Web TV

Videoteca
Tempo e Movimento
Tempo de transmissão
O legado de nossos ancestrais, a liberdade de seguir o próprio caminho. Transformações a partir de descobertas e de diferentes experiências de vida. Entrevistados: Paloma Rocha, cineasta; João Candido Portinari, professor; e Tatiana Levy, escritora.
Últimos episódios
A seguir na NET Canal 26
15:00 -
Tela Aberta
Claudio Garcia
07:00
Arte, Artistas e Arteiros
Pensar para brincar
Mímica, a arte dos gestos. Quadrinhos, caricaturas, charges, cartuns e a crítica à sociedade. O papel contestatório da arte em momentos de repressão social e a busca pela liberdade de expressão. Tropicália e a valorização da identidade cultural nacional.
07:30
Inclusive Eu
Altas habilidades
A escola e a família contribuindo para o desenvolvimento das crianças com alto potencial de aprendizagem e colaborando para a inclusão social.
08:00
Aquela Conversa
Desmedicalização da infância
Causas e consequências da medicalização da vida e da infância; o uso inadequado e exagerado de diagnósticos, tratamentos e medicamentos; estratégias não medicamentosas de prevenção e abordagem de problemas; a importância do respeito aos diferentes modos de viver; o papel da poesia na escola.Convidadas: Helena Rego Monteiro, doutora em Psicologia; Mariana Nogueira Pande, psicóloga e doutora em Saúde Pública; Camilla Oliveira, psicóloga do Proinape (5ª CRE). Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica da SMS-Rio e consultora da MultiRio.
08:15
Aventuras Cariocas
Urca-Centro, via Aterro
No passeio que vai da Pista Cláudio Coutinho até o Cais do Porto, muitas descobertas sobre a história do desenvolvimento urbano da cidade.
08:30
Biomas Brasileiros
Pampa
SEM SINOPSE
09:00
Adoro Problemas!
A multiplicação dos sanduíches
Multiplicação de números naturais.
09:15
Coletivamente
Rachaduras sociais
Professor de História nas redes municipal e estadual, Marcelo Alves Teixeira criou o projeto Rachaduras Sociais para discutir a cidadania a partir da Constituição de 1988. O trabalho se expandiu para um portal colaborativo, alimentado pelos próprios alunos. 
09:30
Caminhos da Escola
China Yuannan Province (Qiang)
Yu Qiang tem 12 anos de idade. Ele pertence a tribo Lisu e vive com sua família na vila Qia MaGa na cidade de Nu Jiang, localizada na província de Yunnan na China. A aldeia está situada nas colinas ao longo das margens do majestoso rio Nu Jiang. A tribo de Yu Oiang vive isolada do mundo exterior, exceto por dois cabos de metal que formam uma tirolesa para conectá-los ao outro lado do poderoso desfiladeiro. Para serem capazes de chegar à escola, primeiro as crianças devem aprender a usar a tirolesa que atravessa o rio Nu Jiang. Enquanto desliza através dos cabos, um único erro pode ter consequências fatais. Sob a orientação de seu pai, Yu Qiang começa a dominá-los e, juntamente com três outros companheiros, reúnem coragem para ir em direção à margem oposta. Uma vez a cada dez dias eles precisam atravessar o rio para chegar até a escola. É uma viagem cheia de perigos, mas também tem seus momentos de diversão e prazer. Yu Qiang sonha em se tornar médico para poder atender os outros habitantes da tribo quando estes estiverem doentes e aliviar os seus sofrimentos.
10:00
Como É Que É?
Uma dupla dinâmica
As leis da dinâmica de Isaac Newton.
10:15
Como Vivemos - Reino Animal
Animais marinhos
A fauna marinha contém seres curiosos que habitam as áreas costeiras e os oceanos do planeta. Conheça alguns exemplos. 
10:30
Detetives da Ciência
Nanomundo
A ciência do ultracompacto,  das nanomáquinas, dos nanomotores e nanocomponentes.
