Ops! Parece que você
não está cadastrado ainda.

Para assistir aos vídeos do Assista MultiRio, é necessário que você se cadastre. Não se preocupe: o cadastro é rápido e gratuito. Caso você já tenha um cadastro, faça seu login clicando na opção "login" no menu superior.

Clique aqui para fazer seu cadastro

assistindo agora...

Todos os caminhos levam à leitura

A leitura em um mundo de redes sociais. A professora Clarice Campos, da Sala de Leitura da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), fala sobre como fazer as novas gerações se apaixonarem pelos livros. Francisco Tadeu, animador da MultiRio e diretor de Aquitã, o indiozinho, da série Que medo!, comenta a produção, lançada, também, em uma coleção de livros infantis com realidade aumentada.

Leitura
Língua Portuguesa
Práticas Docentes
2019: Ano Internacional das Línguas Indígenas
O diretor do Museu do Índio do Rio de Janeiro, José Carlos Levinho, e a consultora da Unesco Chang Whan falam sobre a importância de se preservar as línguas indígenas. A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) declarou 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas. No mundo inteiro, elas somam mais de sete mil idiomas e 40% correm o risco de desaparecer, levando consigo parte da diversidade cultural humana.
Arboviroses
A coordenadora geral de Atenção Primária da Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, e a bióloga da Fiocruz Flávia Varandas falam sobre as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya. A incidência das três doenças aumentaram no Brasil no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Monteiro Lobato
As escritoras Sônia Travassos e Ana Lúcia Merege conversam sobre a obra de Monteiro Lobato. A obra do autor, expoente da literatura infantojuvenil brasileira, entrou em domínio público no início de 2019.
Turismo em toda parte
O doutor em História Rodrigo Rainha, idealizador do projeto Rolézinho Carioca, e a professora do curso de Turismo da UniRio Izabel Cristina Faria falam sobre como conhecer novos lugares ajuda a ampliar nossa percepção de mundo. Essas experiências, capazes de serem vivenciadas em nossas próprias cidades, podem ser agregadas à formação básica.
Vida digital: vale o que foi postado!
Os professores Henrique Antoun, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Luca Belli, da Fundação Getúlio Vargas, refletem sobre a relação entre privacidade e redes sociais. Eles falam sobre os cuidados que se deve ter antes de publicar algo nas redes e como instruir crianças e adolescentes a preservar a privacidade.
Vacinas, uma questão de saúde
A pediatra e mestre em Epidemiologia Eliane Matos dos Santos e a médica Cristina Lemos, da Superintendência de Vigilância em Saúde, reforçam a importância das vacinas e explicam por que é importante manter a carteira de vacinação em dia.
Gordofobia: o preconceito começa na infância
A nutricionista Camilla Estima e a psiquiatra Maria Francisca Mauro falam sobre o crescimento do sobrepeso e da obesidade em crianças e adolescentes, e refletem a respeito dos padrões de beleza estabelecidos que originam a gordofobia e o bullying.
Tecnologia e crianças pequenas
A professora de Psicologia da UFRJ Rosinda Oliveira e a professora de Tecnologias da Escola Parque Roberta de Jesus Fernandes Gonçalves refletem sobre o uso de aparelhos eletrônicos durante a primeira infância e até que ponto é saudável e estimulante confiar a distração de crianças pequenas a celulares, tablets e computadores.
Síndrome de Down
A psicopedagoga Valéria Oliveira, do Instituto Helena Antipoff, e a psicóloga Maria Fernanda Borges falam sobre os avanços e os desafios da inclusão de pessoas com síndrome de Down na sociedade.
Rio e suas escolas-patrimônio
O professor de História da Rede Pública Municipal de Ensino Washington Kuklinski, doutor pela PUC-SP, e a arquiteta Teresa Rosolem contam um pouco da história do Brasil e do Rio de Janeiro a partir da arquitetura de algumas das escolas da cidade. Saiba como alguns desses prédios influenciaram a cultura e políticas públicas.
Planejando o futuro
A professora de Língua Portuguesa Suiá Cavalcante, do Colégio Estadual Nilo Peçanha, e o professor de Geografia Rafael Macena, da E.M. Epitácio Pessoa, ajudam seus alunos a se preparar para a vida pós-escola. Eles falam como professores podem apresentar aos jovens as diversas opções de educação e profissionalização que existem após o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Crianças pelo meio ambiente
A professora Iolanda Nunes Rodrigues, do EDI Maria Berenice Parente (7ª CRE), e a chefe do serviço de educação ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Milena Goulart, falam sobre a importância de apresentar, desde cedo, conceitos da educação ambiental às crianças. Elas também apresentam possibilidades de como trabalhar o tema com a primeira infância.
Elas por elas
Os direitos das mulheres à igualdade e à proteção ultrapassa a esfera doméstica e devem ser abordados como uma questão mundial. O programa conversa com a diretora teatral Sílvia Monte, autora do espetáculo Por Elas, e a estudante de Relações Internacionais Mariama Bah, que veio da Gâmbia para o Brasil.
Escola, um lugar intergeracional
O episódio de #educa fala sobre as experiências e os ganhos da convivência entre diferentes gerações no ambiente escolar. As convidadas para conversar sobre o tema são a professora da UFRRJ Deise Luce de Souza Marques e a psicóloga Maria de Nazaré Amaral Avelino da Silva, do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
O desafio da primeira aula
O desafio da primeira aula, seja em uma escola ou turma novas, exige planejamento. O programa traz Maria Luiza Süssekind, professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unirio, e Gyzelle Almeida, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da PUC-Rio, para falar sobre formação dos professores e preparação para as aulas.
Sala de aula invertida
No conceito de sala de aula invertida, o aluno assume a responsabilidade pelo estudo teórico e a aula presencial serve como aplicação prática dos conceitos estudados. Para conversar sobre o assunto, #educa recebe a coordenadora central de Educação à Distância da PUC-Rio, Gilda Helena Bernardino e Felipe Rodrigues, que estuda Matemática Aplicada na UFRJ.
100 anos de Bauhaus
Para falar sobre uma das escolas de arte mais importantes da história, o programa recebeu o arquiteto, urbanista e artista plástico Dietmar Starke e Mônica Ferreira da Silva, que leciona artes visuais na Escola Municipal República Árabe da Síria (10ª CRE).
Cultura dos jogos na escola
O coordenador do Núcleo de Games, Atividades e Metodologia de Ensino do Colégio Pedro II, Marcos Rodrigues Ornellas de Lima, e o gerente geral da Brasil Game Show, Renan Barreto, participam de um bate-papo sobre a cultura de jogos na escola.
Retrospectiva 2018
Em 2018, o #educa continuou conectando especialistas, professores e estudantes em torno de assuntos do cotidiano escolar, como infância, avaliações, mediação de conflitos, raciocínio lógico e muito mais. Confira o programa especial e relembre conversas marcantes que foram ao ar neste ano. 
Solidariedade
O psiquiatra e monge budista Alcio Braz e a professora Francisca Mendes, da E.M. Abelardo Chacrinha Barbosa (2ª CRE), na Rocinha, conversam sobre solidariedade e a importância de ser altruísta.
2019 sustentável
O economista Sergio Besserman e a professora de Ciências Cilene Mara, da E.M. Profª Myrthes Wenzel (10ª CRE), em Guaratiba, falam sobre ações individuais e coletivas que podem ser feitas para melhorar a condição ambiental do planeta.
Céu de estrelas
O diretor da Fundação Planetário do Rio, Alexandre Cherman, e o professor de Ciências José Ricardo Pereira, da E.M. Epitácio Pessoa (2ª CRE), falam sobre como despertar o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral. Em 2018, 54 estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram premiados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Profissões do futuro
O especialista em Inteligência Computacional Christian Aranha e o professor de Geografia Rafael Macena conversam sobre as habilidades e competências exigidas por um mercado de trabalho em constante transformação.
Férias sem sedentarismo
O professor de Educação Física João Carlos do Rosário e o nutricionista Hugo Marques, do Instituto de Nutrição Annes Dias, dão dicas para manter uma rotina de atividade física com as crianças nas férias e evitar o sedentarismo.
Férias que cabem no bolso
O professor Roberto Antunes, coordenador de História da SME, e Viviane Feijó, especialista em recreação do Sesc Rio, sugerem atividades gratuitas de cultura e de lazer para curtir o período de férias.
ISTs: prevenção e atenção
A psicóloga Dilma Medeiros, do Programa Saúde na Escola (PSE Carioca), e o médico Fernando Ferry, diretor do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, conversam sobre a prevenção e o tratamento da Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis, especialmente entre jovens.
Altas habilidades
As professoras Claudia Feijó, da E.M. José de Alencar (2ª CRE), e Cristina Delou, do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF, conversam sobre crianças com altas habilidades e como a escola pode atendê-las e estimulá-las.
Matrícula na Rede 2019
As professoras Aline Rezende, coordenadora de matrícula da Secretaria Municipal de Educação, e Tatiane Cunha, especialista em Educação Especial, explicam como realizar a matrícula na Rede Pública Municipal de Ensino para o ano letivo de 2019.
Janelas do movimento negro
A antropóloga e cineasta Milena Manfredini, do Coletivo Nuvem Negra, fala sobre o uso das mídias sociais como ferramenta de fortalecimento do movimento negro.
Teatro negro
O ator e produtor Drayson Menezzes, fundador do Coletivo Preto, e a professora de Artes Cênicas Rennata Feitosa, da E.M. Dorcelina Gomes da Costa, falam sobre a importância e a influência da cultura negra no Brasil e no mundo.
Manoel de Barros - Flirme
A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).
Educação: Rio sustentável
O coordenador geral do Escritório de Planejamento da Casa Civil, Daniel Mancebo, e o professor Carlos Henrique de Oliveira, diretor adjunto da E.M. Emma D'avila de Camillis, falam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela ONU, e como o poder público e as escolas devem incorporar esse tema a suas ações.
Da língua padrão aos memes: o que você precisa saber sobre isso?
