O objetivo do trabalho A Importância de se preservar as árvores no meio urbano – cidade é levar os alunos a reconhecer a importância das árvores no seu cotidiano, percebendo os aspectos estéticos e biológicos exclusivos das plantas e seus benefícios para o meio ambiente.
Nessa ação, abordamos temas como Diminuição da temperatura do ambiente, Atuação como filtro natural, Absorção de gás carbônico e liberação de oxigênio, Embelezamento das ruas e casas, Absorção das águas das chuvas, Redução da poluição sonora e Preservação da biodiversidade no meio urbano.
Para isso, privilegiamos as árvores do bairro onde os alunos residem, semeando na comunidade escolar e nos responsáveis a consciência da necessidade de preservar e plantar árvores no bairro, com base nos preceitos consignados no projeto político-pedagógico da nossa escola, Qualidade de Vida
O desenvolvimento do trabalho se deu em seis etapas:
Trabalhando com audiovisual nas aulas de História, os alunos realizaram vídeos com os dados pesquisados, o que resultou em questionamentos sobre a disparidade entre a arborização existente na Zona Sul da cidade e a que temos na Zona Norte, despertando neles um olhar mais cuidadoso sobre o meio urbano. Além disso, a produção dos vídeos levou-os a admitir que é possível transformar o espaço onde vivem a partir de suas ações e reivindicações.
Após as apresentações em sala de aula, os alunos submeteram seus vídeos processos de seleção para exibição em eventos audiovisuais como a 10ª Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz; para a etapa municipal da II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, da SME-Rio; e para a Mostra Arquivo do Amanhã, do Arquivo Nacional.
Pudemos observar que a comunidade escolar abraçou o projeto, trazendo contribuições como falas da aplicabilidade do que foi trabalhado em sala de aula.
Tivemos relatos de alunos que interferiram em podas de árvores nas suas comunidades, com base no que foi aprendido.
O projeto deu certo a ponto de os alunos continuarem a trazer histórias e a perguntar sobre a continuidade dele, interessando-se novamente pela horta da escola que, atualmente, está desativada.
Os responsáveis, assim como a comunidade escolar, aprovaram nossa iniciativa em trabalhar questões tão importantes para a sociedade como um todo. O projeto político-pedagógico da escola, Qualidade de Vida, favorece novas ações voltadas ao tema Meio ambiente e sustentabilidade.