10:45
Curiosos por Natureza
O espaço da produção
Organização da economia; produção de bens; prestação de serviços; relações comerciais; finanças.
11:00
Conceito & Ação
Quem sou eu?
As diversas respostas para a pergunta que inquieta a humanidade. A tentativa de entender nosso papel no mundo a partir da filosofia, da psicologia e da religião. Convidados: Edgar Lyra, professor de Filosofia da PUC-Rio; e Nilton Bonder, rabino e escritor.
11:30
Em Tempo Real
Sociedade on-line
Fala sobre a necessidade de se estar permanentemente conectado e o quanto isso influencia o comportamento das pessoas.
12:00
Ensinar e Aprender
Professoras alfabetizadoras 3
O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014. Segmento: Alfabetização.
12:15
Entrando em Órbita
Supertelescópio
Entre 2016 e 2024, será construído o maior e mais avançado radiotelescópio do mundo, chamado Australian Square Kilometre Array Pathfinder (Askap), com antenas e instalações na Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
12:30
Megassaudável
Como uma onda no mar
Alternâncias do humor; timidez; drogas lícitas e ilícitas; medicalização excessiva.
13:00
Mestre do Tempo
Um Rio de muitos janeiros
A reforma urbana do estado da Guanabara e a fusão com o estado do Rio de Janeiro.
13:15
Mãos à Ópera
Segredos revelados... O que rola nos bastidores
Como funcionam as equipes nos bastidores; o trabalho de iluminadores, contrarregras, operadores de áudio, músicos, assistentes de figurino e maquiagem, etc.; influência das novas mídias e tecnologias na forma de montar e de assistir a óperas; espetáculos montados para serem filmados e exibidos no cinema e espaços ao ar livre; impactos na montagem e na forma de encenar; um novo espetáculo que mistura cinema e teatro. Depoimentos: Ricardo Prado, maestro e consultor da série Mãos à Ópera; Steffen Dauelsberg, diretor-executivo da Dell’Arte; Nilton Farias e Gabriel Pigozzo, coordenadores de palco; Melício dos Santos, contrarregra; Mona Magalhães, visagista; Dino Velasquez, chefe da iluminação de palco; André Heller-Lopes, diretor de óperas; Manoel Pouci, coordenador de palco voltado para a cenografia; Laís Rodrigues, documentarista; Pedro Urano, fotógrafo; João Guilherme Ripper, maestro, compositor de óperas e presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Flávia Fernandes, cantora soprano.
13:30
Fato Matemático
Números reais
Conjuntos numéricos N, Z e Q, números reais, a reta real.
14:15
Precisamos Agir
Energias renováveis
Em 2013, mais de 20% da eletricidade mundial veio de energias renováveis. Em 2016, elas poderão ser a segunda fonte de energia mais importante depois do carvão, ultrapassando o gás natural e gerando o dobro de eletricidade da energia nuclear.
14:30
Tempo e Movimento
Tempo de transmissão
O legado de nossos ancestrais, a liberdade de seguir o próprio caminho. Transformações a partir de descobertas e de diferentes experiências de vida. Entrevistados: Paloma Rocha, cineasta; João Candido Portinari, professor; e Tatiana Levy, escritora.
15:00
Tela Aberta
Claudio Garcia
SEM SINOPSE
15:30
Por Trás da Cena
Edição/Montagem
Edição e montagem ordenam as cenas, seu ritmo, sua duração e conduzem o espectador na história.
15:45
Entre Mídias
Edição/Montagem
Convidados: Martha Luz, montadora, e Luiz Stein, videomaker e designer.
16:15
Rio Resiliente
Áreas verdes urbanas
Encostas reflorestadas evitam deslizamentos; florestas preservadas ajudam a controlar o regime de chuvas; rios desassoreados são menos suscetíveis a enchentes. Mais árvores e menos asfalto e cimento contribuem para diminuir os alagamentos. Uma cidade resiliente respeita, recupera e conserva seu meio ambiente natural.