A escritora Suzana Vargas, diretora do Instituto Estação das Letras, e a professora Luana Rezende, diretora adjunta do EDI Irmã Margarita Alarcon (2ª CRE), conversam sobre a relação entre a norma padrão da língua portuguesa e a escrita não convencional da internet. Elas sugerem formas de aliar essas práticas.
Raciocínio lógico
A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.
Dança e identidade
A coordenadora da Mostra Municipal de Dança da SME, Cláudia Petrina, e a professora Vanessa Ramos, do Ciep José Pedro Varela (1ª CRE), falam sobre a dança como aliada na construção de conhecimento.
Especial MultiRio 25 anos
Episódio especial e comemorativo dos 25 anos da MultiRio, transmitido direto do Teatro Ipanema. Entrevistas, depoimentos e vídeos relembram a trajetória da empresa e sua atuação junto à Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
Games (4ª CRE)
No décimo primeiro #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, a professora Janine Veiga, da E.M. São João Batista, e o assessor Antonio Marcelo Ferreira, da equipe de desenvolvimento de jogos da MultiRio, falam sobre como os jogos podem auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.
TV (10ª CRE)
No décimo #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o professor de Artes Claudio Garcia, da E.M. Narcisa Amália, e Alessandra Sauberman, assessora do Núcleo de Audiovisual da MultiRio e diretora da série #educa, conversam sobre as possibilidades da TV como mídia para a educação.
Mídias digitais (9ª CRE)
No nono #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, a professora de Matemática Maria Cristina Neves, das escolas municipais Dr. Jair Tavares de Oliveira e Paulo Renato Souza, e o jornalista Renan Prado, assessor de Comunicação Digital e Impressos da MultiRio, conversam sobre as mídias digitais e como elas podem ser utilizadas em sala de aula.
Educação para a cidade (8ª CRE)
No oitavo #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o professor de História José Marcos Couto, da E.M. Átila Nunes e um dos dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10, e o assessor da MultiRio Luiz Eduardo Ricon, da Diretoria de Mídia e Educação, falam sobre a relação entre escola e comunidade e o desafio de educar para a cidadania.
Mídia impressa e digital na escola (6ª CRE)
No sétimo #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, a professora de História Márcia Elisa Rendeiro, colaboradora e membro do conselho editorial do jornal Nós da Rede, e o jornalista Ivan Kasahara, assessor da MultiRio, falam sobre as semelhanças e as diferenças entre as mídias digital e impressa e seus usos na escola.
Cinema na escola (11ª CRE)
No sexto #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o diretor adjunto da E.M. Conjunto Praia da Bandeira, Eduardo Santos, e o assessor da Diretoria de Mídia e Educação da MultiRio Pierre Meireles falam sobre a linguagem cinematográfica e as possibilidades de usá-la na escola.
Rádio na escola (5ª CRE)
No quinto #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o coordenador da web rádio da MultiRio, Daniel Sant'Anna, e o professor Vitor Caetano, da Sala de Leitura da E.M. Mozart Lago, falam sobre as possibilidades de uso da mídia radiofônica na escola.
Animação (2ª CRE)
No quarto #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o assessor de Artes Gráficas e Animação da Empresa, Marcelo Salerno, e a professora Amália Araújo, do Ciep Presidente Agostinho Neto, falam sobre o uso da animação em produtos educativos e em sala de aula.
Youtubers (7ª CRE)
No terceiro #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o diretor da série Tempo deEstudar, Guilherme Reis, e a professora Juliana Ferreira, da E.M. Desembargador Ney Palmeiro (7ª CRE), falam sobre o uso pedagógico de vídeos em redes sociais.
Habilidades socioemocionais
A vice-diretora da Escola de Formação Paulo Freire, Marisangela Siqueira, e a orientadora educacional da Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro, Adriana Antunes, falam sobre a importância de estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes.
Ilustração (3ª CRE)
No segundo #educa itinerante, que faz parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o animador e ilustrador da Empresa, Eduardo Duval, e a professora de Artes Sabrinne Monteiro, da E.M. Ceará, falam sobre técnicas e funções da ilustração e como utilizá-las de forma pedagógica.
Tem novidade na escola!
Os professores Fábio Dias e Heloísa Helena Oliveira, da E.M. Alberto Rangel e do Ciep Dr. Adão Pereira Nunes, respectivamente, falam sobre suas iniciativas para aliviar o estresse dos alunos. Fábio oferece uma eletiva de crochê aos estudantes, enquanto Heloísa pratica ioga com suas turmas.
Arte e mídia (1ª CRE)
No primeiro #educa itinerante, que faz parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o diretor artístico da MultiRio, Tomil Gonçalves, e o professor de Artes Cênicas Lindomar Araújo, diretor do Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles (1ª CRE), falam sobre o papel das mídias no ensino das artes.
Copa dos Refugiados
Idealizada pela ONG África no Coração, a Copa dos Refugiados busca promover a integração social de migrantes e refugiados. O presidente da ONG, Jean Katumba, e o professor Carlos Alberto Rodrigues, diretor-adjunto da E.M. Alencastro Guimarães (2ª CRE), falam sobre a competição, a situação dos refugiados e o papel das escolas municipais no acolhimento desse público.
Quando o museu é a escola
Como relacionar o conhecimento acumulado dos museus com as escolas. A diretora de Programação do Museu do Amanhã, Adriana Karla Rodrigues conta como a instituição permite o diálogo com as escolas e a comunidade do entorno.
O Rio de Machado
Como usar a obra de Machado de Assis em sala de aula e relacioná-la à história e à geografia da cidade do Rio de Janeiro? A mestranda em Geografia pela Uerj Sheila Carvalho e a escritora Luciana Sandroni falam sobre o potencial pedagógico dos livros do Bruxo do Cosme Velho.
Quando a universidade vai à escola
A professora da UFRJ Debora Foguel, idealizadora do projeto UFRJ Doa Uma Aula, e Fabio Bastos, professor de Educação Física do GEO Nelson Prudêncio - Ilha do Governador e idealizador do projeto Partilha Pedagógica (11ª CRE), falam sobre a importância de aproximar a universidade da educação básica.
Descansar é preciso
Práticas de relaxamento, meditação e cuidado com a saúde vocal para professores e funcionários de escolas se recuperarem física e mentalmente. Com Lucas Medeiros, médico e professor da UNIRIO, especialista em medicina do estilo de vida; e Isabela Poli, fonoaudióloga do Programa Saúde Vocal do professor, da SME.  
Folclore
Como aproximar os jovens das lendas e tradições da cultura nacional e trabalhar o folclore além das efemérides. Para falar sobre o tema, Ana Cretton, arte-educadora do Museu de Folclore; e Cecília Eisfel, educadora Museu Casa do Pontal.        
Alimentação orgânica nas escolas
Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação busca diversificar o cardápio da Rede estimulando a agricultura familiar e orgânica. O professor de técnicas agrícolas Lucio Teixeira, que leciona no Ciep Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (9ª CRE); e Patrícia Costa, representante do Instituto de Nutrição Annes Dias falam sobre a importância do projeto.
Onde você esconde seu racismo?
O Brasil é o país com a maior população negra fora da África. Ao todo, mais de 50% dos brasileiros se consideram negros ou pardos. O professor e ator Rodrigo França e a atriz, diretora e professora de Artes Cênicas Vilma Melo falam sobre o papel da escola no debate sobre o racismo.
Heróis do Tabuleiro
A professora de Educação Física Fátima Bispo iniciou o projeto Heróis do Tabuleiro em 2005, em escolas da 7ª CRE. Hoje, a ação, que utiliza o potencial pedagógico do xadrez, se espalha por toda a Rede Municipal. Ela fala sobre o projeto e os benefícios do tradicional jogo de tabuleiro.
Fake news
O crescente fenômeno das fake news preocupa pais e educadores. Os jornalistas Claudio Soares e Creso Soares Júnior, professor da PUC-Rio, falam sobre essa questão e explicam como é possível checar a veracidade de notícias e informações que circulam pela internet e por aplicativos de mensagem.
Virando o jogo
A Copa do Mundo é uma oportunidade para trabalhar diversos conteúdos curriculares e extracurriculares. Os professores Jorge Pereira, diretor da E.M. Silveira Sampaio, em Curicica, e Denise Acioly, da E.M. Luiz Camilo, em Jacarepaguá, ambas da 7ª CRE, falam sobre as atividades que organizaram em suas unidades a partir do evento esportivo.
Nas trilhas da preservação
A cidade do Rio de Janeiro tem diversas opções de trilhas ambientais. O professor de Ciências Luciano Tadeu de Mendonça, da E.M. Charles Dickens (9ª CRE), em Campo Grande, utiliza-as em sua prática pedagógica e aborda conteúdos curriculares a partir das áreas verdes da cidade. Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental, ele fala sobre como explorar o potencial educador das florestas urbanas.
Dia Mundial do Meio Ambiente
Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.
Infância e depressão
A depressão é cada vez mais recorrente entre crianças e adolescentes. Para discutir o tema, o programa recebe o psicólogo Alexandre dos Santos Costa, membro do Niap – Núcleo de Apoio às Unidades Escolares da SME, e a psicanalista Mônica Carvalho Pinto, coordenadora técnica do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Maré.
Matemática de ouro
O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre essa conquista e sobre o ensino de Matemática no país.
A importância da formação continuada
O diretor da Escola de Formação Paulo Freire fala sobre os novos projetos e atribuições da instituição, que completa seis anos em 2018. Os cursos de capacitação e formação foram ampliados e, além dos professores, agora também atendem aos gestores e ao pessoal técnico-administrativo.
Autoavaliação
O secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, César Benjamin, fala sobre o processo de autoavaliação das unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
A nova História
Os professores Diego Knack, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), e Fábio Carvalho, da Escola Municipal Mendes Viana (5ª CRE), apresentadores do Tempo de Estudar - História, falam sobre sobre novas metodologias e interdisciplinaridade no ensino de História.
Todo o mundo na Rede
As escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio recebem cada vez mais alunos de diversas partes do mundo, como Haiti, Angola, Síria, entre outros. A professora e pesquisadora da UFRRJ Miriam Santos fala sobre como a comunidade escolar pode aproveitar esse intercâmbio cultural.
