Web TV

Videoteca
Palavra Puxa Palavra
Palavrando
A seguir na NET Canal 26
07:30 -
Fato Matemático
Sistemas de equação de 1° grau
Sistemas e soluções algébricas.
07:00
Palavra Puxa Palavra
Palavrando
SEM SINOPSE
07:30
Fato Matemático
Sistemas de equação de 1° grau
Sistemas e soluções algébricas.
08:00
Matemática em Flashes
Relações métricas do triângulo retângulo
Relações métricas e aplicações.
08:15
Adoro Problemas!
Mundo em gráficos
Tratamento da informação.
08:30
Arte, Artistas e Arteiros
Encontro marcado
Barroco e Romantismo. Revolução Industrial: a publicidade como novo “gênero” artístico tipicamente urbano. Art Nouveau, a arte aplicada à indústria e à inovação de materiais. A Pop Art: arte das mídias. Expressionismo. A Semana de Arte Moderna.
09:00
Cidade Mundo
A arte da delicadeza nissei
Teruko Monteiro é artista plástica e filha de imigrantes japoneses. Nasceu em Marília, no interior de São Paulo, e formou-se na capital paulista. Lecionou em faculdades paulistas antes da mudança para o Rio de Janeiro. Com o coração brasileiro, ela fala sobre a paixão por Santa Teresa, onde mora desde 1975, e pelo bonde, que retrata diversas vezes em suas obras.
09:15
Morde a Língua
Vladimir, o sapo, e outras histórias: contos
Os contos de fada e os maiores contistas do Brasil; definição de conto; elementos de um texto de base narrativa.
09:30
Bom dia arqueologia
Emilio Goeldi
SEM SINOPSE
10:00
Coletivamente
Flautistas da Marambaia
O projeto Flautistas da Pro Arte, da escola de música Pro Arte, em Laranjeiras, se expandiu até a E.M. Vieira Fazenda/10ª CRE. Há mais de dez anos, os alunos, batizados de Flautistas da Marambaia, mergulham na cultura brasileira e descobrem talentos e habilidades musicais.
10:15
Como Vivemos - Reino Animal
Afeto
O carinho dos donos por seus animais de estimação alimenta uma indústria que não para de crescer. Mas o afeto humano ajuda até mesmo espécies não domesticáveis, como coalas e orangotangos. 
10:30
Detetives da Ciência
Nanomundo
A ciência do ultracompacto,  das nanomáquinas, dos nanomotores e nanocomponentes.
10:45
Curiosos por Natureza
Planeta terra
Composição da Terra; formas e agentes transformadores do relevo; função das placas tectônicas; acidente geográfico.
11:00
Biomas Brasileiros
Amazônia I
SEM SINOPSE
11:30
Unidiversidade
Observatório das Favelas
SEM SINOPSE
12:00
Ensinar e Aprender
Musicalidade e autonomia
Por meio da música e da ludicidade, a professora Greice Brito, do EDI Samira Pires Ribeiro/10ª CRE, incentiva a autonomia de seus alunos e traz para o espaço escolar pais e responsáveis, para interagir nas atividades com os alunos. Segmento: EDI.
12:15
Escola, Câmera, Ação!
Amazônia em rede etc.
Alunos da E.M. São Sebastião (7ª CRE) assistem e comentam filmes produzidos por outros estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino. No quadro Cria da Rede, Vinicios Damasceno, ex-aluno da E.M.Monteiro Lobato, fala sobre suas experiências com teatro e audiovisual e sobre a influência positiva que recebeu de professores da Rede. Atualmente, ele é ator, músico e faz graduação em Produção Fonográfica. Filmes exibidos: Amazônia em rede: a transcendência das águas (E.M. Gaspar Vianna); Poderes secretos (E.M. Morvan de Figueiredo).
12:30
Desafio Fenício - Primeiros ao Redor da África
Libano, o berço da civilização fenícia - parte 2
SEM SINOPSE
13:00
Mestre do Tempo
Rio de Janeiro, capital do Reino
De D. João VI à independência do Brasil, por D. Pedro I.
