Meu nome é Letícia e sou coordenadora pedagógica do primeiro ginásio experimental tecnológico inaugurado na cidade do Rio de Janeiro: o GET Elza Soares (3ª CRE), situado no bairro do Rocha, Zona Norte da cidade. E é lá que desenvolvo com a turma de 5º ano um projeto de Robótica Sustentável – o Genius –, que tem como finalidade contextualizar as habilidades curriculares e apresentar, de forma diversificada, novas formas de aprendizagem
Minha primeira formação acadêmica foi como pedagoga. Hoje sou mestranda em Tecnologias Digitais na Educação e tive em 2022 um trabalho sobre Robótica e Matemática premiado na categoria Inovação do Colóquio de Novas Tecnologias, promovido pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca).
O projeto de Robótica Sustentável desenvolvido com a turma do 5º ano teve como objetivos:
O projeto Genius de Robótica Sustentável é essencial para que os educandos consigam aplicar na prática os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula, permitindo que tenham contato com materiais que outrora seriam de difícil acesso. Além disso, eles têm a oportunidade de utilizar materiais descartáveis para desenvolver aparatos úteis no cotidiano.
Como o projeto trabalha na vertente de que nossos alunos aprendem com projetos significativos e colaborativos, o trabalho com experimentos em grupos permite que eles expressem, planejem e executem suas ideias e compartilhem e revisem os resultados junto a seus pares.
Além de permitir que os estudantes trabalhem com conceitos de Matemática e Ciências, o projeto se insere:
além de provocar a discussão e a apresentação das propostas.
Como ponto a ser destacado, o projeto Robótica Sustentável usa principalmente materiais coletados do lixo eletrônico, desenvolvendo nas crianças o cuidado com o meio ambiente.
Este projeto traz a contribuição da aquisição prática da Matemática no sentido da aplicabilidade e contextualização. Além disso, há o ganho emocional, pois o envolvimento das crianças no tratamento de uma situação-problema, e posteriormente em um projeto gerador (Sinal de Trânsito), propicia o engajamento, amadurecimento e fortalecimento dos vínculos de autoestima entre os educandos.
Com a aplicação da Robótica Sustentável, ficou perceptível tanto o avanço de alguns alunos na percepção dos conceitos globais, como na modificação da conduta no comportamento de alguns deles. As famílias apontaram também a empolgação das crianças quando participaram da atividade. Para o próximo ano letivo, serão reformuladas algumas ações para que o projeto possa ser ampliado para as demais turmas.