As relações na Educação Infantil
A professora Andréa Barros, gerente de Educação da 4ª CRE, fala sobre como lidar com a personalidade de cada criança na Educação Infantil.
Cinema na escola
Como o cinema pode contribuir para a aprendizagem e ajudar no desenvolvimento de diversas habilidades. Elisabete Bullara, secretária-executiva do Cineduc - Cinema e Educação, e Lidia Santos Arruda, professora de História da E.M. Grécia (4ª CRE), falam sobre a importância de se trabalhar a linguagem audiovisual com os alunos.
Educação
O vice-presidente do Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Luiz Otávio Neves de Mattos, fala sobre a educação como direito de todos e sobre a importância da formação inicial e continuada dos professores.
Cultura indígena
A professora Daniele Rodrigues, coordenadora pedagógica do Ciep Poeta Cruz e Sousa, em Realengo, promove a cultura indígena durante todo o ano, não apenas no Dia do Índio. Ela orienta seus alunos a produzirem animações que retratam a diversidade dos povos indígenas do Brasil. Os vídeos são exibidos em festivais e fazem parte do acervo do Museu do Índio.
O que o bullying fez com você?
O bullying pode provocar consequências por toda a vida. A neuropsicopedagoga Neide Barros explica como lidar, dentro e fora de sala de aula, com crianças e jovens que sofrem violência física e psicológica.
Literatura na escola
Para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado, em 18 de abril, os escritores Henrique Rodrigues e Sonia Rosa falam sobre como as escolas podem estimular a leitura não obrigatória.
Poesia nas escolas
A professora, escritora e psicanalista Ninfa Parreiras oferece sugestões de como as escolas podem trabalhar a poesia com os alunos, mesmo fora das aulas de Língua Portuguesa, e como incentivá-los a produzirem poemas.
Protagonismo juvenil
O professor Jaime Pacheco, coordenador do programa de Protagonismo Juvenil da SME, e a assistente social Marina Bueno, do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap), falam sobre a importância dos grêmios estudantis e outras formas de dar voz aos alunos.
Arte nas escolas
As professoras Jacqueline MacDowella e Lêda Aristides, da equipe de Artes da Secretaria Municipal de Educação, falam sobre a importância do ensino de Artes para o desenvolvimento socioemocional dos alunos.
Autismo
As professoras Catia Silva, do Ciep Adão Pereira Nunes (6ª CRE), em Irajá, e Juliana Cardoso, da E.M. Álvaro Alvim (8ª CRE), em Magalhães Bastos, falam sobre suas experiências na inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista (TEA).
Aplicativos educativos
Este episódio apresenta duas experiências com aplicativos que auxiliam na gestão escolar e no processo de ensino. O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela já tem mais de dois mil downloads e está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências, acesso ao currículo de diversos cientistas e muito mais.
Time de Alfabetizadores
A gerente de alfabetização da SME, Janaína Cruz, e a assistente da Gerência de Alfabetização Denise Cruz falam sobre o projeto Time de Alfabetizadores, que pretende garantir a plena alfabetização de todas as crianças da rede pública da cidade do Rio de Janeiro até o 2º ano do Ensino Fundamental.
Arboviroses
O pesquisador da Fiocruz Luciano Moreira, líder do World Mosquito Program Brasil, e a coordenadora de vigilância epidemiológica da SMS-Rio, Denise Arduini, falam sobre as novidades no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e da febre amarela urbana. Entre elas está o uso inovador da bactéria Wolbachia.
Sala de aula sem parede
Como expandir a aprendizagem para além do espaço físico das salas de aula? O professor de Mídias Digitais Marcio Gonçalves, das Faculdades Integradas Hélio Alonso, fala sobre o projeto Aula sem Paredes. Nas turmas do educador, o aluno é o produtor do conteúdo e o professor torna-se um mediador e facilitador, mais do que o detentor do saber.
Mulheres na educação carioca
A professora e pesquisadora de gênero e diversidade Cláudia Reis explica como o feminino entrou na educação e relembra as grandes mulheres nesta área. A especialista também fala sobre a importância do ensino de gênero nas escolas desde os primeiros anos, com foco no respeito e na construção de relações cada vez mais equânimes entre homens e mulheres.
Professores produtores de conteúdo
Atualmente, há muitos professores produzindo conteúdos variados, além de artigos científicos, que contribuem para a circulação de boas ideias e a ampliação do repertório entre os colegas. Neste episódio, os professores Jonas Santos e Márcia Elisa Rendeiro falam sobre suas experiências com o jornal Nós da Rede, feito por e para educadores da Secretaria Municipal de Educação.  
Aniversário do Rio
Para celebrar os 453 anos do Rio de Janeiro, este episódio traz o professor de Geografia João Baptista Ferreira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Ele coordena o projeto Roteiros Geográficos do Rio, que organiza visitas guiadas pela cidade.  
Tutoria e monitoria
A partir da experiência da professora de Ciências Inês Mauad, da E.M. Minas Gerais (2ª CRE), na Urca, o episódio discute a importância de tutores e monitores no ambiente escolar e como eles podem fazer a diferença no desempenho dos alunos. A professora montou com os alunos um clube de ciências no qual desenvolve um projeto em parceria com a Nasa.
Desafios da gestão escolar
A professora Marcela de Oliveira, diretora do Ginásio de Novas Tecnologias (Gente) André Urani (2ª CRE), na Rocinha, fala sobre a importância da gestão e do planejamento escolar e o quanto esses fatores, quando bem feitos, podem contribuir para a melhoria do ensino.
Afeto na escola
O professor Paulo Souza, diretor da E.M. Rodrigo Otávio Filho (5ª CRE), em Irajá, fala da importância da gestão afetiva e como as escolas podem trabalhar para manter um bom clima ao longo do ano.
Férias criativas
A jornalista Antonia Leite Barbosa dá dicas para montar roteiros criativos durante as férias e fugir dos shoppings e das telas de celulares, tablets e computadores. Entre as opções estão de museus a centros culturais, passando por passeios em praias e parques da cidade. Haja criatividade para levar as férias com a criançada em casa.
Férias ao ar livre
Para aproveitar as férias perto da natureza, este episódio, traz o gerente de Unidades de Conservação da Secretaria de Conservação e Meio Ambiente, James Delzio, que fala sobre os diversos parques do Rio de Janeiro e seus esquemas de visitação.  
Ensino técnico
O ensino profissionalizante pode facilitar a adaptação a certos cursos superiores e ser uma forma mais rápida de entrar no mercado de trabalho. A coordenadora do Ensino Técnico da Faetec, Márcia Farinazo apresenta as opções existentes no Rio de Janeiro e diz os cursos que oferecem especialização técnica.
Férias e obesidade infantil
Um estudo norte-americano indicou que o risco de crianças engordarem ou se tornarem obesas é maior durante as férias. A explicação é a redução das horas de sono e o aumento do tempo passado em frente aos aparelhos eletrônicos. A endocrinologista Rosita Fontes oferece alternativas para que esse período de descanso e lazer não se torne prejudicial à saúde.
Economia na volta às aulas
O economista Luiz Carlos Ewald, professor da Fundação Getulio Vargas, dá dicas para economizar na lista de material escolar e para aproveitar o que sobrou do ano anterior. Organizar compras coletivas também ajuda a reduzir os custos no início do ano
Como escolher a escola das crianças?
Quais são os critérios que pais e responsáveis devem considerar na hora de escolher a escola dos filhos? A psicopedagoga Ana Paula Loureiro e Costa oferece recomendações de como avaliar a proposta pedagógica, as instalações físicas, os recursos, a equipe de profissionais, entre outros fatores importantes para essa decisão.
Leitura nas férias
A professora e bibliotecária Cilene de Oliveira, da Gerência de Mídia e Educação da SME-Rio, dá dicas de como estimular a leitura durante as férias e fala da importância de incentivar o hábito de ler nas crianças.
Programa Saúde na Escola
A coordenadora do Programa Saúde na Escola na cidade do Rio de Janeiro, Dilma Cupti, explica a iniciativa e fala como a escola também é um lugar para se aprender sobre saúde. Os cuidados que os responsáveis devem ter quando a criança começa a frequentar a creche, a atenção à saúde bucal e a importância de um exame de vista na época da alfabetização são algumas das dicas oferecidas ao longo da entrevista.
Ciência no YouTube
Para aumentar o interesse por suas aulas, o professor de Ciências Edson Dionisio, da E.M. Finlândia (7ª CRE), em Jacarepaguá, criou com seus alunos um canal no Youtube. As experiências realizadas em sala de aula são gravadas pelos jovens e publicadas na internet.  
Peja
O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.
Orquestra nas Escolas
O programa Orquestra nas Escolas pretende atingir 80 mil alunos da Rede Pública Municipal de Ensino até 2020. Além da formação musical, o objetivo é fortalecer a cultura de paz nas escolas. A coordenadora do programa, Moana Martins, fala dos desafios e também do projeto Som+Eu, que inspirou a criação do Orquestra nas Escolas.
Neurociência e educação
Por que temos a impressão de que as crianças de hoje parecem ter nascido prontas para o mundo digital? O desenvolvimento cerebral, além de biológico, também é cultural? Como funciona o cérebro das crianças entre 2 e 5 anos? Essas são algumas das perguntas respondidas pelo neurocientista e professor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Roberto Lent, coordenador geral da Rede Nacional de Ciência para Educação.  
Escolas bilíngues
A professora-articuladora Gláucia Morais, da E.M. Afonso Várzea (3ª CRE), no Complexo do Alemão, fala sobre o programa de escolas bilíngues da Rede Municipal e os planos futuros da SME, que pretende inserir os idiomas francês e alemão. O objetivo é incentivar a imersão no idioma e na cultura das línguas estudadas.
Robótica nas escolas
O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.
Material adaptado para alunos com deficiência
O Instituto Helena Antipoff (IHA) é referência nacional em recursos pedagógicos adaptados a alunos com deficiência. A professora do IHA Maristela Conceição Dias Siqueira fala como escolas e educadores podem encontrar soluções para minimizar limitações funcionais, motoras e sensoriais de alunos.