16:30
Cantos do Rio
Grupo Arranco de Varsóvia
SEM SINOPSE
17:00
Escola, Câmera, Ação!
O pequeno cordel etc
Alunos monitores do cineclube do Ginásio Carioca Vicente Licínio Cardoso assistem a vídeos produzidos por estudantes de outras escolas da Rede e dão suas opiniões. Filmes exibidos: O Pequeno Cordel do Sapato Voador (Núcleo de Artes Grécia); Pai Santana Eternamente (Núcleo de Artes Alencastro Guimarães); Guarani M'bya (Ciep Poeta Cruz e Sousa).
17:15
Matemática em Flashes
Equação do segundo grau
SEM SINOPSE
17:30
Tem Jogo!
Judô paralímpico e luta greco-romana
Dois esportes de luta: o judô paralímpico, que é praticado por deficientes visuais; e a luta grego-romana, considerada uma das modalidades de luta mais antigas de que se tem notícia.
17:45
Quarto de Brinquedo
O meu, o seu, o nosso espaço
Como as pessoas se organizam na escola, em casa, na comunidade.
18:00
Caixa Mágica
A natureza é coisa séria
A natureza, sua importância e os transtornos que o homem lhe causa. Mostra como preparar aquarela com cascas de vegetais e restos de comida.
18:15
O Que São as Coisas? - licenciado
Eu tenho imaginação?
SEM SINOPSE
18:30
UniDuniTV
Medo de quê?
Desafios sobre o desconhecido e as ansiedades e o encontro da solução.
19:00
Concertos da Juventude
A Truta - parte II
SEM SINOPSE
19:30
Tons e Sons
Oboé
SEM SINOPSE
20:00
Matrizes Negras do Rio
O matiz banto do Rio
O ensino das relações étnico-raciais é obrigatório há mais de dez anos, mas ainda sabemos muito pouco sobre os laços que o Rio construiu com a África ao longo do tempo. Nesta semana, a MultiRio dá início a uma série de matérias repletas de histórias – que a maioria ainda desconhece – sobre as matrizes negras da cidade.
21:00
Conhecendo o Rio
O Rio que nasce no mar
SEM SINOPSE
21:30
Matrizes Negras do Rio
Pequena África: reduzida no nome, gigante no legado
Referência fundamental da história recente da cidade, a área concentrou inúmeros talentos que enriqueceram, e muito, a cultura carioca.
21:45
O Mochileiro do Futuro
A Guerra do Contestado
Em 1912, a construção de uma ferrovia na região do Contestado, entre Santa Catarina e Paraná, levou à expulsão sumária, sem indenização, dos habitantes do local, conhecidos como sertanejos. Eles não aceitaram a determinação e lutaram durante quase três anos contra as tropas federais. Mas o conflito terminou com a prisão dos rebelados e a destruição do arraial.
22:00
Café Literário 2017
Antônio, o escritor
SEM SINOPSE
22:30
Ensaios sobre a Não Violência
Cada um no seu quadrado?
A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e o papel da escola enquanto parte dessa rede; a articulação com instituições de saúde e assistência social.
23:00
Morde a Língua
O pulso ainda pulsa: estratégias para ler um texto
Componentes de um texto; etapas do processo de leitura de diferentes tipos de texto: bulas, cardápios, folhetos de propaganda, matérias de jornais, poemas; gênero, suporte e interpretação.
23:15
Rio de Janeiro a Janeiro
A música e a cidade
SEM SINOPSE
23:30
Cidade de Leitores
Jovens talentos
O romance policial Dias Perfeitos e o terror psicológico da trama. A montagem da peça Consertam-se Imóveis, que discute os limites éticos e filosóficos da verdade e da mentira. Convidados: Raphael Montes, advogado e autor do livro; e Keli Freitas, atriz, dramaturga e autora do espetáculo.
Programação Completa
Séries mais recentes