Ops! Parece que você
não está cadastrado ainda.

Para assistir aos vídeos do Assista MultiRio, é necessário que você se cadastre. Não se preocupe: o cadastro é rápido e gratuito. Caso você já tenha um cadastro, faça seu login clicando na opção "login" no menu superior.

Clique aqui para fazer seu cadastro

assistindo agora...

1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme)

A 1ª edição da Festa Literária da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (Flirme) ocorreu de 16 de outubro a 8 de novembro. O projeto, idealizado pela Gerência de Leitura e Audiovisual da Secretaria Municipal de Educação, teve como homenageado o poeta mato-grossense Manoel de Barros. A cerimônia de encerramento, realizada no Arquivo Nacional, reuniu os trabalhos desenvolvidos nas escolas.

Conexão SME
Língua Oral e Escrita
Literatura
Caravana Carioca de Férias
O lançamento da Caravana Carioca de Férias, no Planetário do Rio (Gávea), levou, no dia 7 de janeiro, animação para dezenas de crianças de 5 a 15 anos. O projeto continua durante todo o mês, em vários pontos da cidade, e é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Sesc e outras instituições vinculadas à Prefeitura.
Mães da Cidade - Uma homenagem às mulheres guardas municipais
Mulheres da Guarda Municipal do Rio de Janeiro recebem homenagem da primeira-dama Sylvia Jane Crivela, em cerimônia na sede da instituição, em São Cristóvão.
Lançamento do jogo Caô Digital
Caô Digital é um jogo eletrônico cujo objetivo é ensinar a identificar boatos e notícias falsas que circulam pela internet. A versão completa do jogo foi lançada na E.M. Joaquim Abílio Borges (2ª CRE), no Humaitá, que participou do desenvolvimento do produto.
Orquestra nas Escolas - Concertos de Natal 2018
Pelo segundo ano consecutivo, o programa Orquestra nas Escolas promoveu uma série de concertos gratuitos pela cidade do Rio de Janeiro. Estudantes apresentaram um repertório de músicas natalinas e brasileiras em locais como a Cinelândia, o Cristo Redentor e a Central do Brasil. Veja como foram as apresentações! 
Prêmio Anísio Teixeira 2018
Em 2018, o Prêmio Anísio Teixeira, organizado pela Escola de Formação Paulo Freire, teve como tema o problema da reprovação escolar. Os professores autores das cinco monografias selecionadas (quatro acadêmicas e uma literária) foram homenageados em cerimônia realizada em 22 de novembro.
Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca no Palácio Itamaraty
A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC) se apresentou no Palácio Itamaraty no dia 12 de dezembro. O evento faz parte da série Concertos de Natal, que marca o fim das atividades de 2018 da OSJC em todas as regiões da cidade. A orquestra é formada por 150 alunos da Rede Pública Municipal de Ensino inscritos no programa Orquestra nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro.
Encerramento dos Jogos Estudantis 2018
As escolas vencedoras de cada categoria ou modalidade esportiva (primeiro, segundo e terceiro lugares) receberam troféus, durante a cerimônia de encerramento da 27ª edição dos Jogos Estudantis, ocorrida no Planetário do Rio (Gávea).
Um Natal no Circo - Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca
O espetáculo Um Natal no Circo, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Unicirco Marcos Frota, contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, representada pelo grupo que ensaia na E.M. Rivadavia Corrêa (1ª CRE). O evento reuniu cerca de 1500 alunos integrantes do programa Orquestra nas Escolas.
A Arte dos Contos - E.M. Ceará e E.M. Aleksander Henryk Laks
Professores, gestores e funcionários das escolas municipais Ceará (3ª CRE) e Aleksander Henryk Laks (7ª CRE) comentam sobre os efeitos do projeto A Arte dos Contos, que promove rodas de conversa sobre contos consagrados da literatura brasileira.
Apresentação 2018 da Orquestra de Vozes Meninos do Rio
A Orquestra de Vozes Meninos do Rio, formada por estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino,  celebrou o encerramento das atividades em 2018 com uma apresentação no Teatro Carlos Gomes. Neste ano, o grupo homenageou duas grandes personalidades: Dona Ivone Lara e Martin Luther King.
1º Festival de Teatro dos Alunos da Rede
Inspirado em uma iniciativa da 2ª CRE, o 1º Festival de Teatro dos Alunos da Rede (Festa da Rede) selecionou textos dramatúrgicos produzidos por professores e alunos. O encerramento do festival reuniu estudantes e educadores em apresentações teatrais e rodas de conversa sobre as próprias produções. Neste ano, a homenageada foi a atriz Ruth de Souza.
Heróis do Tabuleiro 2018
Uma grande confraternização reuniu 2 mil alunos das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro no VIII Encontro Anual de Alunos de Xadrez, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento, realizado em 22 de novembro na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, é parte do projeto Heróis do Tabuleiro, que envolve 96 escolas da Rede nas quais o ensino de xadrez integra a grade curricular.
