes clássicos românticos.
Lembranças preciosas
Obras que têm a delicadeza como característica principal, na forma e no conteúdo. O livro Na dobra do dia, de Marcelo Moutinho, aborda o universo carioca em crônicas cheias de lirismo. Na peça Santa, do ator e diretor Guilherme Leme Garcia, a dança é o fio condutor para um casal revisita os encontros e desencontros vividos no passado.
Arte e memória
Em destaque uma reunião de crônicas que exploram o humor e a ironia no livro A arte de mentir, do jornalista Cicero Sandroni, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). E o documentário Cauby – começaria tudo outra vez, do documentarista, jornalista e produtor Nelson Hoineff, que conta a história de sucesso do cantor Cauby Peixoto.
Rio de todos os tempos
O Rio de Janeiro em diferentes épocas e o que muda na relação do carioca com a cidade. Uma conversa com o escritor e tradutor Alexandre Kostolias, autor de Rio em seis tempos, e com o antropólogo e fotógrafo Milton Guran, curador da exposição O mar de Malta, que revela como o mar transformou a vida do habitante do Rio no início do século XX.
Sobre fatos
Fernando Moreira, jornalista e criador do blog Page Not Found, fala sobre o livro Baseado em fatos reais, com relatos de casos inusitados transformados em ficção. Já o ator e diretor Julio Adrião apresenta o monólogo A descoberta das Américas, que narra as aventuras de um homem rústico que escapa da Inquisição embarcando em uma das caravelas de Cristóvão Colombo.
Movimento jovem
A nova geração de artistas da cena musical carioca e das artes cênicas. Matheus Lima, ator da Companhia de Teatro Manual, bacharel em Artes Cênicas/Interpretação pela Unirio, e Fabiane Pereira, jornalista, autora do livro Som & pausa, falam sobre a diversidade de vozes e olhares de produtores culturais e músicos da cidade.
Ensaios urbanos
Os bens materiais e imateriais do Rio de Janeiro. Luiz Antonio Simas, mestre em História Social pela UFRJ e autor de Pedrinhas miudinhas – ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros; e Henrique Koifman, jornalista e autor do livro Fotodiário, com imagens registradas por telefone celular, conversam sobre a cultura da cidade na Zona Norte, nos subúrbios e, também, na Zona Sul.
O escritor e sua cidade
O carioca João do Rio e o paulistano Mário de Andrade, dois autores profundamente identificados com suas cidades de origem, servem de inspiração para obras contemporâneas. Mini Kerti, cineasta e diretora de filme baseado em livro de João do Rio, e Eduardo Jardim, autor do ensaio biográfico Eu sou trezentos – Mário de Andrade: vida e obra, falam sobre suas inspirações.
Jovens talentos
O romance policial Dias perfeitos, do advogado Raphael Montes, e o terror psicológico da trama. A montagem da peça Consertam-se imóveis, de Keli Freitas, atriz e dramaturga, que discute os limites éticos e filosóficos da verdade e da mentira.
O real e o inverossímil
Uma conversa com a escritora Ronize Aline, autora do livro de contos O ofício de Penélope, que alterna o convincente e o inverossímil, misturando histórias mágicas com o mundo real. Na peça Infância, tiros e plumas, dirigida por Inez Viana, um crime dentro do avião, lançando suspeitas sobre todos os passageiros.
Mitologias e lendas
A África imaginária e ancestral da peça Salina propõe uma reflexão sobre as raízes africanas do Brasil. No livro Sangue azul, o universo da mitologia presente na literatura fantástica traz elementos históricos, paixão, fugas e batalhas. Ana Teixeira, diretora da Companhia Amok de Teatro e codiretora da peça Salina, e Ana Carolina Delmas, doutoranda em História e autora do romance Sangue azul, são as convidadas.
Rio-Arpoador
O Rio de Janeiro em fotos de personalidades e a relação entre homem e natureza na paisagem. Uma conversa com o jornalista Nilo Dante, organizador do livro Gente do Rio – eles iluminaram a história, e com Frederico Mendes, repórter fotográfico, autor de Arpoador, com texto de Gilberto Braga.
