A atividade da Preguicinha consiste em utilizar palavras-chave relacionadas ao projeto político-pedagógico da escola ou que estejam relacionadas às aulas.
Começamos cantando a música-tema da atividade:
“Preguicinha, preguicinha/ eu vou ler/ qual a palavra que quer se esconder...”
A palavra-chave do dia está em um envelope do qual eu vou retirando letra por letra. Mostro a primeira e as crianças a localizam no alfabeto, dizem seu nome e o som que ela faz.
Depois, retiro a segunda letra e o mesmo processo se repete.
Juntando as duas, apresento a sílaba e as crianças pronunciam e reproduzem o som, até acabar toda a palavra. Então, elas mesmas vão lendo.
Essa Preguicinha ajuda, mesmo sem eu mostrar todas as letras e ter concluído o processo de alfabetização. Porque as crianças não ficam engessadas, conseguem ler e descobrir palavras comuns entre elas, começam a reconhecer os diferentes sons e a aprimorar a escrita, através da consciência fonológica. Com o avanço do período letivo de descoberta de palavras, passamos às frases.