Consciência negra
O professor de História André Coutinho, da E.M. Ceará, fala sobre a disciplina eletiva Jongo, proposta por ele e a partir da qual promove uma reflexão profunda sobre a cultura e a história da África e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Aula de solidariedade
A coordenadora de Ação Social do Colégio Cruzeiro, Luciane Hentschke, fala sobre o projeto de voluntariado e cidadania desenvolvido pela instituição e sobre a importância de estimular a cultura do voluntariado entre os jovens. Ao longo do ano, os alunos realizam leituras em hospitais, dão aulas de reforço para estudantes de baixa renda, visitam asilos e orfanatos e participam de ações ambientais.
Planetário na sala de aula
A professora de Ciências Luana Moura, da E.M. Medalhista Olímpico Robson Donato da Conceição conta como foi a experiência de construir, com os alunos, um planetário em sala de aula. A experiência promoveu mais do que a exploração do universo. Proporcionou, também, a integração entre turmas e a transformação dos estudantes em mediadores do aprendizado.  
O que é Prova Brasil?
A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações para o aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades, direcionando recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. O diretor do Núcleo de Informações Educacionais Estratégicas da SME-Rio, Natalino Pontual Filho, fala mais sobre o objetivo da Prova Brasil.
Matrícula na Rede
A assessora da Subsecretaria de Gestão da SME-Rio, Aline Rezende, explica as novidades e os procedimentos para o período de matrículas nas escolas da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro.
Dança nas escolas
A gerente de Projetos de Extensão da SME-Rio, Denise Palha, fala sobre a Mostra Municipal de Dança e sobre como essa forma de expressão pode ser trabalhada no contexto escolar.
Rádio nas escolas
A criação e a implementação de uma rádio escolar são uma ótima forma de se trabalhar educação e mídias juntas. O coordenador da MultiRio Web Rádio, Daniel Sant'Anna, fala sobre como montar uma rádio escolar e seus benefícios.
Dia do Professor
Para homenagear os professores, a professora Vanessa Lima, responsável pela Sala de Leitura da E.M. Félix Mielli Venerando, no Caju, fala sobre os desafios da profissão nos dias de hoje. Por meio da leitura, ela tenta superar com os alunos a rotina violenta e carente do entorno da escola. Apesar das dificuldades, ela não desiste do trabalho em áreas conflagradas.
Programação nas escolas
Estudos indicam que aprender a programar colabora no processo de ensino e aprendizagem. Desenvolver aplicativos, softwares e jogos pode ser um conhecimento essencial no futuro próximo e algumas escolas já se preparam para isso. O coordenador do projeto Naves do Conhecimento, Lorenzo Alde, fala sobre os cursos gratuitos de programação oferecidos à população carioca nas nove unidades espalhadas pela cidade.  
Doe uma Aula
O projeto UFRJ Doa uma Aula busca levar às escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio aulas teóricas e práticas, palestras e debates acerca de temas que sejam de interesse da comunidade escolar. O objetivo é estreitar o diálogo entre a universidade e as escolas, apresentar o Ensino Superior aos alunos e promover a melhoria da educação. A professora de Bioquímica da UFRJ Débora Fogel, cordenadora do projeto, explica com detalhes a iniciativa.  
Evasão x avaliação
Qual é a relação entre avaliação e evasão escolar? O professor Ruben Klein, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), responde a essa pergunta e explica, também, como uma avaliação em grande escala influencia a vida do aluno e a gestão escolar.
Biometria nas escolas
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciou uma campanha para coletar impressões digitais e emitir carteiras de identidade das crianças cariocas. A ação pretende, com isso, reduzir o número de menores desaparecidos. O promotor Marcos Fagundes, titular da Promotoria de Tutela de Educação da Capital do MPRJ, fala sobre o assunto.
Meninas na ciência
As mulheres são maioria entre os estudantes universitários no Brasil. Nos cursos ligados às ciências exatas, no entanto, a presença feminina fica em torno dos 30%. A paleontóloga Luciana Carvalho, do Museu Nacional/UFRJ e coordenadora do projeto Meninas com Ciência, fala sobre essa desproporção e sobre como despertar o interesse das alunas para as ciências exatas.
Educação física inclusiva
O professor de educação física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.
Escrita na alfabetização
Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.
Prova Brasil: como ler os resultados?
Como sua escola trabalha os resultados da Prova Brasil? O professor da UFRJ, Márcio Costa, também assessor especial da SME-Rio, responde a essa questão e a outras dúvidas sobre metodologias de avaliação externa.
Merenda especial para alunos com restrições
Estudantes com diabetes, intolerância à lactose, doença celíaca e outras condições têm assegurado, por lei, o direito à alimentação escolar adequada. A diretora do Instituto de Nutrição Annes Dias, Mônica Teixeira, explica como atender às necessidades específicas desses alunos.  
Professor escritor
Muitos professores se utilizam da escrita para registrar suas experiências, profissionais ou pessoais. Alguns, como a professora Cirlene Marinho, da E.M. Professor Coqueiro, chegam a publicá-las. Ela lançou o livro Nossa gente na visão de uma orquídea negra e, neste episódio, conta como é ser professora e escritora e quais são suas motivações.
Cineclube na escola
Como ter um cineclube na sua escola? Como manter o interesse dos alunos? Como provocá-los para se tornarem bem mais do que meros espectadores de cinema? O professor José Leandro Cardoso, articulador do projeto Cineclube nas Escolas da SME-Rio, responde essas e outras questões.
Game inteligente
Os games inteligentes são ferramentas virtuais capazes de colaborar no processo de ensino-aprendizagem. A professora da Rede Ana Paula Cavadas, mestranda em tecnologias educacionais pela UFRJ, desenvolveu um game com seus alunos do 6º ano e relata sua experiência.
3º ano: e a leitura, como vai?
A gerente de Afabetização da SME, Cristina Lima, faz um panorama sobre a alfabetização na Rede e fala sobre a Ação 3º Ano, iniciativa da secretaria que visa garantir o aprendizado dos alunos.
Cultura Maker nas escolas
A cultura Maker estimula a criatividade e a autonomia de seus adeptos. Neste episódio, a gerente de Inovação e Tecnologia Educacional da SME, Gisele Cordeiro, fala mais sobre o conceito e explica como professores e alunos podem se apropriar dele em sala de aula.
Reunião de pais
As reuniões de pais são importantes para estabelecer um diálogo produtivo com as famílias e ajudam os responsáveis a entender as propostas de trabalho da creche. A professora e assistente da Gerência de Educação Infantil da SME Alessandra Savaget explica como organizar e realizar uma boa reunião de pais.
Violência e escola
De que maneiras a escola influencia o seu entorno e vice-versa? O fundador da ONG Redes da Maré e doutor em Educação, Edson Diniz, fala sobre a relação escola-família-vizinhança e como ela pode afetar o desempenho de crianças e jovens.
Valorização da paternidade
A conscientização sobre a responsabilidade dos pais no desenvolvimento de seus filhos é o principal objetivo do Movimento pela Valorização da Paternidade. O psicólogo Luiz dos Santos Costa, especialista em questões de gênero e masculinidade, fala a respeito da função paterna, que vai muito além de "ajudar" as mães.
Consciência negra na escola
A professora de Artes Pâmela Souza, da E.M. Levy Miranda, na Pavuna, estimulou e orientou suas alunas a discutirem questões ligadas ao machismo e ao racismo dentro e fora da escola. Dessas conversas nasceu o coletivo Solta Esse Black, que busca valorizar a identidade negra. A iniciativa foi uma das premiadas da edição 2016 do Desafio Criativos da Escola.
Saúde vocal do professor
A voz é um dos principais instrumentos de trabalho do professor. Por isso, o programa Saúde Vocal do Professor conta com 16 fonoaudiólogas que acompanham o corpo docente da Rede Municipal de Ensino. A coordenadora do programa, Juliana Ferrer, fala sobre as oficinas e o treinamento vocal preventivo oferecidos pela iniciativa.
Brincadeira na Educação Infantil
A brincadeira é uma linguagem fundamental do ser humano e imprescindível para o desenvolvimento infantil. O professor Gustavo Oliveira, da Gerência de Educação Infantil da SME, fala sobre o brincar e sua importância.
Design thinking na escola
A especialista Bruna Nunes, do Instituto Educadigital, explica o que é o design thinking, uma maneira inovadora de abordar problemas que pode ajudar os educadores a encontrar soluções para os desafios surgidos nas escolas.
Cyberbullying via WhatsApp
O bullying via WhatsApp é uma realidade entre jovens de todas as classes e em várias regiões do país. A procuradora Neide Cardoso, que coordena o projeto Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas, fala sobre como as ofensas são tipificadas criminalmente e como os pais, muitas vezes, podem responder pelas agressões proferidas pelos filhos.
Violência doméstica contra alunos
A assessora Ana Lucia Barros, da Coordenadoria de Gestão Escolar e Governança da Secretaria Municipal de Educação, integra o comitê responsável por notificar casos de violência doméstica sofrida por alunos. Ela reforça a importância da escola na rede de proteção de crianças e adolescentes.
Mediação de conflito na escola
Como sua escola lida com os conflitos? A coordenadora pedagógica Laziene de Mello, da E.M. Juarez Antunes, em Vila Kennedy, fala sobre o projeto Papo Aberto, no qual o grêmio estudantil organiza debates a respeito de assuntos extracurriculares. Entre os temas que mais mobilizam os alunos está o bullying escolar.
Foco na infância
A diretora Luzinete Costa dos Santos, do Ciep Maestro Heitor Villa-Lobos, localizado em uma comunidade conflagrada, explica como a escola pode influenciar positivamente a vida de seus alunos. Luzinete e sua equipe buscam oferecer condições para que as crianças possam ter foco na vida escolar e pessoal.
Ficha Técnica

Indicação: escola e sociedade


Formato: entrevista


Direção: Alessandra Sauberman


Apresentação: Flávia Lobo

#educa
2018
Cidadania
Educação
Práticas Docentes
Séries
Professores, gestores e outros profissionais ligados ao ambiente escolar falam sobre desafios, projetos e inovações na área da Educação, como avaliações, Educação Infantil, bullying,  mediação de conflitos e muito mais.