Ecologia
Uma reflexão sobre o desequilíbrio causado no ecossistema pelos excessos da sociedade de consumo. Uma conversa com Felipe Süssekind, doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e autor do livro O rastro da onça: relações entre humanos e animais no Pantanal; e Luiz Felipe Reis, jornalista, cofundador da Polifônica Cia. de Teatro e autor da peça Estamos indo embora...
Amor jovem
A fragilidade das relações afetivas entre as novas gerações está presente nas obras de duas jovens realizadoras: Paula Gicovate, autora do romance Este é um livro sobre o amor, e Julia Rezende, cineasta e roteirista do filme Ponte aérea.
Lampião: bandido ou herói
Como a literatura infantojuvenil trata da figura de Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião. Afinal, ele foi bandido ou herói? Luciana Sandroni, autora do livro Lampião na cabeça, e Braulio Tavares, autor da adaptação para o teatro do livro Lampião e Lancelote, falam sobre o assunto.
Arte e artista
A arte contemporânea e o mercado. A poeta, romancista e artista visual, doutora em Letras pela PUC-Rio Laura Erber, autora do livro Esquilos de Pavlov (2013), e o ator Emílio de Mello, diretor do espetáculo Arte, de Yasmina Reza, falam sobre diferentes pontos de vista sobre a importância e o valor das obras.
Masculino/feminino
A relação cotidiana entre homens e mulheres na visão de 20 escritoras de variados estilos literários. André Tartarini, escritor e organizador da coletânea Manual literário para amar os homens (ou não), e Regiana Antonini, atriz, dramaturga e autora da peça Tô grávida, falam sobre as diferenças entre o masculino e o feminino na maneira de lidar com os desafios e as alegrias da vida.
Musica Brasilis
Do choro ao funk, da Proclamação da República ao governo atual: a música como crônica e retrato da história política e social do país. Uma conversa com André Diniz, historiador e coautor do livro A república cantada – a história do Brasil através da música, e com Rosana Lanzelotte, cravista e curadora da exposição Musica Brasilis – Rio 450 anos de música.
Nova mente
O impacto das novas tecnologias no cotidiano das pessoas. A psicoterapeuta Anna Lucia King, doutora em Saúde Mental pela UFRJ e autora do livro Nomofobia, e Letícia Stallone, linguista e curadora da exposição Virei viral, falam sobre a cultura do século XXI e a presença do mundo digital em nossas ações.
Olhar jovem
O escritor e dramaturgo Ricardo Hofstetter e o ator, diretor e professor de Teatro da UniRio André Paes Leme participam deste episódio sobre a literatura e a dramaturgia que falam diretamente aos adolescentes, utilizando recursos como seres fantásticos e temas como bullying e paquera na escola.
Rio 450
O jornalista Pedro Dória, autor de 1565 – enquanto o Brasil nascia: a aventura de portugueses, franceses, índios e negros na fundação do país, e o fotógrafo Roberto Rosa, autor do livro Rio, são os convidados do programa que aborda a fundação da cidade, a história da família Sá e dos povos tupis, e os primeiros cronistas do Rio.
Notícias da guerra
A participação dos pracinhas brasileiros ao lado dos países aliados, na Segunda Guerra Mundial, registrada em agendas e artigos assinados por combatentes, textos de correspondentes e outros documentos. O historiador Leo Christiano e a atriz Sylvia Bandeira, protagonista da peça Marlene Dietrich, são os convidados.
Suspense legal
Os romances forenses ou de suspense legal são um subgênero do romance policial, cujos personagens e as histórias são inspirados em casos jurídicos reais. Wilson Saad, advogado e escritor, autor dos livros O advogado maldito e Morte na Região dos Lagos, e o diretor Eduardo Tolentino, fundador do grupo Teatro Amador Produções Artísticas (Tapa), participam do programa.
Subúrbio e periferia
As produções artísticas dos subúrbios e periferias da cidade do Rio de Janeiro, com destaque para as coletâneas publicadas pelo projeto Alepa – A Literatura dos Espaços Populares – e para a exposição Do Valongo à favela, no Museu de Arte do Rio (MAR). Conversam sobre o assunto a escritora Adriana Kairos e Clarissa Diniz, curadora-assistente do MAR.
