Web TV

Videoteca
Tempo de Estudar - História - 8º Ano
Aula 03 - Ouro! A sociedade mineradora na América Portuguesa do século XVIII
A descoberta de ouro no Brasil no fim do século XVII e seus efeitos sobre a organização da colônia portuguesa ao longo do século XVIII.
A seguir na NET Canal 26
13:45 -
Matemática em Flashes
Relações métricas do triângulo retângulo
Relações métricas e aplicações.
07:00
Arte, Artistas e Arteiros
Pensar para brincar
Mímica, a arte dos gestos. Quadrinhos, caricaturas, charges, cartuns e a crítica à sociedade. O papel contestatório da arte em momentos de repressão social e a busca pela liberdade de expressão. Tropicália e a valorização da identidade cultural nacional.
07:30
Inclusive Eu
Deficiência auditiva
O olhar diferenciado sobre a surdez; o reconhecimento e a afirmação da educação bilíngue na construção de um caminho de comunicação; encontros e realizações.
08:00
Diz aí - Extermínio da juventude negra
Social ou racial?
SEM SINOPSE
08:15
Multiclube
Espaço, a fronteira final
Neste episódio, saiba mais sobre Marte e Júpiter e também sobre planetas além do nosso Sistema Solar. Conheça o que está sendo feito na Estação Espacial Internacional e o que um astronauta sente ao voltar para a Terra. 
08:30
Biomas Brasileiros
Pantanal
SEM SINOPSE
09:00
Adoro Problemas!
A multiplicação dos sanduíches
Multiplicação de números naturais.
09:15
Coletivamente
Formação cidadã
Alunos e ex-alunos do colégio Cruzeiro realizam trabalho voluntário no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, além de darem aulas de reforço escolar para alunos de escolas públicas.
09:30
Fato Matemático
Solução gráfica de um sistema
Sistema de equações do 1º grau e solução gráfica, interpretação geométrica de um sistema.
10:00
Como É Que É?
Fotossíntese não é selfie
Fotossíntese; etapa de fixação do carbono da fotossíntese.
10:15
Como Vivemos - Reino Animal
Exóticos
A natureza é tão diversa que o exotismo é uma presença constante entre os animais. Conheça leões e tigres brancos, gatos sem pelos, salamandras que vivem mais de cem anos e a única espécie de mamífero com escamas do mundo.
10:30
Detetives da Ciência
Menos fumaça
Os biocombustíveis e os conceitos de reduzir, reciclar e reutilizar.
10:45
Curiosos por Natureza
O meu lugar
Descoberta da diferenciação dos conceitos de lugar, espaço geográfico e paisagem.
11:00
Conceito & Ação
A descoberta da música de concerto
Diferença entre música de concerto, clássica e erudita. Como atrair o interesse dos jovens e, assim, formar novas plateias. Os Concertos da Juventude e a música de concerto como fatores de transformação social. Convidados: Anahi Ravagnani, gerente educacional da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira; e Eduardo Lakschevitz, professor do Instituto Villa-Lobos/Unirio.
11:30
Em Tempo Real
Sociedade em transição
Analisa o que muda nas relações entre as gerações informatizadas e aquelas ainda resistentes aos novos processos.
12:00
Ensinar e Aprender
Sala de Leitura: o coração da escola
Os mais de 600 estudantes do Ciep Glauber Rocha, na Pavuna, contam com a iniciativa da professora da Sala de Leitura Edilza de Souza Mello Barboza, em projetos lúdicos e criativos: contação de histórias, com apoio de alunos monitores; montagem de peça teatral; passeio pela Bienal e outras atividades. Fora da escola, a professora aproveita o tempo para fazer caminhadas em locais como o Parque Madureira. Segmento: Ensino Fundamental.
12:15
Entrando em Órbita
Os 25 anos do Hubble
Para celebrar a data, vamos conhecer a sala de controle do equipamento e o telescópio James Webb, que será o sucessor do Hubble.
12:30
Megassaudável
Afinal de contas, quem sou eu?
Corpo como meio de interação com o outro e com o ambiente; hormônios; transformações físicas e psíquicas; higiene; padrões de beleza; alimentação.