Episódios
2019: Ano Internacional das Línguas Indígenas
O diretor do Museu do Índio do Rio de Janeiro, José Carlos Levinho, e a consultora da Unesco Chang Whan falam sobre a importância de se preservar as línguas indígenas. A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) declarou 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas. No mundo inteiro, elas somam mais de sete mil idiomas e 40% correm o risco de desaparecer, levando consigo parte da diversidade cultural humana.
Arboviroses
A coordenadora geral de Atenção Primária da Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, e a bióloga da Fiocruz Flávia Varandas falam sobre as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya. A incidência das três doenças aumentaram no Brasil no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Monteiro Lobato
As escritoras Sônia Travassos e Ana Lúcia Merege conversam sobre a obra de Monteiro Lobato. A obra do autor, expoente da literatura infantojuvenil brasileira, entrou em domínio público no início de 2019.
Turismo em toda parte
O doutor em História Rodrigo Rainha, idealizador do projeto Rolézinho Carioca, e a professora do curso de Turismo da UniRio Izabel Cristina Faria falam sobre como conhecer novos lugares ajuda a ampliar nossa percepção de mundo. Essas experiências, capazes de serem vivenciadas em nossas próprias cidades, podem ser agregadas à formação básica.
Vida digital: vale o que foi postado!
Os professores Henrique Antoun, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Luca Belli, da Fundação Getúlio Vargas, refletem sobre a relação entre privacidade e redes sociais. Eles falam sobre os cuidados que se deve ter antes de publicar algo nas redes e como instruir crianças e adolescentes a preservar a privacidade.
Vacinas, uma questão de saúde
A pediatra e mestre em Epidemiologia Eliane Matos dos Santos e a médica Cristina Lemos, da Superintendência de Vigilância em Saúde, reforçam a importância das vacinas e explicam por que é importante manter a carteira de vacinação em dia.
Gordofobia: o preconceito começa na infância
A nutricionista Camilla Estima e a psiquiatra Maria Francisca Mauro falam sobre o crescimento do sobrepeso e da obesidade em crianças e adolescentes, e refletem a respeito dos padrões de beleza estabelecidos que originam a gordofobia e o bullying.
Tecnologia e crianças pequenas
A professora de Psicologia da UFRJ Rosinda Oliveira e a professora de Tecnologias da Escola Parque Roberta de Jesus Fernandes Gonçalves refletem sobre o uso de aparelhos eletrônicos durante a primeira infância e até que ponto é saudável e estimulante confiar a distração de crianças pequenas a celulares, tablets e computadores.
Síndrome de Down
A psicopedagoga Valéria Oliveira, do Instituto Helena Antipoff, e a psicóloga Maria Fernanda Borges falam sobre os avanços e os desafios da inclusão de pessoas com síndrome de Down na sociedade.
Rio e suas escolas-patrimônio
O professor de História da Rede Pública Municipal de Ensino Washington Kuklinski, doutor pela PUC-SP, e a arquiteta Teresa Rosolem contam um pouco da história do Brasil e do Rio de Janeiro a partir da arquitetura de algumas das escolas da cidade. Saiba como alguns desses prédios influenciaram a cultura e políticas públicas.
Planejando o futuro
A professora de Língua Portuguesa Suiá Cavalcante, do Colégio Estadual Nilo Peçanha, e o professor de Geografia Rafael Macena, da E.M. Epitácio Pessoa, ajudam seus alunos a se preparar para a vida pós-escola. Eles falam como professores podem apresentar aos jovens as diversas opções de educação e profissionalização que existem após o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Crianças pelo meio ambiente
A professora Iolanda Nunes Rodrigues, do EDI Maria Berenice Parente (7ª CRE), e a chefe do serviço de educação ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Milena Goulart, falam sobre a importância de apresentar, desde cedo, conceitos da educação ambiental às crianças. Elas também apresentam possibilidades de como trabalhar o tema com a primeira infância.
Elas por elas
Os direitos das mulheres à igualdade e à proteção ultrapassa a esfera doméstica e devem ser abordados como uma questão mundial. O programa conversa com a diretora teatral Sílvia Monte, autora do espetáculo Por Elas, e a estudante de Relações Internacionais Mariama Bah, que veio da Gâmbia para o Brasil.
Escola, um lugar intergeracional
O episódio de #educa fala sobre as experiências e os ganhos da convivência entre diferentes gerações no ambiente escolar. As convidadas para conversar sobre o tema são a professora da UFRRJ Deise Luce de Souza Marques e a psicóloga Maria de Nazaré Amaral Avelino da Silva, do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
O desafio da primeira aula
O desafio da primeira aula, seja em uma escola ou turma novas, exige planejamento. O programa traz Maria Luiza Süssekind, professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unirio, e Gyzelle Almeida, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da PUC-Rio, para falar sobre formação dos professores e preparação para as aulas.
Sala de aula invertida
No conceito de sala de aula invertida, o aluno assume a responsabilidade pelo estudo teórico e a aula presencial serve como aplicação prática dos conceitos estudados. Para conversar sobre o assunto, #educa recebe a coordenadora central de Educação à Distância da PUC-Rio, Gilda Helena Bernardino e Felipe Rodrigues, que estuda Matemática Aplicada na UFRJ.
100 anos de Bauhaus
Para falar sobre uma das escolas de arte mais importantes da história, o programa recebeu o arquiteto, urbanista e artista plástico Dietmar Starke e Mônica Ferreira da Silva, que leciona artes visuais na Escola Municipal República Árabe da Síria (10ª CRE).
Cultura dos jogos na escola
O coordenador do Núcleo de Games, Atividades e Metodologia de Ensino do Colégio Pedro II, Marcos Rodrigues Ornellas de Lima, e o gerente geral da Brasil Game Show, Renan Barreto, participam de um bate-papo sobre a cultura de jogos na escola.
Retrospectiva 2018
Em 2018, o #educa continuou conectando especialistas, professores e estudantes em torno de assuntos do cotidiano escolar, como infância, avaliações, mediação de conflitos, raciocínio lógico e muito mais. Confira o programa especial e relembre conversas marcantes que foram ao ar neste ano. 
Solidariedade
O psiquiatra e monge budista Alcio Braz e a professora Francisca Mendes, da E.M. Abelardo Chacrinha Barbosa (2ª CRE), na Rocinha, conversam sobre solidariedade e a importância de ser altruísta.
2019 sustentável
O economista Sergio Besserman e a professora de Ciências Cilene Mara, da E.M. Profª Myrthes Wenzel (10ª CRE), em Guaratiba, falam sobre ações individuais e coletivas que podem ser feitas para melhorar a condição ambiental do planeta.
Céu de estrelas
O diretor da Fundação Planetário do Rio, Alexandre Cherman, e o professor de Ciências José Ricardo Pereira, da E.M. Epitácio Pessoa (2ª CRE), falam sobre como despertar o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral. Em 2018, 54 estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram premiados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Profissões do futuro
O especialista em Inteligência Computacional Christian Aranha e o professor de Geografia Rafael Macena conversam sobre as habilidades e competências exigidas por um mercado de trabalho em constante transformação.
Férias sem sedentarismo
O professor de Educação Física João Carlos do Rosário e o nutricionista Hugo Marques, do Instituto de Nutrição Annes Dias, dão dicas para manter uma rotina de atividade física com as crianças nas férias e evitar o sedentarismo.
Férias que cabem no bolso
O professor Roberto Antunes, coordenador de História da SME, e Viviane Feijó, especialista em recreação do Sesc Rio, sugerem atividades gratuitas de cultura e de lazer para curtir o período de férias.
ISTs: prevenção e atenção
A psicóloga Dilma Medeiros, do Programa Saúde na Escola (PSE Carioca), e o médico Fernando Ferry, diretor do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, conversam sobre a prevenção e o tratamento da Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis, especialmente entre jovens.
Altas habilidades
As professoras Claudia Feijó, da E.M. José de Alencar (2ª CRE), e Cristina Delou, do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF, conversam sobre crianças com altas habilidades e como a escola pode atendê-las e estimulá-las.
Matrícula na Rede 2019
As professoras Aline Rezende, coordenadora de matrícula da Secretaria Municipal de Educação, e Tatiane Cunha, especialista em Educação Especial, explicam como realizar a matrícula na Rede Pública Municipal de Ensino para o ano letivo de 2019.
Janelas do movimento negro
A antropóloga e cineasta Milena Manfredini, do Coletivo Nuvem Negra, fala sobre o uso das mídias sociais como ferramenta de fortalecimento do movimento negro.
Teatro negro
O ator e produtor Drayson Menezzes, fundador do Coletivo Preto, e a professora de Artes Cênicas Rennata Feitosa, da E.M. Dorcelina Gomes da Costa, falam sobre a importância e a influência da cultura negra no Brasil e no mundo.
Manoel de Barros - Flirme
A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).
Educação: Rio sustentável
O coordenador geral do Escritório de Planejamento da Casa Civil, Daniel Mancebo, e o professor Carlos Henrique de Oliveira, diretor adjunto da E.M. Emma D'avila de Camillis, falam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela ONU, e como o poder público e as escolas devem incorporar esse tema a suas ações.
Da língua padrão aos memes: o que você precisa saber sobre isso?
A escritora Suzana Vargas, diretora do Instituto Estação das Letras, e a professora Luana Rezende, diretora adjunta do EDI Irmã Margarita Alarcon (2ª CRE), conversam sobre a relação entre a norma padrão da língua portuguesa e a escrita não convencional da internet. Elas sugerem formas de aliar essas práticas.
Raciocínio lógico
A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.
Dança e identidade
A coordenadora da Mostra Municipal de Dança da SME, Cláudia Petrina, e a professora Vanessa Ramos, do Ciep José Pedro Varela (1ª CRE), falam sobre a dança como aliada na construção de conhecimento.