Noite carioca
Noite Carioca é um livro que conta a história da noite do Rio de Janeiro, desde a abertura dos salões, com a chegada da família real, até as manifestações da Lapa. Marcus Wagner, co-autor do livro Rio cultura da noite, e o artista plástico Jan Siebert contam como a vida noturna da cidade se tornou uma referência nacional.
Ariano Suassuna
Conheça a vida e a obra do paraibano Ariano Suassuna. O autor de Auto da Compadecida atuou como romancista, dramaturgo, ensaísta, poeta e professor. Juliana Lins, roteirista e autora do livro Ariano Suassuna – Um perfil biográfico, e Glaucia Rodrigues, produtora e diretora da peça Auto da Compadecida, são as convidadas do programa.
A caricatura brasileira
As caricaturas remontam ao século XIX no Brasil. Luciano Magno, escritor e pesquisador da história da caricatura, e Julieta Sobral, curadora da exposição J. Carlos em revista, discutem essa herança cultural tipicamente brasileira.
Vozes dissonantes
O brasileiro Lima Barreto e o russo Fiódor Dostoiévski, ambos jornalistas, foram testemunhas e vozes de seus tempos. A crítica feita por esses dois escritores aos valores predominantes em suas respectivas sociedades é o tema deste episódio. André Dias, escritor e doutor em Letras, e Pedro Emanuel, diretor de peça teatral baseada em romance de Dostoiévski, são os convidados.
A família na literatura
Por enquanto agora, da jornalista e escritora Maria Christina Drummond Monteiro de Castro, trata de relações familiares, sexualidade, religião, política. Também é destaque a peça Silêncio!, da autora e diretora Renata Mizrahi.
Documentários brasileiros
Consuelo Lins, professora, documentarista e escritora, autora dos livros Filmar o real e O documentário de Eduardo Coutinho, e Noilton Nunes, cineasta, diretor de A arte do renascimento – uma cinebiografia de Silvio Tendler, são os convidados para falar sobre a retomada do documentário brasileiro, nos anos 90, e sobre as produções contemporâneas no país.
Encontros e desencontros
O escritor Felipe Pena e o diretor teatral Tárik Puggina participam deste episódio, que aborda as diferentes nuances das crises conjugais na literatura e na dramaturgia.
Paisagem e mistério
Em livros ou filmes, o romance policial é um clássico, seja no Rio de Janeiro do século XVII ou no deserto do Atacama, no Chile. Acompanhe uma conversa com o escritor Alberto Mussa e também um bate-papo com o cineasta Jorge Durán sobre como o apelo à curiosidade é quase irresistível nessas histórias.
Paixão nacional
A trajetória e a mitologia do futebol carioca contadas nas histórias de seus principais times e o futebol como tema de um espetáculo multimídia em um bate-papo com a escritora Cláudia Mattos e, também, com o diretor teatral Gustavo Gasparani.
Cultura árabe
A poesia, a mitologia, as riquezas históricas e literárias que compõem a cultura árabe e como vivem os jovens cariocas que adotaram o islamismo como religião. Paulo Halm, roteirista e diretor do documentário Hijab, e Alberto Mussa, autor do romance O enigma de Qaf, falam sobre o assunto.
A cultura de língua portuguesa
Os países lusófonos, falantes da língua portuguesa, compartilham expressões culturais, como a literatura, a música e o teatro. O programa traz Izabel Margato, professora da pós-graduação em Letras da PUC-Rio, e Tânia Pires, idealizadora e produtora do Festival de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip).
Estação Pernambuco
O tema é Pernambuco, um dos maiores centros de produção cultural do Nordeste. O diplomata Geraldo Holanda Cavalcanti e Clarissa Diniz, curadora da mostra Pernambuco experimental, apresentada no Museu de Arte do Rio/MAR, são os convidados.
Futebol na literatura
Lances históricos, a literatura e a dramaturgia dedicadas ao tema. Um bate-papo com Sérgio Rodrigues, ficcionista, crítico literário e jornalista, autor de romances como O drible, e com Henrique Tavares, autor e diretor de teatro, que escreveu À sombra das chuteiras imortais, adaptação para o palco da coletânea homônima de crônicas esportivas reunidas em livro de Nelson Rodrigues.
