Web TV
Videoteca
A seguir na NET Canal 26
07:30 -
Como Vivemos
Língua e cultura
O surgimento da linguagem na evolução humana. A linguagem sendo uma habilidade única da espécie humana. A língua escrita e falada como traço marcante da linguagem de cada cultura.
07:00
Abrindo o Jogo
Descobrindo o amor
SEM SINOPSE
07:30
Como Vivemos
Língua e cultura
O surgimento da linguagem na evolução humana. A linguagem sendo uma habilidade única da espécie humana. A língua escrita e falada como traço marcante da linguagem de cada cultura.
07:45
Conhecendo o Rio
As muitas Tijucas
SEM SINOPSE
08:15
Ensaios sobre a Não Violência
Parem com isso!
Causas e consequências de episódios de agressividade na Educação Infantil e seus efeitos no desenvolvimento da criança. O significado e a importância da brincadeira nessa fase da vida.
08:45
Fábulas do Mundo
6 - A história de Wali Dad
SEM SINOPSE
09:00
O Que Me Faz Ser Eu?
O que é justo?
09:15
Quem Disse Que Estou Só Brincando?
Educação Física, valores e atitudes
A tolerância e o respeito à diversidade na escola trabalhados nos conteúdos dessa disciplina.
09:30
Turma da Biblioteca
Barulhinho bom
Acentuação.
09:45
Como É Que É?
Isso me atrai
Interação da matéria com campos magnéticos.
10:00
Escolher Dá Trabalho!
Moda
Oportunidades e habilitações que vão muito além do manuseio da agulha e da linha. 
10:15
Precisamos Agir
Acordo histórico na COP21
Em Paris, durante a Conferência do Clima, os representantes de 195 países adotaram um acordo mundial sem precedentes para lutar contra o aquecimento do planeta.
10:30
Tempo e Movimento
Tempo de cidadania
Os direitos e os deveres de um na vida cotidiana e no convívio social. A participação cidadã na escolha de nossos representantes. Entrevistados: Ancelmo Gois, jornalista; Ingrid Sarti, cientista social; Silvia Ramos, socióloga; Beatriz Azeredo, economista; e Adriano Pilatti, advogado.
11:00
Tela Aberta
Alexandre Bersot
SEM SINOPSE
11:30
Por Trás da Cena
Interpretação
Os recursos corporais, vocais e emocionais na construção dos personagens.
11:45
Entre Mídias
Interpretação
Convidados: Sura Berditchevsky, atriz, diretora, produtora e professora de teatro, e Murilo Grossi, ator e diretor.
12:15
Rio Resiliente
Chuvas – enchentes
As tragédias com água são a causa de 95% dos desastres no Brasil. Uma cidade resiliente pode enfrentar melhor os efeitos das chuvas torrenciais. No bairro da Tijuca, o sistema de escoamento de água, que está em construção, vai evitar os alagamentos históricos naquela área.
12:30
Conceito & Ação
Paternidade na primeira infância
O que mudou na paternidade ao longo dos tempos. Dividindo as tarefas e os cuidados com os filhos em casa, participando mais da vida escolar e do convívio social das crianças, cria um novo tipo de relação mais próxima e afetuosa. Como é o pai contemporâneo em um mundo com diferentes arranjos familiares. Convidados: Isabel Abelson, psicóloga e consultora do Unicef; e Thiago Queiroz, engenheiro e autor do blog Paizinho, vírgula!.
13:00
Morde a Língua
Um mergulho no espelho: romance
Estrutura de texto; tipos de narrador; tempo psicológico e cronológico; protagonista e antagonista.
13:15
Geolino
A orquestra da floresta – Bolívia
Simon Aguape, de 15 anos, toca violino na orquestra de sua aldeia. Ele vive com seus pais e irmãos, à margem da floresta, na Bolívia, em uma cabana de palha, sem eletricidade ou água. Agora, Simon está prestes a deixar sua aldeia pela primeira vez na vida, pois sua orquestra tem uma apresentação no Peru. Todos estão muito animados, já que é a primeira vez que a maioria dos membros do grupo deixa a aldeia. Mas ninguém está tão animado quanto Simon – ele deverá tocar seu primeiro grande solo em uma igreja barroca de Cusco, a capital Inca.
