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Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos
Hortar e educar
Informações
Sequência Didática
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade - 9ª CRE
Rua Flávio Fraga S/nº - Campo Grande
AUTOR(ES)
Rafaela Corrêa Ribeiro; Pedro Jerônimo Rodrigues Baptista; Thatyana Guimarães de Sant'Anna e Silva Farias; Alessandra Maria Nogueira Saavedra Belieniz; Lucio Teixeira; Thaís Sousa da Fraga

  • Rafaela Corrêa Ribeiro é pedagoga, mestranda em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Nilópolis – e professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Rafaela atua como docente do Peja I, bloco 2 do Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE);

  • Pedro Jerônimo Rodrigues Baptista é biólogo, pedagogo, diretor e professor de Ciências no Peja 2 do Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE). Pedro foi condecorado com a medalha Pedro Ernesto pela Câmara dos Vereadores do Município do Rio de Janeiro;

  • Thatyana Guimarães Farias é pedagoga, psicopedagoga, professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE);

  • Alessandra Maria Nogueira Saavedra Belieniz é licenciada em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Alessandra é especialista em Educação Ambiental e professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE);

  • Lucio Teixeira é licenciado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), especialista em Didática do Ensino Superior também pela UFRRJ e, desde 1999, desenvolve hidroponia nas escolas da rede municipal do Rio;

  • Thaís Sousa da Fraga é licenciada em Educação Artística, formada em Design e atua como professora do Peja e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE).

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Ensino Fundamental dos anos iniciais; Professor de Ciências, Professora de Ensino Fundamental dos anos iniciais; Professora de Ensino Fundamental dos anos iniciais; Professor de Técnicas
EJA/Bloco
EJA I Bloco 1 , EJA I Bloco 2 , EJA II Bloco 1 e EJA II Bloco 2
COMPONENTE CURRICULAR
CIÊNCIAS / Definir como o corpo humano percebe e interage com o mundo ao seu redor.
CIÊNCIAS / Despertar o interesse para pensar cientificamente o mundo por meio de pesquisas, observações, debates e elaboração de hipóteses.
CIÊNCIAS / Discutir a importância da água para a vida e para gerações futuras.
CIÊNCIAS / Entender a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social.
CIÊNCIAS / Entender que a vida de todos os seres vivos é o maior bem sustentável.
CIÊNCIAS / Estabelecer as diferenças, conexões e diálogos entre o conhecimento científico e o conhecimento popular.
CIÊNCIAS / Perceber-se enquanto parte integrante do ambiente, afetando e sendo afetado por ele.
CIÊNCIAS / Reconhecer a saúde individual e coletiva em suas dimensões física, mental, social e ambiental, como um bem e direito do cidadão.
HISTÓRIA/GEOGRAFIA / Refletir sobre os impactos socioambientais e sua relação com o crescimento das grandes metrópoles e do êxodo rural.
LÍNGUA PORTUGUESA / Desenvolver a oralidade a partir de situações significativas de comunicação verbal e não-verbal.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2022 até atualmente
Sensibilização/Contextualização para o tema

Por hábito, cultura familiar ou mesmo a correria do dia a dia, nossos alunos consomem uma alimentação inadequada às suas necessidades. A ingestão excessiva de calorias e a redução do gasto energético já fazem parte da cultura dos dias de hoje.

A alimentação está diretamente ligada ao desenvolvimento de doenças como obesidade, colesterol alto, hipertensão arterial ou diabetes tipo 2. Transtornos alimentares são problemas de saúde pública e a escola precisa desenvolver um planejamento que inclua esse tema.

Como muitos alunos dos blocos 1 e 2 da EJA já haviam tido experiência com hortas comunitárias, resolvemos desenvolver um trabalho interdisciplinar que envolvesse estudantes do 2º e 5º anos dos Anos Iniciais no Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE), em Campo Grande, Zona Oeste da cidade. Eles foram os protagonistas nesse processo e a EJA sentiu-se valorizada por ter seu saber reconhecido nessa troca com seus pares.

Problematização

No nosso ciep há uma horta hidropônica que ficou inativa durante a pandemia da covid-19. Mas com a redução dos índices de contaminação pela doença, nossos professores entenderam que podiam reativar a hidroponia na horta e fazer dela uma horta orgânica para potencializar o aprendizado dos alunos sobre o cultivo de alimentos.