Especial MultiRio 25 anos
Episódio especial e comemorativo dos 25 anos da MultiRio, transmitido direto do Teatro Ipanema. Entrevistas, depoimentos e vídeos relembram a trajetória da empresa e sua atuação junto à Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
Games (4ª CRE)
No décimo primeiro #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, a professora Janine Veiga, da E.M. São João Batista, e o assessor Antonio Marcelo Ferreira, da equipe de desenvolvimento de jogos da MultiRio, falam sobre como os jogos podem auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.
TV (10ª CRE)
No décimo #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o professor de Artes Claudio Garcia, da E.M. Narcisa Amália, e Alessandra Sauberman, assessora do Núcleo de Audiovisual da MultiRio e diretora da série #educa, conversam sobre as possibilidades da TV como mídia para a educação.
Mídias digitais (9ª CRE)
No nono #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, a professora de Matemática Maria Cristina Neves, das escolas municipais Dr. Jair Tavares de Oliveira e Paulo Renato Souza, e o jornalista Renan Prado, assessor de Comunicação Digital e Impressos da MultiRio, conversam sobre as mídias digitais e como elas podem ser utilizadas em sala de aula.
Educação para a cidade (8ª CRE)
No oitavo #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o professor de História José Marcos Couto, da E.M. Átila Nunes e um dos dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10, e o assessor da MultiRio Luiz Eduardo Ricon, da Diretoria de Mídia e Educação, falam sobre a relação entre escola e comunidade e o desafio de educar para a cidadania.
Mídia impressa e digital na escola (6ª CRE)
No sétimo #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, a professora de História Márcia Elisa Rendeiro, colaboradora e membro do conselho editorial do jornal Nós da Rede, e o jornalista Ivan Kasahara, assessor da MultiRio, falam sobre as semelhanças e as diferenças entre as mídias digital e impressa e seus usos na escola.
Cinema na escola (11ª CRE)
No sexto #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o diretor adjunto da E.M. Conjunto Praia da Bandeira, Eduardo Santos, e o assessor da Diretoria de Mídia e Educação da MultiRio Pierre Meireles falam sobre a linguagem cinematográfica e as possibilidades de usá-la na escola.
Rádio na escola (5ª CRE)
No quinto #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o coordenador da web rádio da MultiRio, Daniel Sant'Anna, e o professor Vitor Caetano, da Sala de Leitura da E.M. Mozart Lago, falam sobre as possibilidades de uso da mídia radiofônica na escola.
Animação (2ª CRE)
No quarto #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o assessor de Artes Gráficas e Animação da Empresa, Marcelo Salerno, e a professora Amália Araújo, do Ciep Presidente Agostinho Neto, falam sobre o uso da animação em produtos educativos e em sala de aula.
Youtubers (7ª CRE)
No terceiro #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o diretor da série Tempo deEstudar, Guilherme Reis, e a professora Juliana Ferreira, da E.M. Desembargador Ney Palmeiro (7ª CRE), falam sobre o uso pedagógico de vídeos em redes sociais.
Habilidades socioemocionais
A vice-diretora da Escola de Formação Paulo Freire, Marisangela Siqueira, e a orientadora educacional da Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro, Adriana Antunes, falam sobre a importância de estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes.
Ilustração (3ª CRE)
No segundo #educa itinerante, que faz parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o animador e ilustrador da Empresa, Eduardo Duval, e a professora de Artes Sabrinne Monteiro, da E.M. Ceará, falam sobre técnicas e funções da ilustração e como utilizá-las de forma pedagógica.
Tem novidade na escola!
Os professores Fábio Dias e Heloísa Helena Oliveira, da E.M. Alberto Rangel e do Ciep Dr. Adão Pereira Nunes, respectivamente, falam sobre suas iniciativas para aliviar o estresse dos alunos. Fábio oferece uma eletiva de crochê aos estudantes, enquanto Heloísa pratica ioga com suas turmas.
Arte e mídia (1ª CRE)
No primeiro #educa itinerante, que faz parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o diretor artístico da MultiRio, Tomil Gonçalves, e o professor de Artes Cênicas Lindomar Araújo, diretor do Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles (1ª CRE), falam sobre o papel das mídias no ensino das artes.
Copa dos Refugiados
Idealizada pela ONG África no Coração, a Copa dos Refugiados busca promover a integração social de migrantes e refugiados. O presidente da ONG, Jean Katumba, e o professor Carlos Alberto Rodrigues, diretor-adjunto da E.M. Alencastro Guimarães (2ª CRE), falam sobre a competição, a situação dos refugiados e o papel das escolas municipais no acolhimento desse público.
Quando o museu é a escola
Como relacionar o conhecimento acumulado dos museus com as escolas. A diretora de Programação do Museu do Amanhã, Adriana Karla Rodrigues conta como a instituição permite o diálogo com as escolas e a comunidade do entorno.
O Rio de Machado
Como usar a obra de Machado de Assis em sala de aula e relacioná-la à história e à geografia da cidade do Rio de Janeiro? A mestranda em Geografia pela Uerj Sheila Carvalho e a escritora Luciana Sandroni falam sobre o potencial pedagógico dos livros do Bruxo do Cosme Velho.
Quando a universidade vai à escola
A professora da UFRJ Debora Foguel, idealizadora do projeto UFRJ Doa Uma Aula, e Fabio Bastos, professor de Educação Física do GEO Nelson Prudêncio - Ilha do Governador e idealizador do projeto Partilha Pedagógica (11ª CRE), falam sobre a importância de aproximar a universidade da educação básica.
Descansar é preciso
Práticas de relaxamento, meditação e cuidado com a saúde vocal para professores e funcionários de escolas se recuperarem física e mentalmente. Com Lucas Medeiros, médico e professor da UNIRIO, especialista em medicina do estilo de vida; e Isabela Poli, fonoaudióloga do Programa Saúde Vocal do professor, da SME.  
Folclore
Como aproximar os jovens das lendas e tradições da cultura nacional e trabalhar o folclore além das efemérides. Para falar sobre o tema, Ana Cretton, arte-educadora do Museu de Folclore; e Cecília Eisfel, educadora Museu Casa do Pontal.        
Alimentação orgânica nas escolas
Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação busca diversificar o cardápio da Rede estimulando a agricultura familiar e orgânica. O professor de técnicas agrícolas Lucio Teixeira, que leciona no Ciep Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (9ª CRE); e Patrícia Costa, representante do Instituto de Nutrição Annes Dias falam sobre a importância do projeto.
Onde você esconde seu racismo?
O Brasil é o país com a maior população negra fora da África. Ao todo, mais de 50% dos brasileiros se consideram negros ou pardos. O professor e ator Rodrigo França e a atriz, diretora e professora de Artes Cênicas Vilma Melo falam sobre o papel da escola no debate sobre o racismo.
Heróis do Tabuleiro
A professora de Educação Física Fátima Bispo iniciou o projeto Heróis do Tabuleiro em 2005, em escolas da 7ª CRE. Hoje, a ação, que utiliza o potencial pedagógico do xadrez, se espalha por toda a Rede Municipal. Ela fala sobre o projeto e os benefícios do tradicional jogo de tabuleiro.
Fake news
O crescente fenômeno das fake news preocupa pais e educadores. Os jornalistas Claudio Soares e Creso Soares Júnior, professor da PUC-Rio, falam sobre essa questão e explicam como é possível checar a veracidade de notícias e informações que circulam pela internet e por aplicativos de mensagem.
Virando o jogo
A Copa do Mundo é uma oportunidade para trabalhar diversos conteúdos curriculares e extracurriculares. Os professores Jorge Pereira, diretor da E.M. Silveira Sampaio, em Curicica, e Denise Acioly, da E.M. Luiz Camilo, em Jacarepaguá, ambas da 7ª CRE, falam sobre as atividades que organizaram em suas unidades a partir do evento esportivo.
Nas trilhas da preservação
A cidade do Rio de Janeiro tem diversas opções de trilhas ambientais. O professor de Ciências Luciano Tadeu de Mendonça, da E.M. Charles Dickens (9ª CRE), em Campo Grande, utiliza-as em sua prática pedagógica e aborda conteúdos curriculares a partir das áreas verdes da cidade. Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental, ele fala sobre como explorar o potencial educador das florestas urbanas.
Dia Mundial do Meio Ambiente
Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.
Todos os caminhos levam à leitura
A leitura em um mundo de redes sociais. A professora Clarice Campos, da Sala de Leitura da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), fala sobre como fazer as novas gerações se apaixonarem pelos livros. Francisco Tadeu, animador da MultiRio e diretor de Aquitã, o indiozinho, da série Que medo!, comenta a produção, lançada, também, em uma coleção de livros infantis com realidade aumentada.
Infância e depressão
A depressão é cada vez mais recorrente entre crianças e adolescentes. Para discutir o tema, o programa recebe o psicólogo Alexandre dos Santos Costa, membro do Niap – Núcleo de Apoio às Unidades Escolares da SME, e a psicanalista Mônica Carvalho Pinto, coordenadora técnica do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Maré.
Matemática de ouro
O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre essa conquista e sobre o ensino de Matemática no país.
A importância da formação continuada
O diretor da Escola de Formação Paulo Freire fala sobre os novos projetos e atribuições da instituição, que completa seis anos em 2018. Os cursos de capacitação e formação foram ampliados e, além dos professores, agora também atendem aos gestores e ao pessoal técnico-administrativo.
Autoavaliação
O secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, César Benjamin, fala sobre o processo de autoavaliação das unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
A nova História
Os professores Diego Knack, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), e Fábio Carvalho, da Escola Municipal Mendes Viana (5ª CRE), apresentadores do Tempo de Estudar - História, falam sobre sobre novas metodologias e interdisciplinaridade no ensino de História.
Todo o mundo na Rede
As escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio recebem cada vez mais alunos de diversas partes do mundo, como Haiti, Angola, Síria, entre outros. A professora e pesquisadora da UFRRJ Miriam Santos fala sobre como a comunidade escolar pode aproveitar esse intercâmbio cultural.
As relações na Educação Infantil
A professora Andréa Barros, gerente de Educação da 4ª CRE, fala sobre como lidar com a personalidade de cada criança na Educação Infantil.
