ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Anos Iniciais | Alfabetização e Letramento
Preguicinha
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Rivadávia Manoel Pinto - 10ª CRE
Avenida Litorânea S/N - Guaratiba
AUTOR(ES)
Kellen da Silva Oliveira Siqueira
Sou formada Pedagogia, leciono há 13 anos e atuo há quatro na rede de ensino da Prefeitura do Rio de Janeiro.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
OBJETIVOS
Aprimorar a construção da leitura e da escrita para facilitar o processo de alfabetização.
HABILIDADES
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar relações fonema/grafema nas diversas atividades orais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Dezembro/2022

A atividade da Preguicinha consiste em utilizar palavras-chave relacionadas ao projeto político-pedagógico da escola ou que estejam relacionadas às aulas.

Começamos cantando a música-tema da atividade:

Preguicinha, preguicinha/ eu vou ler/ qual a palavra que quer se esconder...”

A palavra-chave do dia está em um envelope do qual eu vou retirando letra por letra. Mostro a primeira e as crianças a localizam no alfabeto, dizem seu nome e o som que ela faz.

Depois, retiro a segunda letra e o mesmo processo se repete.

Juntando as duas, apresento a sílaba e as crianças pronunciam e reproduzem o som, até acabar toda a palavra. Então, elas mesmas vão lendo.

Essa Preguicinha ajuda, mesmo sem eu mostrar todas as letras e ter concluído o processo de alfabetização. Porque as crianças não ficam engessadas, conseguem ler e descobrir palavras comuns entre elas, começam a reconhecer os diferentes sons e a aprimorar a escrita, através da consciência fonológica. Com o avanço do período letivo de descoberta de palavras, passamos às frases.

  • Com a Preguicinha, foi notório o avanço na rapidez do processo de alfabetização, na correção da escrita das palavras e na concentração e atenção dos alunos.
  • No meio do ano letivo, as crianças já eram capazes de ler e escrever palavras de famílias silábicas que ainda não haviam sido lançadas!
  • A fluência na leitura melhorou e fez grande diferença na autonomia da escrita.

Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.