ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação Infantil
Brincar e Incluir
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EDI Thamiris de Andrade da Silva Santos - 10ª CRE
Rua Jose Fernandes S/nº - Sepetiba
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Patrick Allan Mesquita dos Santos
O Professor Patrick Allan Mesquita dos Santos tem 27 anos é casado e pai de dois filhos, é formado em Licenciatura em Educação Física pela UNESA desde 2016. O professor trabalhou no Projeto Mais Educação nos anos de 2013 e 2014. Trabalha no município desde 2023.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF Professor de Educação Física
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré I
Pré II
OBJETIVOS
Proporcionar atividades pedagógicas no âmbito da Educação física que trabalhem campos de experiência como corpo, gestos e movimentos, por meio de um planejamento que atenda à especificidade de cada criança da Pré escola com necessidades educativas especiais de maneira individual e coletiva, promovendo o desenvolvimento integral para que as barreiras que impedem, o respeito à singularidade, a valorização da diversidade, a socialização com o grupo sejam minimizadas proporcionando uma inclusão de qualidade.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2023 até Novembro/2023
A prática da presente atividade se originou pela preocupação da equipe ao observar a escassez de ações pedagógicas com atenção direcionada às crianças da pré escola com necessidades educativas especiais e entender que a presença de um professor de Educação Física poderia colaborar com ações voltadas para uma inclusão de qualidade. Sendo assim, foi elaborado o planejamento com as seguintes etapas: Foi realizada uma pesquisa sobre as especificidades dos alunos com necessidades educativas especiais da nossa unidade; elaboração do planejamento pedagógico voltado para ações que promovam o respeito à singularidade, a valorização das diversidades e o desenvolvimento físico, psicológico e social; a execução do planejamento atentou para atender os alunos supracitados de forma individualizada e coletiva proporcionando uma melhor observação de suas preferências e potencialidades ao mesmo tempo valorizando as relações interpessoais. A prática foi encabeçada pelo professor Patrick que elaborou atividades para que os alunos supracitados pudessem brincar e realizar atividades físicas, atentando para as possibilidades relacionadas aos campos de experiência corpo, gesto e movimento, desenvolvendo habilidades como a atenção, coordenação motora, mobilidade, proporcionando formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções. O Projeto Político Pedagógico da unidade preza por práticas voltadas para uma educação inclusiva de qualidade que promova o desenvolvimento de potencialidades, autonomia e trabalhe a diversidade.
Durante a realização das atividades foi possível observar a alegria das crianças com necessidades educativas especiais, porque tiveram atividades personalizadas que permitiram maior autonomia e atenção individualizada. As atividades que envolvem a prática têm proporcionado o desenvolvimento de habilidades e da capacidade das crianças usarem os músculos do corpo obedecendo aos comandos de maneira progressiva e eficiente. As atividades em grupo com atenção as especificidades das crianças com necessidades educativas especiais, tem proporcionado a socialização e trabalho em equipe, pois as demais crianças ao observarem as fragilidades e potencialidades dos colegas, acabam auxiliando na realização das propostas, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade. A unidade está trabalhando para o ano de 2024 estendermos a prática para os alunos com necessidades educativas especiais do segmento creche.
Referências Bibliográficas
Diretrizes da Educação Infantil https://www.bing.com/ck/a?!&&p=1be5d8f9d3232175JmltdHM9MTY5OTMxNTIwMCZpZ3VpZD0zOGYwMzE4Ny1mMzBlLTZjZGYtMThkNC0yMjAzZjI1OTZkYmYmaW5zaWQ9NTI4NA&ptn=3&hsh=3&fclid=38f03187-f30e-6cdf-18d4-2203f2596dbf&psq=eixo+norteador+da+educa%c3%a7%c3%a3o+infantil&u=a1aHR0cDovL3BvcnRhbC5tZWMuZ292LmJyL2RtZG9jdW1lbnRzL2RpcmV0cml6ZXNjdXJyaWN1bGFyZXNfMjAxMi5wZGY&ntb=1
Registros
IMAGENS
Atividades ao ar livre
Desenvolvendo mobilidade
Atividades coletivas
Desenvolvendo Companheirismo
Desenvolvendo equilíbrio
Desenvolvendo coordenação motora
Desenvolvendo coordenação motora e concentração
Desenvolvendo relacionamentos interpessoais
Atividades coletivas
Brincando e desenvolvendo habilidades
Desenvolvendo potencialidades
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.