A prática da presente atividade se originou pela preocupação da equipe ao observar a escassez de ações pedagógicas com atenção direcionada às crianças da pré escola com necessidades educativas especiais e entender que a presença de um professor de Educação Física poderia colaborar com ações voltadas para uma inclusão de qualidade. Sendo assim, foi elaborado o planejamento com as seguintes etapas: Foi realizada uma pesquisa sobre as especificidades dos alunos com necessidades educativas especiais da nossa unidade; elaboração do planejamento pedagógico voltado para ações que promovam o respeito à singularidade, a valorização das diversidades e o desenvolvimento físico, psicológico e social; a execução do planejamento atentou para atender os alunos supracitados de forma individualizada e coletiva proporcionando uma melhor observação de suas preferências e potencialidades ao mesmo tempo valorizando as relações interpessoais. A prática foi encabeçada pelo professor Patrick que elaborou atividades para que os alunos supracitados pudessem brincar e realizar atividades físicas, atentando para as possibilidades relacionadas aos campos de experiência corpo, gesto e movimento, desenvolvendo habilidades como a atenção, coordenação motora, mobilidade, proporcionando formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções. O Projeto Político Pedagógico da unidade preza por práticas voltadas para uma educação inclusiva de qualidade que promova o desenvolvimento de potencialidades, autonomia e trabalhe a diversidade.
Durante a realização das atividades foi possível observar a alegria das crianças com necessidades educativas especiais, porque tiveram atividades personalizadas que permitiram maior autonomia e atenção individualizada. As atividades que envolvem a prática têm proporcionado o desenvolvimento de habilidades e da capacidade das crianças usarem os músculos do corpo obedecendo aos comandos de maneira progressiva e eficiente. As atividades em grupo com atenção as especificidades das crianças com necessidades educativas especiais, tem proporcionado a socialização e trabalho em equipe, pois as demais crianças ao observarem as fragilidades e potencialidades dos colegas, acabam auxiliando na realização das propostas, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade. A unidade está trabalhando para o ano de 2024 estendermos a prática para os alunos com necessidades educativas especiais do segmento creche.
Referências Bibliográficas
Diretrizes da Educação Infantil https://www.bing.com/ck/a?!&&p=1be5d8f9d3232175JmltdHM9MTY5OTMxNTIwMCZpZ3VpZD0zOGYwMzE4Ny1mMzBlLTZjZGYtMThkNC0yMjAzZjI1OTZkYmYmaW5zaWQ9NTI4NA&ptn=3&hsh=3&fclid=38f03187-f30e-6cdf-18d4-2203f2596dbf&psq=eixo+norteador+da+educa%c3%a7%c3%a3o+infantil&u=a1aHR0cDovL3BvcnRhbC5tZWMuZ292LmJyL2RtZG9jdW1lbnRzL2RpcmV0cml6ZXNjdXJyaWN1bGFyZXNfMjAxMi5wZGY&ntb=1