XXXV Mostra Municipal de Dança
O encerramento da 35ª edição da Mostra Municipal de Dança, realizado em 31 de outubro, reuniu 33 coreografias elaboradas por professores e alunos das escolas municipais. Em 2018, novidades como a formação de professores e um documentário realizado em parceria com a MultiRio fizeram parte da programação no Teatro Caixa Nelson Rodrigues.
Lançamento da série "Como É Bom Tocar um Instrumento"
Evento de lançamento da série Como É Bom Tocar um Instrumento, realizado na Escola de Formação Paulo Freire. Estiveram presentes estudantes que participaram da série e seus familiares, além de professores e a equipe responsável pela produção do programa. A série conta a história de alunos da Rede que fazem parte do projeto Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Lançamento do livro A Arte dos Contos
O livro, lançado em 29/11/18, reúne contos escritos por grupos formados a partir das rodas de leitura do projeto A Arte dos Contos, que reuniu professores e funcionários de 64 escolas municipais do Rio.
1ª Mostra Pedagógica - Time de Alfabetizadores
Os professores integrantes do Time de Alfabetizadores celebraram o término do primeiro semestre do projeto com uma mostra pedagógica, realizada nas 11 Coordenadorias Regionais de Educação. Educadores e alunos compartilharam práticas e experiências.
MultiRio na Flip 2018
A MultiRio comemora 25 anos participando da Flip - 19ª Festa Literária Internacional de Paraty, realizada de 25 a 29 de julho de 2018. A Casa Libre promoveu, em sua programação, o debate “Mídia e Literatura”, que contou com a presença da MultiRio.
Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca no MAR
A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca fez parte das comemorações pelos cinco anos do Museu de Arte do Rio (MAR) com um concerto realizado no dia 24 de março. Aberta à população, a apresentação reuniu clássicos da música erudita e popular.
Música na alfabetização
Fique por dentro do projeto idealizado pelo professor Fred Moreira que procura contribuir para o processo de alfabetização por meio da educação musical. A iniciativa está sendo implantada em unidades da 11ª CRE e deve se estender a outras escolas da Rede Municipal.
Projeto Teatro em Versos
Realizado nas escolas Jacques Raimundo e Padre Leonel Franca, ambas em Realengo (8ª CRE), o projeto Teatro em Versos une artes cênicas e poesia para trabalhar valores éticos e temas do cotidiano dos alunos. Com encontros semanais, a iniciativa tem auxiliado os participantes a elevar a autoestima e a construir relações de afeto.
Maratona Escolar dos Grandes Autores 2017
O projeto Maratona Escolar dos Grandes Autores, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Academia Brasileira de Letras (ABL), apresenta a alunos do 8º e 9º ano e do Peja escritores consagrados da literatura brasileira. Em 2017, o homenageado foi Castro Alves. A iniciativa premiou redações de seis alunos que escreveram sobre o poeta.
III Partilha Pedagógica da 11ª CRE
A Partilha Pedagógica é a culminância do trabalho de formação continuada dos professores da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (11ª CRE). Feita em parceria com universidades do Rio de Janeiro, ela é composta de grupos de trabalho que colocam professores e alunos como protagonistas do processo de formação.
Encontro de alunos e responsáveis da E.M. Nicarágua - Construindo a cidadania
Insatisfeitos com alguns problemas enfrentados pela escola, os alunos da E.M. Nicarágua (8ª CRE), em Realengo, organizaram um evento que reuniu estudantes, professores e responsáveis. Os jovens expuseram suas opiniões e apresentaram propostas para a melhoria da unidade.  
1º Encontro de Estudos Pedagógicos
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o Encontro de Estudos Pedagógicos reuniu diretores, coordenadores pedagógicos e professores para avaliar e refletir suas práticas. O evento contou com a participação da diretora da Universidade Internacional da Paz, Maria Glória Sobrinho.
Seminário Ginásio Carioca Orsina da Fonseca
Cobertura do evento promovido pelo Ginásio Carioca Orsina da Fonseca sobre a educação para jovens do século XXI. O seminário também resgatou a história da instituição, uma das Escolas do Imperador, e valorizou o trabalho desenvolvido por seus professores.
Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves
A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  
Oficina de Realidade Aumentada – Educação 360
Na oficina de realidade aumentada oferecida pela MultiRio durante o encontro internacional Educação 360, professores e educadores conheceram o recurso e suas possibilidades de uso em sala de aula. Marcelo Salerno, assessor de Artes Gráficas e Animação, mostrou como uniu a técnica à coleção de livros infantis Que Medo!, e os participantes fizeram a experiência com seus celulares.
Ficha Técnica

