Proporcionar uma aproximação a linguagem artística do teatro, promover o acesso à arte e à cultura para a população de comunidades em situação de vulnerabilidade social da cidade do Rio de Janeiro, democratizando o acesso a bens culturais.
Fomentar e apoiar a produção artística local, despertando nas crianças o interesse pela arte, criando redes de diálogos com equipamentos e agentes culturais do entorno e impulsionar a formação de plateia para as artes visuais e cênicas.
Contribuir para a construção de repertório, promovendo a educação e o ensino de práticas artísticas, proporcionando aos alunos um espaço de experiência e criação em que são orientados nas diversas etapas de produção e realização de uma peça teatral, desde a adaptação do roteiro, ensaios, audição para seleção de atores, coral, a confecção de figurino e cenário.
O projeto surge das demandas e lacunas identificadas pelos professores no acesso a bens culturais pela população do território onde se localiza a Escola Municipal Maurice Maeterlinck, atende as crianças do primeiro segmento do Ensino Fundamental, oriundas das comunidades do Bairro de Guadalupe e seu entorno. Propõe a concepção e realização de um espetáculo teatral por ano. Em 2022 foi realizada uma adaptação da peça "Os Saltimbancos" e em 2023 da obra "O mágico de Oz".
O primeiro semestre é dedicado à criação do espetáculo: experiências formativas e lúdicas de práticas teatrais, confecção de figurinos e cenário, ensaios, em que as crianças atuam como atores e autores, ampliando as potencialidades e possibilidades do espaço escolar. Ao final do período é realizada a apresentação do resultado, o espetáculo, para a comunidade.
Na primeira etapa acontece a definição do tema, obra literária a ser apresentada. Então, os professores trazem referências e trabalham a adaptação e escrita do roteiro. A próxima etapa contempla a definição do elenco, que é realizada a partir de audições, onde os alunos se inscrevem nos papéis que tem interesse, realizam testes apresentando uma cena para o grupo, e são escolhidos por seu desempenho através de uma votação, sem interferência dos professores orientadores. Com o elenco definido, começam os ensaios das atuações e do coral. Todos os alunos são envolvidos no projeto, seja atuando, seja participando do coral que produz a trilha sonora do espetáculo. Outra etapa que acontece paralelamente é a produção de material de divulgação, com aulas planejadas para esse fim, com o incentivo à escrita e produção, individual e coletiva, de sinopses, resumos, cartazes e convites.
Por fim, a última etapa é a apresentação do espetáculo, que é realizada em parceria com a Lona Cultural Municipal Terra, que cede o espaço para as Mostras abertas e gratuitas direcionadas à comunidade escolar e do entorno.
Por mais que o objetivo final do projeto seja a produção de uma peça, os dados e resultados mais significativos são observados durante o processo de construção do espetáculo e se evidenciam na proposta de uma prática de ensino que, através da arte, proporciona um espaço de experimentação e criação aos estudantes.
É possível observar como o projeto impactou cada criança de maneira particular, com mais de 60 alunos envolvidos ativamente por ano, eles são estimulados a desenvolver múltiplas inteligências e os resultados apontam para dados como: o aumento da frequência escolar e participação nas atividades; melhora no desempenho e rendimento nas avaliações internas e externas; mudanças significativas no comportamento disciplinar e emocional das crianças; o aperfeiçoamento da comunicação verbal e expressão corporal, e das relações interpessoais; o interesse pela leitura e pelas artes; o desenvolvimento da colaboração, autonomia, responsabilidade, entre outras habilidades socioemocionais.