13:00
Mestre do Tempo
Nas trilhas da aventura
A chegada de Cabral; a convivência entre a cultura europeia e a ameríndia.
13:15
Mãos à Ópera
Esquadrão da ópera
Montagem da equipe responsável pela construção da história: o trabalho de cenógrafos, figurinistas, maquiadores, artistas, cantores, diretor de cena e outros profissionais; etapas de produção para se obter um produto final de qualidade. Depoimentos: Eduardo Cabanas, produtor executivo da Dell’Arte; Sura Berditchevsky, diretora de cena da ópera Menino Maluquinho; Ricardo Prado, maestro e consultor da série Mãos à Ópera; Jorge Carvalho, iluminador; Marcos Flaksman, cenógrafo; Daniela Thomas, cenógrafa e diretora; Camila Schmidt, cenógrafa; André Heller-Lopes, diretor de óperas; Lily Driaze, cantora mezzo-soprano; Mona Magalhães, visagista; Divina Suarez, figurinista e peruqueira; Pedro André Mendes, cantor mirim; Flávia Fernandes, cantora soprano; Inácio de Nonno, cantor barítono; Flavio Melo, cantor barítono; Cintia Graton, cantora mezzo-soprano.
13:30
Tempo de Estudar - História - 8º Ano
Aula 03 - Ouro! A sociedade mineradora na América Portuguesa do século XVIII
A descoberta de ouro no Brasil no fim do século XVII e seus efeitos sobre a organização da colônia portuguesa ao longo do século XVIII.
13:45
Matemática em Flashes
Relações métricas do triângulo retângulo
Relações métricas e aplicações.
14:00
Escolher Dá Trabalho!
Arquitetura & Engenharia
Os diversos segmentos relacionados às duas carreiras. Os campos na construção civil. 
14:15
Precisamos Agir
Nosso planeta em 2050
Prospecções sobre a vida na Terra no ano de 2050, caso a temperatura média global aumente 3,5 graus Celsius, como o previsto para o fim deste século.
14:30
Palavra Puxa Palavra
De palavras e imagens se faz o mundo
Linguagem verbal e não verbal; linguagem dos quadrinhos; discurso direto; registro formal e informal.
15:00
Café Literário 2017
Sérgio Sant'Anna
SEM SINOPSE
15:30
Por Trás da Cena
Direção de arte
Cenários, caracterizações e figurinos agregam significados à mensagem audiovisual.
15:45
Entre Mídias
Direção de arte
Convidados: Clóvis Bueno, diretor de arte, e Silvana Gontijo, jornalista e especialista em Mídia e Educação.
16:15
Transformando Meu Quadrado
Dona Ilma
Desde 2006, o projeto Recriando Raízes cuida de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social no bairro de Costa Barros, Zona Norte do Rio de Janeiro. A iniciativa é resultado da parceria de duas amigas: Ilma Rocha e Alba Valéria. As duas começaram exibindo filmes para crianças e jovens do bairro e logo passaram a transformar a realidade local.
16:30
Cantos do Rio
Grupo Arranco de Varsóvia
SEM SINOPSE
17:00
Tempo de Estudar - História - 8º Ano
Aula 03 - Ouro! A sociedade mineradora na América Portuguesa do século XVIII
A descoberta de ouro no Brasil no fim do século XVII e seus efeitos sobre a organização da colônia portuguesa ao longo do século XVIII.
17:15
Matemática em Flashes
Relações métricas do triângulo retângulo
Relações métricas e aplicações.
17:30
Tem Jogo!
Hóquei sobre grama e goalball
O Brasil participará pela primeira vez em uma Olimpíada na modalidade hóquei sobre grama. O goalball, disputado em uma quadra com as mesmas dimensões do vôlei, foi criado especialmente para deficientes visuais.
17:45
Quarto de Brinquedo
Números por toda parte
Os números como organizadores do espaço físico e social da criança.
18:00
Caixa Mágica
Meus amigos
Histórias de amizade entre pessoas e animais; ensina a fazer pinturas com guache e colagens.
18:15
Turma da Biblioteca
Sopa de letrinhas
Ortografia.