13:30
O Que São as Coisas? - licenciado
O que é um adulto?
SEM SINOPSE
13:45
Quarto de Brinquedo
As acrobacias dos números
Adição e subtração.
14:00
Aquela Conversa
Paternidade cuidadora
O impacto positivo da paternidade cuidadora nos filhos, na parceira, no próprio homem e na sociedade. O papel de educadores e da própria sociedade na formação desse pai cuidador. Convidados: Marcelo Costa, enfermeiro da Maternidade Carmela Dutra/ SMS-RJ; Sancler Corrêa, enfermeiro da Clínica da Família Santa Marta/SMS-RJ; e Milena do Carmo, socióloga do Instituto Promundo. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica e professora, coordenadora do Movimento pela Valorização da Paternidade.
14:15
Tem Jogo!
Golfe e bocha paralímpica
O clássico golfe também é um esporte olímpico, e a bocha adaptada vem conquistando medalhas para o Brasil em competições paralímpicas e pan-americanas.
14:30
UniDuniTV
Meus muitos poderes
As habilidades e os talentos de cada um, singularizando as pessoas.
15:00
Caminhos da Escola
Nepal (Kritika)
Kritika tem 11 anos e vive nas montanhas acidentadas do Himalaia, no Nepal. O pai foi trabalhar em Dubai e ela vive junto com sua mãe e seus avós. Todas as manhãs, liderando um grupo de crianças da aldeia, ela cruza um caminho íngreme, pontes frágeis e cachoeiras para chegar à sua escola. A milhas de distância, Kritika faz a ligação entre dois mundos diariamente: de um lado as suas tradições e de outro, a educação ao seu alcance. A longa jornada de Kritika através de caminhos perigosos e altas montanhas para alcançar a sua escola nos permite descobrir um lugar onde o acesso ao conhecimento ainda é uma aventura.
15:30
Vamos Construir um Mundo Melhor
Vamos construir um mundo melhor
16:00
Especial Heitor Villa-Lobos
Heitor Villa-Lobos
SEM SINOPSE
17:00
História do Futebol
Os primórdios
SEM SINOPSE
17:15
O Mochileiro do Futuro
A Revolta dos Malês
Em 1835, africanos escravizados e libertos que seguiam o islamismo (malês), revoltaram-se contra a escravidão e a imposição da religião católica. O movimento aconteceu em Salvador e recebeu o nome de Revolta dos Malês.
17:30
MultiRio em Revista
Lixo, reformas urbanas, cultura de paz e tolerância, música regional
Do descarte à reciclagem do lixo; campanha contra o bullying; respeito às diferenças; cultura da paz; patrimônio arquitetônico do Rio de Janeiro. As músicas de Luiz Gonzaga.
18:00
Concertos da Juventude
Franz Schubert: A Truta
Quinteto em Lá maior, D. 667 – “Truta”. Interpretação: Wagner Rodrigues (violino), André Rodrigues (viola), Emilia Valova (violoncelo), Waldir Bertipaglia (contrabaixo) e participação especial do pianista Luiz Fernando Pérez. Apresentação: Eduardo Lakschevitz, especialista em História da Música.  
19:00
Morde a Língua
Um mergulho no espelho: romance
Estrutura de texto; tipos de narrador; tempo psicológico e cronológico; protagonista e antagonista.
19:15
Rio de Janeiro a Janeiro
Paris e a cidade
SEM SINOPSE
19:30
Pensares
O adolescente e a internet
Os riscos e as oportunidades que a internet oferece à infância e à juventude. Os hábitos de navegação dos adolescentes brasileiros. A influência da rede nas dinâmicas e interações sociais desse segmento populacional. Convidados: Tatiana Paranaguá, psicóloga e professora da PUC-Rio; Mônica Machado, jornalista e professora da Escola de Comunicação da UFRJ.
