ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação | Práticas Extracurriculares
A importância de preservar as árvores urbanas
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Grécia - 4ª CRE
Av Bras de Pina 1614 - Braz de Pina
AUTOR(ES)
Lídia de Araújo Santos.
Sou formada em História e Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em Fotografia pela Unigranrio (RJ). Faço parte do grupo de pesquisa Produção de Vídeo Estudantil do CNPq da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel-RS) desde 2020. Atuo no segundo segmento do Ensino Fundamental, ministrando aulas de História desde 1995 e oficinas de Audiovisual Estudantil desde 2003, abordando temas como Memória e cotidiano, com ênfase no protagonismo estudantil. Também participo de festivais de audiovisual e em 2022 coordenei a X Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio, promovida pela EPSJV/Fiocruz, na categoria Ensino Fundamental.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor I de História.
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
7º ano
8º ano
OBJETIVOS

O objetivo do trabalho A Importância de se preservar as árvores no meio urbano – cidade é levar os alunos a reconhecer a importância das árvores no seu cotidiano, percebendo os aspectos estéticos e biológicos exclusivos das plantas e seus benefícios para o meio ambiente.

Nessa ação, abordamos temas como Diminuição da temperatura do ambiente, Atuação como filtro natural, Absorção de gás carbônico e liberação de oxigênio, Embelezamento das ruas e casas, Absorção das águas das chuvas, Redução da poluição sonora e Preservação da biodiversidade no meio urbano.

Para isso, privilegiamos as árvores do bairro onde os alunos residem, semeando na comunidade escolar e nos responsáveis a consciência da necessidade de preservar e plantar árvores no bairro, com base nos preceitos consignados no projeto político-pedagógico da nossa escola, Qualidade de Vida

HABILIDADES
7º ano - Geografia - Compreender o desenvolvimento da urbanização, da rede urbana e a estruturação de uma hierarquia urbana no Brasil ao longo do tempo, refletindo sobre as consequências causadas pela industrialização e seus fatores locacionais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

O desenvolvimento do trabalho se deu em seis etapas:

  1. aulas teóricas com textos pesquisados na internet em: https://istoe.com.br/fao-pede-investimento-em-florestas-urbanas-contra-a-poluicao/ para abordar a problemática que envolve a preservação da Floresta Amazônica, levando o aluno a pensar que bem perto de nós também podemos estender essa preocupação com campanhas para a preservação das florestas urbanas;
  2. uma pesquisa realizada pelos alunos no bairro e em suas ruas sobre árvores existentes (localização, histórias que possam envolver a árvore pesquisada);
  3. elaboração de cartaz com os dados recolhidos;

  4. apresentação em sala de aula;
  5. apresentação da palestra Bioética, Meio Ambiente e as Epidemias, ministrada pelo médico Agnaldo José Lopes, que é chefe da clínica de Pneumologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) na cidade do Rio de Janeiro; e
  6. orientações elaboradas por Cila Dias, fundadora do grupo Vista Alegre + Verde, que protagoniza ações de plantio de mudas de árvores no bairro carioca e que indicou vídeos de seu acervo no YouTube, sobre essa atividade, para consulta dos alunos.

Trabalhando com audiovisual nas aulas de História, os alunos realizaram vídeos com os dados pesquisados, o que resultou em questionamentos sobre a disparidade entre a arborização existente na Zona Sul da cidade e a que temos na Zona Norte, despertando neles um olhar mais cuidadoso sobre o meio urbano. Além disso, a produção dos vídeos levou-os a admitir que é possível transformar o espaço onde vivem a partir de suas ações e reivindicações.

Após as apresentações em sala de aula, os alunos submeteram seus vídeos processos de seleção para exibição em eventos audiovisuais como a 10ª Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz; para a etapa municipal da II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, da SME-Rio; e para a Mostra Arquivo do Amanhã, do Arquivo Nacional.

Pudemos observar que a comunidade escolar abraçou o projeto, trazendo contribuições como falas da aplicabilidade do que foi trabalhado em sala de aula.

Tivemos relatos de alunos que interferiram em podas de árvores nas suas comunidades, com base no que foi aprendido.

O projeto deu certo a ponto de os alunos continuarem a trazer histórias e a perguntar sobre a continuidade dele, interessando-se novamente pela horta da escola que, atualmente, está desativada.

Os responsáveis, assim como a comunidade escolar, aprovaram nossa iniciativa em trabalhar questões tão importantes para a sociedade como um todo. O projeto político-pedagógico da escola, Qualidade de Vida, favorece novas ações voltadas ao tema Meio ambiente e sustentabilidade.

Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.