Indicação: escola e sociedade Formato: jornalístico

Curta e Compartilhe
2018
Conexão SME
Educação
Eventos
Rio de Janeiro
Divulga eventos, cursos, festivais e atividades que acontecem nas escolas e em outros locais da cidade do Rio de Janeiro.
Episódios
Caravana Carioca de Férias
O lançamento da Caravana Carioca de Férias, no Planetário do Rio (Gávea), levou, no dia 7 de janeiro, animação para dezenas de crianças de 5 a 15 anos. O projeto continua durante todo o mês, em vários pontos da cidade, e é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Sesc e outras instituições vinculadas à Prefeitura.
Mães da Cidade - Uma homenagem às mulheres guardas municipais
Mulheres da Guarda Municipal do Rio de Janeiro recebem homenagem da primeira-dama Sylvia Jane Crivela, em cerimônia na sede da instituição, em São Cristóvão.
Lançamento do jogo Caô Digital
Caô Digital é um jogo eletrônico cujo objetivo é ensinar a identificar boatos e notícias falsas que circulam pela internet. A versão completa do jogo foi lançada na E.M. Joaquim Abílio Borges (2ª CRE), no Humaitá, que participou do desenvolvimento do produto.
Orquestra nas Escolas - Concertos de Natal 2018
Pelo segundo ano consecutivo, o programa Orquestra nas Escolas promoveu uma série de concertos gratuitos pela cidade do Rio de Janeiro. Estudantes apresentaram um repertório de músicas natalinas e brasileiras em locais como a Cinelândia, o Cristo Redentor e a Central do Brasil. Veja como foram as apresentações! 
Prêmio Anísio Teixeira 2018
Em 2018, o Prêmio Anísio Teixeira, organizado pela Escola de Formação Paulo Freire, teve como tema o problema da reprovação escolar. Os professores autores das cinco monografias selecionadas (quatro acadêmicas e uma literária) foram homenageados em cerimônia realizada em 22 de novembro.
Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca no Palácio Itamaraty
A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC) se apresentou no Palácio Itamaraty no dia 12 de dezembro. O evento faz parte da série Concertos de Natal, que marca o fim das atividades de 2018 da OSJC em todas as regiões da cidade. A orquestra é formada por 150 alunos da Rede Pública Municipal de Ensino inscritos no programa Orquestra nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro.
Encerramento dos Jogos Estudantis 2018
As escolas vencedoras de cada categoria ou modalidade esportiva (primeiro, segundo e terceiro lugares) receberam troféus, durante a cerimônia de encerramento da 27ª edição dos Jogos Estudantis, ocorrida no Planetário do Rio (Gávea).
Um Natal no Circo - Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca
O espetáculo Um Natal no Circo, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Unicirco Marcos Frota, contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, representada pelo grupo que ensaia na E.M. Rivadavia Corrêa (1ª CRE). O evento reuniu cerca de 1500 alunos integrantes do programa Orquestra nas Escolas.
A Arte dos Contos - E.M. Ceará e E.M. Aleksander Henryk Laks
Professores, gestores e funcionários das escolas municipais Ceará (3ª CRE) e Aleksander Henryk Laks (7ª CRE) comentam sobre os efeitos do projeto A Arte dos Contos, que promove rodas de conversa sobre contos consagrados da literatura brasileira.
Apresentação 2018 da Orquestra de Vozes Meninos do Rio
A Orquestra de Vozes Meninos do Rio, formada por estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino,  celebrou o encerramento das atividades em 2018 com uma apresentação no Teatro Carlos Gomes. Neste ano, o grupo homenageou duas grandes personalidades: Dona Ivone Lara e Martin Luther King.
1º Festival de Teatro dos Alunos da Rede
Inspirado em uma iniciativa da 2ª CRE, o 1º Festival de Teatro dos Alunos da Rede (Festa da Rede) selecionou textos dramatúrgicos produzidos por professores e alunos. O encerramento do festival reuniu estudantes e educadores em apresentações teatrais e rodas de conversa sobre as próprias produções. Neste ano, a homenageada foi a atriz Ruth de Souza.
Heróis do Tabuleiro 2018
Uma grande confraternização reuniu 2 mil alunos das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro no VIII Encontro Anual de Alunos de Xadrez, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento, realizado em 22 de novembro na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, é parte do projeto Heróis do Tabuleiro, que envolve 96 escolas da Rede nas quais o ensino de xadrez integra a grade curricular.
1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme)
A 1ª edição da Festa Literária da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (Flirme) ocorreu de 16 de outubro a 8 de novembro. O projeto, idealizado pela Gerência de Leitura e Audiovisual da Secretaria Municipal de Educação, teve como homenageado o poeta mato-grossense Manoel de Barros. A cerimônia de encerramento, realizada no Arquivo Nacional, reuniu os trabalhos desenvolvidos nas escolas.
