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Boas Práticas
Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
Nossa identidade surda no muro da escola
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Edgard Werneck - 7ª CRE
Rua Mamoré 76 Fundos - Freguesia (jacarepaguá)
AUTOR(ES)
Márcia Bandeira Costa de Mendonça
Sou professora da rede de ensino da Prefeitura do Rio há mais de 30 anos, com formação em Psicologia, pós-graduação em Educação Inclusiva, seis anos de trabalho na Escola Especial Professora Maria Therezinha Carvalho de Machado (7ª CRE), na Praça Seca, cinco anos dedicados à Classe Especial de Deficiência Intelectual e mais 11, à sala de recursos da E.M. Edgard Werneck, que é referência em Libras na 7ª CRE.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor II/AEE
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
4º ano
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
CLASSES HOSPITALARES
Ensino Fundamental I na Rede
Ensino Fundamental II na Rede
OBJETIVOS
Objetivando o protagonismo do aluno surdo na comunidade escolar, nosso projeto incluiu atividades coletivas realizadas por alunos surdos na sala de recursos da E.M. Edgard Werneck em comemoração aos 20 anos da Lei de Libras no Brasil..
HABILIDADES
1º ano - Língua Portuguesa - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
4º ano - Língua Portuguesa - Ler diferentes textos identificando seus usos sociais/contextuais.
6º ano - Língua Portuguesa - Compreender textos não verbais e multimodais, tais como fotos, gráficos, tabelas, tirinhas, propagandas etc.
7º ano - Artes Visuais - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar pela apreciação práticas musicais diversas reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.
8º ano - Língua Portuguesa - Participar de situações de interação oral com desenvoltura e autonomia.
9º ano - Língua Portuguesa - Identificar o assunto e o tema (assunto principal) de um texto, enfoques que desenvolvem o tema (ideias secundárias) e tipos de desfecho do tema desenvolvido.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até Outubro/2022

Assistimos a vídeos, realizamos rodas de conversa, produzimos desenhos e escolhemos um deles para ilustrar nossa mensagem no muro da escola: “Libras é um idioma e insere a pessoa surda na sociedade com igualdade de expressão.”

Na E.M. Edgard Werneck, surdos e ouvintes aprendem Libras para implementar uma comunicação efetiva entre ambos. A arte urbana registrou essa realidade no muro de entrada da unidade com a mensagem: "Libras é nossa língua, nossa voz… Minhas mãos falam! Vinte anos da lei de Libras!”

A atividade com os alunos surdos atendidos na parte da tarde se deu na sala de recursos, mas a parte final do projeto, a pintura do muro, envolveu também a participação dos alunos surdos atendidos na parte da manhã.

Para nortear a atividade com as técnicas artísticas necessárias para uma finalização bem-sucedida, tivemos a presença de uma artista plástica voluntária e a de um ex-aluno surdo, também artista plástico, que hoje cursa o Ensino Médio no Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

A turma de 4º ano, do segundo turno, que tem um aluno surdo incluído, foi convidada a participar da pintura juntamente com alunos surdos e outros profissionais da escola, entre funcionários, professores e prestadores de serviço, instrutor surdo e intérpretes de Libras.

A arte foi inscrita na categoria Lentes do Olhar da II Mostra Municipal de Multilinguagens (MML) da SME-Rio e o grupo de alunos surdos e a rede de apoio compareceram ao evento, que aconteceu no auditório da Escola Sesc da Barra.

Nas comemorações do Dia do Surdo, o projeto foi apresentado à comunidade escolar pelos alunos surdos, professores de Sala de Recursos, instrutor surdo e intérpretes de Libras.

O projeto mostrou um crescimento progressivo nas ações. Inicialmente, seu planejamento previa sua realização circunscrita à unidade escolar, com início no primeiro bimestre, nas comemorações dos 20 anos da Lei de Libras, e término no último bimestre, nas comemorações do Dia do Surdo. Contudo, vislumbramos na II MML, a possibilidade de levar o trabalho além do espaço escolar e de oportunizar aos alunos surdos envolvidos uma vivência singular.

A prática contribuiu positivamente em vários aspectos, porque, além de dar protagonismo aos alunos, possibilitou a presença de um ex-aluno surdo e artista plástico que trouxe representatividade ao projeto. Além disso, a relação com os demais alunos da escola foi uma experiência importante, já que nesse projeto os alunos surdos eram os narradores e compartilhavam suas vivências com os demais.

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IMAGENS
II Mostra de Multilinguagens
II Mostra de Multilinguagens
II Mostra de Multilinguagens
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