Cinema na escola
Como o cinema pode contribuir para a aprendizagem e ajudar no desenvolvimento de diversas habilidades. Elisabete Bullara, secretária-executiva do Cineduc - Cinema e Educação, e Lidia Santos Arruda, professora de História da E.M. Grécia (4ª CRE), falam sobre a importância de se trabalhar a linguagem audiovisual com os alunos.
Educação
O vice-presidente do Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Luiz Otávio Neves de Mattos, fala sobre a educação como direito de todos e sobre a importância da formação inicial e continuada dos professores.
Cultura indígena
A professora Daniele Rodrigues, coordenadora pedagógica do Ciep Poeta Cruz e Sousa, em Realengo, promove a cultura indígena durante todo o ano, não apenas no Dia do Índio. Ela orienta seus alunos a produzirem animações que retratam a diversidade dos povos indígenas do Brasil. Os vídeos são exibidos em festivais e fazem parte do acervo do Museu do Índio.
O que o bullying fez com você?
O bullying pode provocar consequências por toda a vida. A neuropsicopedagoga Neide Barros explica como lidar, dentro e fora de sala de aula, com crianças e jovens que sofrem violência física e psicológica.
Literatura na escola
Para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado, em 18 de abril, os escritores Henrique Rodrigues e Sonia Rosa falam sobre como as escolas podem estimular a leitura não obrigatória.
Poesia nas escolas
A professora, escritora e psicanalista Ninfa Parreiras oferece sugestões de como as escolas podem trabalhar a poesia com os alunos, mesmo fora das aulas de Língua Portuguesa, e como incentivá-los a produzirem poemas.
Protagonismo juvenil
O professor Jaime Pacheco, coordenador do programa de Protagonismo Juvenil da SME, e a assistente social Marina Bueno, do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap), falam sobre a importância dos grêmios estudantis e outras formas de dar voz aos alunos.
Arte nas escolas
As professoras Jacqueline MacDowella e Lêda Aristides, da equipe de Artes da Secretaria Municipal de Educação, falam sobre a importância do ensino de Artes para o desenvolvimento socioemocional dos alunos.
Autismo
As professoras Catia Silva, do Ciep Adão Pereira Nunes (6ª CRE), em Irajá, e Juliana Cardoso, da E.M. Álvaro Alvim (8ª CRE), em Magalhães Bastos, falam sobre suas experiências na inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista (TEA).
Aplicativos educativos
Este episódio apresenta duas experiências com aplicativos que auxiliam na gestão escolar e no processo de ensino. O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela já tem mais de dois mil downloads e está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências, acesso ao currículo de diversos cientistas e muito mais.
Time de Alfabetizadores
A gerente de alfabetização da SME, Janaína Cruz, e a assistente da Gerência de Alfabetização Denise Cruz falam sobre o projeto Time de Alfabetizadores, que pretende garantir a plena alfabetização de todas as crianças da rede pública da cidade do Rio de Janeiro até o 2º ano do Ensino Fundamental.
Arboviroses
O pesquisador da Fiocruz Luciano Moreira, líder do World Mosquito Program Brasil, e a coordenadora de vigilância epidemiológica da SMS-Rio, Denise Arduini, falam sobre as novidades no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e da febre amarela urbana. Entre elas está o uso inovador da bactéria Wolbachia.
Sala de aula sem parede
Como expandir a aprendizagem para além do espaço físico das salas de aula? O professor de Mídias Digitais Marcio Gonçalves, das Faculdades Integradas Hélio Alonso, fala sobre o projeto Aula sem Paredes. Nas turmas do educador, o aluno é o produtor do conteúdo e o professor torna-se um mediador e facilitador, mais do que o detentor do saber.
Mulheres na educação carioca
A professora e pesquisadora de gênero e diversidade Cláudia Reis explica como o feminino entrou na educação e relembra as grandes mulheres nesta área. A especialista também fala sobre a importância do ensino de gênero nas escolas desde os primeiros anos, com foco no respeito e na construção de relações cada vez mais equânimes entre homens e mulheres.
Professores produtores de conteúdo
Atualmente, há muitos professores produzindo conteúdos variados, além de artigos científicos, que contribuem para a circulação de boas ideias e a ampliação do repertório entre os colegas. Neste episódio, os professores Jonas Santos e Márcia Elisa Rendeiro falam sobre suas experiências com o jornal Nós da Rede, feito por e para educadores da Secretaria Municipal de Educação.  
Aniversário do Rio
Para celebrar os 453 anos do Rio de Janeiro, este episódio traz o professor de Geografia João Baptista Ferreira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Ele coordena o projeto Roteiros Geográficos do Rio, que organiza visitas guiadas pela cidade.  
Tutoria e monitoria
A partir da experiência da professora de Ciências Inês Mauad, da E.M. Minas Gerais (2ª CRE), na Urca, o episódio discute a importância de tutores e monitores no ambiente escolar e como eles podem fazer a diferença no desempenho dos alunos. A professora montou com os alunos um clube de ciências no qual desenvolve um projeto em parceria com a Nasa.
Desafios da gestão escolar
A professora Marcela de Oliveira, diretora do Ginásio de Novas Tecnologias (Gente) André Urani (2ª CRE), na Rocinha, fala sobre a importância da gestão e do planejamento escolar e o quanto esses fatores, quando bem feitos, podem contribuir para a melhoria do ensino.
Afeto na escola
O professor Paulo Souza, diretor da E.M. Rodrigo Otávio Filho (5ª CRE), em Irajá, fala da importância da gestão afetiva e como as escolas podem trabalhar para manter um bom clima ao longo do ano.
Férias criativas
A jornalista Antonia Leite Barbosa dá dicas para montar roteiros criativos durante as férias e fugir dos shoppings e das telas de celulares, tablets e computadores. Entre as opções estão de museus a centros culturais, passando por passeios em praias e parques da cidade. Haja criatividade para levar as férias com a criançada em casa.
Férias ao ar livre
Para aproveitar as férias perto da natureza, este episódio, traz o gerente de Unidades de Conservação da Secretaria de Conservação e Meio Ambiente, James Delzio, que fala sobre os diversos parques do Rio de Janeiro e seus esquemas de visitação.  
Ensino técnico
O ensino profissionalizante pode facilitar a adaptação a certos cursos superiores e ser uma forma mais rápida de entrar no mercado de trabalho. A coordenadora do Ensino Técnico da Faetec, Márcia Farinazo apresenta as opções existentes no Rio de Janeiro e diz os cursos que oferecem especialização técnica.
Férias e obesidade infantil
Um estudo norte-americano indicou que o risco de crianças engordarem ou se tornarem obesas é maior durante as férias. A explicação é a redução das horas de sono e o aumento do tempo passado em frente aos aparelhos eletrônicos. A endocrinologista Rosita Fontes oferece alternativas para que esse período de descanso e lazer não se torne prejudicial à saúde.
Economia na volta às aulas
O economista Luiz Carlos Ewald, professor da Fundação Getulio Vargas, dá dicas para economizar na lista de material escolar e para aproveitar o que sobrou do ano anterior. Organizar compras coletivas também ajuda a reduzir os custos no início do ano
Como escolher a escola das crianças?
Quais são os critérios que pais e responsáveis devem considerar na hora de escolher a escola dos filhos? A psicopedagoga Ana Paula Loureiro e Costa oferece recomendações de como avaliar a proposta pedagógica, as instalações físicas, os recursos, a equipe de profissionais, entre outros fatores importantes para essa decisão.
Leitura nas férias
A professora e bibliotecária Cilene de Oliveira, da Gerência de Mídia e Educação da SME-Rio, dá dicas de como estimular a leitura durante as férias e fala da importância de incentivar o hábito de ler nas crianças.
Programa Saúde na Escola
A coordenadora do Programa Saúde na Escola na cidade do Rio de Janeiro, Dilma Cupti, explica a iniciativa e fala como a escola também é um lugar para se aprender sobre saúde. Os cuidados que os responsáveis devem ter quando a criança começa a frequentar a creche, a atenção à saúde bucal e a importância de um exame de vista na época da alfabetização são algumas das dicas oferecidas ao longo da entrevista.
Ciência no YouTube
Para aumentar o interesse por suas aulas, o professor de Ciências Edson Dionisio, da E.M. Finlândia (7ª CRE), em Jacarepaguá, criou com seus alunos um canal no Youtube. As experiências realizadas em sala de aula são gravadas pelos jovens e publicadas na internet.  
Peja
O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.
Orquestra nas Escolas
O programa Orquestra nas Escolas pretende atingir 80 mil alunos da Rede Pública Municipal de Ensino até 2020. Além da formação musical, o objetivo é fortalecer a cultura de paz nas escolas. A coordenadora do programa, Moana Martins, fala dos desafios e também do projeto Som+Eu, que inspirou a criação do Orquestra nas Escolas.
Neurociência e educação
Por que temos a impressão de que as crianças de hoje parecem ter nascido prontas para o mundo digital? O desenvolvimento cerebral, além de biológico, também é cultural? Como funciona o cérebro das crianças entre 2 e 5 anos? Essas são algumas das perguntas respondidas pelo neurocientista e professor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Roberto Lent, coordenador geral da Rede Nacional de Ciência para Educação.  
Escolas bilíngues
A professora-articuladora Gláucia Morais, da E.M. Afonso Várzea (3ª CRE), no Complexo do Alemão, fala sobre o programa de escolas bilíngues da Rede Municipal e os planos futuros da SME, que pretende inserir os idiomas francês e alemão. O objetivo é incentivar a imersão no idioma e na cultura das línguas estudadas.
Robótica nas escolas
O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.
Material adaptado para alunos com deficiência
O Instituto Helena Antipoff (IHA) é referência nacional em recursos pedagógicos adaptados a alunos com deficiência. A professora do IHA Maristela Conceição Dias Siqueira fala como escolas e educadores podem encontrar soluções para minimizar limitações funcionais, motoras e sensoriais de alunos.
