Minha MultiRio oferece aos professores da Rede um local exclusivo dentro do Portal
08 Maio 2024 | Por Larissa Altoé

Olá, professor da Rede Pública Municipal de Ensino, como você está?

Pensando na praticidade na hora de selecionar conteúdos da MultiRio que sejam úteis para o seu trabalho de docência, criamos um recurso chamado Minha MultiRio. Essa funcionalidade permite que você, ao se logar no Portal, escolha conteúdos que considere mais relevantes e guarde esses materiais numa área personalizada, em que poderá criar coleções organizadas da forma que lhe for mais conveniente.

ola professor

Com o Minha MultiRio, é possível organizar os conteúdos da MultiRio de acordo com as suas necessidades e preferências, não apenas para a sala de aula como para compartilhar com colegas e estudantes. Seus alunos e demais pessoas a quem você enviar o link das suas coleções poderão ver esse conteúdo. Para isso, não precisam de login no Portal.

Para você começar a selecionar e guardar conteúdos na sua área especial Minha MultiRio, trouxemos algumas dicas. Esperamos que você aproveite o acervo que a MultiRio tem construído nestas três décadas dedicadas à midiaeducação!

Vamos começar?

Para salvar um determinado conteúdo, basta se logar no Portal com o seu número de matrícula da Rede Municipal de Ensino do Rio e os cinco primeiros dígitos de seu CPF. Na imagem abaixo, o local de login está circulado em vermelho, fica no topo da página, do lado direito.

login prof

No mesmo local, aparecerá a opção “Minha MultiRio”. É só clicar para entrar na área personalizada para você guardar seus conteúdos preferidos da MultiRio.

Repare que, à esquerda, você cria suas coleções com temáticas semelhantes ou seguindo outra organização que você imaginar.

colecoes

Outra maneira de começar é navegando pelo portal e, quando gostar de um conteúdo, clicar na estrela ao lado dele. Como assim?

minha multirio estrela

Todos os conteúdos da MultiRio, sejam em vídeo, áudio, textos, jogos ou animações, têm abaixo do título, do lado direito, uma estrela. Quando você clica na estrela, se estiver deslogado/a, será indicado que faça o login. Se já estiver logado/a, abre-se uma caixa de diálogo na qual você indica em qual “coleção” você deseja guardar aquele conteúdo selecionado.

Para compartilhar uma coleção, clique na setinha da direita que aparece na barra azul em cada coleção. Um link é copiado automaticamente, e aí é só colar no WhatsApp ou e-mail, por exemplo, e mandar para quem você quiser.

Importante:

Também é possível editar o nome das coleções, remover o compartilhamento e até excluir uma coleção completa de uma vez.

Seu avatar

Nós pensamos em tornar a experiência do Minha MultiRio um momento agradável e particular, que possa contribuir de forma prazerosa no seu cotidiano.

Para isso, criamos uma série de avatares, entre os quais você escolhe um para que a/o identifique.

avatar

Você pode editar o seu nome e escolher entre diversas ilustrações disponíveis. A figura do lápis indica onde se deve clicar para atualizar esses campos.

avatar detalhe

Mural

Outra funcionalidade é o nosso Mural. Por lá você irá receber mensagens diretas da MultiRio e vai ficar por dentro das nossas novidades, eventos e lançamentos de produções.

Muito legal, não acha? Convidamos você, educador da Rede, a explorar o Minha MultiRio e compartilhar conteúdos com sua própria rede. Aproveite para também indicar esse recurso a colegas que possam gostar da experiência.