Futebol, paixão nacional
Flávio Carneiro, escritor, roteirista, crítico literário e autor do livro Passe de letra – futebol e literatura, e Renato Terra, diretor do documentário Fla x Flu – 40 minutos antes do nada, em uma conversa sobre as analogias entre futebol e literatura.
O melhor da produção infantojuvenil
A literatura feita para crianças, que trata de temas pouco frequentes no universo infantil. Rosa Amanda Strausz, escritora, especializada em novas configurações familiares, relações sociais entre classes e violência urbana, e Flávia Moretti, jornalista, idealizadora do festival de cinema infantil Superfantástico!, são as convidadas.
O estrangeiro na literatura
O que acontece quando diferentes modos de vida, culturas e línguas se integram na literatura e no cinema? Haron Gamal, professor, doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ e autor do ensaio Estrangeiros – o anfíbio cultural na prosa brasileira de ficção, e o cineasta Jorge Durán são os convidados do programa.
Lima Barreto
Os mistérios e a loucura de Lima Barreto, sua visceralidade e literatura são discutidos por Luciana Hidalgo, jornalista e doutora em Literatura Comparada pela UFRJ, e por Luiz Antônio Pilar, diretor da peça Lima Barreto, ao terceiro dia.
Busca e reencontro
A trajetória de busca, memória e reencontro é uma das fórmulas para a criação de uma manifestação artística. A documentarista Petra Costa e a jornalista e escritora Maria Silvia Camargo falam sobre esse processo.
Freud
Sigmund Freud e a descoberta do inconsciente, pulsões e desejos. O psicanalista e escritor Marco Antônio Coutinho Jorge e Ticiana Studart, diretora da peça Freud – a última sessão, falam sobre a vida e a obra do pai da psicanálise.
Chico Buarque: vida e obra
Chico Buarque é, sem dúvida, uma das figuras mais importantes da música e da cultura brasileiras como compositor, poeta e escritor. Regina Zappa, jornalista e autora da biografia Para seguir minha jornada – Chico Buarque, e Anna Bello, atriz e produtora da peça Na bagunça do seu coração, falam sobre o processo criativo do artista.
O lugar escuro
Da experiência de conviver com o mal de Alzheimer, a jornalista Heloísa Seixas, três vezes finalista do Prêmio Jabuti, assinou seu primeiro livro de não ficção: o relato O lugar escuro. André Paes Leme, também convidado do programa, é o diretor da adaptação do livro para o teatro.
História da MPB
O pesquisador Ricardo Cravo Albin, autor do livro MPB, a história de um século, e o ator Diogo Vilela, que encenou a vida de Ary Barroso, falam sobre a evolução da música popular brasileira, traduzida em gêneros como samba, choro, baião, samba-canção, bossa nova e tropicalismo.
A cultura na era da internet
A internet revolucionou as formas de criar, produzir e comercializar uma obra. A professora e doutora em Comunicação Cristiane Costa e o produtor cultural Pedro Seiler discutem como a cultura tem se colocado na era da internet.
Realismo mágico
O realismo mágico foi um dos movimentos literários mais importantes do século XX, unindo o universo mágico e a realidade. Para falar sobre o assunto, o programa traz Karl Erik Schollhammer, escritor e doutor em Semiótica e Literatura Latino-americana, e Eduardo Nunes, cineasta diretor de Sudoeste.
Teatro do Absurdo
O Teatro do Absurdo, que surgiu no pós-guerra, evidencia a situação do sujeito perante a falência da humanidade. André Gardel, escritor, doutor em Letras e pós-doutor em Teoria do Teatro, e Camila Amado, atriz e diretora, junto com Delson Nunes, das peças A lição e A cantora careca, de Eugène Ionesco, falam sobre o tema.
Shakespeare
A grandeza poética e a linguagem teatral de Shakespeare estão em foco neste episódio, que conta com a participação de dois especialistas: a crítica teatral Barbara Heliodora e o diretor da peça R&J de Shakespeare – juventude interrompida, Joe Calarco.
Impressionismo
O contexto e as características do movimento artístico que surgiu na pintura e influenciou todas as outras artes. Vítor Hugo Adler Pereira, professor de Teoria da Literatura na Uerj, e Marcelo Mendonça, diretor executivo do Centro Cultural Banco do Brasil, são os convidados do programa.