Consciência negra
O professor de História André Coutinho, da E.M. Ceará, fala sobre a disciplina eletiva Jongo, proposta por ele e a partir da qual promove uma reflexão profunda sobre a cultura e a história da África e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Aula de solidariedade
A coordenadora de Ação Social do Colégio Cruzeiro, Luciane Hentschke, fala sobre o projeto de voluntariado e cidadania desenvolvido pela instituição e sobre a importância de estimular a cultura do voluntariado entre os jovens. Ao longo do ano, os alunos realizam leituras em hospitais, dão aulas de reforço para estudantes de baixa renda, visitam asilos e orfanatos e participam de ações ambientais.
Planetário na sala de aula
A professora de Ciências Luana Moura, da E.M. Medalhista Olímpico Robson Donato da Conceição conta como foi a experiência de construir, com os alunos, um planetário em sala de aula. A experiência promoveu mais do que a exploração do universo. Proporcionou, também, a integração entre turmas e a transformação dos estudantes em mediadores do aprendizado.  
O que é Prova Brasil?
A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações para o aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades, direcionando recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. O diretor do Núcleo de Informações Educacionais Estratégicas da SME-Rio, Natalino Pontual Filho, fala mais sobre o objetivo da Prova Brasil.
Matrícula na Rede
A assessora da Subsecretaria de Gestão da SME-Rio, Aline Rezende, explica as novidades e os procedimentos para o período de matrículas nas escolas da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro.
Dança nas escolas
A gerente de Projetos de Extensão da SME-Rio, Denise Palha, fala sobre a Mostra Municipal de Dança e sobre como essa forma de expressão pode ser trabalhada no contexto escolar.
Rádio nas escolas
A criação e a implementação de uma rádio escolar são uma ótima forma de se trabalhar educação e mídias juntas. O coordenador da MultiRio Web Rádio, Daniel Sant'Anna, fala sobre como montar uma rádio escolar e seus benefícios.
Dia do Professor
Para homenagear os professores, a professora Vanessa Lima, responsável pela Sala de Leitura da E.M. Félix Mielli Venerando, no Caju, fala sobre os desafios da profissão nos dias de hoje. Por meio da leitura, ela tenta superar com os alunos a rotina violenta e carente do entorno da escola. Apesar das dificuldades, ela não desiste do trabalho em áreas conflagradas.
Programação nas escolas
Estudos indicam que aprender a programar colabora no processo de ensino e aprendizagem. Desenvolver aplicativos, softwares e jogos pode ser um conhecimento essencial no futuro próximo e algumas escolas já se preparam para isso. O coordenador do projeto Naves do Conhecimento, Lorenzo Alde, fala sobre os cursos gratuitos de programação oferecidos à população carioca nas nove unidades espalhadas pela cidade.  
Doe uma Aula
O projeto UFRJ Doa uma Aula busca levar às escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio aulas teóricas e práticas, palestras e debates acerca de temas que sejam de interesse da comunidade escolar. O objetivo é estreitar o diálogo entre a universidade e as escolas, apresentar o Ensino Superior aos alunos e promover a melhoria da educação. A professora de Bioquímica da UFRJ Débora Fogel, cordenadora do projeto, explica com detalhes a iniciativa.  
Evasão x avaliação
Qual é a relação entre avaliação e evasão escolar? O professor Ruben Klein, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), responde a essa pergunta e explica, também, como uma avaliação em grande escala influencia a vida do aluno e a gestão escolar.
Biometria nas escolas
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciou uma campanha para coletar impressões digitais e emitir carteiras de identidade das crianças cariocas. A ação pretende, com isso, reduzir o número de menores desaparecidos. O promotor Marcos Fagundes, titular da Promotoria de Tutela de Educação da Capital do MPRJ, fala sobre o assunto.
Meninas na ciência
As mulheres são maioria entre os estudantes universitários no Brasil. Nos cursos ligados às ciências exatas, no entanto, a presença feminina fica em torno dos 30%. A paleontóloga Luciana Carvalho, do Museu Nacional/UFRJ e coordenadora do projeto Meninas com Ciência, fala sobre essa desproporção e sobre como despertar o interesse das alunas para as ciências exatas.
Educação física inclusiva
O professor de educação física Antônio Carlos Fernandes, da E.M. Floriano Peixoto, revolucionou as práticas esportivas da unidade ao inserir atividades que possibilitassem a participação de todos os alunos, inclusive os com alguma deficiência. O professor fala sobre essa experiência e sobre as modalidades adotadas, como futebol de pano, vôlei sentado, corda amiga, slackline inclusivo, jogo de passes, pique-sensorial e corrida sensitiva.
Escrita na alfabetização
Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.
Prova Brasil: como ler os resultados?
Como sua escola trabalha os resultados da Prova Brasil? O professor da UFRJ, Márcio Costa, também assessor especial da SME-Rio, responde a essa questão e a outras dúvidas sobre metodologias de avaliação externa.
Merenda especial para alunos com restrições
Estudantes com diabetes, intolerância à lactose, doença celíaca e outras condições têm assegurado, por lei, o direito à alimentação escolar adequada. A diretora do Instituto de Nutrição Annes Dias, Mônica Teixeira, explica como atender às necessidades específicas desses alunos.  
Professor escritor
Muitos professores se utilizam da escrita para registrar suas experiências, profissionais ou pessoais. Alguns, como a professora Cirlene Marinho, da E.M. Professor Coqueiro, chegam a publicá-las. Ela lançou o livro Nossa gente na visão de uma orquídea negra e, neste episódio, conta como é ser professora e escritora e quais são suas motivações.
Cineclube na escola
Como ter um cineclube na sua escola? Como manter o interesse dos alunos? Como provocá-los para se tornarem bem mais do que meros espectadores de cinema? O professor José Leandro Cardoso, articulador do projeto Cineclube nas Escolas da SME-Rio, responde essas e outras questões.
Game inteligente
Os games inteligentes são ferramentas virtuais capazes de colaborar no processo de ensino-aprendizagem. A professora da Rede Ana Paula Cavadas, mestranda em tecnologias educacionais pela UFRJ, desenvolveu um game com seus alunos do 6º ano e relata sua experiência.
3º ano: e a leitura, como vai?
A gerente de Afabetização da SME, Cristina Lima, faz um panorama sobre a alfabetização na Rede e fala sobre a Ação 3º Ano, iniciativa da secretaria que visa garantir o aprendizado dos alunos.
Cultura Maker nas escolas
A cultura Maker estimula a criatividade e a autonomia de seus adeptos. Neste episódio, a gerente de Inovação e Tecnologia Educacional da SME, Gisele Cordeiro, fala mais sobre o conceito e explica como professores e alunos podem se apropriar dele em sala de aula.
Reunião de pais
As reuniões de pais são importantes para estabelecer um diálogo produtivo com as famílias e ajudam os responsáveis a entender as propostas de trabalho da creche. A professora e assistente da Gerência de Educação Infantil da SME Alessandra Savaget explica como organizar e realizar uma boa reunião de pais.
Violência e escola
De que maneiras a escola influencia o seu entorno e vice-versa? O fundador da ONG Redes da Maré e doutor em Educação, Edson Diniz, fala sobre a relação escola-família-vizinhança e como ela pode afetar o desempenho de crianças e jovens.
Valorização da paternidade
A conscientização sobre a responsabilidade dos pais no desenvolvimento de seus filhos é o principal objetivo do Movimento pela Valorização da Paternidade. O psicólogo Luiz dos Santos Costa, especialista em questões de gênero e masculinidade, fala a respeito da função paterna, que vai muito além de "ajudar" as mães.
Consciência negra na escola
A professora de Artes Pâmela Souza, da E.M. Levy Miranda, na Pavuna, estimulou e orientou suas alunas a discutirem questões ligadas ao machismo e ao racismo dentro e fora da escola. Dessas conversas nasceu o coletivo Solta Esse Black, que busca valorizar a identidade negra. A iniciativa foi uma das premiadas da edição 2016 do Desafio Criativos da Escola.
Saúde vocal do professor
A voz é um dos principais instrumentos de trabalho do professor. Por isso, o programa Saúde Vocal do Professor conta com 16 fonoaudiólogas que acompanham o corpo docente da Rede Municipal de Ensino. A coordenadora do programa, Juliana Ferrer, fala sobre as oficinas e o treinamento vocal preventivo oferecidos pela iniciativa.
Brincadeira na Educação Infantil
A brincadeira é uma linguagem fundamental do ser humano e imprescindível para o desenvolvimento infantil. O professor Gustavo Oliveira, da Gerência de Educação Infantil da SME, fala sobre o brincar e sua importância.
Design thinking na escola
A especialista Bruna Nunes, do Instituto Educadigital, explica o que é o design thinking, uma maneira inovadora de abordar problemas que pode ajudar os educadores a encontrar soluções para os desafios surgidos nas escolas.
Cyberbullying via WhatsApp
O bullying via WhatsApp é uma realidade entre jovens de todas as classes e em várias regiões do país. A procuradora Neide Cardoso, que coordena o projeto Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas, fala sobre como as ofensas são tipificadas criminalmente e como os pais, muitas vezes, podem responder pelas agressões proferidas pelos filhos.
Violência doméstica contra alunos
A assessora Ana Lucia Barros, da Coordenadoria de Gestão Escolar e Governança da Secretaria Municipal de Educação, integra o comitê responsável por notificar casos de violência doméstica sofrida por alunos. Ela reforça a importância da escola na rede de proteção de crianças e adolescentes.
Mediação de conflito na escola
Como sua escola lida com os conflitos? A coordenadora pedagógica Laziene de Mello, da E.M. Juarez Antunes, em Vila Kennedy, fala sobre o projeto Papo Aberto, no qual o grêmio estudantil organiza debates a respeito de assuntos extracurriculares. Entre os temas que mais mobilizam os alunos está o bullying escolar.
Foco na infância
A diretora Luzinete Costa dos Santos, do Ciep Maestro Heitor Villa-Lobos, localizado em uma comunidade conflagrada, explica como a escola pode influenciar positivamente a vida de seus alunos. Luzinete e sua equipe buscam oferecer condições para que as crianças possam ter foco na vida escolar e pessoal.