13:15
Mãos à Ópera
O que é ópera
Como surgiu; transformações ao longo do tempo; principais compositores e cantores líricos; subgêneros; diferentes estilos de representação; ópera moderna e sua crescente popularização; aproximação com o público jovem. Depoimentos: Ricardo Prado, maestro e consultor da série Mãos à Ópera; André Heller-Lopes, diretor de óperas; André Cardoso, maestro e diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Inácio de Nonno, cantor barítono; Flávia Fernandes, cantora soprano; Daniela Thomas, cenógrafa e diretora; João Guilherme Ripper, maestro, compositor de óperas e presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Tiê Kuhl e Pedro André Mendes, cantores mirins.
13:30
Educação em Família
Leitura e alfabetização
Formas de incentivo à leitura para crianças em fase de alfabetização. Especialista: Andrea Ramal, educadora.
13:45
Como É Que É?
Uma dupla dinâmica
As leis da dinâmica de Isaac Newton.
14:00
Escolher Dá Trabalho!
Saúde
Um breve panorama da área, que conta com 38 profissões registradas no Brasil. 
14:15
Aventuras Cariocas
Floresta
Na Floresta da Tijuca, um banho de cachoeira, uma ação de replantio e o aprendizado sobre a importância da água para a vida de todos.
14:30
Mentes Brilhantes
Marie Curie - os raios invisíveis
SEM SINOPSE
15:00
Café Literário 2017
Literatura infantil
SEM SINOPSE
15:30
Por Trás da Cena
Câmera/Movimento
Lentes e suportes mecânicos das câmeras são recursos para criar movimento nas cenas dos audiovisuais.
15:45
Entre Mídias
Câmera/Movimento
Convidados: Rosália Duarte, professora da Faculdade de Educação da PUC-Rio, e Antônio Brasil, professor de Comunicação da Uerj.
16:15
Mostra geração
O fim do bullying e o começo da paz
SEM SINOPSE
16:45
Tempo de Estudar - História - 7º Ano
Aula 11 - Indígenas do Brasil
Em 1500, quando os portugueses chegaram ao que hoje é o Brasil, havia cerca de três milhões de indígenas de diferentes povos por aqui. Conheça alguns deles e veja as influências que exerceram na formação do país.
17:00
Rio Resiliente
Gestão de risco
Uma cidade resiliente é, antes de tudo, organizada. Por isso, é fundamental ter um centro de controle que possa reagir de forma ordenada quando ocorre um grande desastre. O Centro de Operações Rio monitora a cidade de forma ininterrupta, com suas 560 câmeras. 
17:15
O Mochileiro do Futuro
A Guerra de Canudos
Em um povoado no sertão da Bahia, em 1893, a população seguia a figura emblemática de Antônio Conselheiro, que pregava a salvação para seus seguidores e desafiava a República.   Você também pode assistir a O Mochileiro do Futuro em 3D!Aprenda a montar um par de Óculos Google Cardboard clicando aqui. Em seguida, baixe no seu celular o aplicativo deste episódio, disponível gratuitamente na página da MultiRio no Google Play, e divirta-se!
17:30
Tem Jogo!
Judô paralímpico e luta greco-romana
Dois esportes de luta: o judô paralímpico, que é praticado por deficientes visuais; e a luta grego-romana, considerada uma das modalidades de luta mais antigas de que se tem notícia.
17:45
Quarto de Brinquedo
Quem sou eu?
O conceito de identidade, a partir das características físicas, sociais e culturais.
18:00
Caixa Mágica
A bruxa que desconcertava
Uma bruxa boa, o aprendizado da gravura em carimbeira e a utilização de materiais como lápis de cera, sabão de coco e isopor.
18:15
Turma da Biblioteca
Grafias
Criação textual.
18:30
UniDuniTV
O que é, o que é?
Mistérios e segredos que atiçam a curiosidade e a criatividade.
19:00
Como É Bom Tocar um Instrumento
Margit e os irmãos Lucas e Jossana
Os irmãos Lucas e Jossana dos Santos moram em Guaratiba e estudam na E.M. Professor Alfredo de Pires Flores (9ª CRE). Ambos tocam saxofone desde pequenos, influenciados pelo pai, e integram a Orquestra de Sopros Rivadávia Corrêa. Margit Palinkas mora em Copacabana e é aluna da E.M. Minas Gerais (2ª CRE). Além de tocar viola na Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, ela, que tem altas habilidades, faz aulas de canto, dança, teatro e circo. Esses três adolescentes de múltiplos talentos e realidades distintas têm o amor pela música em comum.