XXXV Mostra Municipal de Dança
O encerramento da 35ª edição da Mostra Municipal de Dança, realizado em 31 de outubro, reuniu 33 coreografias elaboradas por professores e alunos das escolas municipais. Em 2018, novidades como a formação de professores e um documentário realizado em parceria com a MultiRio fizeram parte da programação no Teatro Caixa Nelson Rodrigues.
Lançamento da série "Como É Bom Tocar um Instrumento"
Evento de lançamento da série Como É Bom Tocar um Instrumento, realizado na Escola de Formação Paulo Freire. Estiveram presentes estudantes que participaram da série e seus familiares, além de professores e a equipe responsável pela produção do programa. A série conta a história de alunos da Rede que fazem parte do projeto Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Lançamento do livro A Arte dos Contos
O livro, lançado em 29/11/18, reúne contos escritos por grupos formados a partir das rodas de leitura do projeto A Arte dos Contos, que reuniu professores e funcionários de 64 escolas municipais do Rio.
1ª Mostra Pedagógica - Time de Alfabetizadores
Os professores integrantes do Time de Alfabetizadores celebraram o término do primeiro semestre do projeto com uma mostra pedagógica, realizada nas 11 Coordenadorias Regionais de Educação. Educadores e alunos compartilharam práticas e experiências.
MultiRio na Flip 2018
A MultiRio comemora 25 anos participando da Flip - 19ª Festa Literária Internacional de Paraty, realizada de 25 a 29 de julho de 2018. A Casa Libre promoveu, em sua programação, o debate “Mídia e Literatura”, que contou com a presença da MultiRio.
Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca no MAR
A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca fez parte das comemorações pelos cinco anos do Museu de Arte do Rio (MAR) com um concerto realizado no dia 24 de março. Aberta à população, a apresentação reuniu clássicos da música erudita e popular.
Música na alfabetização
Fique por dentro do projeto idealizado pelo professor Fred Moreira que procura contribuir para o processo de alfabetização por meio da educação musical. A iniciativa está sendo implantada em unidades da 11ª CRE e deve se estender a outras escolas da Rede Municipal.
Projeto Teatro em Versos
Realizado nas escolas Jacques Raimundo e Padre Leonel Franca, ambas em Realengo (8ª CRE), o projeto Teatro em Versos une artes cênicas e poesia para trabalhar valores éticos e temas do cotidiano dos alunos. Com encontros semanais, a iniciativa tem auxiliado os participantes a elevar a autoestima e a construir relações de afeto.
Maratona Escolar dos Grandes Autores 2017
O projeto Maratona Escolar dos Grandes Autores, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Academia Brasileira de Letras (ABL), apresenta a alunos do 8º e 9º ano e do Peja escritores consagrados da literatura brasileira. Em 2017, o homenageado foi Castro Alves. A iniciativa premiou redações de seis alunos que escreveram sobre o poeta.
III Partilha Pedagógica da 11ª CRE
A Partilha Pedagógica é a culminância do trabalho de formação continuada dos professores da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (11ª CRE). Feita em parceria com universidades do Rio de Janeiro, ela é composta de grupos de trabalho que colocam professores e alunos como protagonistas do processo de formação.
Encontro de alunos e responsáveis da E.M. Nicarágua - Construindo a cidadania
Insatisfeitos com alguns problemas enfrentados pela escola, os alunos da E.M. Nicarágua (8ª CRE), em Realengo, organizaram um evento que reuniu estudantes, professores e responsáveis. Os jovens expuseram suas opiniões e apresentaram propostas para a melhoria da unidade.  
1º Encontro de Estudos Pedagógicos
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o Encontro de Estudos Pedagógicos reuniu diretores, coordenadores pedagógicos e professores para avaliar e refletir suas práticas. O evento contou com a participação da diretora da Universidade Internacional da Paz, Maria Glória Sobrinho.
Seminário Ginásio Carioca Orsina da Fonseca
Cobertura do evento promovido pelo Ginásio Carioca Orsina da Fonseca sobre a educação para jovens do século XXI. O seminário também resgatou a história da instituição, uma das Escolas do Imperador, e valorizou o trabalho desenvolvido por seus professores.
Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves
A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  
Oficina de Realidade Aumentada – Educação 360
Na oficina de realidade aumentada oferecida pela MultiRio durante o encontro internacional Educação 360, professores e educadores conheceram o recurso e suas possibilidades de uso em sala de aula. Marcelo Salerno, assessor de Artes Gráficas e Animação, mostrou como uniu a técnica à coleção de livros infantis Que Medo!, e os participantes fizeram a experiência com seus celulares.