ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Práticas Extracurriculares
Feira Literária Júlia Lopes de Almeida (FLIJU)
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
EM Julia Lopes de Almeida - 1ª CRE
Rua Almirante Alexandrino 3466 - Santa Teresa
Unidade não vocacionada


EM Julia Lopes de Almeida - 1ª CRE
Rua Almirante Alexandrino 3466 - Santa Teresa
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Rosangela Favorita Sciammarella Razal; Jorge Roberto Rios Junior; Carlus Augustus Jourand Correia; Raquel Souza de Barros

Rosangela Favorita Sciammarella Razal

Bibliotecária e Pedagoga com especialização em ciência da informação. Possui MBA em Educação empreendedora. Professora concursada na SME-RJ e gestora de escola.

Raquel Souza de Barros

Formação em Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Exerci a função de bolsista PIBIC/UFRJ junto ao Proedes/FE/UFRJ. Servidora Municipal do Rio de Janeiro exercendo o cargo de Professora de Ensino Fundamental I ( 2013).

Jorge Roberto Rios Junior

Possui 35 anos. Atua como secretário escolar na Escola Municipal Júlia Lopes de Almeida desde 31 de julho de 2012, quando ingressou no serviço público.

Carlus Augustus Jourand Correia

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ). Atualmente é professor da educação básica nas secretarias de educação municipal e estadual. Também desenvolve atividades como pesquisador no NEPESS, no LABEC e no LEME. Além disso, é coordenador pedagógico na SME-RJ e professor de História da SEEDUC-RJ.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Diretora Geral; Secretário Escolar; Coordenador Pedagógico; Diretora Adjunta
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
OBJETIVOS
A Feira Literária tem como objetivo geral divulgar a literatura infanto-juvenil no espaço escolar através da aproximação dos autores com as obras literárias expostas, sendo que em cada ano há um tema geral trabalhado. Entre os objetivos específicos temos a proposta de estimular a produção artística e intelectual dos alunos por meio de apresentações autorais sobre o tema central da Feira naquele ano. Outro objetivo do projeto é ofertar aos alunos o contato com convidados externos que possam abordar o assunto da Feira por meio de oficinas e palestras.
HABILIDADES
1º ano - Sala de Leitura - Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas. Apreciar conto literário, observando sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
2º ano - Sala de Leitura - Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
3º ano - Anos Iniciais - Valorizar a oralidade como fonte de acesso a conhecimentos e à fruição.
4º ano - Sala de Leitura - Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
5º ano - Sala de Leitura - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Setembro/2013 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

A Feira Literária Júlia Lopes de Almeida ocorre desde 2013 e, engloba todas as turmas da unidade escolar (1º ano ao 5º ano do ensino fundamental) por meio de atividades literárias e culturais organizadas por um tema central. A cada ano uma personalidade literária/social ou um assunto são escolhidos para conduzirem os debates e ações do evento. A prática pedagógica se conecta à história da própria escola, que recebe o nome de uma importante literata, e possui contato estreito com a família da patrona da escola. No Projeto político pedagógico da unidade escolar são reafirmadas as vocações artísticas e culturais, e a Feira Literária vem homenagear e reafirmar essa orientação.

A FLIJU, ao longo dos seus 10 anos, sempre contou com pelo menos dois dias de duração. Nesses dias, os alunos apresentam trabalhos sobre temas ligados à Feira Literária, que eles construíram com seus professores ao longo do ano. Ao mesmo tempo, o evento traz convidados externos para realizarem atividades de oficinas, debates, jogos e apresentações artísticas.

O evento procura estimular o protagonismo infanto-juvenil; a construção do conhecimento por meio da investigação e a troca de conhecimentos por atores relevantes.

Ao longo de uma década de existência, a Feira Literária Júlia Lopes de Almeida produziu algumas peças de teatro com apoio da teatróloga Beth Araújo. Houve a produção de trabalhos relevantes que ficaram expostos na escola e foram apresentados em outras escolas da rede. A prática pedagógica também se estabeleceu como parte da cultura escolar da unidade, tendo resistido até mesmo ao período da pandemia (sendo realizada de forma remota).

Nesses dez anos, a feira vem estimulando o protagonismo dos alunos que passaram a esperar ansiosamente o evento e a pesquisarem os temas desde o início do ano. É perceptível o empoderamento dos alunos na realização das atividades e na organização do evento.

Registros
IMAGENS
Apresentação teatral "História de Júlia Lopes de Almeida"
Exposição dos trabalhos dos alunos (2)
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.