18:30
UniDuniTV
Este mundo é grande mesmo
A diversidade humana e cultural em nosso planeta Terra.
19:00
Concertos da Juventude
Le Parole Non Dette - parte II
SEM SINOPSE
19:30
Tons e Sons
Música latino-americana
SEM SINOPSE
20:00
Próxima Página
Nestor Capoeira entrevista Patricia Mellodi
O mestre de capoeira Nestor Capoeira entrevista a cantora e compositora Patricia Mellodi, que fala sobre a relação com a literatura e como a leitura influencia sua escrita e suas composições.
20:15
Como Vivemos
Cultura e escola
A educação como parte da história das sociedades, sendo as escolas a principal representação desse sistema de valores culturais. Em destaque, unidades escolares de Israel, China, Tailândia, França, Faixa de Gaza, Índia e Sudão. 
20:30
Interações Pedagógicas - Módulo Time de Alfabetizadores 2018
Unidade 5 - Reflexões sobre o fazer docente em alfabetização
O programa destaca a importância da reflexão docente sobre o próprio fazer. Ao lado da dimensão teórica, a prática pedagógica se destaca como um elemento significativo que deve e pode levar os profissionais da Educação a exercitarem movimentos marcados pela reflexão-ação-reflexão. Convidadas: Elainemar Dias Pinheiro, professora da E.M. Paraguai; Maria Eny Picozzi, diretora da E.M. Paraguai; Teresa Araújo, doutora em Educação e supervisora pedagógica da SME; Magda Albuquerque, pedagoga da gerência de Alfabetização da SME.
21:00
Histórias do Futebol
Foi um maracanã que passou
SEM SINOPSE
21:15
O Mochileiro do Futuro
A Guerra dos Marimbondos
Revolta popular iniciada na antiga província nordestina de Pernambuco, em 1851, quando o governo determinou a realização do regulamento do registro de nascimentos e óbitos, uma etapa para se proceder ao Censo Geral do Império. A população entendeu que a medida era um pretexto para, a partir do controle sobre essa documentação, escravizar homens livres e pobres e reescravizar os escravos libertos.
21:30
Tela Aberta
João Jardim
SEM SINOPSE
22:00
Rio, Belezas e Afetos
Identidade carioca
A rotina de trabalho de Severino, como garçom de um botequim tradicional do Rio de Janeiro, o transforma em um atento observador da vida e dos hábitos do carioca. As conversas que ouve no bar o encorajam a se inscrever em um concurso de crônicas comemorativo dos 450 anos da cidade. Participações especiais: Antonio Edmilson, historiador; Marcus Faustini, escritor; e Rosa Magalhães, carnavalesca e artista plástica.
22:30
MultiRio em Revista
Água, porto, tecnologia e samba
A questão hídrica; as diversas transformações pelas quais passou o Porto do Rio de Janeiro; como é viver em um mundo cada vez mais tecnológico. A música de um carioca pioneiro, Sinhô, o Rei do Samba.
23:00
África Diversa
Cultura
Neste episódio, diferentes manifestações artísticas evidenciam a diversidade cultural da África. O semba, ritmo musical típico de Angola, se espalha pelo mundo. No Senegal, uma escola de dança mistura estilos tradicionais e contemporâneos. A artista plástica Kiki Bokassa, filha do ex-ditador da República Centro-Africana, utiliza a arte como forma de lidar com o passado. Estilistas africanos resgatam elementos e trajes típicos do continente para suas novas coleções.
23:15
Rio de Janeiro a Janeiro
A fotografia e a cidade
SEM SINOPSE
23:30
Pensares
Poder
As relações entre indivíduos ou grupos visando o poder econômico, militar e político, desde que o mundo é mundo. A trindade ciência, tecnologia e crescimento econômico que rege a atualidade. Por que “empoderar” é a palavra do momento. O empoderamento das minorias e o poder dos jovens. Convidados: Paulo D’Ávilla, cientista político/Uerj; Guilherme Castelo Branco, professor de Filosofia e coordenador do Laboratório de Filosofia da UFRJ; e Mauricio Metri, professor de Economia Política Internacional da UFRJ.
Últimos episódios
Programação Completa
Séries mais recentes