Como algumas atividades na horta vinham sendo trabalhadas no contraturno (período da manhã), os alunos do 1º turno se interessaram em participar das atividades de cultivo. Cientes de que essas ações estão integradas ao currículo escolar, resolvemos juntar os Pejas I e II com o 2º e 5º anos dos Anos Iniciais para, juntos, introduzirmos práticas sustentáveis em nossa unidade. Com isso, conseguimos contribuir para melhorar a alimentação e a qualidade de vida dos alunos e favorecer uma formação voltada à cidadania e à criticidade.

Texto base

Para Freire (1983) e Vygotsky (1996), o sujeito não obtém o conhecimento no silêncio, mas na ação reflexiva com o outro e com o objeto do conhecimento.

A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas turmas envolvidas, favorecendo sua aprendizagem e gerando fontes de observação e pesquisa. Ela proporciona aos atores envolvidos uma reflexão diária sobre alimentação saudável e segura e sobre saúde. O espaço favorece o desenvolvimento de ações pedagógicas interdisciplinares que atendam aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODSs), com destaque para o ODS2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável e o ODS4 – Educação de Qualidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARVALHO, F. T. A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da ONU e seus atores: o impacto do desenvolvimento sustentável nas relações internacionais. Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 21, n. 3, p. 5-19, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente.. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Desenvolvimento

A hidroponia tem algumas características peculiares. Com a técnica, o cultivo de hortaliças é processado no interior da estufa para proteger os vegetais de ataques de pragas e insetos. Os gastos com água são infinitamente inferiores. O processo é mais higiênico e a produção de vegetais pode ocorrer em todos os meses do ano, sem o uso de agrotóxicos.

Na horta orgânica os alunos metem a mão na terra e regam as plantações, além de proteger os vegetais contra pragas, entre outras ações.

Fizemos uma comparação entre ambas as técnicas para que os alunos percebessem suas potencialidades e dificuldades. Eles participaram ativamente de todas as etapas que descrevemos a seguir:

  • plantaram sementes;
  • cuidaram da manutenção e da colheita dos alimentos;
  • criaram receitas;
  • consumiram na merenda as verduras e legumes colhidos na horta e também os levaram para casa;
  • planejaram oficinas;
  • assistiram a documentários sobre cultivo de alimentos;
  • visitaram uma feira agroecológica;
  • conversaram com pequenos produtores;
  • debateram temas como consumo de alimentos, agrotóxicos e agronegócio;
  • participaram de um curso da Light sobre Agenda 2030 e Eficiência Energética e
  • tiveram seus trabalhos premiados.

O projeto é uma iniciativa completa. É um recurso interdisciplinar que une teoria e prática de forma contextualizada e tem como alvo:

  • construir conhecimentos sobre diferentes conteúdos;
  • promover mudanças de hábitos e valores;
  • considerar o aluno como protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem;
  • promover uma reflexão crítica sobre alimentação saudável e segura;
  • promover uma reflexão crítica sobre preservação do meio ambiente;
  • promover uma reflexão crítica sobre consumo e arte;
  • promover uma educação ambiental crítica e um ensino de qualidade.

Este projeto permitiu que os alunos vivenciassem o plantio e as etapas de desenvolvimento dos vegetais, estimulando habilidades de observação e registro científico. Mas o melhor mesmo foi nossos alunos terem seu trabalho reconhecido e premiado

Produto Final

  • Reativação da hidroponia;
  • Logotipo;
  • Construção da horta orgânica.

  • Produção de alimentos saudáveis e seguros para a merenda escolar dos alunos e suas respectivas famílias;
  • Construção de conhecimentos sobre diferentes temas como: funcionamento de técnicas de cultivo de plantas sem o uso do solo (hidroponia); controle natural de pragas; alimentação saudável e segura; ciclo de vida dos seres vivos (vegetais); Agenda 30/ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável); saúde, nutrição, agroecologia, agrotóxicos; importância dos recursos naturais; tecnologias na agricultura (benefícios e malefícios); arte, entre outros;
  • Protagonismo adulto e infantojuvenil.
  • Desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita;

  • Sensibilização ambiental;
  • Mudanças no comportamento dos alunos (mostraram-se cada vez mais interessados em ingerir alimentos saudáveis);
  • Feedback superpositivo das famílias contempladas;
  • Queda da evasão escolar no Peja, em comparação com o ano anterior;

Registros
IMAGENS
Início da Construção da Horta Orgânica e reativação da Hidroponia
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