Tomando o desafio do 9º Festival Curta UERJ cujo tema era ciência, decidimos participar juntos, professor e estudantes, e produzir um curta-metragem nessa temática. Refletindo sobre os conteúdos do componente curricular que havíamos trabalhado até o momento fizemos uma roda de conversa para descobrir nossas relações com as ciências. Em seguida elaboramos cinco perguntas que se tornaram o fio condutor da narrativa. Organizamos um pequeno estúdio em sala com câmera, tripé e iluminação. As crianças tomaram a frente do processo de filmagem e apenas foram mediadas pelo professor na condução das perguntas e no manuseio dos equipamentos. No processo de edição elas foram consultadas para saber os materiais que deviam estar presentes ou não, como também para dar sugestão nos cortes e trilhas. A exibição do produto final desencadeou gargalhadas, satisfações, como também alguns descontentamentos, mas a partir dessas experiências elaboramos novas metas de produção e realização de nossos filmes.
Com a elaboração do filme percebemos que de fato as crianças fazem ciência e cinema. Mesmo com tropeços, silêncios e dúvidas as crianças conseguiram produzir um material bem interessante e instigante que as deixou orgulhosas. Ver o retorno de seu trabalho foi uma recompensa para as crianças que pesquisaram e experimentaram ao fazer cinema como bem fazem os cientistas. As crianças em sua maioria adoraram manusear os equipamentos e conduzir as perguntas do curta, enquanto algumas se sentiram muito desconfortáveis na frente das câmeras, como também ao assistir o resultado final. Porém, quando descobrimos que o filme ficou entre os finalistas da categoria infantil do festival todos ficaram muito contentes com o resultado. Fomos premiados com pequenas medalhas que celebram o esforço investido no curta.