20:00
Como Vivemos - Reino Animal
Exóticos
A natureza é tão diversa que o exotismo é uma presença constante entre os animais. Conheça leões e tigres brancos, gatos sem pelos, salamandras que vivem mais de cem anos e a única espécie de mamífero com escamas do mundo.
20:15
Megassaudável
O mundo na palma da mão
Redes sociais; privacidade; segurança; vantagens da tecnologia, quando bem utilizada.
20:45
Em Tempo Real
Sociedade on-line
Fala sobre a necessidade de se estar permanentemente conectado e o quanto isso influencia o comportamento das pessoas.
21:15
Arte, Artistas e Arteiros
Tempo de transformação
Apreciação artística e estética de imagens. Consolidação da linguagem fotográfica. Imagens em movimento: cinema e desenho animado. Do cinema mudo para o sonoro e outras inovações. Transformações na arquitetura, na literatura e na música. Recursos tecnológicos na manipulação e na edição de imagens.
21:45
Inclusive Eu
Deficiência intelectual
A informação como promotora de mudança na percepção sobre a deficiência, na promoção da autonomia, da inserção social e da capacidade de viver com qualidade.
22:15
Coletivamente
Mundo Novo
O Instituto Educacional e Cultural Mundo Novo, em Mesquita, na Baixada Fluminense, começou como um projeto familiar. Hoje, após mais de dez anos em atividade, trabalha em parceria com instituições como o Senac e o Sesi, oferecendo alfabetização para crianças e cursos e oficinas profissionalizantes para jovens e adultos.
22:30
Aventuras Cariocas
Cosme Velho-Rocinha, via Copacabana
No caminho, informações sobre fatos e personagens que ilustram a história do desenvolvimento urbano do Rio.
22:45
Entrando em Órbita
Supertelescópio
Entre 2016 e 2024, será construído o maior e mais avançado radiotelescópio do mundo, chamado Australian Square Kilometre Array Pathfinder (Askap), com antenas e instalações na Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
23:00
Rio Resiliente
Chuvas – enchentes
As tragédias com água são a causa de 95% dos desastres no Brasil. Uma cidade resiliente pode enfrentar melhor os efeitos das chuvas torrenciais. No bairro da Tijuca, o sistema de escoamento de água, que está em construção, vai evitar os alagamentos históricos naquela área.
23:15
Ensinar e Aprender
A inclusão como direito
Por meio de atividades lúdicas e com o apoio da sala de recursos multifuncionais da escola, a professora Claudia Scorza, da E.M. Floriano Peixoto (1ª CRE), em São Cristóvão, alfabetizou e formou uma turma regular com dois alunos especiais. A sala de recursos é uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Helena Antipoff, que implementa as políticas educacionais visando à inclusão dos alunos com deficiência em toda a Rede. Segmento: Ensino Fundamental.
23:30
Mãos à Ópera
Quem cria e quem cuida
Como é pensada cada etapa da produção de uma ópera; o papel do diretor-geral ou diretor artístico e seu trabalho em parceria com o maestro, que faz o papel de diretor musical; a criação do libreto. Depoimentos: João Guilherme Ripper, maestro, compositor de óperas e presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Steffen Dauelsberg, diretor-executivo da Dell’Arte; Eduardo Cabanas, produtor executivo da Dell’Arte; André Heller-Lopes, diretor de óperas; André Cardoso, maestro e diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Roberto Duarte, maestro; Ricardo Prado, maestro e consultor da série Mãos à Ópera; Sura Berditchevsky, diretora de cena da ópera Menino Maluquinho.
23:45
Cyber Tudo
Hype Cycle
Simples moda ou inovação durável? Segundo o modelo Hype Cycle, as novas tecnologias seguem um ciclo preciso, do nascimento ao chamado platô da produtividade.
Últimos episódios
Programação Completa
Séries mais recentes