19:15
Pequenos Notáveis
Paulo da Portela
Herói do samba e dos sambistas, Paulo da Portela, o príncipe negro do carnaval carioca, foi figura importante na recomposição das fronteiras de classe que relegavam o samba à marginalidade. Fundador da Portela, exigia que os membros da escola se vestissem elegantemente, dignificando suas raízes. Grande letrista e compositor, inventou o desfile de escolas de samba.
19:45
Escola, Câmera, Ação!
O anel misterioso etc
Alunos monitores do Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso assistem a videos produzidos por estudantes de outras escolas da Rede e dão suas opiniões. Filmes exibidos: O segredo do anel misterioso (Núcleo de Artes Grécia); A história do H (E.M. Pires e Albuquerque); Ciranda do caranguejo (E.M. Professor Vieira Fazenda).
20:00
Próxima Página
Eliane Pimenta entrevista André Dahmer
A professora e escritora Eliane Pimenta entrevista o cartunista André Dahmer. Ele lembra de alguns livros que marcaram sua vida e influenciaram sua trajetória.
20:15
Como Vivemos
Passado e cultura
Civilizações extintas e povos antigos deixaram marcas capazes de influenciar modos, costumes e sistemas sociais atuais. Descobertas arqueológicas revelam a formação de povos e imprimem a identidade cultural para além de seus territórios. A influência da cultura histórica.
20:30
Tempo de Estudar - História - 8º Ano
Aula 10 - Independência da América Espanhola
A relação do Iluminismo com os processos de independência na América Espanhola; quem foi Simón Bolívar; a elite criolla e as razões para as guerras de independência.
20:45
Quem Disse Que Estou Só Brincando?
Educação Física e cultura
Brinquedos, brincadeiras, jogos e esportes são produções culturais da humanidade incorporadas pela escola.
21:00
Histórias do Futebol
Foi um maracanã que passou
SEM SINOPSE
21:15
Aquela Conversa
Mulher-sujeito
Mulheres como sujeitos de direitos, donas de seus corpos e de suas escolhas; violência contra a mulher; educação de meninas e meninos; mulheres negras; homens como parceiros na equidade de gênero. Convidados: Ludmila Cavalcanti, professora do curso de Serviço Social da UFRJ; Marcos Nascimento, psicólogo; Tainá Almeida, Coletivo Meninas Black Power. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica da SMS-Rio e consultora da MultiRio.
21:30
Tela Aberta
Flavia Castro
SEM SINOPSE
22:00
Conceito & Ação
Violência contra a mulher
O desequilíbrio na relação homem-mulher. Discriminação de gênero, desigualdade salarial, assédio sexual, violência física e psicológica. Políticas públicas e leis específicas. Convidadas: Ana Rocha, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM-Rio); e Arlanza Rebello, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência (Nudem), da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
22:30
MultiRio em Revista
Lixo, reformas urbanas, cultura de paz e tolerância, música regional
Do descarte à reciclagem do lixo; campanha contra o bullying; respeito às diferenças; cultura da paz; patrimônio arquitetônico do Rio de Janeiro. As músicas de Luiz Gonzaga.
23:00
África Diversa
Turismo
O turismo na África tem muito mais a oferecer do que os famosos safáris. Ao longo deste episódio, são apresentados locais e atividades inusitadas: uma praia na Guiné-Bissau voltada para o turismo de pesca, uma vinícola no deserto da Namíbia, a casa onde Nelson Mandela morou com a família, na África do Sul, e um vulcão adormecido na Tanzânia.
23:15
Rio de Janeiro a Janeiro
Paris e a cidade
SEM SINOPSE
23:30
Pensares
Futuro
O que deve ser feito hoje para garantir uma vida melhor na cidade, com mobilidade e segurança. O individualismo. A influência do avanço tecnológico. O futuro dos serviços e do turismo. A internet das coisas e a sustentabilidade. Convidados: Mauro Osório, doutor em Planejamento Urbano e Regional e presidente do Instituto Pereira Passos; Maria Alice Rezende, doutora em Sociologia e professora da PUC-Rio; e Cunca Bocayuva, doutor em Planejamento Urbano e Regional e professor da UFRJ.
Últimos episódios
Programação Completa
Séries mais recentes