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Boas Práticas
Midiaeducação | Práticas Extracurriculares
A reportagem como caminho para protagonismo dos alunos
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade - 9ª CRE
Rua Flávio Fraga S/nº - Campo Grande
AUTOR(ES)
Thatyana Guimarães de Sant'Anna e Silva Farias; Rafaela Corrêa Ribeiro; Alessandra Maria Nogueira Saavedra Belieniz; Lucio Teixeira; Thaís Sousa da Fraga; Pedro Jerônimo Rodrigues Baptista.

  • Thatyana Guimarães Farias é pedagoga, psicopedagoga e professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE) em Campo Grande, Zona Oeste da cidade;

  • Rafaela Corrêa Ribeiro é pedagoga, mestranda em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Nilópolis – e professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE) em Campo Grande, Zona Oeste da cidade;

  • Alessandra Maria Nogueira Saavedra Belieniz é licenciada em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Alessandra também é especialista em Educação Ambiental e professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE) em Campo Grande, Zona Oeste da cidade;

  • Lucio Teixeira é licenciado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), especialista em Didática do Ensino Superior pela mesma instituição e desde 1999 desenvolve hidroponia nas escolas da rede municipal da Prefeitura do Rio;

  • Thaís Sousa da Fraga é licenciada em Educação Artística, formada em Design e atua como professora do Peja e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE) em Campo Grande, Zona Oeste da cidade;

  • Pedro Jerônimo Rodrigues Baptista é biólogo, pedagogo, diretor e professor de Ciências no Peja 2 do Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE) em Campo Grande, Zona Oeste da cidade.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Ensino Fundamental dos anos iniciais; Professora de Ensino Fundamental dos anos iniciais; Professora de Ensino Fundamental dos anos iniciais; Professor de Técnicas Agrícolas; Professora
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
5º ano
OBJETIVOS

  • Desenvolver o protagonismo dos alunos e a formação voltada ao exercício da cidadania, utilizando a reportagem como dispositivo para a midiaeducação.
  • Favorecer a sensibilização dos alunos para a importância da alimentação segura por meio da Horta Escolar e Agenda 2030.

HABILIDADES
5º ano - Artes Visuais - Artes Cênicas: Identificar possibilidades cênicas em texto não teatral, em imagens visuais e em composições sonoras. Aplicar tecnologias e/ou recursos digitais nas experimentações cênicas e nos processos de criação artística. Música: Distinguir os elementos constitutivos da música (duração, altura, timbre, intensidade, etc.), presentes em brinquedos cantados e de roda, jogos e brincadeiras musicais, canções e práticas musicais diversas. Distinguir fontes sonoras diversas, como instrumentos musicais, possibilidades do próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal, etc.), elementos da natureza e objetos do cotidiano, reconhecendo os elementos constitutivos da música.
5º ano - Ciências - Discutir e avaliar medidas preventivas para combater o desperdício da água e que promovam seu uso sustentável.
5º ano - Ciências - Identificar os componentes bióticos e abióticos presentes nos ecossistemas.
5º ano - Ciências - Identificar os nutrientes encontrados nos diversos alimentos ingeridos em nossa alimentação
5º ano - Geografia - Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa no cotidiano das populações.
5º ano - História - Compreender o conceito de cidadania e dos direitos humanos como conquistas históricas construídas socialmente, buscando aproximar esses temas com exemplos da realidade cotidiana do estado do rio de janeiro.
5º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio e fim: presente, passado e futuro).
5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer as diferentes partes de uma notícia título (ou manchete), subtítulo, lide, corpo da notícia.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Julho/2022 até Outubro/2022

"Em sociedades audiovisuais como a nossa, o domínio dessa linguagem é requisito fundamental para se transitar bem pelos mais diferentes campos sociais". (DUARTE, 2002, p. 14.)

Por meio de práticas na Horta Escolar, alunos do 5º ano do Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE) trabalharam atividades de midiaeducação. O destaque foi a produção de uma matéria jornalística sobre a Agenda 2030, com ênfase no Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável Nº 2 (ODS 2) – Fome Zero e Agricultura Sustentável – e na Alimentação Segura, temas importantes que fazem parte do currículo e de nossas vidas. A atividade contou com a participação de professores, merendeiras e responsáveis.

O protagonismo dos alunos ficou evidenciado na construção do texto, na criação do logotipo da horta, no registro de fotos e vídeos e no desempenho como entrevistadores, construindo, assim, o próprio aprendizado.

Realizado de maneira Interdisciplinar, este trabalho abrangeu diversas áreas do conhecimento e foi apresentado na II Conferência Municipal Infantojuvenil do Meio Ambiente, nas etapas locais e regionais, o que possibilitou aos alunos a oportunidade de apresentar suas produções fora do ambiente escolar.

Dos resultados alcançados por nossos alunos com a execução da prática, destacamos:

  • o espírito de equipe;
  • o protagonismo;
  • o exercício da cidadania;
  • o desenvolvimento das habilidades de oralidade, leitura, escrita e correção de textos;
  • o espírito de iniciativa;
  • o desenvolvimento de técnicas para controlar o próprio nervosismo;
  • maior equilíbrio na alimentação do dia a dia, segundo relatos dos próprios responsáveis; e
  • maior motivação.

Registros
IMAGENS
Cuidados na Horta Escolar
Reportagem
Registros da colheira da Horta , logotipo e participação no AmbientaRio
VÍDEOS
PDFs
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